A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal."— Transcrição da apresentação:

1 1 Família, a base para cidadania

2 2

3 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal e a propriedade privada. Família na Antiguidade

4 4 A família existente na idade média, séculos XIV e XV, está impregnada de ações públicas. Há uma exteriorização das atividades e da vida. Família na Idade Média

5 5 Segundo ATKINSON e MURRAY (cit. por VARA, 1996), a família é um sistema social uno, composto por um grupo de indivíduos, cada um com um papel atribuído, e embora diferenciados, consubstanciam o funcionamento do sistema como um todo.

6 6 O conceito de família, ao ser abordado, evoca obrigatoriamente, os conceitos de papéis e funções, como se têm vindo a verificar. Em todas as famílias, independentemente da sociedade, cada membro ocupa determinada posição ou tem determinado estatuto, como por exemplo, marido, mulher, filho ou irmão, sendo orientados por papéis.

7 7 Papéis estes, que não são mais do que, “as expectativas de comportamento, de obrigações e de direitos que estão associados a uma dada posição na família ou no grupo social” (DUVALL ; MILLER cit. por STANHOPE, 1999; p. 502).

8 8 No fim do século XVI e durante o século XVII vai surgir um novo sentimento de família que vem acompanhado de mudanças significativas em relação às crianças. “A criança tornou-se um elemento indispensável da vida cotidiana, e os adultos passaram a se preocupar com sua educação, carreira e futuro” (Arié, p. História social da criança e da família, p.270)

9 9 A Europa como civilização mais avançada, promove/sofre guerras que vão alterar as formas de relações pessoais e sociais. Impondo um sentimento de urgência em viver todas as coisas já.

10 10 Neste contexto a família também será alterada, a criança será entendida como esperança, há uma extensão da família pelo espírito da solidariedade, espírito de comunidade e de cuidado mútuo.

11 11 DIVERSIDADE ESTRUTURAL MAIS COMUM FAMÍLIAS TRADICIONAIS FAMÍLIAS MONOPARENTAIS FAMÍLIAS RECASADAS FAMÍLIAS AMPLIADAS FAMÍLIAS NÃO CONVENCIONAIS FAMÍLIA HOJE

12 12 Família na pré-história: papéis muito bem definidos (pela capacidade e força de cada um)

13 13 Família romana: modelo paternalista / patriarcal. Papéis estabelecidos pelo pater.

14 14 Família Aristocrata: Papéis impostos por rígidas tradições. (Amas de criação)

15 15 Família camponesa: Mulheres cuidam das crianças e da casa, tecem e cozinham. Os homens cuidavam das plantações, das construções e do comércio.

16 16 Família classe trabalhadora: Com a revolução industrial homens e mulheres compartilhavam afazeres na indústria. Os filhos perambulavam pelas ruas. O papel da ama de criação (babá) ressurge posteriormente.

17 17 Família moderna: Valorização da mulher no mercado de trabalho, filhos na responsabilidade de avós ou “amas” modernas. Papéis confusos. Sustento da casa é compartilhado. Surgimento de novos modelos familiares.

18 18 E os papéis?

19 19 Não existe uma família ideal ou um modelo pré-determinado de família, existem famílias reais. Independente de sua configuração, a família continua sendo a instituição social responsável pelos cuidados, proteção, afeto e educação das crianças/adolescentes, ou seja, é o primeiro e importante canal de iniciação dos afetos, da socialização, das relações de aprendizagem.

20 20 A FAMÍLIA, BASE DA SOCIEDADE TEM ESPECIAL PROTEÇÃO DO ESTADO. (C.F capítulo VII, Art,226. 1988)

21 21 REGULAÇÃO SEXUAL REPRODUÇÃO SOCIALIZAÇÃO AFETO PROTEÇÃO EDUCAÇÃO FORMAL FUNÇÕES DA FAMÍLIA

22 22 CIDADÃO Espírito de corpo X Espírito de porco Compromisso consigo e com o outro; Deixar as coisas (e as pessoas) melhores do que as encontrou; A vivência social é reflexo da vivência familiar; Princípios como ética, respeito, presença e participação nas decisões coletivas, zelar pelo bem alheio e comum.

23 23 OBRIGADO


Carregar ppt "1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google