A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Será que estamos cuidando do meio ambiente no local em que vivemos?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Será que estamos cuidando do meio ambiente no local em que vivemos?"— Transcrição da apresentação:

1

2 Será que estamos cuidando do meio ambiente no local em que vivemos?

3 Meio Ambiente e Cidadania
MEIO AMBIENTE- É tudo que nos cerca, os reinos animal, vegetal, mineral, e a relação de interdependência entre os mesmo. CIDADANIA- É a condição do indivíduo, como membro de um estado e portador de direitos e sujeito a deveres e obrigações, é um processo dinâmico de conquista e defesa dos direitos humanos, civis e políticos.

4 O Individuo Como Cidadão
Para que a vida em sociedade seja possível, foram criadas as normas de conduta, que falam sobre os direitos e deveres determinados pelas leis e códigos, cabendo ao cidadão o dever de obedecera-las em benefício do bem comum. Respeitando o direito das demais pessoas e sendo respeitado por elas.

5 POLUIÇÃO! Todo tipo de alteração ocorrida no meio ambiente que cause desequilíbrio e prejudique tanto a vida podendo ser causada pela liberação de matéria quanto pela liberação de energia.

6 Tipos De Poluição: Podem Ser: Poluição Atmosférica Poluição Sonora
Poluição do solo

7 Poluição Atmosférica   A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.

8 Poluição Sonora É considerado como poluição sonora qualquer ruído os limites estabelecidos pela legislação ou, que seja capaz de provocar desconforto, e prejudicar a saúde humana. A poluição sonora, assim como a poluição visual é considerada como uma forma mais “recente” de poluição porque está fortemente relacionada a grande concentração de pessoas, indústrias, veículos, meios de comunicação e outros ruidosos integrantes dos grandes centros urbanos.

9 Poluição do Solo A poluição do solo, ou seja, a camada superficial da crosta terrestre, ocorre devido os malefícios diretos e indiretos causados pela desordenada exploração e ocupação do meio ambiente, depositando no solo elementos químicos estranhos, prejudiciais às formas de vida microbiológica e sua colaboração em relação às interações ecológicas regulares As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.

10 OS EFEITOS DA POLUIÇÃO São muitas as consequências que são geradas pela poluição, o aumento da poluição, muitas vezes causadas por ações humanas, gera grande preocupação por suas consequências causar grandes danos à natureza e também ao homem. Todos os dias nos pegamos reclamando do elevado grau na temperatura, ou da  grande quantidade de chuva em pouco tempo, esses são alguns exemplos resultantes das consequências que a poluição nos traz. Uma grande preocupação quanto à poluição, é o efeito estufa, que a cada dia que passa ele vem se agravando mais e mais, causando aumento na temperatura do planeta, além de o ecossistema sofrer grandes mudanças, as quais ameaçam o planeta a se deteriorar aos poucos.

11 São muitas as consequências gerada pelo auto índice de poluição, danos na atmosfera, problemas ambientais, deficiência sanitária, além de que todas essas consequências faz com que outras maiores seja desencadeadas, afetando não apenas a toda população, como também o planeta todo. As principais consequências da poluição são as que seguem: Problemas neuropsíquicos e surdez; alterações drásticas nas taxas de natalidade e mortalidade de populações, gerando impactos na cadeia trófica; morte de rios e lagos; efeito estufa; morte por asfixia; destruição da camada de ozônio; chuvas ácidas e destruição de monumentos e acidificação do solo e da água; inversão térmica; propagação de doenças infecciosas

12 CONTROLE AMBIENTALSISNAMA:
SISNAMA- Sistema Nacional Meio Ambiente CONOMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. FEAM- Fundação Estadual do Meio Ambiente. SMMA- Secretaria Municipal de Meio Ambiente Ministério do Meio Ambiente: dos Recursos Hídricos da Amazônia Legal.

13 CURIOSIDADES TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO Alumínio: 250 a 500 anos. Isopor: 400 anos. Garrafas Plásticas: 450 anos. Fraldas Descartáveis: anos. Papel: 6 meses. Cigarro: 01 a 02 anos. Lata de Aço:10 anos. Vidro: tempo indeterminado. PNEUS: Indeterminado. POLUIÇÃO DAS ÁGUAS. O planeta terra é composto por ¾ de terra. Apenas ¼ de água. De toda a água 97% é salgada, (mares). 2% está sólida nos polos. Resta 1% de água doce em forma liquida.

14 Proteja o teu planeta ! A Mudança Começa Por Cada Um De Nós!

15 Acadêmicos: Amanda do Amaral Pinheiro Danielle Damazio Marins Fabiane Guimarães Vasconcellos Letícia Pereira da Costa Míriã Marçal Rocha dos Santos Raquel Camilo Silva


Carregar ppt "Será que estamos cuidando do meio ambiente no local em que vivemos?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google