A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SAÚDE DA MULHER, CULTURA E EMPODERAMENTO FEMININO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAÚDE DA MULHER, CULTURA E EMPODERAMENTO FEMININO"— Transcrição da apresentação:

1 SAÚDE DA MULHER, CULTURA E EMPODERAMENTO FEMININO
Prof Dr Belmiro Gonçalves Pereira FCM / UNICAMP SOGESP ( )

2

3 RESUMO DE CONTEÚDOS Empoderamento Empoderamento das mulheres Saúde Cultura Conhecimento

4 EMPODERAMENTO EMPOWERMENT = EMPODERAMENTO
Quem traduziu pela primeira vez para o português foi o Professor Paulo Freire. EMPODERAMENTO: “é a capacidade do indivíduo realizar, por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer” Paulo Freire EMPODERAR-SE: é um processo emancipatório em que o indivíduo dá poder a si mesmo para viver suas escolhas

5 EMPODERAMENTO O termo tem sido utilizado em diferentes áreas de conhecimento - educação, sociologia, ciência política, saúde pública, psicologia comunitária, serviço social, administração. Constituindo-se em ferramenta de governos, organizações da sociedade civil e agências de desenvolvimento em agendas direcionadas para a melhoria da qualidade de vida e dignidade humana de setores pobres, boa governança, maior efetividade na prestação de serviços e responsabilização social. (NARAYAN, 2002)

6 EMPODERAMENTO EMPODERAMENTO: parte da ideia de se dar às pessoas o poder, a liberdade e informação que lhes permitam tomar decisões e participar ativamente das decisões e organização social. EMPODERAMENTO: historicamente, começa muito antes dos recentes movimentos de libertação. Em termos práticos, significa: Educação, Cultura e Informação.

7 EMPODERAMENTO Conscientização, Criação e Socialização.
Conquistar a condição e a capacidade de participação, inclusão social e exercício da cidadania. Libertar-se dos medos e das culpas. Fundamentalmente, viver a alegria, a paz e o amor.

8 17 METAS PARA TRANSFORMAR NOSSO MUNDO

9 IGUALDADE DE GÊNEROS ● O TRABALHO DEVE CONTEMPLAR IGUALDADE DE GÊNERO.
 ● IGUALDADE E EMPODERAMENTO A TODAS AS MULHERES E MENINAS. ● O TRABALHO DEVE CONTEMPLAR IGUALDADE DE GÊNERO. ● PRINCÍPIOS DO EMPODERAMENTO DAS MULHERES.          

10 EMPODERAMENTO DAS MULHERES
1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível. 2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação. 3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa. 4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres. 5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing. 6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social. 7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero. ”ONU Mulheres & Pacto Global”

11 EMPODERAMENTO DAS MULHERES
A importância do Empoderamento Feminino O Empoderamento Feminino não é uma causa de uma pessoa, é o que você faz para fortalecer mais mulheres e desenvolver a igualdade de gênero. Publicado em 02 de fevereiro de 2015 POR Ana Paula Passarelli

12 PROTAGONISMO E EMPODERAMMENTO
PROTAGONISMO: É o processo de protagonizar, de ser o figurante principal de uma representação. DO LATIM: “ PROTOS” = PRINCIPAL, PRIMEIRO. “AGONISTES” = LUTADOR, COMPETIDOR. O PROTAGONISMO É SINGULAR. É da mulher, é do homem, do adolescente,.... O EMPODERAMENTO É PLURAL. É das mulheres, dos operários, do time de futebol,...

13 PROTAGONISMO E EMPODERAMMENTO
BEIJING+20: — O PROTAGONISMO DA MULHER NA CONSTRUÇÃO DA PAZ EM NOVA YORK - MARÇO 2015. ORGANIZAÇÃO: NAÇÕES UNIDAS. TEMA CENTRAL: “BEIJING+20”. PROFUNDA REFLEXÃO A RESPEITO DOS AVANÇOS E RETROCESSOS HAVIDOS DESDE 1995, QUANDO A QUARTA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE AS MULHERES DEFINIU COMO FOCO PRINCIPAL TRABALHAR PELA IGUALDADE DE GÊNERO E LUTAR CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DE MULHERES E MENINAS EM TODO O UNIVERSO. 2015

14 SAÚDE E EMPODERAMENTO

15 SAÚDE E EMPODERAMENTO POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E A SAÚDE DA MULHER Surgiram da necessidade de igualdade de direitos às mulheres. São ações do governo para produzirem benefícios para a sociedade e a economia e por isso são de interesse para o governo.

16 SAÚDE E EMPODERAMENTO Criação de políticas públicas para as mulheres.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E A SAÚDE DA MULHER Criação de políticas públicas para as mulheres. 2003: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). ... 2011: III Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres III Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM).

17 SAÚDE E EMPODERAMENTO Plano Nacional de Políticas para a Mulher.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E A SAÚDE DA MULHER Plano Nacional de Políticas para a Mulher. É a base para as ações do governo em erradicar a desigualdade contra a mulher. Gestão ocorre por conta dos órgãos do governo como o ministério e secretarias especiais.

18 SAÚDE E EMPODERAMENTO Política Nacional para a Mulheres
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E A SAÚDE DA MULHER Política Nacional para a Mulheres É de caráter permanente, estabelece as linhas gerais sobre os planos. Princípios: igualdade e respeito à diversidade equidade autonomia laicidade do estado universalidade justiça social transparência controle social

19 POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER (PNAISM).
SAÚDE E EMPODERAMENTO POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER (PNAISM). Objetivos gerais: 1)Promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres brasileiras, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde em todo território nacional. 2) Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie. 3) Ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde (SUS).

20 SAÚDE E EMPODERAMENTO CONSELHO NACIONAL DOS DIREITOS DA MULHER -CNDM, VINCULADO AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Grande relevância porque se constituem em espaços de controle social e de interlocução da sociedade civil e de lideranças com os governos. Função: Formulação, monitoramento e avaliação das políticas públicas.

21 SAÚDE E EMPODERAMENTO REDE CEGONHA
Programa do governo Federal para qualificar o pré-natal, parto, pós-parto e do atendimento ao recém-nascido e crianças até dois anos. OUTUBRO ROSA Luta contra o câncer de mama. Estimula a população, empresas e entidades a participarem. Movimento popular.

22 CASA DA GESTANTE VULNERÁVEL
SAÚDE E EMPODERAMENTO CASA ACONCHEGO Acolhe mulheres vítimas de violência e seus filhos em Santa Maria. CASA DA GESTANTE VULNERÁVEL Acolhe mulheres gestantes em situação de moradoras de rua e usuárias de drogas em Campinas.

23 CULTURA E EMPODERAMENTO
CULTURA: modo verbal que tem sempre alguma relação com o futuro; tanto que a própria palavra tem essa terminação –ura, que é uma desinência de futuro, daquilo que vai acontecer, da aventura. As palavras terminadas em –uro e –ura são formas verbais que indicam projeto, algo que vai acontecer. CULTURA: desenvolvimento humano, conjunto de ideias e valores ou transmissão de conhecimento. Bosi A: ”Entrevista. In Revista de cultura e extensão USP, 2005

24 CULTURA E EMPODERAMENTO
As raízes indígenas, europeias, asiáticas e africanas entre tantas outras se refletem não só na cultura como nos costumes do brasileiro. A Constituição Brasileira assegura o pleno exercício dos direitos culturais e define que o estado deve apoiar, incentivar e valorizar suas manifestações, além de proteger as culturas indígenas, afro-brasileiras e de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

25 CONHECIMENTO E EMPODERAMENTO
O empoderamento envolve um processo de conscientização, a passagem de um pensamento ingênuo para uma consciência crítica. Mas isso não se dá no vazio, numa posição idealista, segundo a qual a consciência muda dentro de si mesma, através de um jogo de palavras num seminário. A conscientização é um processo de conhecimento que se dá na relação dialética homem-mundo, num ato de ação-reflexão. (FREIRE, 1979)

26 SAÚDE, CULTURA, CONHECIMENTO E EMPODERAMENTO
O empoderamento resulta de uma bem elaborada organização de processos que envolvem: alimentação de qualidade, saneamento, saúde, bem estar, conscientização, educação, respeito, equidade e igualdade entre os seres humanos. Enquanto existirem grupos minoritários excluídos, lutar para que políticas públicas cuidem deles. Fundamentalmente, deixar de considerar a possibilidade de existência de grupos minoritários e excluídos.

27 SAÚDE, CULTURA CONHECIMENTO E EMPODERAMENTO FEMININO
Educação CONSCIENTIZAÇÃO E CONHECIMENTO Empoderamento

28 OBRIGADO!


Carregar ppt "SAÚDE DA MULHER, CULTURA E EMPODERAMENTO FEMININO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google