A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Administração
Disciplina: Teoria das Organizações Adriana Cristina Silva

2 Teoria das Organizações
Administração Científica: Ford iniciou sua vida como mecânico, chegando a ser engenheiro-chefe de uma fábrica. »»1899 – Fundou, com alguns colaboradores, a sua primeira fábrica de automóveis, fechada logo depois. »» Fundou a Ford Motor Company, fabricando um modelo de carro a preços populares, dentro de um plano de vendas e de assistência técnica de grande alcance, revolucionando, assim, a estratégia comercial da época. »»Entre 1905 e Promoveu a grande inovação do século XX: a produção em massa. Henry Ford

3 Teoria das Organizações
Contribuição de Ford ( ) Aspectos da produção em massa: Produtos em progressão planejada, ordenada e contínua. Trabalhador recebe o trabalho, não vai buscá-lo. Operação em elementos constituintes. Princípios básicos: Intensificação Economicidade Produtividade

4 Teoria das Organizações
Princípios de Ford: 1. Princípio da intensificação: Consiste em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado; distribuição dos ganhos; redução de custos; redução de preços. Aumentar o capital de giro que seria obtido dos próprios consumidores (intensificação). 2. Principio da economicidade: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação. Assim Ford conseguiu fabricar um trator ou um automóvel, vende-lo e recebe-lo antes do vencimento da matéria prima empregada na fabricação e do pagamento dos salários. Segundo Ford a velocidade de fabricação deve ser rápida. O minério sai da mina Sábado e entregue sob forma de carro na Terça feira a tarde; 3. Principio de produtividade: Consiste em aumentar a capacidade de produção do homem através da especialização da linha de montagem dentro de um período determinado .

5 Teoria das Organizações
Ford fez uma das maiores fortunas do mundo graças ao constante aperfeiçoamento de métodos, processos e produtos. Por meio da racionalização da produção, idealizou a linha de montagem, o que lhe permitiu a produção em série, ou seja, um moderno método que permite fabricar grandes quantidades de um determinado produto padronizado. Henry Ford apresentou ao mundo o maior exemplo de Administração eficiente individual que a história conhece; aplicou as ideias da Administração Científica, revolucionando, com esse processo, a indústria automotiva e a nossa sociedade.

6 O Raciocínio de Henry Ford...
Teoria das Organizações O Raciocínio de Henry Ford... 1908 Artesanal 514 min/ ciclo Partes importantes 12,5 h por chassi Redução da tarefa Peças ao Ponto Trabalhador vai de carro em carro 3 min/ciclo 1914 Linha de montagem mecanizada Maior Redução da tarefa Trabalhador parado 1,19 min /ciclo 1,33 h chassi

7 Teoria das Organizações
Harrington Emerson ( ) 12 princípios da eficiência: Ideais claramente definidos (objetivos); Senso comum (bom senso) Orientação competente; Disciplina; Tratamento justo; Registros confiáveis e imediatos; Prontidão, rapidez (nas rotinas); Padrões e programações; Condições padronizadas; operações padronizadas; Instruções escritas nas práticas-padrão Recompensas pela eficiência Primeiros trabalhos de seleção e treinamento antecipando a APO

8 Teoria das Organizações
Frank e Lilian Gilbreth ( ) Tempos e movimentos Henry Gantt ( ) Sistema de pagamento por incentivo “tarefa-bônus” Carl Barth ( ) Complexos problemas matemáticos dos experimentos de corte de metais Morris Cooke ( ) Aplicação da Administração Científica no governo e na educação. Henry Ford ( ) Grande empresário com visão prática. Seus princípios: Produtividade, Intensificação , Economicidade e a linha de montagem

9 ORIGENS DA ABORGADEM CLÁSSICA
Teoria das Organizações ORIGENS DA ABORGADEM CLÁSSICA O Mundo ingressou na era industrial

10 Teoria das Organizações
1. Administração Científica Ênfase nas Tarefas TAYLOR Preocupa-se em aumentar a eficiência da empresa, por meio da RACIONALIZAÇÃO do trabalho Ênfase na Estrutura 2.Teoria Clássica FAYOL Preocupa-se em aumentar a eficiência da empresa, por meio de sua ORGANIZAÇÃO e da aplicação de PRINCÍPIOS GERAIS da Administração em bases científicas.

11 Teoria Clássica da Administração
Teoria das Organizações Teoria Clássica da Administração Destaque: Henri Fayol Ênfase: Na estrutura na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Enfoque: organização formal, princípios gerais da administração, funções da administração. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Classificação das atividades da empresa: Funções técnicas, comerciais, de segurança, contábeis, financeiras e administrativas Função Administrativa paira sobre todas as outras Consiste em: prever, organizar, comandar, coordenar, e controlar O Mundo ingressou na era industrial

12 Teoria das Organizações
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Surgiu em 1916, dois anos após o início da Primeira Guerra Mundial ( ), na França. Essa teoria partia do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas (pessoas ou órgãos). Henri Fayol

13 Teoria das Organizações e das suas inter-relações estruturais
Taylor Confronto Teorias Fayol Administração Científica Teoria Clássica Ênfase nas Tarefas Ênfase nas Estruturas Aumentar a eficiência da empresa, por meio do aumento de eficiência ao nível operacional Aumentar a eficiência da empresa, por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais

14 DIFERENÇAS TAYLOR x FAYOL Administração Científica x Teoria Clássica
Teoria das Organizações DIFERENÇAS TAYLOR x FAYOL Administração Científica x Teoria Clássica Eficiência pela estrutura. Enfoque de cima para baixo (direção para execução). Unidade de comando Funções técnicas x administrativas. Controle organizacional. Administração é um todo. Organização é uma de suas etapas. Eficiência pela racionalização. Enfoque de baixo para cima (execução para direção). Supervisão funcional. Concepção x execução. Enfoque no controle. Organização Entidade Social Função Administrativa

15 Teoria das Organizações
As Funções Básicas da Empresa para Fayol Funções técnicas: relacionadas com a produção de bens ou serviços da empresa. Funções comerciais: relacionadas com a compra, venda e permutação. Funções financeiras: relacionadas com a procura e gerencia de capitais. Funções de segurança: relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas. Funções contábeis: relacionadas com controle, inventários, registros, balanços, custos e estatísticas. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas. Relacionadas com a integração de cúpula das outras cinco funções. Teoria Geral das Organizações - Maximiano

16 Teoria das Organizações Funções Administrativas
Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar Funções Administrativas Funções técnicas Funções comerciais Funções financeiras Funções de segurança Funções contábeis Funções Administrativas - Administração Geral; Funções Técnicas - Área de Produção, Manufatura ou Operações; Funções Comerciais - Vendas/Marketing; As Funções de Segurança - um nível mais baixo; Surgiu a área de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas. (conceitos de departamentalização como forma de especialização horizontal da organização).

17 Teoria das Organizações
Conceitos da Administração Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação. Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa. Comandar Dirigir e orientar o pessoal. Coordenar: Ligar, unir, harmonizar todos os atos e todos os esforços coletivos. Controlar: Verificar que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas

18 Fayol: A Empresa e suas Funções
Teoria das Organizações Fayol: A Empresa e suas Funções Planejamento Função de Administração Dados de Entrada Processo de Planejamento Planos Informações Modelos e técnicas de planejamento Ameaças e Oportunidades Projeções Decisões que afetam o futuro Análise e Interpretação dos dados de entrada Criação e Analise de alternativas Decisões Objetivos Recursos Meios de Controle APO - Drucker

19 Fayol: A Empresa e suas Funções
Teoria das Organizações Fayol: A Empresa e suas Funções Organização Função de Administração Definição de Responsabilidades Análise dos Objetivos Divisão do Trabalho Desenho da Estrutura Organizacional Definição de Autoridade

20 Fayol: A Empresa e suas Funções
Teoria das Organizações Fayol: A Empresa e suas Funções Função de Administração Comando/Coordenação Dirigir Liderar, motivar e coordenar trabalhadores; Resolver conflitos entre subordinados; Proporcionar um ambiente propício ao trabalho;

21 Fayol: A Empresa e suas Funções
Teoria das Organizações Fayol: A Empresa e suas Funções Função de Administração Controlar Conhecimento dos Objetivos Estabelecimento dos padrões de controle Análise de resultados Comparação de resultados com objetivos Ações corretivas ou de reforço.

22 Teoria das Organizações
A Proporcionalidade da função administrativa nos diferentes níveis hierárquicos da empresa. Mais altos Níveis Hierárquicos FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Prever Organizar Comandar Coordenar Controlar OUTRAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Mais baixos

23 Teoria das Organizações Teoria Clássica da Administração
Divisão do Trabalho Especialização Organização Formal Máxima Eficiência Princípios Gerais da Administração Unidade de Comando Com esses princípios, a Teoria Clássica manifesta seu enfoque prescritivo e normativo: prescrever quais os elementos da administração (funções do administrador) e quais os princípios gerais que o administrador deve seguir na sua atividade. Esse enfoque prescritivo e normativo indica como o administrador deve proceder no trabalho e constituiu o principal, o cerne da Teoria Clássica. Amplitude de Controle

24 Teoria das Organizações
Os 14 princípios Gerais da Administração para Fayol são: Dvisão do trabalho Autoridade e responsabilidade Unidade de comando Unidade de direção Subordinação dos interesses individuais aos gerais Disciplina Remuneração do pessoal Centralização Ordem Cadeia escalar Equidade Estabilidade do pessoal Iniciativa Espírito de equipe Teoria Geral das Organizações - Maximiano

25 Teoria das Organizações
Princípios Básicos Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a conseqüência natural da autoridade. Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. depende da obediência, aplicação, energia, comportamento aos acordos estabelecidos A ausência de disciplina gera o caos na organização.

26 Teoria das Organizações
Princípios Básicos Unidade de comando – Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens. Princípio da autoridade única. Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupos de atividades. Todos dentro da organização buscam o mesmo objetivo. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais. Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

27 Teoria das Organizações
Princípios Básicos 10. Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo. 11. Estabilidade dos funcionários - alta rotatividade tem conseqüências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários. O desejável é que uma pessoa permaneça muito tempo em um cargo 12 Espírito de equipe – Harmonia e união são grandes forças na organização. O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

28 Teoria das Organizações
Princípios Básicos 13. Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar e, cada pessoa em seu devido lugar. 14. Eqüidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.

29 Teoria das Organizações
Teoria da Administração Os autores clássicos pretendem criar uma teoria da administração baseada na divisão do trabalho, especialização, coordenação e atividades de linha e de staff. Administração como Ciência: substituindo o empirismo e a improvisação por técnicas cientificas. 2. Teoria da Organização: concebe a organização como uma estrutura de órgãos e cargos, com uma forma e disposição das partes, além do inter-relacionamento entre essas partes. 3. Divisão do Trabalho e Especialização: conduz a especialização e a diferenciação das tarefas, ou seja, à heterogeneidade (departamentalização). Teoria Geral das Organizações - Maximiano

30 Teoria das Organizações
4. Coordenação: coordenação deve ser baseada numa real comunhão de interesses. 5.Teoria Linha de Staff: enfatiza a organização linear baseada nos princípios de: Unidade de comando ou supervisão única; Unidade de direção; Centralização da autoridade; Cadeia escalar. Autores clássicos distinguem dois tipos de autoridade: a de linha e a de staff. Autoridade de linha é a forma de autoridade em que os gerentes têm poder formal de dirigir e controlar os subordinados imediatos. Autoridade de staff é a forma de autoridade atribuída aos especialistas de staff em suas áreas de atuação e de prestação de serviços. Teoria Geral das Organizações - Maximiano

31 Teoria das Organizações
Cadeia de comando e Cadeia escalar de Fayol Presidente A B C Diretor D E Gerente F G H I Chefe A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando que estabelece uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem. A cadeia de comando – também conhecida como cadeia escalar – baseia-se no princípio da unidade de comando, que significa que cada empregado deve se reportar a um som superior. Supervisor

32 Teoria das Organizações

33 Teoria das Organizações
Elementos da Administração Elementos da Administração para Urwick Investigação, previsão, planejamento, organização, coordenação, comando e controle. 2. Elementos da Administração para Gulick a) Planejamento (planning) b) Organização (organizing) c) Assessoria (staffing) d) Direção (directing) e) Coordenação (coordenating) f) Informação (reporting) g) Orçamento (budgeting)

34 Teoria das Organizações
Princípios de Administração propostos outros autores 1. Princípios de Administração para Urwick a) Princípio da especialização b) Princípio de autoridade c) Princípio da amplitude administrativa d) Princípio da definição

35 Teoria das Organizações
Apreciação Crítica da Teoria Clássica Abordagem Simplificada da organização Formal Ausência de Trabalhos Experimentais O Extremo Racionalismo na Concepção da Administração “Teoria de Máquina” Abordagem Incompleta da Organização Abordagem de Sistema Fechado

36 Teoria das Organizações
ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS Reduzindo os movimentos inúteis, melhorando as ferramentas e arrumação do local de trabalho. Realizar sempre a mesma atividade. Fordismo. Seleção de empregados. Não consideração das necessidades sociais. Ignora as necessidades dos trabalhadores.  Transformou o homem em uma máquina.  Trata os indivíduos como um só grupo.

37 Teoria Clássica e sua relação com a Teoria Científica.
Teoria das Organizações Teoria Clássica e sua relação com a Teoria Científica. Ambas surgiram pela necessidade de maior rendimento devido à concorrência. A teoria de Fayol utiliza a divisão do trabalho na organização pelas Funções Administrativas de PLANEJAR, ORGANIZAR, COMANDAR, COORDENAR e CONTROLAR. Ele formulou também 14 princípios para orientar o administrador. Entre as várias qualidades para tornar-se um, cita qualidades físicas como saúde, vigor e destreza. As mesmas que tinham grande importância para os trabalhadores de Taylor. Nas duas teorias notam-se doutrinas militares como hierarquia, disciplina, autoridade e unidade de comando demonstrando rigidez.

38 Teoria das Organizações
Taiichi Ohno Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema). O Toyotismo espalhou-se a partir da década de 1960 por várias regiões do mundo e até hoje é aplicado em muitas empresas.

39 Teoria das Organizações
Conclusão: As Teorias Administrativas apresentam diferentes abordagens para a Administração das organizações. Cada uma delas reflete os fenômenos históricos, sociais, culturais, tecnológicos e econômicos de sua época, bem como os problemas que afligiam as organizações. Cada Teoria representa as soluções administrativas encontradas para determinadas circunstâncias, tendo em vista as variáveis focalizadas e os temas mais relevantes. Referências: Idalberto Chiavenato. INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Maximiano, A. C. A .TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

40 Teoria das Organizações
Taiichi Ohno Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema). O Toyotismo espalhou-se a partir da década de 1960 por várias regiões do mundo e até hoje é aplicado em muitas empresas.


Carregar ppt "Curso de Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google