A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14 Escola Secundária de Inês de Castro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14 Escola Secundária de Inês de Castro."— Transcrição da apresentação:

1 Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14 Escola Secundária de Inês de Castro

2 Objetivos  Melhorar o trabalho colaborativo;  Envolver os alunos na construção das suas aprendizagens;  Melhorar o desempenho no domínio da língua materna como ferramenta facilitadora das restantes aprendizagens;  Desenvolver e treinar o raciocínio lógico;  Promover uma intervenção mais eficaz e assertiva dos encarregados de educação;  Reduzir a indisciplina;  Aumentar o sucesso escolar.

3 Metodologia UP Definir as aprendizagens essenciais de um aluno à chegada ao 7º ano/ área disciplinar  Elaboração de um documento de diagnóstico transversal;  Aplicação do diagnóstico. Conhecer o ponto de partida e o ponto de chegada / equipa pedagógica  Planificar de acordo com o diagnóstico realizado;  Planificar com o intuito de encontrar a melhor e mais eficaz via para promover a aprendizagem de conteúdos;  Definição de estratégias em reunião de conselho de turma;  Prática pedagógica diferenciada;  Diversificar estratégias e modos de avaliação.

4 Atividades de Acompanhamento ao Estudo (AAE) – 7º + 8º  Objetivo geral:  Promover o sucesso escolar no 3º ciclo do ensino básico.  Objetivos específicos:  Esclarecer dúvidas sobre os diferentes conteúdos programáticos;  Desenvolver hábitos de estudo e métodos de trabalho.  Metodologia:  Recuperação de aprendizagens (individual ou em grupo).  Atividades:  Realização de atividades letivas propostas pelo conselho de turma: trabalhos de casa; exercícios direcionados às dificuldades diagnosticadas em contexto de sala de aula.

5 Atividades de Acompanhamento ao Estudo (AAE) – 7º + 8º  cada turma usufrui de dois tempos letivos semanais destinados às AAE´s;  frequência obrigatória para todos os alunos - 7º e 8º anos;  7º ano: a turma é dividida em dois grupos, frequentando cada grupo 100 minutos por semana. Esse tempo semanal – 50 min + 50 min – surge integrado no horário da turma em desdobramento no mesmo dia (funcionamento semelhante a CN/CFQ) e os alunos são acompanhados por docentes titulares – português e matemática;  8º ano: dois tempos semanais – 50 min + 50 min - atribuídos aos docentes titulares de português e matemática (salas distintas/turma completa);  os alunos envolvidos nos AAE´s são avaliados qualitativamente no final do período.

6 Roteiros de Escrita – 9º ano - Português  Aplicação do crédito horário/ TEIP;  50 min atribuídos a todas as turmas do 9º ano lecionados pelo docente de português;  Atividades desenvolvidas:  treino da produção escrita (planificação/esquematização/textualização/revisão);  preparação para o exame nacional;  Os alunos envolvidos são avaliados quantitativamente no final do período (Pauta: registo de assiduidade e respetiva avaliação).

7 Reforço Pedagógico – 9º ano Matemática  Aplicação do crédito horário/ TEIP;  50 min atribuídos a todas as turmas do 9º ano lecionados pelo docente de matemática;  Atividades desenvolvidas:  preparação para o exame nacional;  Os alunos envolvidos são avaliados quantitativamente no final do período integrando a avaliação da disciplina ( Pauta: reforço pedagógico matemática - registo da assiduidade e alínea remetendo para a avaliação global da disciplina).

8 Operacionalização/ Calendarização JulhoCriação das equipas pedagógicas; Definição dos orientadores do projeto: coordenador e diretor de turma SetembroFormação dos professores/ formação em cadeia Metodologia: Começar onde o Aluno Está – recuperar aprendizagens não apropriadas evidenciadas pelo diagnóstico SetembroApresentação do projeto UP aos alunos e encarregados de educação (E.E.); Envolvimento e responsabilização dos E.E. nas aprendizagens dos seus educandos; Apresentação de documentos reguladores: estatuto do aluno e ética escolar; caderneta do E.E.; regulamento interno; projeto educativo. Ao longo do anoDiversificar estratégias de ensino-aprendizagem e promover a diferenciação; Reformulação do projeto, se necessário; Divulgação das aprendizagens realizadas – Momentos UP´s - abertos à comunidade educativa.

9 Monitorização – ao longo do ano  Cada equipa pedagógica avaliará o trabalho desenvolvido e redirecionará a sua intervenção. A Comissão de Avaliação Interna – CAI – em articulação com a equipa PEE/TEIP e a Consultora Externa aplicará questionários aos encarregados de educação, alunos e professores com o objetivo de apurar o grau de satisfação.

10 Logotipos

11 Articulação entre UP mais sucesso menos indisciplina e PCI  PCI – PLANO DE COMBATE À INDISCIPLINA/ sala de estudo: Ocorrência disciplinar (falta de natureza disciplinar); Encaminhamento do aluno para os STP acompanhado do material didático da aula. Sala de aula Comunicação ao Encarregado de Educação; Reflexão sobre o comportamento. Serviços Técnico- Pedagógicos Encaminhamento do aluno para a Sala de Estudo; Realização de atividades no âmbito da disciplina /sala de aula da qual foi excluído. Sala de Estudo

12 Assembleia de Alunos - UP Assembleia de Alunos UP 3º ciclo 4ª feira 12,20/13,10h Tempo comum de Cidadania Resolução de problemas em pequeno ou grande grupo Maior envolviment o dos alunos na vida da escola

13 SEMPRE A HORAS: a pontualidade para uma escola de excelência (Funcionamento) Encaminhamento para a sala dos Serviços Técnico Pedagógicos: realização de tarefas relacionadas com a cidadania

14 SEMPRE A HORAS: a pontualidade para uma escola de excelência (Medidas a Aplicar)

15 Momentos de uma reunião bem sucedida Sete Up: mais sucesso menos indisciplina

16 Momentos de uma reunião bem sucedida: 1º - Necessidade da reunião; 2º - Preparação da reunião; 3º - Ordem de trabalhos; 4º - Convocatória; 5º - Abertura da reunião; 6º - Condução da reunião; 7º - Participação na reunião; 8º - Conclusões e encerramento; 9º - Acompanhamento dos resultados da reunião.

17 Um Bom Ano e Bom Trabalho! Indicadores a monitorizar: Taxa de sucessoDados de partidaResultados esperados UP Português – 68,56% Matemática – 57,22% - 7º ano 2013/2014> 5 % AAE´s UP 3º ciclo: 82,19% 2013/201485% Reforços Pedagógicos -9º ano (Rot. e Mat.) Roteiros de Escrita – 91,04% Matemática 9º ano – 49,75% 2013/201492% - Roteiros 51% - Matemática


Carregar ppt "Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14 Escola Secundária de Inês de Castro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google