A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A HEGEMONIA DA IGREJA CATÓLICA Antes da reforma protestante do século XVI, os ensinos, as ações e a postura da igreja Católica Romana, incomodavam os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A HEGEMONIA DA IGREJA CATÓLICA Antes da reforma protestante do século XVI, os ensinos, as ações e a postura da igreja Católica Romana, incomodavam os."— Transcrição da apresentação:

1

2 A HEGEMONIA DA IGREJA CATÓLICA Antes da reforma protestante do século XVI, os ensinos, as ações e a postura da igreja Católica Romana, incomodavam os verdadeiros crentes, que procuravam pautar suas vidas nos ensinos das Escrituras Sagradas.

3 A HEGEMONIA DA IGREJA CATÓLICA Homens como Jerônimo Savonarola, João Huss e tantos outros foram mortos por defenderem seus ideais de conduta e fé. No cárcere, sentenciado pelo papa para ser queimado vivo, João Huss disse: "Podem matar o ganso (em sua língua natal, huss é ganso), mas daqui a cem anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar".

4 MARTINHO LUTERO O monge agostiniano Martinho Lutero (Eisleben, 10 de novembro de 1483), seguindo o mesmo ideal de lealdade às Escrituras, no dia 31 de outubro de 1517, cento e dois anos após a morte de João Huss, afixa à porta da igreja do castelo de Witenberg, as suas 95 teses, cujo teor resume-se em que Cristo requer o arrependimento e a tristeza pelo pecado e não a penitência.

5 TEOLOGIA PROTESTANTE Com o desenvolvimento dos estudos de Lutero e suas noventa e cinco teses, surgem os cinco pilares da reforma protestante, que são também conhecidos como os “cinco solas” da reforma, isto é, princípios fundamentais, que sintetizam o credo dos teólogos protestantes, e, consequentemente das igrejas oriundas desse movimento.

6 DIA DA REFORMA No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da Catedral em Wittenberg 95 teses contra as indulgências. Aquele ato repercutiu por toda a Alemanha chamando a atenção de Roma.

7 DIA DA REFORMA A palavra “sola” é uma palavra latina que significa "somente", esses pontos surgem com o propósito de se oporem ao pensamento, conduta e ensino da igreja romana da época.

8 CINCO SOLAS Os reformadores protestantes estabeleceram o que seria conhecido como as “Cinco Solas” da Reforma. Estes cinco pontos da doutrina formam o coração da Reforma Protestante. São eles:

9 Quando foi pedido que Lutero se retratasse, ele disse: “A menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus me ajude. Amém”.

10 Leiamos: “Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro” (Sl 119.97). “A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Sl 119.105). “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Tm 3.16-17).

11 “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4.12). “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (Jo 14.6). “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Tm 2.5).

12 “Somos como o impuro – todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe” (Is 64.6). “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9).

13 “Não há nada que possamos fazer para Deus nos amar mais. Não há nada que possamos fazer para Deus nos amar menos” (Philip Yancey). Leiamos:

14 “O justo viverá pela fé” (Rm 1.17). “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hb 11.6).

15 “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor” (Is 42.8). “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Co 10.31).

16 CONCLUSÃO A Igreja é de Jesus, e ele disse: “Edificarei a minha igreja” (Mt 16.18). A Igreja é de Jesus, e ele disse: “Edificarei a minha igreja” (Mt 16.18). “Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói” (1 Co 3.10). “Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói” (1 Co 3.10).

17 Como reconhecer uma igreja verdadeira? “Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!” (Gálatas 1.8).

18 A igreja deve ser edificada sobre os pilares bíblicos Somente a BÍBLIA é a Palavra de Deus Somente a GRAÇA perdoa pecados Somente a FÉ leva à Salvação Somente CRISTO é o Salvador Toda a GLÓRIA somente a Deus


Carregar ppt "A HEGEMONIA DA IGREJA CATÓLICA Antes da reforma protestante do século XVI, os ensinos, as ações e a postura da igreja Católica Romana, incomodavam os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google