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UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIABETES MELLITUS E EXERCÍCIO FÍSICO Betina Alves.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIABETES MELLITUS E EXERCÍCIO FÍSICO Betina Alves Teixeira Patrícia M. Baumgratz Barbosa

2 O que é Diabetes Mellitus? É um distúrbio do metabolismo dos carboidratos; Ocorre quando existe uma produção inadequada de insulina pelo pâncreas ou uma utilização inadequada de insulina pelas células. (WILMORE E COSTILL, 2001).

3 Glicemia sanguínea Os valores considerados normais são de 60 a 100 mg/dl.

4

5 CLASSIFICAÇÃO Diabetes Mellitus insulino- dependente também denominado diabetes tipo I ou diabetes juvenil; Diabetes Mellitus não insulino dependente também denominado diabetes tipo II ou diabetes do adulto.

6 TIPO I Doença auto-imune; Mais freqüente em pessoas com menos de 35 anos; Necessidade da injeção de insulina diariamente;

7 TIPO II Secreções de insulina retardada ou diminuída; Resistência à insulina; Produção excessiva de glicose pelo fígado.

8 Resistência à insulina Altos níveis de insulina no sangue desenvolvem tolerância a esse hormônio. Quando há mais insulina do que açúcar no sangue, o organismo pede que a pessoa consuma mais açúcar para chegar a um equilíbrio.

9 Problemas associados Doença coronária; Doença cerebrovascular; Hipertensão;

10 Doença vascular periférica; Distúrbios renais; Distúrbios oftálmicos, incluindo a cegueira. Problemas associados

11 Diabetes e exercício Intensidade Duração

12 Diabetes tipo I e Exercício Seus efeitos ainda são controversos; Ter maior atenção ao controle glicêmico.

13 Prescrição de Exercício Físico Recomenda-se: Exercícios aeróbicos, de baixo impacto; Intensidade: 40 a 65% do VO 2máx. ; Duração: 20 a 30 minutos, todos os dias. (ACSM)

14 Diabetes tipo II e Exercício Diminuem a resistência à insulina; Produção de insulina; Resultado a cada período de exercício

15 Prescrição de Exercício Físico Recomenda-se: Exercícios aeróbicos, de baixo impacto; Intensidade: 40 a 70% do VO 2 máx. ; Duração: 40 a 60 minutos, 5 a 7 vezes por semana (ACSM)

16 Riscos Associados Hipoglicemia; Cetoacidose, principalmente tipo I ; Complicações cardíacas; Sangramento da retina; Perda de proteínas na urina;

17 Riscos Associados Oscilação excessiva da pressão sistólica; Desenvolvimento de úlceras nos pés e danos ortopédicos; Neuropatia Autonômica; Hipertensão não controlada.

18 Vantagens do Exercício Aumenta a captação de glicose pelo músculo; Aumenta a ação da insulina e de hipoglicemiantes orais; Captação de glicose no período pós-exercício; Colabora na redução dos fatores de riscos cardiovasculares;

19 Vantagens do Exercício Aumenta o fluxo de sangue muscular e a circulação de membros inferiores; Contribui na redução do colesterol e triglicérides no sangue; Melhora da tolerância à glicose.

20 Cuidados Evitar atividades em apnéia; Evitar exercícios em repetição máxima; Evitar componentes isométricos e apnéia;

21 Cuidados Evitar traumatismos nos pés; Evitar exercícios que elevam demasiadamente a Pressão Arterial.

22 Cuidados Aplicação da insulina: Tecido subcutâneo Parte que será exercitada

23 Conclusão DIETA INSULINA EXERCÍCIO

24 Mesmo indivíduos idosos são susceptíveis às alterações nos parâmetros metabólicos decorrentes do exercício, podendo haver benefícios fundamentais para a saúde nesta fase da vida.

25 OBRIGADA!!!


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