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Ensino Fundamental, 8º Ano

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Apresentação em tema: "Ensino Fundamental, 8º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental, 8º Ano
Geografia Ensino Fundamental, 8º Ano O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV

2 Espanhóis e Portugueses no Novo Mundo
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV (1) Espanhóis e Portugueses no Novo Mundo No final do século XV, o comércio era intenso na Europa. A sua expansão dependia de novas fontes de produtos comercializáveis e novos mercados consumidores. Nesse contexto de expansão do capitalismo comercial que se processou a ocupação do NOVO MUNDO. Por esses motivos, vários povos europeus se lançaram ao mar, sobretudo portugueses e espanhóis, dando início a uma sucessão de viagens oceânicas que ficaram conhecidas como as Grandes Navegações. Na busca de outro caminho para as Índias que não o dominado pelos portugueses (contornando a África), os espanhóis rumaram para oeste;

3 TRATADO DE TORDESILHAS.
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV Foi assim que chegaram ao Novo Mundo, inicialmente Colombo, e acabaram ocupando extensas áreas, notadamente no México, na América Central e na porção oeste da América do Sul. Portugal e Espanha pretendiam o domínio exclusivo sobre as novas terras a serem incorporadas ao capitalismo comercial da época. Nesse sentido, já em 1494 haviam feito a partilha das terras a serem ocupadas, por meio do TRATADO DE TORDESILHAS. Imagem: estudopratico.com.br

4 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV A conquista das Américas pelos povos europeus significou a eliminação ou destruição quase total de várias noções indígenas, principalmente as de menor nível de desenvolvimento econômico e cultural. A conquista do império asteca e a do império inca ocorreram não apenas com o massacre, mas também com a dominação da força de trabalho indígena, da apropriação dos excedentes de sua produção agrícola e das obras de infraestrutura, como estradas e sistemas de irrigação, e da exploração de riqueza mineral. Ao contrário dos portugueses, que iniciaram a empreitada colonial com a extração do pau-brasil e a implementação da civilização agrícola da cana-de-açúcar, os espanhóis encontraram uma fonte imediata e extremamente lucrativa de renda: o ouro e a prata.

5 A Política Mercantilista
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV (2) A Política Mercantilista Conjunto de práticas e medidas coloniais que vários países europeus passaram a exercer com o objetivo de efetivar seu desenvolvimento econômico; O eixo central da política mercantilista era o MONOPÓLIO COLONIAL: as colônias só poderiam exportar seus produtos – especialmente matérias-primas e metais preciosos – para sua respectiva metrópole, e só poderiam comprar dela os produtos de que necessitavam; Aplicada nas chamadas colônias de exploração, essa política comprometeu seriamente seu desenvolvimento: O monopólio dificulta extraordinariamente a acumulação de capital na colônia. No comércio colonial as metrópoles deveriam vender muito mais do que comprar. Além disso, as vendas às colônias eram realizadas a preço de mercado, enquanto as matérias-primas vendidas pelas colônias tinham seus preços subestimados;

6 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV As colônias eram impedidas de ter manufaturas; Essa medida, juntamente com o comércio exclusivo com a metrópole, impediu a diversificação das atividades produtivas, centralizando a economia apenas na exploração mineral e agrícola; Principalmente na América espanhola, as atividades produtivas em geral não conseguiam concorrer com a lucrativa e duradoura atividade mineradora, que concentrava toda a mão de obra e todo o capital; A política protecionista dos países europeus impedia que produtos similares aos seus ingressassem no continente; Isso aconteceu com o trigo e outros cereais produzidos no Chile, na Argentina e no Uruguai; A atividade econômica foi mais diversificada no Brasil que nas colônias hispânicas;

7 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV Apesar disso, os ciclos da cana, do ouro e mesmo da borracha após a Independência restringiram o desenvolvimento do conjunto do país, pois tinham um caráter concentrador: beneficiavam apenas algumas regiões; Os ciclos baseados na exploração ou produção de um só gênero dificultavam o desenvolvimento de outras atividades produtivas, inclusive as manufatureiras; Isso limitava o comércio interno e deixava as colônias ainda mais dependentes dos países europeus. A manutenção atualmente desse modelo econômico de origem colonial em alguns países aumenta a dependência externa e limita a acumulação de capital e a diversificação das atividades econômicas. Outros países só conseguiram romper – em parte e muito tardiamente – com essa estrutura de origem colonial em meados do século XX, com o processo de industrialização;

8 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV De modo geral, pode-se dizer que o modelo econômico exportador introduzido por portugueses e espanhóis na maior parte do território continental não permitiu a integração entre as regiões conquistadas nem a formação de um mercado consumidor interno. Como dependia basicamente dos interesses capitalistas dos países europeus, a economia dos países latino-americanos foi marcada por ciclos de prosperidade e de atraso, já que os produtos exportados ficavam sujeitos à competitividade internacional e às condições do mercado externo; Pode-se dizer que esses ciclos ainda hoje marcam o desenvolvimento econômico de vários países da região. Além disso, a desigualdade social, a concentração de renda e da propriedade da terra que caracterizam em maior ou menor escala esses países encontram suas raízes justamente nos mecanismos que comandaram o sistema colonial.

9 A Colonização da América – Exploração e Povoamento
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV A Colonização da América – Exploração e Povoamento (3) O continente americano foi a primeira área da superfície terrestre colonizada e organizada para atender às exigências e aos interesses comerciais do capitalismo que emergia nos diversos Estados-Nação europeus; A partir dos séculos XV e XVI, esses Estados-Nação começaram a retirar de suas colônias tudo o que pudessem de valioso, concebendo-as como uma fonte de riquezas; Orientados por essa concepção, eles extraíram das terras da América uma enorme quantidade de metais preciosos (ouro e prata) e matérias-primas (madeira e peles), e introduziram o cultivo de vários produtos de alto valor no mercado europeu, como a cana-de-açúcar, o algodão e o tabaco;

10 Tráfico de Escravos (1701 – 1810)
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV Para isso, os colonizadores utilizaram inicialmente a mão de obra escrava dos nativos – indígenas – e, posteriormente, a dos negros capturados na África; Tráfico de Escravos (1701 – 1810) (4) A África foi durante mais de três séculos, o grande celeiro de mão de obra escrava para a acumulação capitalista europeia e para os proprietários rurais e de minas na América. Estima-se que cerca de 10 milhões de escravos entraram na América no período de 1502 a 1870

11 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV A colonização baseada na retirada de recursos e riquezas naturais das colônias com o uso de mão de obra escrava, recebeu a denominação de COLONIZAÇÃO DE EXPLORAÇÃO; Desde a porção meridional do continente americano até a área que corresponde ao sul do território dos Estados Unidos, portugueses, espanhóis, ingleses, franceses e holandeses estabeleceram suas colônias de exploração; Portugal e Espanha foram detentores das maiores áreas colonizadas sob forma de exploração; Assim, a maior parte do território que hoje forma a América Latina, e em algumas áreas dos Estados Unidos, foram estabelecidas as COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO, organizadas para atender aos interesses comerciais europeus; Essas colônias abasteciam as metrópoles de metais preciosos e matérias-primas;

12 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV Os territórios americanos foram utilizados para o cultivo de diversos produtos de alto valor comercial no mercado europeu, como a cana-de-açúcar, o algodão e o tabaco; Nas colônias de exploração predominam grandes propriedades agrícolas monocultoras, voltadas para a exportação, as PLANTATIONS, onde prevalecia o trabalho escravo; A produção era destinada ao país colonizador, a metrópole, que controlava toda a atividade administrativa e comercial de suas terras coloniais; A criação das colônias de exploração objetivava a transferência de riquezas para as metrópoles, o que determinou a dependência econômica dos países explorados, mesmo após sua emancipação política.

13 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV As bases da ocupação do norte do continente americano foram totalmente diferentes; Ao longo do século XVI a região permaneceu praticamente ignorada pelos europeus. A partir do século XVII, vários fatores levaram à emigração de ingleses para a América. Os principais foram: 1- A expulsão de grande número de camponeses de suas terras, em razão do processo de transformação do campo inglês em fonte de fornecimento de lã para as manufaturas; 2- Lutas religiosas na Inglaterra, que levaram à perseguição de determinados segmentos de protestantes por parte do governo inglês e da Igreja Anglicana, oficial no país; 3- Perseguições políticas e religiosas levaram também à emigração de franceses, holandeses, alemães e suecos para América. .

14 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV Estavam reunidos, portanto, os motivos essenciais que iriam ocasionar grandes movimentos migratórios: De um lado, terras disponíveis na América do Norte, com condições naturais semelhantes às europeias e propícias à ocupação para quem estivesse disposto a trabalhar; De outro, a existência na Europa de grupos humanos desejosos de ocupar novas terras, onde ficassem livres da perseguição política e religiosa que sofriam e nas quais tinham esperança de construir uma vida melhor.

15 AS TREZE COLÔNIAS INGLESAS
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV AS TREZE COLÔNIAS INGLESAS Nos EUA e no Canadá, diferentemente do que ocorreu na maior parte do continente, predominou a COLONIZAÇÃO DE POVOAMENTO; Os territórios que hoje correspondem aos Estados Unidos e ao Canadá começaram a ser colonizados entre o final do século XVI e o inicio do século XVII; Os franceses estabeleceram-se no sudeste do atual território canadense, junto ao rio São Lourenço, região que passou a ser chamada de Nova França. As atividades mais importantes desenvolvidas nessa área foram a caça de animais de peles raras, a pesca e a comercialização desses produtos; Os ingleses fixaram-se entre os montes Apalaches e a costa atlântica, organizando 13 colônias; (5)

16 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV As colônias do norte, região que era chamada de NOVA INGLATERRA, possuíam clima temperado, como o da Inglaterra e o da maioria dos países europeus; Seus habitantes dedicaram-se à agropecuária, praticada em pequenas propriedades, e ao desenvolvimento de atividades artesanais, para atender às necessidades do local; Elaboraram um modelo de colonização baseado no trabalho livre e voltado para a criação de um mercado interno; Isso permitiu a essas colônias uma autonomia maior em relação à Inglaterra e possibilitou a criação das bases do desenvolvimento que vieram a conquistar em pouco mais de um século (a partir do século XVIII);

17 Assim, nessas duas regiões desenvolveram-se as COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO.
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV O mesmo não aconteceu com as colônias do sul; O clima subtropical dessa região favorecia o desenvolvimento de culturas agrícolas, como a do algodão, do tabaco e outros; Essas atividades, por sua vez, atendiam aos interesses do mercado europeu; De certa forma, no sul, o modelo de colonização não se diferenciou daquele que havia sido implantado na América Latina: atividade monocultora, praticada em grandes propriedades, com a utilização do trabalho escravo e voltada para a exportação; No entanto, com o crescimento da atividade artesanal (mesmo que proibida pela Inglaterra), vários produtos passaram a ser comercializados entre as colônias, criando um forte mercado interno nessa região; Assim, nessas duas regiões desenvolveram-se as COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO.

18 A Independência das Colônias
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV A Independência das Colônias Luso-Hispânicas (6) A partir do século XVIII o capitalismo passou por profundas mudanças, resultantes sobretudo das novas formas de organização do trabalho e das inovações técnicas possibilitadas pela invenção da máquina a vapor; A revolução industrial alterou o esquema de circulação do capital, pois o principal setor da economia passou a ser o da produção, e não mais o do comércio; As indústrias inglesas procuraram expandir seu mercado não apenas em suas próprias colônias, mas também a partir de acordos com os governos português e espanhol, para que seus produtos entrassem nas colônias luso-hispânicas;

19 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV A Inglaterra e a França, as novas potências líderes do capitalismo industrial, começaram a defender o chamado LIBERALISMO ECONÔMICO, ou seja, a diminuição da influência do Estado na economia, e a liberdade total de comércio, com o rompimento dos monopólios metropolitanos; A pressão da Inglaterra surtiu efeito principalmente porque Portugal e Espanha, extremamente presos ao sistema mercantilista, não apresentavam sequer um desenvolvimento manufatureiro – muito menos industrial – que pudesse suprir as necessidades de suas colônias; A impossibilidade de abastecimento de vários produtos emperrava a expansão econômica das colônias e não justificava a excessiva carga de restrições comerciais e impostos cobrados pela metrópole; Esse fator descontentava cada vez mais a elite econômica colonial;

20 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV O fator que desencadeou a luta pela independência nas colônias espanholas foi a destituição do rei Fernando VII e sua substituição por José Bonaparte, irmão do imperador francês Napoleão Bonaparte (1808); Em toda a América espanhola se formaram governos locais que não aceitavam o novo governo espanhol. Esse movimento deu origem a várias disputas e conflitos armados com o objetivo de conseguir a independência para as várias regiões da América espanhola; No Brasil, o processo ocorreu de forma diferente; Para fugir das tropas de Napoleão que invadiam Portugal, em 1808 a família real portuguesa transferiu-se para o Brasil, que se tornou o centro do reino; A partir de então, o Brasil deixou de fato de ser colônia de Portugal; O enfraquecimento do Estado português e a pressão da elite nascida no país em favor da soberania política levaram à proclamação da Independência por parte de um membro da própria família real: o príncipe dom Pedro, que se tornou o imperador Pedro I.

21 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV Além de fatores econômicos, as lutas pela emancipação política foram influenciadas também pelos ideais de liberdade e igualdade que haviam norteado a própria independência dos Estados Unidos e ainda pela Revolução Francesa; Assim, em meados do século XIX várias regiões mantiveram-se especializadas na produção e exportação de determinados produtos, não havendo o desenvolvimento industrial em virtude da concorrência europeia: o Chile exportava cobre e trigo; a Colômbia, tabaco; a Argentina, carne e couro; Cuba, açúcar; a Venezuela, cacau; o Peru, guano; o Brasil iniciava as exportações de café; No âmbito territorial, o Brasil, apesar de também continuar apresentando centros independentes e isolados internamente, viveu a situação única de se tornar independente sob um regime monárquico. Desse modo, a continuidade do poder forte e centralizado abafou e eliminou as aspirações regionalistas e, consequentemente, a fragmentação territorial.

22 Formação dos Estados Latino-Americanos América Espanhola – Séc. XIX
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV (7) Formação dos Estados Latino-Americanos Para facilitar a administração e o controle do território conquistado, a Espanha dividiu a América espanhola em VICE-REINOS. Além disso, a Coroa espanhola também estabeleceu as capitanias-gerais, áreas militarmente estratégicas, mas desprovidas de importância econômica; Nesses territórios se desenvolveu uma elite, cujos integrantes, nascidos em solo americano, eram conhecidos como CRIOLLOS; Estes, contrários à política espanhola de impostos e de restringir o acesso de não espanhóis aos cargos públicos, lideraram intensos movimentos de independência; América Espanhola – Séc. XIX (8)

23 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV Não fossem por eles, a independência das colônias espanholas da América não teria ocorrido. Visto que os movimentos populares liderados por índios, mestiços e escravos na América Espanhola, nenhum saiu vitorioso. Como os movimentos que visavam a independência obtiveram êxito, o anseio das elites regionais em ocupar o poder levou à fragmentação dos territórios. Com o tempo, esses territórios alcançaram autonomia. Como chegava ao fim o processo de colonização das terras espanholas na América, os territórios autônomos deram origem a diversos países; Nem todos os criollos, contudo, queriam a independência. Havia um grupo que lucrava com o Pacto Colonial. Estes, por razões óbvias, eram contrários à ideia de independência.

24 Brasil – Fronteiras nos Períodos Colonial, Imperial e Republicano
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV Brasil – Fronteiras nos Períodos Colonial, Imperial e Republicano No caso das terras colonizadas pelos portugueses, a unidade territorial foi mantida mesmo após a independência do Brasil; Isso ocorreu devido à centralização do poder exercido pela Coroa portuguesa durante todo o período colonial; Pode-se afirmar que as particularidades da colonização portuguesa proporcionaram o Brasil figurar entre os maiores países do mundo em extensão territorial. (9)

25 Anglo-Saxônicos na América
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV Formação dos Estados Anglo-Saxônicos na América (10) A constante pressão da metrópole, aliada às ideias de liberdade e igualdade pregadas por vários líderes, levou às guerras pela independência das colônias; Os EUA surgiram em 1776 com a Declaração de Independência; em 1789 foi eleito o primeiro presidente, George Washington; Ainda antes da independência, o progresso das Treze Colônias atraiu outros grupos, que continuaram chegando ao leste norte-americano. Com isso a população das colônias inglesas cresceu bastante; No entanto, o vale do Rio Mississipi, a região dos Grandes Lagos e o vale do Rio São Francisco eram dominados por franceses, que desde 1608 começaram a se estabelecer nessas regiões.

26 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV Desse modo, a expansão do povoamento inglês chocou-se com os interesses dos franceses, que pretendiam conquistar o vale do Rio Ohio, para terem maiores facilidades de acesso ao Rio São Lourenço; Diante disso, a guerra tornou-se inevitável, como prolongamento em solo americano de uma disputa maior, envolvendo quase toda a Europa – a GUERRA DOS SETE ANOS. Depois de muitas lutas o conflito terminou em 1760, com a vitória dos ingleses. Em 1763, foi assinado o Tratado de Paris, pelo qual a França cedeu a Inglaterra os territórios anteriormente ocupados pelos franceses. Os franceses que habitavam o vale o Rio São Lourenço, apesar de se tornarem súditos da Coroa Inglesa, tiveram permissão para continuar com suas propriedades, sua língua e seus costumes; Por isso, hoje em dia, uma parte da população do Canadá é formada por franco-canadenses, descendentes dos antigos ocupantes do vale do Rio São Lourenço;

27 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV A maior parte do Canadá, entretanto, acabou aos poucos sendo povoada por ingleses. A maioria da atual população desse país é de origem anglo-saxônica; Além da América do Norte, outra área de colonização francesa no continente foram as Antilhas, onde os franceses ocuparam diversas ilhas, como Guadalupe e Martinica; Depois da Independência, milhares de imigrantes europeus (ingleses, escoceses, irlandeses, italianos, etc.) continuaram chegando aos EUA, atraídos pelo desenvolvimento do novo país; A população teve um grande crescimento, provocando uma expansão do povoamento para o oeste; Essa expansão ficou conhecida como a marcha para o oeste, e os norte-americanos que dela participaram ficaram conhecidos por pioneiros.

28 Estados Unidos – Formação do Território
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV (11) Estados Unidos – Formação do Território Como você pode ver no mapa, esse processo levou os EUA a anexar e comprar territórios de outros colonizadores. A expansão das fronteiras significou também a conquista do território e até o extermínio de muitos grupos indígenas. Em 1867, os EUA compraram o Alasca, que até então pertencia à Rússia, e desembocaram US$ 7,2 milhões, um valor alto na época. Hoje o Alasca é uma região muito explorada economicamente, pois seu território é rico em petróleo e ouro; Em 1898, o Havaí foi invadido pelos EUA e se transformou em um estado desse país, condição que mantém até hoje.

29 América Latina X América Anglo-Saxônica
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV (12) América Latina X América Anglo-Saxônica Os europeus que se dirigiram ao continente americano pertenciam a dois diferentes grupos linguístico-culturais: os anglo-saxônicos, ingleses na sua maioria, e os latinos, majoritariamente portugueses e espanhóis; Se considerarmos a língua falada e os traços culturais impostos pelos colonizadores, a América também pode ser subdividida em: AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA, constituída pelo CANADÁ e pelos EUA. Corresponde à parte colonizada principalmente pelos ingleses, cujo legado foram a língua (o inglês) e a religião (o protestantismo); AMÉRICA LATINA, constituída pelo MÉXICO, pela AMÉRICA CENTRAL (parte continental e insular) e pela AMÉRICA DO SUL, cujos colonizadores foram predominantemente portugueses e espanhóis, que deixaram como legado a religião católica e as línguas mais faladas nessa porção continental – o espanhol e o português.

30 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV Essa subdivisão contém certa imprecisão. No bloco da América Latina existem países que foram colonizados (a partir do século XIX) por ingleses e cuja língua oficial é o inglês, como Granada e Belize, entre outros; e por holandeses (Suriname, Antilhas Holandesas). Na América Anglo-Saxônica uma parcela considerável da população canadense fala francês (língua de origem latina). O critério mais importante para essa subdivisão, que enquadra países de línguas não latinas no bloco dos países latino-americanos, é a situação de subdesenvolvimento em que se encontram essas nações de línguas diferentes. Os países da América Anglo-Saxônica possuem um alto nível de desenvolvimento, propiciando boas condições de vida às suas populações.

31 As Relações de Dependência na América
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV (13) As Relações de Dependência na América Atualmente, apesar de haver conquistado independência política, a maioria dos países americanos ainda não conseguiu obter a independência econômica e cultural. Na verdade, apenas os EUA conquistaram independência, tanto em termos políticos como em termos econômicos e culturais, e hoje exercem influência em um grande número de países; Os valores culturais norte-americanos estão presentes em várias partes do mundo, expressos na forma de vestir, na música e na alimentação, entre outros; O bloco formado pelos países latino-americanos continua dependente econômica e culturamente de países desenvolvidos, como a França e a Inglaterra, e principalmente dos Estados Unidos, que se firmaram como a grande potência mundial;

32 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV O Canadá, apesar de ser um país desenvolvido, é relativamente dependente dos EUA, no aspecto econômico; Empresários norte-americanos possuem investimentos e um grande número de empresas em território canadense. Entretanto, a população desse país tem um alto padrão de vida, desfrutando de boas condições de saúde, alimentação, habitação, educação, etc.; Em vista disso, não podemos comparar a dependência dos países latino-americanos à relativa dependência do Canadá; A América Latina não é um conjunto homogêneo de países subdesenvolvidos. Alguns fatores, como: duração do processo de colonização; forma de integração no mercado internacional após a independência política; e formas de aproveitamento dos recursos naturais, acabaram provocando uma diferenciação de ordem econômica e social entre os países latino-americanos; De acordo com isso, os países da América Latina podem ser agrupados:

33 País socialista exportador de produtos agrícolas: Cuba.
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV América – Organização Espacial Conforme Critérios Políticos e Socioeconômicos (14) Países capitalistas com atividade industrial diversificada (exportadores de produtos primários e industrializados). São países que apresentam produção industrial relativamente elevada em diversos setores industriais; Países capitalistas exportadores de produtos primários (agrícolas e/ou minerais); País socialista exportador de produtos agrícolas: Cuba. A divisão regional que ele apresenta foi estabelecida de acordo com três critérios: o nível de desenvolvimento socioeconômico; a inserção do país na Divisão Internacional do Trabalho; a forma de organização política e socioeconômica.

34 Sugestões de Atividades
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV Sugestões de Atividades

35 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV 6-Os territórios onde hoje situam os EUA e o Canadá passaram, predominantemente, pelo processo de colonização de povoamento. Esse fator foi fundamental já que determinou as condições de industrialização da região, pois a riqueza gerada no país permanecia dentro do território americano. Além disso, a utilização de mão de obra assalariada nessas regiões permitiu a formação de um mercado consumidor. Do ponto de vista da colonização, por que os países latino-americanos não são tão social e economicamente desenvolvidos quanto os países de colonização anglo-saxônica? Atividade 1 1-Quais foram as principais razões que motivaram as Grandes Navegações? 2-Qual o principal objetivo europeu na exploração do novo continente? 3-Como os índios habitantes das terras americanas foram mortos? 4-Leia o fragmento de texto abaixo e responda: quais os avanços tecnológicos que possibilitaram a conquista territorial europeia na América? A expansão colonial se deu com a revolução comercial, quando os povos europeus, dispondo da pólvora, ampliaram consideravelmente o seu poder nas guerras e, conhecendo o astrolábio e a bússola puderam fazer as grandes navegações oceânicas. (ANDRADE, M. C. Imperialismo e fragmentação do espaço. São Paulo: Contexto, P. 12) 7- Complete o quadro comparativo dos tipos de colonização da América: COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA Exploração Povoamento Tipo De Trabalho Tamanho Das Propriedades Destino Da Produção Porção do Continente Onde Ocorreu Principais Produtos Cultivados (15) Américas 5-Observe o mapa ao lado e resolva as questões. A) Com base em um critério cultural e linguístico, cite quais áreas da América estão representadas no mapa. B) Baseado em um critério físico ou natural, cite quais áreas da América estão representadas no mapa. C) Que tipo de colonização predominou nessa porção da América? D) Que país europeu liderou a colonização na maioria dos países representados? (16) 8- Veja o gráfico ao lado e responda às questões: 1-Como é a estrutura étnica da população de Honduras? 2-Por que a maior parte dos habitantes de Honduras tem origem indígena e europeia?

36 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV (17) 10- Responda: A) O que foi considerado para estabelecer essa divisão regional no continente americano? B) Que outro título você daria ao mapa? C) Além das línguas oficiais de cada país, quais outras são faladas na América? D) Na sua opinião, se fôssemos estabelecer uma divisão regional de acordo com o nível de desenvolvimento socioeconômico, ela seria igual à do mapa? Por quê? E) É correto afirmar que a América Latina corresponde à América Central e do Sul? Por quê? (18) 9- Responda: A) Quais informações o mapa apresenta? B) Quais são os países desenvolvidos? Em que parte do continente americano estão situados? C) Os países subdesenvolvidos estão classificados em dois grupos. Qual a diferença entre um grupo e outro? D) Um único país americano possui organização político-econômica e social diferente da dos demais. Que país é esse e qual o modelo de organização? E) O mapa nos mostra que o continente americano é, em sua maior parte, desenvolvido ou subdesenvolvido?

37 Atividade 2 (Trabalho em Equipe)
Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV Atividade 2 (Trabalho em Equipe) Para ampliar seus conhecimentos sobre a América, vamos dividir a classe em seis equipes. Cada equipe escolherá um grupo de países para pesquisar, conforme o que se pede: GRUPO DE PAÍSES O QUE PESQUISAR México e Brasil Países da América Central Países Andinos Países Platinos Guianas EUA e Canadá Fotos Pontos Turísticos Moeda Oficial Língua Oficial Número de Habitantes Festas Populares Comidas típicas Cores da Bandeira Na data marcada, cada equipe apresentará o resultado da pesquisa na forma de exposição oral, com o auxílio dos recursos didáticos que o grupo achar necessário. Ao final das apresentações, o material produzido pelas equipes pode ficar exposto no mural da sala de aula e/ou da escola.

38 Geografia, 8º Ano, O Processo Histórico de Ocupação do Território Americano, a partir da expansão marítima comercial europeia e a inserção do continente na expansão capitalista do século XV A MISSÃO (The Mission). Reino Unido, Direção de Roland Joffé. Com Robert De Niro, Jeremy Irons, Aidan Quinn, Liam Neeson, Ray McAnally. SINOPSE: No final do século VXIII, jesuítas dirigem-se às missões com o objetivo de catequizar os índios da América do Sul. Ao mesmo tempo que organizam sociedades indígenas pacificas, eles têm de enfrentar mercenários em busca de escravos e riquezas. Mendoza (Robert De Niro) é um caçador de escravos que, sentindo remorso após ter matado o próprio irmão em um acesso de raiva, se junta aos religiosos para trabalhar na missão liderada pelo padre Gabriel (Jerems Irons). Os colonizadores, porém, não apoiam as sociedades que estão sendo criadas pelos missionários e ameaçam destruí-las. O filme ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1986 e o Oscar de Melhor Fotografia nesse mesmo ano. Atividade 3 Explica por palavras suas o que retrata o filme. Quais os dois povos rivais referidos no filme? Onde ocorre a ação do longa-metragem? Que grupo religioso é retratado no filme? Qual a sua missão? Dê a sua opinião sobre o filme. Com base no filme “A missão”, identifique atitudes que caracterizam o etnocentrismo. A história do filme nos mostra um caçador de índios daquela região, capitão Mendonza (Robert De Niro), que em suas buscas dá preferência aos nativos que já tivessem sido catequizados e aculturados pelos religiosos. Por que ele dava prioridade a esse grupo de nativos? Além das tramas que orientam os caminhos dos personagens principais, "A Missão" consegue discutir a questão da disputa que se travava na região pela posse das terras envolvendo Portugal, Espanha e a Igreja Católica (ameaçada de despejo de suas Missões Jesuíticas). Cite trechos do filme onde essa temática é evidente. Segundo o filme a missão, como ocorreram as relações entre nativos e colonizadores? apesar dos jesuítas terem se posicionado em favor dos índios, defendendo-os de mercadores de escravos e daqueles que desejavam suas terras, há um outro pormenor a respeito da ação dos jesuítas: O que eles fizeram com a cultura indígena? Você concorda com a afirmação: O filme “A Missão” mostra o salvador espiritual dos índios? Justifique.

39 REFERÊNCIAS - MOREIRA, Igor & AURICCHIO, Elizabeth. Geografia: Construindo o espaço mundial. 7ª série. p São Paulo: Ática, 2006; - MOREIRA, Igor & AURICCHIO, Elizabeth. Geografia: Construindo o espaço mundial. 7ª série. p São Paulo: Ática, 2006; - - CARVALHO, Marcos & PEREIRA, Diamantino. Geografias do Mundo: Fronteiras. 8º ano. p São Paulo: FTD, 2009; - EDITORA MODERNA (org.). Projeto Araribá: Geografia. 8º ano. p.65. São Paulo: Editora Moderna, 2007; - MOREIRA, Igor & AURICCHIO, Elizabeth. Geografia: Construindo o espaço mundial. 7ª série. p São Paulo: Ática, 2006; - MOREIRA, Igor & AURICCHIO, Elizabeth. Geografia: Construindo o espaço mundial. 7ª série. p. 11. São Paulo: Ática, 2006; - ANDRADE, Júlia & MEDEIROS, Marlon. Geografia: Para viver juntos. 8º ano. p.100. São Paulo: Edições SM, 2009; – TERRA, Lygia & AMORIM, Marcos de. Geografia Geral e do Brasil: O espaço natural e socioeconômico. Volume Único. p São Paulo: Editora Moderna, 2005. - MOREIRA, Igor & AURICCHIO, Elizabeth. Geografia: Construindo o espaço mundial. 7ª série. p São Paulo: Ática, 2006; - MOREIRA, Igor & AURICCHIO, Elizabeth. Geografia: Construindo o espaço mundial. 7ª série. p São Paulo: Ática, 2006; - LUCCI, Elian Alabi & BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: Homem e Espaço. 7ª série. p São Paulo: Saraiva, 2005; - LUCCI, Elian Alabi & BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: Homem e Espaço. 7ª série. p São Paulo: Saraiva, 2005; - LUCCI, Elian Alabi & BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: Homem e Espaço. 7ª série. p. 93. São Paulo: Saraiva, 2005; - ANDRADE, Júlia & MEDEIROS, Marlon. Geografia: Para viver juntos. 8º ano. p.106. São Paulo: Edições SM, 2009; - ANDRADE, Júlia & MEDEIROS, Marlon. Geografia: Para viver juntos. 8º ano. p.95. São Paulo: Edições SM, 2009; - LUCCI, Elian Alabi & BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: Homem e Espaço. 7ª série. p. 89. São Paulo: Saraiva, 2005;


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