A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMAGENS CAP 34 Componentes: Jéssica Santos Edson Felipe Professor : Adelino Matéria : Física III 5º período de Engenharia Elétrica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMAGENS CAP 34 Componentes: Jéssica Santos Edson Felipe Professor : Adelino Matéria : Física III 5º período de Engenharia Elétrica."— Transcrição da apresentação:

1 IMAGENS CAP 34 Componentes: Jéssica Santos Edson Felipe Professor : Adelino Matéria : Física III 5º período de Engenharia Elétrica

2 O que são imagens? São representações obtidas a partir de raios luminosos Como ela se classifica? Existem 2 tipos de imagens uma se classifica como imagem virtual e a outra como imagem real.

3 Espelhos planos É uma superfície que reflete um raio luminoso em uma direção definida, em vez de absorvê-lo ou espalhá-lo. As imagens formadas por espelhos planos são sempre virtuais.

4 Espelhos esféricos Espelho esférico é qualquer calota esférica que seja polida e possua um alto poder de reflexão. Se ƒ é a distancia focal(distancia entre o centro do espelho e o ponto focal) r é o raio da curvatura do espelho. ƒ = ½ r

5 Imagens produzidas por espelhos esféricos Existem dois tipos de espelhos esféricos: Espelho convexo - Caso um objeto qualquer seja colocado diante de um espelho convexo, usaremos dois raios para construir a imagem. Como mostra a figura, a imagem do objeto estará no encontro dos prolongamentos dos raios refletidos.

6 Espelho côncavos - é um segmento de uma superfície esférica que apresenta na parte interna o seu lado refletor, como mostra a imagem abaixo:

7

8 Refração em interfaces esféricas A luz emitida por um objeto pontual O em um meio de índice de refração n1 e incidirá em uma interface esférica com um meio de índice de refração n2. ou seja, nosso objetivo é saber se forma uma imagem real ou virtual.

9 Lentes delgadas

10

11 Imagens produzidas por lente delgadas

12 Localizar imagens produzidas lentes desenhando raios

13 Sistemas de duas lentes - Quando um objeto O é colocado diante de um conjunto de duas lentes que tem eixos centrais que coincidem podemos localizar a imagem final no sistema ou seja é a imagem produzida pela lente mais distante do objeto. - Trabalhar as lentes por partes, supondo a lente 1 mais próxima. Calcular as 2 partes pela equação 1/f = 1/p + 1/i

14 Instrumentos óticos Os instrumentos ópticos são equipamentos construídos para auxiliar a visualização do que seria muito difícil ou impossível de enxergar sem eles. As peças fundamentais que compõem a maioria dos instrumentos ópticos são os espelhos e lentes.

15 Referencias: http://www.infoescola.com/wp- content/uploads/2010/02/espelho- concavo1.jpg http://www.mundoeducacao.com/fisica/for macao-imagens-espelhos-esfericos.htm Fundamentos da fisica, halliday ed 9 vol 4


Carregar ppt "IMAGENS CAP 34 Componentes: Jéssica Santos Edson Felipe Professor : Adelino Matéria : Física III 5º período de Engenharia Elétrica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google