A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERSONALIDADE: por que estudar?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERSONALIDADE: por que estudar?"— Transcrição da apresentação:

1 PERSONALIDADE: por que estudar?
Psicologia da Personalidade Profª. Ms. Margareth Marchesi Reis

2 PESONALIDADE: o que é? Em algum momento de nossas vidas já consideramos saber o que é personalidade e já a definimos de alguma forma. O que esse tipo de pensamento tem de diferente do pensamento e da investigação científica do psicólogo da personalidade? Somos iguais? Somos diferentes uns dos outros? Em que nos assemelhamos e em que nos diferenciamos?

3 PSICOLOGIA DA PERSONAIIDADE: TEORIAS
Desenvolver modelo do funcionamento humano, um método para diferenciar as pessoas, e um conjunto de regras para prever o comportamento. As teorias se diferem na forma como integram os fatores genéticos e ambientais na sua construção.

4 Como as Teorias Abordam o Estudo da Personalidade
O indivíduo em sua totalidade. O indivíduo como um ser complexo. Mediação e adaptação Indivíduo como um ser Único Biossocial- O indivíduo em sua interação com o meio, respondendo a ele. Biofísico – Orgânica, descritiva e mensurável

5 ESTUDO DA PERSONALIDADE
Dimensão da natureza humana. Diferenças individuais. Percepções e como as diferentes percepções estão relacionadas com o funcionamento total do indivíduo.

6 Senso Comum Personalidade como um julgamento.
Aquilo que observamos no dia a dia. A forma como as pessoas se apresentam na maior parte do tempo a nossos olhos. As reações frente a situações e o que observamos

7 DIFICULDADE NO ESTUDO DA PERSONALIDADE
OBSERVAÇÃO DO COMPORTAMENTO INFERÊNCIA

8 PERSONALIDADE:CAMPO DE ESTUDO
“A personalidade consiste concretamente em uma série de valores ou termos descritivos que descrevem o indivíduo que está sendo estudado em termos das variáveis ou de dimensões que ocupam uma posição central dentro de uma teoria específica” (Hall, Lindzey & Campbell). A definição do conceito vem da teoria.

9 PERSONALIDADE: conceito
A personalidade representa aquelas características da pessoa que explicam padrões consistentes de sentimentos, pensamentos e comportamentos. Padrões de comportamentos + Qualidade internas à pessoas. Regularidades de interesses – Pensamentos, sentimentos e comportamentos explícitos ( se relacionam entre si para formar o indivíduo único e peculiar).

10 Personalidade refere-se ao modo relativamente constante e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do indivíduo. A estrutura da personalidade é a base que organiza e une entre si as diferentes condutas e disposições do indivíduo, é a organização global que dá consistência e unidade à conduta. Os conteúdos desta estrutura da personalidade estão relacionados com as vivências concretas do indivíduo no seu meio social, cultural, religioso etc.

11 Caráter — é um termo que referente a marca pessoal de alguém.
Temperamento — faz alusão aos aspectos da hereditariedade e da constituição fisiológica referente ao ritmo de cada um, em termos de vitalidade ou emoção. Traço de personalidade — refere-se a uma característica duradoura da personalidade do indivíduo. Pode ser comum a um grupo social (por exemplo, a persistência), ou podem variar neste mesmo grupo social (por exemplo, a expressão da agressividade).

12 CAMPO COMO CIÊNCIA A teorias da personalidade são úteis até o momento em que ajudam a desenvolver o campo como ciência. A exploração científica da personalidade envolve esforços sistemáticos para descobrir e explicar regularidades nos pensamentos, sentimentos e comportamentos na vida cotidiana. Desenvolvimento de teorias para auxiliar a observar e explicar tais regularidades.

13 TEORIAS DA PERSONALIDADE
O que uma teoria da personalidade busca explicar? O que eles são? Como se tornaram e porque se comportam desta ou daquela maneira? Respostas – aspectos motivacionais ( Exemplos de respostas e motivações: Depressão)

14 Até que ponto a depressão é característica da pessoa?
Como essa característica se desenvolveu? Por que essa depressão é experimentada em determinadas situações? Por que se comporta desta maneira quando está deprimido?

15 Precisamos de teorias para responder questões sobre o quê (Características da pessoa, forma como estão ordenadas), como (fatores genéticos e ambientais interagem) e por quê (as razões dos comportamentos dos indivíduos). Teoria é uma coleção sistemática de ideias e explicações que procuram explicar um conjunto de observações que servem para orientar/prever ações futuras. Uma teoria, em sua forma ideal, deve conter duas partes: uma série de suposições relevantes sistematicamente relacionadas uma à outra e um conjunto de definições empíricas.

16 Singularidade do indivíduo: Cada pessoa é diferente.
Exemplo: resultado ruim em uma avaliação. O que você faria? Uniformidade de comportamento: Comportamento do indivíduo é consistente ao longo do tempo e situações. Exemplo: seu comportamento na sala de aula e em uma festa. Como é? Conteúdos e processos: A personalidade consiste em algo que influencia comportamento. Exemplo: um resultado ruim, apesar do esforço, faz com que você não se esforce em atividade similares?

17 TEORIAS DA PERSONALIDADE DEVEM CONTEMPLAR:
ESTRUTURA – Unidades básicas ou os blocos constitutivos da personalidade. Aspectos mais estáveis e duradouros da personalidade. PROCESSO – Conceitos motivacionais para explicar aspectos dinâmicos da personalidade. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO – Como nos desenvolvemos, formando a pessoa única que somos? PSICOPATOLOGIA – Natureza e causa do funcionamento desordenado da personalidade.

18 ESTRUTURA TRAÇO – Consistência da resposta individual a uma variedade de situações. TIPO – Grupamento de traços diferentes. Implica uma grau maior de regularidade em relação ao traço. Ex; tipologia de Jung.

19 Jung RACIONAL IRRACIONAL Pensamento Sentimento Sensação Intuição
TIPO INTROVERTIDO TIPO EXTROVERTIDO

20 PROCESSO Prazer/Hedônico – Prazer associado a realização do objetivo. (1950) Crescimento/Auto-realização ( a partir de 1950) Motivos Cognitivos – compreender e prever eventos no mundo (1960) Motivação de Competência – mais voltado para desenvolver habilidades do que para reduzir tensão.

21 CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Explicar o desenvolvimento dos diferentes indivíduos e o desenvolvimento do indivíduo único que cada um de nós é.

22 NATUREZA X CRIAÇÃO (EXPERIÊNCIAS)
DETERMINANTES GENÉTICOS – o quanto nos assemelhamos e o quanto nos diferenciamos; Temperamento. DETERMINANTES AMBIENTAIS Cultura Classe Social Família Pares

23 Hereditariedade - Responsável pela capacidade potencial de desenvolver determinada característica
PERSONALIDADE Ambiente - Responsável pela configuração e futuro da personalidade

24 A personalidade para ser compreendida deve-se considerar:
A maneira de ser das pessoas; Hábitos; Motivações; Relações sociais; O que a pessoa permite ser acessado e sua privacidade; ETC...

25 Os psicólogos definem a personalidade em muitos diferentes maneiras, as definições têm três características comuns: Singularidade do indivíduo; Consistência da comportamento; Explicações sobre o conteúdo e processo de personalidade.

26 PERVIN, L; JOHN, O. Personalidade: teoria e pesquisa
PERVIN, L; JOHN, O. Personalidade: teoria e pesquisa. Porto Alegre: Artmed, 2004, FADIMAN, J.; FRAGER, R. Teorias da personalidade. São Paulo: Harbra, 1987.


Carregar ppt "PERSONALIDADE: por que estudar?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google