A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade"— Transcrição da apresentação:

1 Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade
Educação Física Ensino Fundamental, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade

2 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Estamos inseridos numa sociedade fundamentada nos valores do capitalismo. Na qual a lógica do mercado é o consumo, cuja preocupação está em fixar indústrias pautadas no lucro e criar meios que tornem a vida moderna mais confortável. (1) Fontes: Acesso em 20 Jul

3 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade . Com a suposta intenção de “melhorar a vida” das pessoas, surgem produtos variados – desde alimentos até as intervenções cirúrgicas – que visam a correção de supostas imperfeições. (1) Agora, vamos começar nosso passeio para compreender a realidade da ginástica na sociedade. Fontes: Imagem adaptada por Ana Tereza, Acesso em: 20 Jul

4 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Vivemos numa sociedade em que tudo o que está ao nosso redor interfere, em nossos pensamentos e nossas ações. Somos sobrecarregados de informações que nos influenciam, e isso se reflete no modo como nos relacionamos no mundo. (1) Fontes: Acesso em: 20 Jul

5 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. A padronização do consumo, que determina vontades e vaidades, faz com que o ser humano perca uma das características fundamentais que é a sua singularidade. (1) Fontes: Acesso em: 20 Jul

6 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. As supostas imperfeições são alvo de enormes investimentos da indústria de cosméticos e das academias, que criam variados artefatos, cada vez mais sofisticados com o objetivo de adaptar os corpos às exigências da sociedade. (1) Fontes: Acesso em: 20 Jul

7 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Vamos refletir! Será que atingir o corpo “ideal” ditado pela mídia é fácil? Que motivos nos levam a mudar a própria aparência? Até que ponto essa vontade de mudar é movida por vaidade própria? (1) Fonte: Acesso em: 20 Jul

8 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. A imagem do corpo “ideal”, desejada por algumas pessoas, está baseada exclusivamente na aparência e, para reforçar essa ideia, há várias personalidades famosas na mídia que têm a sua imagem intensa e constantemente veiculada como modelo de “corpo perfeito”. (1) Fonte: Acesso em: 20 Jul

9 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Para alcançar os “contornos corporais ideais”, é preciso muita “malhação” e sacrifícios, o que faz com que algumas pessoas travem “batalhas” incessantes e incansáveis com a balança, com o espelho, com dietas e os exercícios físicos, sem contar com as dolorosas incisões cirúrgicas, para aqueles com possibilidades financeiras que buscam resultados mais rápidos. (1) Fonte: Acesso em: 20 Jul

10 Mas afinal, o que significa o termo mídia de massa?
Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Mas afinal, o que significa o termo mídia de massa? Giddem (2005, p. 367) esclarece que o significado de mídia de massa é decorrente do fato desse tipo de mídia alcançar uma quantidade enorme de pessoas. Assim, jornais, TV, revistas, internet, rádio, são alguns exemplos de mídia de massa que influenciam a opinião, atitudes e comportamentos da maioria da população. (1) Fonte: Acesso em: 20 Jul

11 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Tudo isto é criado com a intenção de vender mais, criando falsas necessidades de consumo em uma grande parcela da população. Fontes: Imagem adaptada por Ana Tereza, Acesso em: 20 Jul

12 Como vimos até aqui, existe uma séria preocupação com o corpo.
Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Como vimos até aqui, existe uma séria preocupação com o corpo. Você já parou para pensar se essa é uma preocupação que surgiu apenas no século XX e início do século XXI? Se voltamos um pouco na história, vamos observar que esta não é uma preocupação tão nova assim. Fique esperto! Fonte: Acesso em: 20 Jul

13 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Por volta do século XVII até a segunda metade do século XVIII, valorizava-se a “imobilidade corporal”. Esta era necessária e diferenciava a aristocracia e a burguesia da classe trabalhadora; O corpo deveria exibir um aspecto firme, no qual o modelo ideal era o “retilíneo”. Para atingir esse modelo, os espartilhos eram artefatos amplamente utilizados entre as damas da sociedade aristocrata e burguesa. (1) Fonte: Acesso em: 20 Jul

14 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Rousseau somou-se a pessoas especializadas e importantes dessa época, como médicos e pedagogos, que questionaram e criticaram o uso de espartilho, objeto tão prestigiados pelas mulheres. Essas críticas foram fundamentais para derrubar a utilização desse objeto, considerado uma "prensa de corpos". (FONTANEL apud SOARES, 2003, p. 82). (1) Fonte: Acesso em: 20 Jul

15 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. A partir desses questionamentos, os estudos de Soares revelam que Georges Demeny ( ), biólogo e pedagogo francês, afirmava a importância de “hábitos saudáveis” e estes deveriam ser desenvolvidos por meio de exercícios físicos adequados e bem dosados, desde a infância. Pois acreditava que quanto mais cedo se iniciasse nessa “arte fundada sobre a ciência do movimento”, mais eficientes seriam seus resultados (SOARES, 2003, p. 83). (1) Fonte: Acesso em: 20 Jul

16 Mas qual é a relação disso tudo, especificamente, com a ginástica?
Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Mas qual é a relação disso tudo, especificamente, com a ginástica? Podemos dizer que há uma íntima relação entre todos esses aspectos destacados anteriormente, pois era por meio de exercício físico e da ginástica que se modelava o corpo. (1) Fontes: Acesso em: 20 Jul

17 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Vamos fazer um recorte histórico, considerando o século XIX e a Europa marcada pelo processo fabril. Com isto, ocorre uma redefinição nos padrões estabelecidos em relação à sociedade, ao trabalho e ao homem; Em meio ao processo de industrialização, começaram também a surgir mais problemas relativos à saúde dos trabalhadores, como: doenças; alto índice de mortalidade; vícios posturais; vícios em geral. (1) Fontes: Acesso em: 20 Jul

18 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Qual seria então, o procedimento para que o trabalhador continuasse a desempenhar suas funções profissionais de forma adequada? A necessidade de desenvolver um mecanismo que contribuísse para essa finalidade manifestou-se na valorização da ginástica, no cenário da sociedade industrial, como atividade física que seria capaz de corrigir vícios posturais decorrentes das atitudes adotadas no trabalho. (1) Fontes: Acesso em: 20 Jul

19 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Além disso, a ginástica e seus exercícios tinham um caráter disciplinador extremamente necessário à “ordem fabril” e à “nova sociedade industrial”. Os exercícios físicos, denominados de “métodos ginásticos, foram encarados de diferentes formas nos países da Europa, tais como: França, Suécia, Dinamarca e Alemanha. (1) Fontes: Imagem adaptada por Ana Tereza, Acesso em: 20 Jul

20 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. No início do século XIX, tivemos, na escola, as primeiras formas organizadas de exercícios físicos, denominados mais tarde de ginástica. O objetivo dessa atividade era a “educação do corpo”, para formar corpos com “porte rígido”, “reto” e uma “altivez de postura”. Para tanto, havia a preocupação com a técnica e com a repetição de movimentos. (1) Fonte: Acesso em: 20 Jul

21 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Os estudos do corpo eram voltados para conhecê-lo biologicamente, buscava-se estudá-lo em aspectos como: a anatomia, a fisiologia, a mecânica e a termodinâmica. No entanto, havia a necessidade de organizar rigorosamente os exercícios físicos, pois estes eram instrumentos importantes que contribuíam para uma maior eficiência no trabalho. (1) Fonte; Acesso em: 20 Jul

22 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Estamos nos referindo aos aspectos da ginástica na Europa, mas como esse processo de inserção da ginástica se deu no Brasil? (1) Fonte: Acesso em: 20 Jul

23 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. No Brasil, houve forte influência do processo de industrialização e a implantação da ginástica foi muito semelhante ao que ocorreu na Europa. Foi a partir “dos conhecimentos e das teorias” construídas na Europa, que, no Brasil, os médicos reorganizaram um novo modelo de ginástica para a população brasileira. (1) Fontes: Acesso em: 20 Jul

24 Você sabe o que significa o pensamento médico higienista?
Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. O “pensamento médico higienista” passou a organizar a escola como todo, desde a sua arquitetura até o conteúdo curricular, tudo minuciosamente pensado, tempo, espaço e alimentação. (SOARES, 2001, p. 77). (1) Você sabe o que significa o pensamento médico higienista? Fonte: Acesso em: 20 Jul

25 Movimento médico higienista
Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Movimento médico higienista "(...) movimento social que envolveu intelectuais de diversas áreas, tais como: Medicina, Engenharia, Arquitetura, Educação, Educação Física e outras, que tinham como objetivo promover novos hábitos saudáveis para o aprimoramento da saúde individual e coletiva. Esse movimento surgiu em um contexto de crescimento do capitalismo industrial, manufatura e grande indústria, na Inglaterra, França e Alemanha". (GONZÁLEZ apud SEED – PR, 2007)

26 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Ginástica Escola O movimento médico higienista tinha interesses ideológicos em tornar a ginástica conteúdo escolar, pois por meio da escola seriam atendidas as exigências das novas demandas sociais e históricas. (1) Fonte: Acesso em: 20 Jul

27 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Os exercícios físicos ganharam espaço nas escolas brasileiras, pois se configuravam como elementos significativos que contribuíam para a “nova ordem em formação”, cuja importância estava em disciplinar o espírito, o corpo e a moral. Essas novas demandas advinham com o surgimento do capitalismo. (1) Fontes: Acesso em: 20 Jul

28 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Para tanto, a disciplina ministrada na escola era denominada de ginástica e trabalhava apenas com seus métodos ginásticos. Podemos perceber, ao longo da história da ginástica, que a preocupação com as “formas modelares de educar e cuidar do corpo” não é algo novo. Algumas vezes essa preocupação aparece com mais intensidade; outras vezes, com menos, dependendo das intenções ideológicas que estão em jogo. (1) Fontes: Acesso em: 20 Jul

29 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. O poder da mídia nos leva a procurar artifícios, como se fosse operar verdadeiros milagres em nosso corpo, a fim de termos contornos corporais ideais. (1) Fontes: Acesso em: 20 Jul

30 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Fique atento! É importante refletirmos sobre as nossas atitudes, não só em relação à ginástica, mas também a qualquer atividade física, antes de aderirmos ingênua ou cegamente aos apelos da mídia. (1) Fonte: Acesso em: 20 Jul

31 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. É importante considerar que existem aspectos positivos quando estamos praticando a ginástica; Mas tão importante quanto praticar a ginástica é refletir se esta atividade nos traz prazer e satisfação. (1) Fontes: Acesso em: 20 Jul

32 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. É importante considerar que cada um de nós traz consigo as suas histórias individuais e essas precisam ser respeitadas. Além disso, precisamos estar alertas para não cairmos nos apelos intencionais da mídia na busca por um corpo perfeito. (1) Fonte: Acesso em: 20 Jul

33 EXTRA Educação Física, 7º ano
Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. EXTRA A turma deverá ser dividida em grupos e elencar as variações de ginástica que podemos encontrar atualmente; Cada equipe será responsável por pesquisar uma dessas variações de ginástica. O objetivo é elencar as variações de ginástica que podemos encontrar atualmente. Cada grupo irá demostrar os exercícios de cada uma delas.

34 Pesquisa de campo Educação Física, 7º ano
Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Pesquisa de campo A Ginástica pode ser praticada nas praças, academias, escolas, entre outros lugares. Que tal sabermos dos seus praticantes o que eles buscam por meio da ginástica?! Vamos estruturar um modelo de questionário e ir à campo!!! Em seguida, tabular os dados para serem analisados. Depois dessas etapas, responda: O que foi possível concluir?

35 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. HORA DO DEBATE! A prática da ginástica de academia no modelo contemporâneo não seria uma herança da ideia de “educar e cuidar do corpo” tratada no século XIX? (1) Fonte: Acesso em: 20 Jul

36 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Não esqueçam de registrar com fotos e filmagens a construção da sequência coreográfica dos grupos! Divulguem, também, o processo de construção do conhecimento: Pesquisa bibliográfica; Pesquisa de campo; Coleta de dados e análise dos resultados, destacando as dificuldades, os avanços e a compreensão das equipes sobre a realidade da ginástica na sociedade. Mãos à obra! Fonte: < < Acesso em: 12 Jun

37 Educação Física, 7º ano Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade. Referências PARANÁ, SEED. Educação Física. Livro Didático Público. Curitiba. PR, Sites: Disponíveis nos hiperlinks. Fonte: Acesso em: 20 Jul


Carregar ppt "Ginástica: Compreensão da realidade da ginástica na sociedade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google