A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BibliogiaEspiritualidadeXReligião /teologiaemissao/igrejaibmosasco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BibliogiaEspiritualidadeXReligião /teologiaemissao/igrejaibmosasco."— Transcrição da apresentação:

1 BibliogiaEspiritualidadeXReligião /teologiaemissao/igrejaibmosasco

2 O que é religião Religião vem do latim “religare”, e tem como significado religação. Essa religação refere-se a uma nova relação entre Deus e o homem. Nós estávamos desligados de Deus, por causa dos nossos inúmeros pecados, então veio Jesus e nos religou a Deus, isso é religião. JESUS Nossa religião é JESUS.

3 Religião x Movimento Filosófico Religião em sua etimologia é diferente de movimento filosófico: Movimento filosófico:  Seicho-no-ie  Hare Krishna  Budista  Confucionista Acreditam e seguem uma filosofia de vida ensinada por um líder supremo e que não tem nenhum embasamento Bíblico.

4 Seitas A seita consiste em grupos de pessoas que leem a Bíblia, usam a Bíblia como apoio, andam como cristãos, falam de Cristo e creem nele como Senhor. A seita parece com a Igreja de Cristo, mas não é. Porque? Por que não seguem o que Jesus ensinou, mas seguem cegamente a interpretação do fundador do movimento, e mesmo quando este morre eles perduram a sua doutrina.

5 Alguns movimentos que se enquadram nisso: Testemunhas de Jeová Congregação Cristã no Brasil Adventistas do sétimo dia Mórmons Espíritas

6 O que caracteriza uma seita? verdade  Sempre que um grupo alega que eles, e só eles, possuem toda a verdade acerca de Deus, então deve retinir um alarme no seu coração e mente. Só Cristo é "o caminho, e a verdade e a vida" (João 14:6), e os Seus seguidores encontram-se dentro de inúmeras denominações e igrejas e até fora delas.  Habitualmente esses movimentos possuem um líder forte, que exige obediência total e absoluta.  Outra forte característica é a alegação de que os escritos produzidos por seu fundador também são divinamente inspirados.

7 "Em seu sentido mais genérico, seita é "devoção a uma pessoa ou coisa particular, dedicada por uma corporação de adeptos". Portanto um partido político como uma torcida organizada de futebol poderiam ser classificados como "seita". Criam novos métodos para salvação que não seja a cruz de Cristo Jesus não é o centro das atenções Alegam alterações na Bíblia e por isso não a seguem 100% Sua organização ou denominação tem um papel fundamental para os últimos dias O sacrifício do calvário não foi total ou suficiente. Negam a Divindade de Jesus Seitas Religiosas:

8 A diferença entre o paganismo e o cristianismo é fácil de ser detectada, mas o mesmo não acontece entre o cristianismo verdadeiro e alguns movimentos heréticos.

9 O que é uma heresia? heresia A palavra "heresia" vem do termo grego "hairesis". Essa palavra é empregada no Novo Testamento com dois sentidos principais: 1 - Seita, no sentido de facção ou partido, um corpo de partidários de determinadas doutrinas. (At 5:17; 15:5; 24:5; 26:5; 28:22) 2 - Opinião contrária à doutrina prevalecente. (II Pe 2:1; I Co 11:19; Gl 5:20)

10 Porque existem tantas seitas e surgem tantas heresias na igreja atual? II Timóteo 4:3-4 não suportarão Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Por que as pessoas não estudam a Bíblia como deveria.

11 Observações: o Uma doutrina errônea, pode ser uma heresia? o Toda igreja tem suas regras doutrinas, uma contradiz a outra, mas todas dizem tirar seus preceitos da Bíblia, e agora? o A confusão doutrinária é uma estratégia de satanás para cristãos preguiçosos, pois quem tem hábito de leitura meditação e estudo da Palavra, ele não engana (Mt 4).

12 "Deus me falou, Deus me mostrou, Deus me deu". As heresias Bíblicas nascem sempre do pressuposto de: "Deus me falou, Deus me mostrou, Deus me deu". "Tratar a salvação é fundamental, tratar de heresias é urgente"

13 Princípio Mateus 23:15 duas Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.

14 religião vida Prosélito é quem muda de religião, discípulo de Jesus é quem muda de vida. - Quem é adepto do proselitismo segundo Mateus é filho do inferno e o prosélito formado é filho do inferno duas vezes. aculturado - Existem duas formas de ler a Bíblia, a primeira é ler para os outros, a segunda é ler para você mesmo. E lendo para você mesmo esse texto, é necessário uma reflexão: Sou um discípulo de Jesus ou apenas um prosélito aculturado a religião evangélica?

15 Qual a diferença entre prosélito e discípulo? profunda Um discípulo tem uma consciência profunda da distancia que os separa de Deus. Não é apenas uma distância moral, como: Deus nunca mente, nós mentimos de vez em quando. Deus ama a todos da mesma maneira, nós amamos alguns de modo especial. Deus é cheio de compaixão e misericórdia, e nós sentimos com frequência o sentimento de vingança. Deus perdoa, nós guardamos rancor.

16 Não é esse o distanciamento que temos de Deus. A distância entre Deus e o homem é antológica, ou seja, a mesma entre Adão e Cristo. Quem percebeu essa distância foi Pedro: Lucas 5:8 “E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador”. "Há uma distância antológica entra nós" habita - O problema não é a maldade que praticamos, mas a maldade que habita em nós.

17 Salmos 103:13-14 Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. somos pó Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Quem não chega diante de Deus com a perspectiva de pó, é um prosélito, que possui uma religião, mas não tem consciência de si mesmo.

18 Um discípulo trás a sua vivência de Deus para a subjetividade, isto é, sai da armadilha de um campo objetivo. “Sabe que o mal é algo que está além do seu comportamento moral” régua moral Esse alimento é impuro, esse é puro, esse objeto é sagrado, esse outro é profano, essa pessoa é ungida, essa não é ungida. É uma régua moral para definir algo que é subjetivo.

19 Ex: Ex: Os Fariseus criticaram os discípulos e Jesus por comerem sem lavar as mãos. Mateus 15:17-20 Ainda não compreendeis Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

20 por dentro - A experiência da conversão te oferece um conhecimento de você mesmo, só que por dentro. "Uma pessoa convertida explode as paredes da religião organizada". - Jesus está criticando as normas dos Fariseus, que sugerem que após cumprir um ritual religioso não tem mais dívidas com Deus. (Discipulado não é proselitismo, nem ensinar religião, não é ensinar doutrina da justificação, santificação, salvação e redenção). Fazer discipulado é ensinar as pessoas a viverem para glória de Cristo e não como se comportar dentro de uma religião.

21 graça As religiões conhecidas ferem o maior princípio Bíblico Soteriológico, a graça. Religioso não entende a graça. medoculpa ganância Porque carregamos medo (Deus me falou), culpa (Deus me mostrou) e ganância (Deus me deu) mesmo diante da graça. Porque ainda achamos que um discurso sobre a graça promove libertinagem e licenciosidade no meio do povo. Porque a graça contradiz o nosso senso de justiça.

22 Paulo Brabo - A bacia das almas "Nosso problema é que achamos que somos pecadores no domingo que nos convertemos. Mas no domingo seguinte nós fazemos parte do grupo que hora: Senhor, te dou graças porque não sou mais como os demais homens".

23 Quando isso mudou?  O propósito atual da igreja quando sobe no monte não é mais oferecer sacrifícios, mas para ser abençoado. Quem prometeu bens nessa vida para quem subisse no monte foi satanás e não Deus. Quem prometeu bens nessa vida para quem subisse no monte foi satanás e não Deus. Quem prometeu favores e benefícios para quem cantasse muito e rezasse muito foi satanás e não Jesus. Quem prometeu favores e benefícios para quem cantasse muito e rezasse muito foi satanás e não Jesus. Quem falou que culto é uma forma de ser beneficiado foi satanás e não Jesus Cristo. Quem falou que culto é uma forma de ser beneficiado foi satanás e não Jesus Cristo. Quem falou que Anjo ia proteger a gente das "trapalhadas" que a gente faz foi satanás e não Jesus Cristo. Quem falou que Anjo ia proteger a gente das "trapalhadas" que a gente faz foi satanás e não Jesus Cristo. "Então é uma geração evangélica que somente satanás pode satisfazer "

24 - Em nenhum momento da vida nós vivemos dos nossos méritos, nós sempre vivemos pela graça de Deus. "Isso entende quem está perto da luz, porque quanto mais perto da luz estamos, mas enxergamos nossa sujeira" Exemplo de graça dado por Jesus: Uma pessoa que trabalhou das 9h00 às 18h00 vai receber o mesmo salário do sujeito que trabalhou das 15h00 às 18h00. Não "Isso não é justo!". Não, isso é graça!

25 “Em Deus nós vivemos, nos movemos e existimos, mas de Deus extraviamos”. GRAÇA Deus não tem nenhuma obrigação moral em nos manter vivos, Ele nos sustenta por sua GRAÇA.

26 Conclusão Que não sejamos filhos do inferno, nem multipliquemos filhos do inferno duas vezes piores que nós.

27

28

29

30

31 fim Próxima aula: Bibliologia


Carregar ppt "BibliogiaEspiritualidadeXReligião /teologiaemissao/igrejaibmosasco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google