A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECOLOGIA INTRODUÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECOLOGIA INTRODUÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ECOLOGIA INTRODUÇÃO

2 ECOSSISTEMA : = = UNIDADE DE ESTUDO DA ECOLOGIA
SISTEMA DE RELAÇÕES ENTRE SERES VIVOS E FATORES FÍSICOS E QUÍMICOS DO MEIO FATORES BIÓTICOS FATORES ABIÓTICOS = = Os ecossistemas são formados pela união de dois fatores: Fatores abióticos - o conjunto de todos os fatores físicos que podem incidir sobre as comunidades de uma certa região. Fatores bióticos - conjunto de todos seres vivos e que interagem uma certa região e que poderão ser chamados de biocenose, comunidade ou de biota.

3 NÍVEIS DE ESTUDO DA ECOLOGIA
BIÓTOPO - Espaço limitado, com características ambientais determinadas, onde vive uma biocenose. No exemplo da floresta, o biótopo é a área que contém o solo (com seus minerais e água) e a atmosfera (com seus gases, umidade, temperatura, grau de luminosidade etc.).

4 CONCEITOS BÁSICOS: HABITAT - é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO" dentro do ecossistema. Exemplo: Uma planta pode ser o habitat de um inseto, o leão pode ser encontrado nas savanas africanas, etc. NICHO ECOLÓGICO - é o papel que o organismo desempenha no ecossistema, isto é, a "PROFISSÃO" do organismo no ecossistema. 0 nicho informa às custas de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc.

5 ECÓTONO - É a transição entre ecossistemas.
   campo  /  floresta rio  /  mar montanha  /  planície BIODIVERSIDADE - É a riqueza biológica de uma região, de um ecossistema ou da biosfera. Leva-se em consideração a abundancia de cada espécie e a heterogeneidade da composição da comunidade. Ambientes com maior Biodiversidade do Planeta : MANGUEZAIS RECIFES DE CORAIS   FLORESTAS TROPICAIS Utilização da biodiversidade Energia, Medicamentos, Defensivos agrícolas naturais Matéria prima para industria (gomas, resinas, pigmentos, fibras, etc.) Eco-turismo, Banco de genes (biotecnologia).

6 CONTROLE BIOLÓGICO - As medidas naturais utilizadas para o controle de pragas e restabelecimento para de ecossistemas são chamados controles biológicos. Podemos citar como exemplo de controle biológico: peixes no controle da esquistossomose peixes no controle de larvas de Aedes aegypti  besouros o controle da mosca do chifre bactérias e vírus no controle de pragas e insetos HOMEOSTASE - propriedade auto-reguladora de um sistema ou organismo que lhe permite manter o seu estado de equilíbrio. No estágio de equilíbrio crescerá, na existência de espaço e alimento; crescendo, reduz-se o espaço e o alimento por indivíduo, o que determina um declínio numérico que abre disponibilidade de espaço e alimento para um novo crescimento.

7 FATORES ABIÓTICOS LIMITE DE TOLERÂNCIA:
          Quanto maior o limite de tolerância (Valencia ecológica), maior a capacidade de povoar ambientes diversos (cosmopolismo). Euribiontes – seres que toleram grandes variações das condições ambientais. Estenobiontes – seres que não toleram grandes variações das condições ambientais.

8 TEMPERATURA Cada espécie possui uma temperatura ótima para a realização das suas atividades vitais. COMPORTAMENTO - Animais como, por exemplo, lagartixas, reduzem as suas atividades vitais para valores mínimos, ficando num estado de vida latente; Animais que se podem deslocar com facilidade como, por exemplo, as andorinhas, migram. ADAPTAÇÕES- os que vivem em regiões muito frias apresentam, geralmente, pelagem longa e uma camada de gordura sob a pele.

9 HIBERNAÇÃO - é um estado letárgico pelo quais muitos animais de sangue quente passam durante o inverno, principalmente em regiões temperadas e árticas.   ESTIVAÇÃO                                                                Para algumas espécies que vivem em clima quente e árido, os períodos de seca e calor excessivos podem ser tão terríveis quanto os invernos rigorosos. Para se defender, muitos animais entram em sono profundo ou sono estival. Este fenômeno ocorre com moluscos, artrópodes, peixes, répteis e mamíferos. Certos peixes pulmonados, como, por exemplo, a pirambóia, enterram-se na lama quando os rios em que vivem secam, abrigando-se ali até a chegada das chuvas.

10 ÁGUA solvente universal atua em diversas atividades celulares dispersando compostos orgânicos e inorgânicos. limitar a distribuição geográfica dos seres vivos, influi na transpiração condução das seivas quando se trata de vegetais.  ADAPTAÇÕES À FALTA DE ÁGUA NOS ANIMAIS os animais produzem urina concentrada oxidam gorduras e desenvolvem hábitos noturnos. os vertebrados terrestres possuem na pele, a queratina, uma proteína que a impermeabiliza, já os insetos apresentam um exoesqueleto quitinoso.

11 ADAPTAÇÕES CONTRA A PERDA DE ÁGUA NOS VEGETAIS:
as plantas armazenam água em caules espessos. as folhas modificadas em espinhos podem ter a função de reduzir a transpiração, tal como ocorre em muitas cactáceas

12 QUEDA DAS FOLHAS Nas províncias do Norte, mormente no sertão, as árvores despem-se de suas folhas apenas no rigor do verão, por causa das grandes secas, que assolam a região. Assim, na Europa e regiões extra tropicais, ela se dá no fim do outono, o mesmo ocorrendo, entre-nós, nas províncias do Sul da Minas Gerais e Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.                                                                                                                                                                         

13 A Luz e os Comportamentos dos Seres Vivos
A luz é uma manifestação de energia, cuja principal fonte é o Sol. É indispensável ao desenvolvimento das plantas. A Luz e os Comportamentos dos Seres Vivos Os animais e as plantas apresentam fotoperiodismo, isto é, capacidade de reagir à duração da luminosidade diária a que estão submetidos - fotoperíodo. Migração

14 Atmosfera A atmosfera, entre outras funções protege a superfície da Terra: A- Impactos de corpos celestes (meteoros) B- Mantêm parte do calor solar impedindo sua imediata irradiação para o espaço. C- Impede variações bruscas de temperaturas permitindo a vida terrestre.

15 Temperatura na Atmosfera.
Estratosfera (elevação) – aquecimento do ar na região entre 20 e 35km, próximo à camada de ozônio. Mesosfera (diminuição de -5º a - 95º) – por causa do afastamento do calor vindo da camada de ozônio, pela ausencia de gases ou nuvens que possam absorver a energia solar. Termosfera (Elevação -95º a mais de 1000º) – por causa da absorção dos raios ultravioleta pelo oxigênio atômico.Onde os meteoros se desintegram. Exosfera – Temperatura não precisa (estima-se que supere os 1600º)

16 Tempo x Clima Clima – Conjunto de características de tempo observados em um determinado período de tempo. ex.: Tropical, Equatorial e etc. Tempo – Estado momentâneo da atmosfera num determinado lugar, observando uma série de fatores, tais como: nebulosidade, temperatura, umidade e ventos. ex.: nublado, parcialmente nublado e etc.

17 Meteorologia e Climatologia
Meteorologia – Ciência que estuda as condições climáticas momentâneas de determinado local e é responsável pela previsão do tempo. Climatologia – Ciência que responsável por analisar os estados de tempo durante longo período e traçar o perfil climático de determinado local.

18 Elementos do Clima Temperatura Atmosférica – Estado térmico do ar atmosférico (frio ou calor na atmosfera) A temperatura atmosférica varia conforme alguns fatores, a saber: A- Latitude*. B- Altitude. C- Relevo

19 Fatores determinantes do Clima
Latitude – Quanto maior a latitude, menor as temperaturas. Quanto menor a latitude, maiores as temperaturas.

20 A Luz solar não atinge de forma idêntica toda a superfície da terra, provocando
Variações relativas à reflexão e/ou absorção dessa energia.

21 Latitude Diferentes Latitudes podem ter diferentes climas, tudo isso por causa da diferença na incidência solar sobre a superfície terrestre (entre outros fatores). Climas: I- Polar II- Temperado III- Tropical

22 Como se explica as estações do ano?
A inclinação do eixo de rotação da terra em relação ao sol faz com que estações do ano sejam diferentes nos hemisférios norte e sul. Solstício: época em que os hemisférios são desigualmente iluminados. Equinócio: Dias e noites com a mesma duração, 12 horas. DATA NORTE SUL FENÔMENO 21 dezembro Inverno Verão Solstícios 21 junho Solstício 21 março Primavera Outono Equinócio 23 setembro

23

24 Altitude A Altitude pode influenciar na temperatura local, visto que o ar torna-se mais rarefeito conforme a altitude aumenta, fazendo com que as partículas mantenham uma maior distância entre sí.

25 Continuando... Altitude – Quanto maior a altitude, menores temperaturas Quanto menor a altitude, maiores temperaturas

26 Continuando... Massas de ar – grandes porções de ar atmosférico que se deslocam pelo planeta levando condições de temperatura e umidade da região em que se originam. São elas: - Oceânicas – São úmidas - Continentais – São secas - Tropicais e Equatoriais – Quentes - Temperadas e polares - Frias

27 Zonas Climáticas Áreas do planeta que recebem de modo diferente a radiação solar. Existem 3 zonas climáticas, são elas:

28 Continuando... Zona Tropical – área localizada entre os trópicos de capricórnio e câncer, área que recebe maior incidência de raios solares e apresenta as maiores temperaturas. Zona Temperada – área localizada entre os trópicos e os círculos polares, são áreas com menor incidência dos raios solares e apresenta temperaturas amenas. Zonas Polar – área localizada dentro dos círculos polares, caracterizam-se pela baixa incidência de raios solares apresentando sempre temperaturas muito baixas durante todo o ano.

29 Relevo O Relevo pode facilitar ou impedir a circulação de massas de ar, retê-las ou não; alterando assim a temperatura.

30 Corrente convectiva A diferença de absorção de energia solar nas regiões que movimenta o ar= ventos. Quando a atmosfera é aquecida em sua parte mais baixa, pode ocorrer a convecção= movimento vertical do ar. Ocorre pois as camadas frias são mais densas e com maior pressão, assim descem, forçando o ar quente a subir.

31 Pressão atmosférica Força exercida pelo ar sobre uma superfície.
Essa pressão é alterada pela temperatura e umidade. A massa de ar úmida tem menor pressão em relação a massa de ar seca.

32 Movimento do ar Como ocorrem desequilibrio de temperatura e umidade na terra, o ar está sempre em movimento. Os ventos sopram das areas mais frias (  pressão e densidade) anticiclonais, para as areas mais quentes ( denso e pressão) ciclonais.

33

34 Ciclones e furacões Ciclones extratropicais Furacões
Formam em baixa pressão Temperaturas baixas no centro Ventos girando no mesmo sentido Temperaturas altas no centro Ventos girando em sentidos opostos

35 Circulação geral da atmosfera
Próximo ao Equador, o ar quente sobe e o ar frio dos trópicos ocupa o lugar. Os ventos alísios correntes de ar que sopram constantemente das proximidades dos trópicos ( alta pressão) para o Equador (baixa pressão).

36

37 A Célula de Hadley Explica a circulação atmosférica do planeta, o movimento das massas de ar (ventos com características comuns que saem das ZAPA e vão para as ZBPA.

38 Brisas A explicação do movimento das massas de ar também explica o movimento das Brisas Marinhas e Terrestres.

39 Frentes São áreas de transição entre duas massas de ar. O encontro de duas massas de ar, uma fria (Seca) e outra quente (úmida) provoca mudanças significativas no tempo, trazendo nuvens e chuvas.

40 Continentalidade e maritimidade
Continentalidade - Maior variação de temperatura ao longo de um dia. Maritimidade – Menor variação de temperatura ao longo de um dia.

41

42

43 Precipitação Pode ocorrer de várias formas, dependendo das condições atmosféricas. Os tipos são: - Neve - Granizo - Orvalho - Chuva Os tipos de chuva são os seguintes: - Frontal - Orográfica - Convectiva

44 Umidade Relativa do Ar É a quantidade de vapor d’água presente na atmosfera em determinado instante e em determinado lugar. Quando a quantidade de água fica abaixo de 30% está em nível critico sendo considerado prejudicial a saúde respiratória do ser humano e etc.

45 Climas no Brasil O Brasil possui 92% do seu território na zona intertropical do planeta, grande extensão no sentido norte-sul e litoral com forte influência das massas de ar oceânicas, predominando climas quentes e úmidos, em 8% do território o clima é subtropical, localizado ao sul do trópico de capricórnio.

46 Tipos de clima Equatorial – Caracterizado por altas temperaturas e chuvas abundantes durante todo o ano, ocorrendo na Amazônia.

47 Continuando... Semi-árido – Sempre quente, com chuvas escassas e irregulares, ocorrendo principalmente no sertão nordestino.

48 Continuando... Tropical – Quente com duas estações bem definidas: Verão quente e chuvoso e inverno frio e seco.

49 Subtropical – é o único clima brasileiro que registra uma queda mais sensível das temperaturas durante o inverno, mas verão é muito quente, ocorre no sul do Brasil

50 Fenômenos atmosféricos
Aquecimento global Ilhas de calor Inversão térmica Efeito estufa

51 Aquecimento Global

52

53 Ilhas de Calor É o nome que se dá para o aquecimento climático maior das áreas urbanas em relação às áreas rurais vizinhas. O contraste entre a temperatura média no centro de uma grande cidade e de suas áreas rurais vizinhas varia, em média, de 4 a 6°C, podendo chegar a 11°C, levando a um grande desconforto da população durante o verão e a um grande aumento no consumo de energia elétrica usada na refrigeração dos ambientes domésticos, comerciais e industriais. A Ilha de calor pode ocorrer durante o dia ou à noite, sendo que as diferenças de temperatura entre a área rural e urbana é sempre maior ao anoitecer de dias claros e sem brisas. Isto acontece porque a área rural se esfria mais rapidamente à noite do que as áreas urbanas, onde muito calor é retido pelo asfalto, calçadas e edifícios. Na cidade a radiação de ondas longas, isto é, o calor sensível, dissipa com muito mais dificuldade do que na zona rural.

54

55 Inversão Térmica É um fenômeno meteorológico que ocorre principalmente em metrópoles e principais centros urbanos. As radiações solares aquecem o solo e o calor que fica retido no mesmo irradia-se, aquecendo as camadas mais baixas da atmosfera. Essas camadas, que já estão quentes, ficam menos densas e tendem a subir, formando correntes de convecção do ar. Os poluentes, por serem mais quentes que o ar (portanto, menos densos) sobem e irão dispersar-se nas camadas mais altas da atmosfera.

56

57 Efeito Estufa O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. A atmosfera é altamente transparente à luz solar, porém cerca de 35% da radiação que recebemos vai ser refletida de novo para o espaço, ficando os outros 65% retidos na Terra. Isto deve-se principalmente ao efeito sobre os raios infravermelhos de gases como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio presentes na atmosfera (totalizando menos de 1% desta), que vão reter esta radiação na Terra, permitindo-nos assistir ao efeito calorífico dos mesmos.

58

59 FIM


Carregar ppt "ECOLOGIA INTRODUÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google