A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Oxigênio Dissolvido Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva 2010

2 Conceito O oxigênio dissolvido é um parâmetro químico;
É o principal parâmetro de caracterização dos efeitos da poluição das águas por despejos orgânicos; É de essencial importância para os organismos aeróbios, como as bactérias, que durante a estabilização da matéria orgânica fazem uso do oxigênio nos seus processos respiratórios.

3 Características Forma do constituinte responsável: Gás dissolvido
Origem naturas: Dissolução do oxigênio atmosférico; Produção pelos organismos fotossíntéticos; Origem antropogênica: Introdução de aeração artificial Utilização mais frequente do parâmetro: Controle operacional de estações de tratamento de esgoto; Caracterização de corpos d’água. Unidade: mg/l

4 Origem

5 FATORES INTEGRANTES NO BALANÇO DO OXIGÊNIO
A temperatura, relação inversa com o OD; O aumento da salinidade diminui a solubilidade de O2; Metabolismo aeróbico; Algas, liberam O2; Pressão atmosférica.

6 FATORES INTEGRANTES NO BALANÇO DO OXIGÊNIO
Temperatura A concentração de oxigênio nos corpos d’ água decresce com o aumento da temperatura.

7 FATORES INTEGRANTES NO BALANÇO DO OXIGÊNIO
Pressão atmosférica A solubilidade do oxigênio na água decresce com o aumento da altitude; A 25 °C e no nível do mar, 1 atm, a concentração tem média de 8,6 mg por litro de água.

8 FATORES INTEGRANTES NO BALANÇO DO OXIGÊNIO
Salinidade O aumento da salinidade diminui a solubilidade do O2 na água; Insignificante se comparada a temperatura em águas continentais (doces).

9 FATORES INTEGRANTES NO BALANÇO DO OXIGÊNIO Fontes de Consumo
A oxidação da matéria orgânica corresponde ao principal fator de consumo de oxigênio, este fato se deve a respiração dos microorganismos decompositores da matéria orgânica; Matéria orgânica + O2 + bactérias → CO2 + H2O + bactéria + energia

10 FATORES INTEGRANTES NO BALANÇO DO OXIGÊNIO
Fontes de Consumo A macrofauna aeróbica, depende de condições mínimas de concentração do oxigênio;

11 CONSUMO DE OXIGÊNIO NA ESTABILIZAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA
A introdução de matéria orgânica em um corpo d’água resulta, indiretamente, no consumo de oxigênio dissolvido; Para depurar a matéria orgânica as bactérias utilizam o oxigênio disponível do meio para a sua respiração, causando um decréscimo em na concentração do gás. Após o lançamento da MO há uma redução das espécies aquáticas devido ao fato da poluição ser seletivas para cada espécies;

12 DIVERSIDADE DAS ESPÉCIES X POLUIÇÃO

13 DBO POR EFLUENTES

14 OXIGÊNIO DISSOLVIDO NAS ZONAS DE AUTODEPURAÇÃO
Zona de Degradação Esta zona tem início logo após o lançamento das águas residuárias; Possui alta concentração de matéria orgânica; A taxa de consumo de matéria orgânica atinge o seu máximo e consequentemente a taxa máxima de consumo do oxigênio dissolvido.

15 Zona de Decomposição Ativa
OXIGÊNIO DISSOLVIDO NAS ZONAS DE AUTODEPURAÇÃO Zona de Decomposição Ativa Nesta zona o corpo d’água apresenta os seus níveis mais acentuados, e a qualidade da água apresenta-se em seu estado mais deteriorado; O oxigênio dissolvido atinge sua menor concentração, podendo ser totalmente consumindo pelos microorganismos, Predominância de vida anaeróbia.

16 OXIGÊNIO DISSOLVIDO NAS ZONAS DE AUTODEPURAÇÃO
Zona de Recuperação Após a fase de intenso consumo de matéria orgânica e de degradação do ambiente aquático, inicia-se a etapa de recuperação; O consumo de oxigênio , através da respiração bacteriana é reduzido, aumentado o teor de OD, decorrente da produção, por reaeração atmosférica, ser maior que o consumo para estabilização da matéria orgânica; Reinicia a atividade das bactérias aeróbias; Há o desenvolvimento de algas, favorecendo o aumento do teor de OD pela fotossíntese.

17 OXIGÊNIO DISSOLVIDO NAS ZONAS DE AUTODEPURAÇÃO
Zona de Águas Limpas As águas apresentam-se novamente limpas, voltando a atingir as condições normais anteriores a poluição; A concentração de oxigênio é próxima de saturação devido ao baixo consumo da população microbiana e a elevada produção pelas algas

18 OXIGÊNIO DISSOLVIDO NAS ZONAS DE AUTODEPURAÇÃO

19 OXIGÊNIO DISSOLVIDO NAS ZONAS DE AUTODEPURAÇÃO

20 Referências Bibliográficas
A importância do oxigênio dissolvido em ecossistemas aquáticos. Disponível em: < Acesso em 20 de agosto de 2010. Mundo Químico. Disponível em: < Acesso em 20 de agosto de 2010. Ambiente Brasil. Disponível em: < Acesso em 20 de agosto de 2010. Wikipedia. Disponível em: Acesso em 20 de agosto de 2010. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Disponível em: < Acesso em 20 de agosto de 2010.


Carregar ppt "Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google