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Diretrizes para Ead na Educação Superior CONTEE Luiz Dourado Sào Paulo, 04/03/2015.

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1 Diretrizes para Ead na Educação Superior CONTEE Luiz Dourado Sào Paulo, 04/03/2015

2 Comissão: Luiz Roberto Liza Curi (Presidente); Luiz Fernandes Dourado (Relator); Gilberto Gonçalves Garcia; Márcia Ângela da Silva Aguiar, Sérgio Roberto Kieling Franco e Yugo Okida. Reunião ampliada: Comissão e convidados: Mec, Inep, Capes, Conaes, entidades (Abed, Abruem, Anec, Andifes, Anfope,Anpae, Anped, Cedes, Cnte, Contee, Forumdir, SBF, SBPC, Unirede); Audiências públicas: CNE, Câmara dos Deputados, Senado. Discussões externas: Contee, Abruem, Abed, Andifes, Unirede, entre outros;

3 Bases Legais Estrutura: histórico, legislação e diretrizes; CF / LDB / DCNs; Sinaes – Lei 10.861/2004; Decreto 5.622/2005 – regulamenta ead no Brasil; Decreto 5.733/2006 – Regulação, supervisão e avaliação IES; PNE: Lei 13.0005/14, aprovado e sancionado em junho 2014;

4 PNE Diretrizes, metas e estratégias; Metas: educação básica e superior; Formação de profissionais da educação;

5 Políticas e Gestão da Educação Superior Política e gestão complexa: múltiplos atores; diversificação e diferenciação institucional; Mercantilização e financeirização: fusões, aquisições; PDI/PPI/PPC > avaliação e regulação > organicidade projeto IES

6 Projeto de Resolução Projeto de Resolução Diretrizes Nacionais para a oferta de Cursos e Programas de Educação a Distância na Educação Superior Capítulo I Das Disposições Gerais; Capítulo II Do material didático, avaliação e acompanhamento da aprendizagem; Capítulo III Da Sede e dos Polos na Modalidade de Educação a Distância

7 Projeto de Resolução Capítulo IV Dos Profissionais do Magistério: Professor, Tutor e Gestor Capítulo V Dos Processos de Avaliação e Regulação de Educação a Distância CAPÍTULO VI Das Disposições Gerais e Transitórias

8 Políticas e gestão da educação superior Políticas de educação superior : expansão, interiorização e internacionalização; Ead como modalidade > Tripé metodologia, gestão e avaliação; múltiplas metodologias (didático-pedagógico explicitado > PPI > mediações pedagógicas...);

9 Políticas e Gestão da Educação Superior Política e gestão complexa: múltiplos atores/avaliação e regulação > organicidade; Equivalência cursos e programas > PP, tempo integralização, estágio supervisionado; Sede e pólo, parcerias> institucionalização;

10 Obrigado! luizdourado2@gmail.com


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