A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor: Cleber Corrêa. Química orgânica: Estuda os compostos do carbono Em 1828, as pesquisas em Química orgânica foram ampliadas, principalmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor: Cleber Corrêa. Química orgânica: Estuda os compostos do carbono Em 1828, as pesquisas em Química orgânica foram ampliadas, principalmente."— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Cleber Corrêa

2

3 Química orgânica: Estuda os compostos do carbono Em 1828, as pesquisas em Química orgânica foram ampliadas, principalmente após a descoberta de Woller

4 Fibras sintéticas, alimentos, cosméticos, medicamentos e combustíveis são alguns dos produtos que envolvem milhões de substâncias em que o principal componente é o mais extraordinário dos elementos químicos, o Carbono.

5 A teoria da força vital Por não conhecerem substâncias orgânicas provenientes de fontes não- vivas, como as rochas, acreditava-se que era necessária uma espécie de FORÇA VITAL para se obter uma substância orgânica. Assim, acreditava-se que compostos orgânicos vinham de compostos também orgânicos, o mesmo acontecia com compostos inorgânicos.

6 Cianato de amônio + aquecendo = Uréia Até então acreditava-se no seguinte (Teoria de Torbem Mergmann): ORGÂNICO: tinha origem viva INORGAÂNICO: tinha origem mineral

7

8 O carbono é tetravalente Trata-se do primeiro postulado de Kekulé em 1858, e atribui ao carbono a possibilidade de quatro ligações. A estrutura ao lado representa o composto: CH 4

9 As quatro valências são iguais entre si CH 3 Cl

10 O Carbono forma ligações múltiplas Ligação SIMPLES Ligação DUPLA Ligação TRIPLA

11 O Carbono forma cadeias

12 Os tipos de cadeia orgânica: -Quanto ao fechamento da cadeia  Cíclica ou aberta Acíclica ou fechada 

13 -Quanto à disposição dos átomos:  Normal  Ramificada

14 -Quanto aos tipos de ligações:  Saturada  Insaturada

15 -Quanto à natureza dos átomos:  Homogênea: Na cadeia, existe apenas átomos de carbono  Heterogênea: Na cadeia, existe átomos de outros elementos (heteroátomos)

16 Classificação dos carbonos na cadeia: Primário Terciário Secundário Quaternário

17

18 Função orgânica: É um conjunto de substâncias com propriedades químicas semelhantes denominadas de propriedades funcionais. Para estudo das funções, é preciso iniciarmos o estudo da sua nomenclatura, que exige o cumprimento de normas estabelecidas pela IUPAC (Union of Pure and Applied Chemistry). Para tanto, vamos iniciar o estudo dos prefixos...

19 Número de carbonosPrefixo 1Met 2Et 3Prop 4But 5Pent 6Hex 7Hept 8Oct 9Non 10Dec

20 Radicais orgânicos e seus nomes:

21 Regras fundamentais na nomenclatura dos compostos: 1) Considerar, como cadeia principal, a cadeia mais longa; se há várias de mesmo comprimento, escolha como cadeia principal a mais ramificada; 2) Numerar a cadeia de modo que as ramificações recebam os menores números possíveis (regra dos menores números); 3) Citar as ramificações, em ordem alfabética, precedidas pelos seus números de colocação na cadeia principal e finalizar com o nome correspondende à cadeia principal.

22

23 Os HIDROCARBONETOS, são compostos orgânicos formados exclusivamente por: carbono e hidrogênio. Alcanos: São os principais formadores do petróleo. Os alcanos apresentam apenas ligações simples. Alcenos: Matéria-prima na fabricação de plásticos e fibras têxteis. Possuem duplas ligações. Alcinos: Usados na fabricação de plásticos e solventes. Possuem tripla ligação.

24 Resumindo: alcanos alcenos alcinos Nomenclatura: Prefixo + an + o Prefixo + en + o Prefixo + in + o Acompanhe os exemplos a seguir 

25 CH 4 METANO CH 3 ____ CH 3 ETANO ETENO CH 3 PROPENO ETINO

26 2-metil-pentano Radical Cadeia

27 2,2,4 trimetil - pentano

28 Chegou a hora dos exemplos no quadro e dos exercícios!!!


Carregar ppt "Professor: Cleber Corrêa. Química orgânica: Estuda os compostos do carbono Em 1828, as pesquisas em Química orgânica foram ampliadas, principalmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google