A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Fundamental, 9° ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Fundamental, 9° ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental, 9° ano
EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Fundamental, 9° ano Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam.

2 JOGO não é sinônimo de ESPORTE!
Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9° Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. JOGO não é sinônimo de ESPORTE! É comum utilizarmos os termos jogo e esporte para designarmos as mesmas atividades. Contudo, o jogo e o esporte são fenômenos diferentes da cultura corporal. Para avançarmos na compreensão da manifestação corporal jogo, é necessário termos a compreensão do que é cada um deles. Openclipart/Domínio público Jogo Esporte

3 Possuem competições assistemáticas ou não possuem competições.
Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9° Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. JOGO ESPORTE Possuem competições assistemáticas ou não possuem competições. Caracteriza-se pela competição, pela busca do alto rendimento e pelo desenvolvimento de habilidades motoras específicas. Caracteriza-se pela espontaneidade, fantasia, flexibilidade das regras e dos nomes e pelo lúdico. Possuem regras institucionalizadas e universais, por isso necessita de instituições regulamentadoras (ligas, federações e confederações). Disponibilizada por Alan Light / GNU Free Documentation License.  Disponibilizada por Gavindow /GNU Free Documentation License.  Exemplo de Jogo : o xadrez Exemplo de esporte: Partida de basquete entre Chicago Bulls e New York Knicks no United Center em Chicago válida pela NBA

4 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. JOGO Caracteriza-se pela espontaneidade, flexibilidade, descompromisso, criatividade, fantasia e expressividade, representadas de diversas formas, próprias de cada cultura (BRUHNS, 1996); O jogo é uma atividade física e/ou mental que favorece a socialização, e é realizado obedecendo a um sistema de regras, visando a um determinado objetivo (FERREIRA, 2003).

5 Jogos Esportivos Jogos de Salão Jogos Populares
Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9° Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. CATEGORIZAÇÃO DOS JOGOS Openclipart/Domínio público Jogos Esportivos Ex.: Basquetão, futebol em duplas, tênisbol,10 passes, volençol, rede humana e etc. Jogos de Salão Ex: Xadrez, Dama, Dominó, Bilhar, Sinuca, Jogo de botão e etc. Jogos Populares Ex: Barra Bandeira, Amarelinha, Pular corda, Pega e etc.

6 JOGOS ESPORTIVOS JOGOS DE SALÃO
Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9° Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. JOGOS ESPORTIVOS São jogos derivados dos esportes. São criados a partir de fundamentos básicos de um ou dois esporte e\ou com materiais de um ou dois esportes. Openclipart/Domínio público JOGOS DE SALÃO Jogos de salão são atividades lúdicas que têm como especificidade a sua realização em locais fechados. No entanto, a atividade deve ser entendida em seu contexto mais amplo, como algo que surgiu para atender as necessidades de um grupo em determinado momento.  Openclipart/Domínio público

7 HISTÓRIA DO JOGO ESPORTIVO E DE SALÃO
Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9° Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. HISTÓRIA DO JOGO ESPORTIVO E DE SALÃO A palavra jogo se origina do vocábulo latino ludus, que significa diversão, brincadeira. Jogos são construídos em determinado momento da história, a partir de diferentes estímulos e necessidades, e são incorporados a determinadas culturas. Pois, desde os mais remotos tempos, quando a espécie humana surgiu no planeta, nasceu junto a ela uma necessidade vital para seu crescimento intelectual: jogar.          Para  Kishimoto (1992), "Não se conhece a origem dos  jogos. Seus criadores são anônimos. Sabe-se, apenas, que são provenientes de práticas abandonadas por adultos, de fragmentos de romances, poesias, mitos e rituais religiosos". Os jogos estão presentes desde épocas mais remotas, podendo ser encontradas em todos os lugares e em diferentes sociedades.

8 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. E é fato que povos antigos como os da Grécia e do Oriente brincaram de amarelinha, empinavam papagaios, jogar pedrinhas e até hoje as crianças o fazem quase da mesma forma. Tais jogos foram transmitidos de geração em geração através dos conhecimentos empíricos e permanecem na memória infantil.        A arqueologia registra a presença dos jogos na humanidade desde 2600 a. C., fazendo este parte da atividade do homem mesmo que de forma intuitiva. As marcas arqueológicas e as pinturas rupestres deixam claro que, na antiguidade, já existiam alguns jogos que os gregos e romanos jogavam, como por exemplo, o pião contemporâneo. (SOUZA, 2005).  Disponibilizada em

9 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. Os jogos existem desde a pré-história e seus registros indicam as mais variadas formas de jogar, nas diversas partes do mundo. Como forma de manifestação da cultura de povos da Ásia, na América pré-colombiana, na África, na Austrália e entre os indígenas das ilhas mais longínquas do Oceano Pacífico, foram encontrados jogos de expressão utilitária, recreativa e religiosa (RAMOS, 1982). Há registros de jogos encontrados em paredes de cavernas espalhadas pelo mundo. Este fato retrata a necessidade que já se apresentava de dar aos momentos de luta pela sobrevivência (atividades como a caça e pesca) um caráter lúdico.

10 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. O jogo de tabuleiro surgiu, aproximadamente, em a. C. Eram usados tabuleiros de papiro e peças de pedra ou marfim como instrumentos divinatórios pelos faraós. O jogo de dama surgiu em a. C. como maneira de prever tempos de guerra. Creative Commons Attribution-Share Alike Disponibilizada por Viktor commonswik/ Representação de um jogo de mancala Os jogos são elementos universais em todas as culturas humanas. O jogo Real de Ur, Senet, e Mancala são alguns dos mais antigos exemplares.  Creative Commons Attribution 3.0 Unported Disponibilizada por MagnusManske/ Exemplar do Jogo Real de Ur, no Museu Britânico

11 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. No Brasil, os índios conhecem um jogo chamado o “jogo da onça”, que tem sua origem provável entre os incas. Esse jogo foi encontrado entre os bororos, no Mato Grosso, onde é conhecido como adugo. Adugo (jogo das onças) / Disponibilizada por Life on Riley / GNU Free Documentation License. Somente a partir do séc. XIX, os jogos se tornaram produtos de massa, devido ao surgimento da classe média, que tinha mais tempo para o lazer. A partir da década de 80, os jogos de salão perderam bastante popularidade, devido aos jogos eletrônicos, mas, nos últimos anos, voltaram a conquistar muitos adeptos.

12 Pré-História Idade Média Renascimento Atualidade
Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9° Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. Jogos presentes como forma de lazer e de representar atividades cotidianas, além de servir como instrumento para passar herança cultural e conhecimentos entre as gerações. Pré-História Jogos proibidos pela Igreja de serem praticados na escola. Idade Média Com a Pedagogia Moderna, que estava baseada na participação lúdica e afetiva do aluno, mostra a importância do jogo no processo de ensino-aprendizagem. Renascimento Atualidade O jogo apresenta várias funções: instrumento educativo, meio de lazer, meio de expressar sentimentos e emoções etc.

13 HISTÓRIA DE ALGUNS ESPORTES QUE ORIGINARAM OS JOGOS ESPORTIVOS
Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9° Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. HISTÓRIA DE ALGUNS ESPORTES QUE ORIGINARAM OS JOGOS ESPORTIVOS Openclipart/Domínio público Openclipart/Domínio público Disponibilizada por dPixabay/ CC0 Public Domain

14 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. FUTEBOL Não é certa nem incerta de polémica a atribuição a uma cultura ou país da invenção do futebol. Sabe-se entretanto que as primeiras manifestações do chamado football (do inglês foot, pé; e ball, bola) surgiram entre 3.000 e 2.50 a.C, na China. Pesquisadores concluíram que o Gioco de Calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O futebol no Brasil foi trazido por Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Disponibzada por Frobles/GNU Free Documentation License. Bola de futebol de couro fabricada em 1924, exposta no Museu do Sevilla Fútbol Club, na Espanha. Disponibilizada por PericlesofAthens/Domínio Público Pintura do artista chinês Su Hanchen, Dinastia Song, século XII

15 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. Jogo adaptado do futebol que pode ser trabalhado durante as intervenções pedagógicas na escola. Futsal de Mão Idade: alunos a partir de 10 anos e adolescentes. Objetivos: Agilidade, atenção, equilíbrio, coordenação motora ampla e cooperação. – Local: Quadra de futsal. Recursos materiais: Uma bola de voleibol ou de futsal. Número de jogadores: até 10 jogadores em cada equipe. Desenvolvimento: Estipula–se a quadra de futsal para a realização do jogo, formam–se duas equipes de até 10 jogadores cada. O jogo consiste e fazer gol conduzindo a bola com as mãos, na trave do adversário. A bola deve ser conduzida e não deve ser erguida, deve manter constante contato com o solo. Será vencedora a equipe que conseguir marcar o maior numero de gols em um determinado tempo, ou ainda pode–se determinar um placar para se encerrar o jogo. As demais regras poderão ir sendo colocadas e adaptadas em conjunto com a turma. Fonte: AWAD, Hani. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação, 2ª edição, editora Fontoura, outubro de 2006.

16 ADAPTAÇÕES DO FUTEBOL Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. ADAPTAÇÕES DO FUTEBOL Disponibilizada por Sérgio Vale/ Agência de Notícias do Acre – CC BY 2.0 Disponibilizada por Needleman/ Domínio Público Disponibilizada por Roblespepe//GNU Free Documentation License. Disponibilizada por Tysto/Domínio Público

17 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. BASQUETE ORIGEM  O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA). Public Domain Vectors/Domínio Público PRIMEIRA PARTIDA DA HISTÓRIA O primeiro jogo de basquete que temos conhecimento e registro foi realizado no dia 20 de janeiro de Foram formadas duas equipes da Associação Cristã de Moços de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público. Somente no dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação.

18 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. Disponibilizada por WMCO /public domain Disponibilizada por Ixitixel/GNU Free Documentation License Disponibilizada por Viscontino /public domain James Naismith, o inventor do basquetebol. Uma bola de basquetebol. Primeira quadra de basquetebol no Springfield College.

19 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. Jogo adaptado do basquete que pode ser trabalhado durante as intervenções pedagógicas na escola. A Torre Idade: A partir de 10 anos e adolescentes; Número de participantes: 10 ou mais; Material: Uma bola de basquete mirim, duas banquetas e giz; Objetivos: Agilidade, habilidade, atenção, equilíbrio, coordenação motora ampla e cooperação. Desenvolvimento: 1º. Numa quadra de futsal são colocadas as duas banquetas, uma em cada lado, a uns seis metros da linha de fundo. Ao seu redor é traçado um circulo de dois metros de circunferência. 2º. Formam-se dois grupos e cada equipe envia um participante ao campo adversário para ser a torre, subindo na banqueta. Sorteia quem sai com a bola. 3º. Os participantes podem passar a bola com as mãos entre si, porém, não poderão andar com ela, apenas pode trabalhar com o pé de apoio, ou ir quicando com ela, porém, caso a quiquem, após parar deverão passa - lá. 4º. Sempre que um participante conseguir passar a bola para sua torre, e que a mesma não a derrube, ganha um ponto. A torre não pode descer da banqueta e nem os participantes poderão entrar no circulo. Variação: Pode-se colocar a banqueta no meio da linha de fundo e usar a área de futsal como linha, e só poderão arremessar de fora da área. Fonte: Jogos Para Todo o Ano, Primavera, Verão, Outono, Inverno, tradução da 1ª edição de setembro de 2002, editora Paramón Ediciones, S.A

20 ADAPTAÇÕES DO BASQUETE
Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9° Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. ADAPTAÇÕES DO BASQUETE Disponibilizada por Valdivo Pereira/   Associação Skatistas da Serra /

21 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. VOLEIBOL O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos. O objetivo de Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM), era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade. Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade. Openclipart/Domínio público Disponibilizada por Carnby/ Public domain

22 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. Jogo adaptado do basquete que pode ser trabalhado durante as intervenções pedagógicas na escola. Voleibol no Escuro Idade: Alunos a partir de 10 anos e adolescentes Objetivos: Atenção, agilidade, coordenação motora e cooperação. Número de jogadores: De 10 a 14 alunos Recursos materiais: Uma rede de vôlei ou corda revestida com uma lona preta que impossibilite a visualização da equipe adversária. Desenvolvimento: Joga-se livremente, sem se preocupar com a qualidade de toques. A finalidade principal é fazer com que a bola caia dentro do campo adversário ou toque em um dos jogadores e saia fora da quadra ou espaço demarcado. A pontuação se dá conforme as regras do voleibol. Variação: Podem-se usar também os alunos com as mãos levantadas, como Rede Humana. Fonte: AWAD, Hani. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação, 2ª edição, editora Fontoura, outubro de 2006.

23 ADAPTAÇÕES DO VOLEIBOL
Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9° Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. ADAPTAÇÕES DO VOLEIBOL Disponibilizada por Disponibilizada por dByj2000/Attribution-Share Alike 2.0 Generic Disponibilizada por

24 HISTÓRIA DE ALGUNS JOGOS DE SALÃO
Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9° Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. HISTÓRIA DE ALGUNS JOGOS DE SALÃO Openclipart/Domínio público Disponibilizada por Pixabay/ CC0 Public Domain Disponibilizada por Pixabay/ CC0 Public Domain Disponibilizada por Pixabay/ CC0 Public Domain

25 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. BARALHO Os jogos de tabuleiro, especificamente, foram inventados e jogados em quase todas as partes do mundo. Somente entre os aborígenes australianos e os esquimós não se encontraram jogos de tabuleiro. Desde o século X a. C. os jogos de cartas tem fascinado a humanidade. Desde as simples tiras de papel nascidas no oriente as cartas que se tornaram conhecidas na Europa a partir do século XVI, as cartas se tornaram um fenômeno universal. Palosirkka/GNU Free Documentation License Disponibilizada por Fæ /Open Government Licence Conjunto de cinco cartas de naipes iguais Um grupo de pessoas jogando um jogo de cartas.

26 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. XADREZ A origem exata do xadrez é misteriosa, conhecendo-se, até o presente momento, cerca de 40 lendas a este respeito. Dentre elas, uma menciona o herói grego Palamedes como o criador do xadrez, durante o cerco de Troia, com o objetivo de distrair seus guerreiros. Entretanto, é no Noroeste da Índia que se encontram as primeiras fontes arqueológicas reconhecidas como verdadeiras. Aproximadamente no ano 570 de nossa era, nasce o “jogo dos quatro membros” (Chaturanga), o ancestral direto do xadrez. Participavam dele quatro jogadores, possuindo cada um oito peças, sendo um ministro (mais tarde a rainha; no presente, a dama), um cavalo, um elefante (hoje o bispo), um navio (mais tarde uma carruagem; nos nossos dias , a torre) e quatro soldados (atualmente os peões), dispostos nos quatro cantos do tabuleiro de 64 casas unicolores. Disponibilizada por Pixabay/ CC0 Public Domain

27 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. Disponibilizada por Roberto Cruz/Public Domain Disponibilizada por Dendrofil/Public Domain Nobres egípcios jogando uma forma primitiva de xadrez, segundo a concepção artística de Sir Lawrence Alma-Tadema. Templários disputando uma partida de xadrez numa iluminura do Libro de los juegos (1283). Disponibilização por Adam Jones / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Disponibilizada por Pixabay/ CC0 Public Domain Meninos jogando xadrez Jogo de xadrez atual

28 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. JOGO DE BOTÃO O jogo de botão ou futebol de botão foi inventado em 1930 pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt, que, primeiro jogava com botões de madeira, passando posteriormente a usar os botões de plástico. Dessa brincadeira de criança surgiu o "jogo de botões", aquilo que se tornaria o esporte difundido e praticado como modalidade esportiva, apresentando uma diversidade de regras e materiais, tendo adeptos em um grande número de países. Paralelamente a esse incremento de regras e desenvolvimento de materiais cada vez mais adequados à execução do jogo, em diversas regiões do Brasil, mormente nas décadas de 1930 a 1980, várias modalidades eram praticadas, usando-se diversos tipos de botões.

29 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. Disponibilizada por Olimor/  public domain Disponibilizada por Rodrigo.Argenton/Creative Commons Attribution 2.0 Generic Crianças jogam futebol de botão. Detalhe de um jogo de futebol de botão

30 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. REFLEXÃO Desenvolver qualidades e capacidades físicas e morais, representadas nas mais diversas situações que surgem nos jogos. Além disso, eles aumentar a motivação, o interesse e, com isso, a participação dos alunos nas aulas. Com a realização de jogos nas aulas de Educação Física, além de aprimorarmos em nossos alunos as capacidades físicas necessárias para a sua prática, estaremos ajudando no seu desenvolvimento como cidadãos, pois o jogo nos possibilita trabalhar a disciplina, a honestidade, a colaboração e o companheirismo, pontos importantes na formação de nossos alunos.

31 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. REALIDADE Apesar de muitos estudiosos ressaltarem a importância dos jogos na formação e na preparação do sujeito para a sociedade. Os jogos estão perdendo força devido a diversos fatores, entre eles: a proliferação dos jogos eletrônicos, a falta de espaço adequado entre outros fatores. Disponibilizada por Pixabay/ CC0 Public Domain Openclipart/Domínio público Openclipart/Domínio público

32 atividades adequadas a sua faixa etária;
Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9° Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. Lembre-se! Para que os programas de iniciação aos jogos contribuam para o seu desenvolvimento integral, algumas situações devem ser respeitadas, por exemplo: atividades adequadas a sua faixa etária; respeito ao seu nível de desenvolvimento; maior número de experiências e vivências proporcionadas.

33 ATIVIDADE 1 Formar grupos com cinco ou seis alunos;
Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9° Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. ATIVIDADE 1 Formar grupos com cinco ou seis alunos; realizar pesquisa escolar, aplicando questionários tanto com um colega mais experiente como um professor da escola, parentes, ou até mesmo, pessoas da comunidade, na busca de informações sobre os jogos esportivos, conhecidos e praticados por eles; cada grupo deverá apresentar, dois jogos pesquisados; antes de cada vivência prática, o grupo deverá explicar como se desenvolve o jogo e suas regras; por fim, entregará um texto com a descrição do jogo.

34 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. ATIVIDADE 2 Organizar a vivência de jogos de salão na aula. O professor pode levar os jogos e tabuleiros ou solicitar dos alunos que tragam jogos de salão. (dominó, dama, xadrez, trilha, fubica, uno e etc). ATIVIDADE 3 Realizar um festival de jogos esportivos e de salão, inclusas no PPP e PDE da escola, com o apoio da comunidade escolar, sob a orientação dos alunos mais experientes.

35 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. DESAFIO ENEM (2009) A falta de espaço para brincar é um problema muito comum nos grandes centros urbanos. Diversas brincadeiras de rua tal como o pular corda, o pique pega e outros têm desaparecido do cotidiano das crianças. As brincadeiras são importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças, pois desenvolvem tanto habilidades perceptivo-motoras quanto habilidades sociais. Considerando a brincadeira e o jogo como um importante instrumento de interação social, pois por meio deles a criança aprende sobre si, sobre o outro e sobre o mundo ao seu redor, entende-se que A) o jogo possibilita a participação de crianças de diferentes idades e níveis de habilidade motora. B) o jogo desenvolve habilidades competitivas centradas na busca da excelência na execução de atividades do cotidiano. C) o jogo gera um espaço para vivenciar situações de exclusão que serão negativas para a aprendizagem social. D) através do jogo é possível entender que as regras são construídas socialmente e que não podemos modificá-las. E) no jogo, a participação está sempre vinculada à necessidade de aprender um conteúdo novo e de desenvolver habilidades motoras especializadas. x

36 REFERÊNCIAS Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. REFERÊNCIAS AWAD, Hani. Brinque, Jogue, Cante e Encante com a Recreação, 2ª edição, editora Fontoura, outubro de BAYER, C. La enseñanza de los juegos deportivos colectivos. Barcelona, Hispano-Europea, 1986. BRANCO, Marisa de Fátima Rio. Jogos e Brincadeiras Populares. NRE: Foz do Iguaçu disponível em: Acesso em: 11/07/2015 BRUHNS, Heloísa. O jogo nas diferentes perspectivas teóricas. Motrivivência, São Paulo, VIII (9), p , 1996. FERREIRA, Vanja. Educação Física, recreação, jogos e desportos. Rio de janeiro: Sprint, 2003. KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo; pioneira, 1992. Acesso em 03/07/2015 . Acesso em 02/07/2015 . Acesso em 02/07/2015 . Acesso em 03/07/2015 . Acesso em 02/07/2015

37 TABELAS DE IMAGENS Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. TABELAS DE IMAGENS Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 2  Openclipart/Domínio público 30/06/2015 3 A Alan Light/GNU Free Documentation License 3 B Gavindow /GNU Free Documentation License 5 Openclipart/Domínio público 6 A 01/07/2015 6 B 8 Autoria desconhecida 10 A Viktor commonswik/Creative Commons Attribution-Share Alike 10 B MagnusManske/Creative Commons Attribution 3.0 Unported 11 Life on Riley / GNU Free Documentation License. 13 A 13 B 02/07/2015

38 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 13 C Pixabay/ CC0 Public Domain 02/07/2015 14 A PericlesofAthens/Domínio Público 14 B Frobles/GNU Free Documentation License. 16 A I saac Needleman/ Domínio Público 16 B Sérgio Vale/ Agência de Notícias do Acre – CC BY 2.0 16 C Tysto/Domínio Público 16 D Roblespepe/GNU Free Documentation License. 17 Public Domain Vectors/Domínio Público 18 A WMCO /public domain 18 B Viscontino /public domain 18 C Ixitixel/GNU Free Documentation License 20 A Autoria desconhecida 20 B Associação Skatistas da Serra  /

39 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 21 A Openclipart/Domínio público 04/07/2015 21 B Carnby/ Public domain 23 A Diariodebarrelas 23 B Byj2000/Attribution-Share Alike 2.0 Generic 23 C E-solidario 24 A 24 B Pixabay/ CC0 Public Domain 24 C 24 D 25 A Palosirkka/GNU Free Documentation License 25 B Fæ /Open Government Licence 26 27 A Roberto Cruz/Public Domain

40 Educação Física, Ensino Fundamental, ano: 9°
Jogo: História do jogo esportivo e de salão, à luz da realidade dos que praticam. Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 27 B Adam Jones / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 04/07/2015 27 C Dendrofil/Public Domain 27 D Pixabay/ CC0 Public Domain 29 A Olimor/ public domain 29 B Rodrigo.Argenton/Creative Commons Attribution 2.0 Generic 31 A 31 B Openclipart/Domínio público 31 C


Carregar ppt "Ensino Fundamental, 9° ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google