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NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.

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2 NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação de algum coisa

3 ISO ISO refere-se a Intenational Organization for Standardization; Criada após a Segunda Gerra Mundial em 1947 Genebra – Suíça, por representantes de 25 países; Atualmente Presente em cerca de 162 países; No Brasil, a órgão que representa a ISO é a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O propósito da ISO é desenvolver normas e padrões mundiais que traduzam o consenso nos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. As normas ISO não são de caráter imutável. Elas devem ser revistas e revistadas ao menos uma vez a cada cinco anos.

4 Tipos de ISO ISO 9000 Compreende um conjunto de cinco normas (ISO 9000 a ISO 9004); Foi oficializada em 1987, baseada em normas já existente, principalmente nas normas Britânicas BS 5750; As normas ISO 9000 podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena, de caráter industrial, prestador de serviços ou uma entidade governamental;

5 Tipos de ISO ISO 9000 – sistema de gestão de qualidade e conceitos de terminologia; ISO 9001 – modelo de garantia da qualidade que engloba as áreas de projeto/desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica; ISO 9002 – modelo de garantia da qualidade que engloba a produção e a instalação; ISO 9003 – modelo de garantia da qualidade para inspeção e ensaios finais; ISO 9004 – Sistema de gestão de qualidade – guia para melhoria de desempenho;

6 Tipos de ISO ISO 14000 - A ISO 14000 é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental nas empresas (privadas e públicas). Quando uma empresa segue as normas e implanta os processos indicados, ela pode obter o Certificado ISO 14000. Este certificado é importante, pois atesta que a organização possui responsabilidade ambiental, valorizando assim seus produtos e marca. Para conseguir e manter o certificado ISO 14000, a empresa precisa seguir a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para seguirem as normas, diagnosticar os impactos ambientais que está causando e aplicar procedimentos para diminuir os danos ao meio ambiente.

7 Tipos de ISO ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social A norma fornece orientações para todos os tipos de organização, independente de seu porte ou localização, sobre: Conceitos, termos e definições referentes à responsabilidade social; Histórico, tendências e características da responsabilidade social; Princípios e práticas relativas à responsabilidade social; Os temas centrais e as questões referentes à responsabilidade social;

8 Tipos de ISO Integração, implementação e promoção de comportamento socialmente responsável em toda a organização e por meio de suas políticas e práticas dentro de sua esfera de influência; Identificação e engajamento de partes interessadas; Comunicação de compromissos, desempenho e outras informações referentes a responsabilidade social. A ISO 26000:2010 é uma norma de diretrizes e de uso voluntário; não visa nem é apropriada a fins de certificação

9 O Que é certificação ISO? Obter a certificação de acordo com as normas da série ISO significa que o sistema de qualidade da empresa foi avaliado por uma entidade. Este processo cabe aos organismos de certificação (ou certificadores), que são reconhecidas pelo IAF (International Accreditation Forum). No Brasil, o representante do IAF é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

10 Passos para certificação ISO Preparação da organização (incluindo auditorias internas) Contratação do órgão Certificador Realização da Pré auditoria Realização da auditoria inicial Auditorias de manutenção (semestral) Auditorias de recertificação

11 Com a ISO 9000 terei mais qualidade que meu concorrente? As normas ISO 9000 não confere qualidade extra a um produto (ou serviço), garantem apenas que o produto (ou serviço) apresentará sempre as mesmas características.

12 DIN DIN-Deutsches Institut für Normung. DIN- Instituto Alemão de Normalização, é a porta de entrada para a padronização global. O objetivo dos padrões da DIN é desenvolver padrões uniformes em todo o mundo. Eles permitem uma redução de barreiras técnicas ao comércio e promovem a exportação da economia alemã. DIN representa interesses alemães na padronização da Organização Internacional de Normalização (ISO). Somente trabalhando em um DIN, os especialistas alemães têm acesso à tomada de decisão sobre os organismos nacionais de normalização.

13 DIN O Instituto Alemão de Normalização é filiado à ISO. Alguns padrões ISO foram criados a partir de padrões DIN. Ex: Folha A4, foi padronizada através da DIN. Os princípios de padrões globais são: Voluntários; Relevância Para o mercado; Consenso; Envolvimento de todas as partes da ciência, indústria e sociedade; Um voto por pais.

14 SAE -SAE (Society of Automotive Engineers - EUA) é a norma de classificação dos aços-carbono (aços sem adição de elementos de liga, além dos que permanecem em sua composição no processo de fabricação) e aços de baixa liga (aços com baixas porcentagens de elementos de liga) mais utilizada em todo o mundo. -A classificação SAE é baseada na composição química do aço. -A mesma classificação também é adotada pela AISI (American Iron and Steel Institute-EUA).


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