A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMAR - União de Mulheres Alternativas e Resposta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMAR - União de Mulheres Alternativas e Resposta."— Transcrição da apresentação:

1 UMAR - União de Mulheres Alternativas e Resposta

2  Nasceu a 12 de Setembro de 1976 através da participação activa das mulheres com o 25 de Abril de 1974.  É uma Organização Não Governamental e está representada no Conselho Consultivo da CIDM (Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres), desde 1977.  As necessidades sentidas por essas mulheres levaram à criação da associação. Para que pudessem lutar pelos seus direitos, naquele contexto politico.

3  Sociedade civil;  Mulheres vítimas e não vítimas;  Jovens;  Mulheres imigrantes;  Associações de Desenvolvimento Local, Associações Culturais e Associações de Mulheres e Feministas, Associações de imigrantes, ONG’s em geral.

4  A UMAR dos dias de hoje é uma associação que pretende despertar a consciência feminina na sociedade portuguesa.  A UMAR LUTA PELAS SEGUINTES CAUSAS:  O direito à contracepção;  O direito ao aborto;  Luta contra a violência doméstica;  Paridade nos órgãos decisão política;  No envolvimento internacional em iniciativas como o da Marcha Mundial de mulheres.

5  A UMAR está sediada na Rua de S. Lázaro, nº 111,1º em Lisboa.  Tendo delegações nos seguintes locais;  Almada  Porto  Açores  Terceira  Faial  E um núcleo em Santa Maria da Feira.

6  “A UMAR enraíza-se, assim, no trabalho de terreno, envolvendo-se com as mulheres nas suas grandes preocupações e lutas sociais mas também como forma de construir quotidianos e culturas feministas valorizando a diversidade das formas femininas de entender a vida e o mundo. Articula-se, desta maneira, a construção da agência feminista com a actividade cultural, organizando eventos de carácter público incluindo acções de pressão, denúncia, propostas, contestações, protestos, homenagens, assim como festas, convívios, concertos, sessões de poesia, etc.”

7  “A UMAR tem vindo a trazer a público este problema, tendo realizado diversas acções que visam a sensibilização da sociedade civil, tais como tertúlias, debates, acções de rua, entre outras.”

8  Este projecto desenvolvido prioritariamente em escolas, tem como objectivo a prevenção da violência de género e a promoção dos direitos humanos junto de jovens alunos/as do 3º ciclo e do ensino secundário.  Para que este projecto fosse possível a UMAR fez parcerias com algumas das escolas de Gondomar e Porto.

9  Temas explorados: - Direitos Humanos; - Direitos das Crianças; - Direitos das Mulheres; - (Des)Igualdades de Género; - Naturalizações e causas de violência na sociedade (casa, estrada, escola, recreio, café, estádio...); - Violência Doméstica; - Violência no Namoro; - Bullying; - Sexualidades; - Treino de competências pessoais e sociais.

10  http:// www.umarfeminismos.org/index.php http:// www.umarfeminismos.org/index.php  http://www.camaracabedelo.pb.gov.br/saiba -mais/direito-das-mulheres http://www.camaracabedelo.pb.gov.br/saiba -mais/direito-das-mulheres  http://agaleradeuzl.blogspot.com/ http://agaleradeuzl.blogspot.com/  http://www.granatum.com.br/post/o-sonho- da-casa- propria/http://rogeriompedro.blogspot.com/ 2008/11/cantada-no-pode-ser-confundida- com.html http://www.granatum.com.br/post/o-sonho- da-casa- propria/http://rogeriompedro.blogspot.com/ 2008/11/cantada-no-pode-ser-confundida- com.html


Carregar ppt "UMAR - União de Mulheres Alternativas e Resposta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google