A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Períodos da história da Filosofia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Períodos da história da Filosofia"— Transcrição da apresentação:

1 Períodos da história da Filosofia

2 Períodos da Filosofia 1- Pré-socrático (séc. VII a V a.C): De Tales de Mileto a Sócrates. A filosofia se ocupa da natureza e da origem das coisas.

3 Períodos da Filosofia 2- Período socrático ou clássico (séc. V a IV a.C): A Filosofia reflete sobre as questões humanas, sobretudo a ética e a política.

4 Períodos da Filosofia 3- Período alexandrino ou helenístico (fim do séc. IV a III a.C): A filosofia busca sistematizar o conhecimento alcançado. Disseminação da cultura clássica no mundo mediterrâneo. Surgem novas escolas como a dos estóicos, dos epicuristas e dos céticos.

5 Períodos da Filosofia 4- Período greco-romano (séc. III a.C a VI d.C): Marcado pela assimilação da cultura grega pela cultua romana e a dissolução do pensamento grego diante do cristianismo.

6 Destaca-se nos primeiros filósofos a construção de uma COSMOLOGIA (explicação racional e sistemática das características do universo) que substituísse a antiga COSMOGONIA (explicação sobre a origem do mundo baseada nos mitos).

7 Querem descobrir, com base na razão e não na mitologia, a substância primordial (arché, em grego) existente nos seres materiais, ou seja, a matéria-prima de que são feitas as coisas.

8 Tales de Mileto Considerado o primeiro pensador grego: “pai da filosofia”. Foi astrônomo. Chegou a prever um eclipse total do Sol. Demonstrou que a soma interna dos ângulos do triângulo é 180º. a.C

9 Tales de Mileto: tudo é água
Na busca de fugir das antigas explicações mitológicas sobre a criação do mundo, Tales queria descobrir um elemento físico constante em todas as coisas.

10 Tales de Mileto: tudo é água
Concluiu que a água é a substância primordial, a origem única de todas as coisas. Para ele, a água permanece a mesma, em todas as transformações dos corpos, apesar dos diferentes estados: sólido, líquido e gasoso.

11 Anaximandro de Mileto – 610-547 a.C

12 Anaximandro de Mileto “Nem água nem algum dos elementos, mas alguma substância diferente, ilimitada, e que dela nascem os céus e os mundos neles contidos”. Para ele não era possível pensar uma única substância (ou o fogo ou a água...).

13 Anaximandro de Mileto Designou esta substância como ápeiron (em grego = o “indeterminado”, “infinito”). Tal realidade não é acessível aos sentidos como a água, por exemplo.

14 “E assim como nossa alma que é ar, nos mantém unidos,
Anaxímenes de Mileto “E assim como nossa alma que é ar, nos mantém unidos, da mesma maneira o vento envolve todo o mundo. Tentando conciliar Tales e Anaximandro, concluiu ser o ar o princípio de todas as coisas. – a.C

15 Fundou uma sociedade de caráter filosófico e religioso.
Pitágoras de Samos “Todas as coisas são números”. Para Pitágoras os números representam ordem e harmonia. Fundou uma sociedade de caráter filosófico e religioso. Introduziu um aspecto mais formal na explicação da realidade: a ordem e a constância. – a.C

16 Heráclito de Éfeso “Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo”.
Realidade do mundo em constante transformação. A vida é um fluxo constante impulsionada pelos opostos: bem e mal, ordem e desordem... A luta é a mãe de todas as coisas. – 500 a. C - ?

17 Heráclito de Éfeso Pela luta de forças opostas é que o mundo se modifica e evolui. “Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio” – 500 a. C - ?

18 Parmênides de Eléia “O ente é; pois é ser e nada não é”. Opõe-se a Heráclito. Existe o ser e o não ser não é. Os contrários não podem coexistir. Princípio lógico da não contradição. Não podemos confiar nas aparências das coisas. Devemos buscar a essência e a verdade. – a.C

19 RESUMÃO FILOSOFIA Antiga

20 Qual a origem da filosofia?

21 A filosofia vem de origem grega, sendo que philos – amizade, amor, e
sophia – Sabedoria. A mesma nasceu da curiosidade humana, em compreender e questionar os valores e interpretações da sociedade , da realidade e complementar ao mito. Sendo a filosofia Antiga dividida em: Pré-socráticas, sofista, socrática e pós-socrática.

22 Pré-Socráticos Buscavam a entender a origem e o funcionamento do universo , Identificando seus princípios fundamentais

23 São filósofos anteriores a Sócrates
Investigam o mundo material, físico. Buscam (arché) seria o principio a origem. Filósofos importantes: Tales de Mileto ( a.C.) Pitágoras ( a.C)

24 Tales Pitágoras

25 Tales: Faz parte da escola jônica Previu o eclipse em 585 a. C
Sua doutrina baseia-se na água como o elemento primordial de todas as coisas Afirmava que: "todas as coisas estão cheias de deuses” Para Tales arqué (principio) seria a Água

26 Pitágoras: Faz parte das escolas italianas.
Defendia uma doutrina mais religiosa do que filosófica. Criou o teorema que enunciava : Num triângulo retângulo , o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. a²=b²+c² Fundador de Crotona, colônia grega, uma associação científico-ético-política.

27 Sofistas Negavam a existência a verdade absoluta e buscavam conhecimento úteis para a vida por meio da retórica (linguagem, discursos).

28 Realizam raciocínios aparentemente validos (sem conclusão).
São sofismas raciocínios aparentemente verídicos, porém não possuem forma admissível. No senso comum sofisma e qualquer raciocínio, que apresenta coerência Persuadiam pelo efeito psicológico A principal doutrina sofística consiste, em uma visão relativa de mundo Sofista - Alguém cujo objetivo numa discussão não é atingir a verdade, mas vencer a discussão.

29 Protágoras: Foi acusado de ateísmo Amigo pessoal de Péricles
(líder democrático de Atenas) Cunhou a frase:O homem é a medida de todas as coisas“. No qual essa frase expressa que não é o ser humano que tem a função de moldar os externos de si, que seja imposto por qualquer coisa que não seja o próprio ser, e sim o ser humano deve moldar-se segundo a liberdade

30 Platão: Discípulo de Sócrates e mestre de Aristóteles
Enunciava que o homem estava em contato com a realidade inteligível (razão)e a sensível. O mundo concreto é uma reprodução do mundo das idéias . Em sua obras sempre discutia os jogos do opostos. Atuante na estética( forma ideal da beleza) Ex: Ser e o não ser (obra:SOFISTA)

31 Socráticos: Focavam o homem em todos os aspectos da sua existência social: política, ética, ciência, arte, religião.

32 Período de Sócrates, criador da
maiêutica:Processo dialético e pedagógico socrático, em que se multiplicam as perguntas a fim de obter, por indução dos casos particulares e concretos, um conceito geral do objeto em questão. Estudaram- se a ética profundamente, assim como a política. Sendo que Aristóteles estudava e lecionava ambas.

33 Aristóteles: Discípulo de Platão.
Sobre a ética, Aristóteles pregava a moderação para que se pudesse ter uma vida equilibrada e harmônica. Achava que a felicidade real era a integração de três fatores: prazer, ser cidadão livre e responsável e viver como pesquisador e filósofo. Criticava Platão por suas idéias Sofistas. Considerado o Pai da Lógica. Afirmava que a realidade existe independente do mundos dos conhecimentos.

34 Pós - Socráticos Situam- se no período helenístico, sendo que as escolas gregas caíram e tomaram direções opostas

35 anteriores a Sócrates, Chamados de physis e buscam Arché.(Pitágoras)
Resumindo: Pré-socráticos: anteriores a Sócrates, Chamados de physis e buscam Arché.(Pitágoras) Sofistas: objetivo numa discussão não é atingir a verdade, mas vencer a discussão, Persuadiam pelo efeito psicológico .(Platão) Socráticos: Período de Sócrates,estudam os 5 campos da filosofia.(Sócrates). Pós-socráticos: O mundo físico e o Helenismos


Carregar ppt "Períodos da história da Filosofia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google