A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET João Paulo Sardin Nasário 5º semestre – Ciências Biológicas O Biólogo nas Ciências Agrárias

2 O que é Ciências Agrárias? Ciências Agrárias compõem uma área multidisciplinar de estudos envolvendo campos como Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Veterinária, Zootecnia e Biologia e que visa a busca do aprimoramento técnico, o aumento produtivo e melhorias no manejo e preservação dos recursos naturais. Ciências Agrárias compõem uma área multidisciplinar de estudos envolvendo campos como Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Veterinária, Zootecnia e Biologia e que visa a busca do aprimoramento técnico, o aumento produtivo e melhorias no manejo e preservação dos recursos naturais.

3 As Ciências Agrárias englobam, atualmente, alguns dos campos mais promissores em termos de pesquisas tecnológicas, dentre os quais a engenharia genética, ou biocombustíveis. Além disso, a crescente demanda por alimentos aliada à necessidade de preservação e reaproveitamento de recursos naturais coloca esse campo entre os mais importantes no âmbito das pesquisas científicas atuais, gerando uma crescente demanda por profissionais atuantes nessa área. As Ciências Agrárias englobam, atualmente, alguns dos campos mais promissores em termos de pesquisas tecnológicas, dentre os quais a engenharia genética, ou biocombustíveis. Além disso, a crescente demanda por alimentos aliada à necessidade de preservação e reaproveitamento de recursos naturais coloca esse campo entre os mais importantes no âmbito das pesquisas científicas atuais, gerando uma crescente demanda por profissionais atuantes nessa área.

4 Agricultura afinal o que é isto? afinal o que é isto? Cultivo de plantas construções alimentos vestuários medicamentos

5 Política Agrícola Higiene alimentar; Higiene alimentar; Segurança alimentar; Segurança alimentar; Qualidade alimentar. Qualidade alimentar. Livres de contaminação Valor nutricional Quantidade necessária

6 Economia Agrícola e Ecologia pela ótica sistêmica, a agricultura é vista como um processo que sofre e exerce pressões sobre os seus integrantes. Existe a preocupação com o fluxo de energia, de onde vem e para onde vai. São considerados aspectos muitas vezes de difícil mensuração. pela ótica sistêmica, a agricultura é vista como um processo que sofre e exerce pressões sobre os seus integrantes. Existe a preocupação com o fluxo de energia, de onde vem e para onde vai. São considerados aspectos muitas vezes de difícil mensuração.

7 tais como: o valor da fertilidade do solo, o valor da fertilidade do solo, o tempo de produção, o tempo de produção, os aspectos culturais que envolvem os atores inseridos dentro do sistema de produção, os aspectos culturais que envolvem os atores inseridos dentro do sistema de produção, a poluição das águas superficiais com resíduos de fertilizantes e pesticidas (herbicidas, inseticidas e fungicidas), a poluição das águas superficiais com resíduos de fertilizantes e pesticidas (herbicidas, inseticidas e fungicidas), a alteração genética de plantas e animais, a destruição de habitats (com a conseqüente extinção de espécies animais, vegetais e de microrganismos), a alteração genética de plantas e animais, a destruição de habitats (com a conseqüente extinção de espécies animais, vegetais e de microrganismos), Criação de um movimento ecológico que prega a necessidade de métodos alternativos de produção (como a agricultura orgânica). Criação de um movimento ecológico que prega a necessidade de métodos alternativos de produção (como a agricultura orgânica).

8 Problemas Ambientais Efeitos nocivos de herbicidas, fungicidas, pesticidas e outros biocidas para o ambiente. Efeitos nocivos de herbicidas, fungicidas, pesticidas e outros biocidas para o ambiente. Conversão de ecossistemas naturais em terra arável. Conversão de ecossistemas naturais em terra arável. Degradação da biodiversidade. Degradação da biodiversidade. Erosão. Erosão. Ervas daninhas. Ervas daninhas. Lixiviação de nitrogênio para rios e lagos. Lixiviação de nitrogênio para rios e lagos.

9 Devemos muito à agricultura, mas até que ponto podemos ir?

10 Agricultura Sustentável Conservação do meio ambiente Unidades agrícolas lucrativas Comunidades agrícolas prósperas

11 O Biólogo atuando na agricultura As atividades do Biólogo, na Área de Agricultura, são desenvolvidas nas Secretarias Estaduais e Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, em Empresas de direito público, privado ou misto vinculadas à Agropecuária, sendo denominados: Biólogo, Biologista, Zoólogo, Botânico, Geneticista, Biotecnólogo, Pesquisador, Técnico, Laboratorista, Assessor, Consultor, entre outros mais específicos. As atividades do Biólogo, na Área de Agricultura, são desenvolvidas nas Secretarias Estaduais e Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, em Empresas de direito público, privado ou misto vinculadas à Agropecuária, sendo denominados: Biólogo, Biologista, Zoólogo, Botânico, Geneticista, Biotecnólogo, Pesquisador, Técnico, Laboratorista, Assessor, Consultor, entre outros mais específicos.... A nossa vez ! HAHA 8D...ou seja trabalha pra caramba e é pau pra toda obra!

12 Nesta área, os Biólogos estudam a composição, estrutura e funcionamento das comunidades biológicas relacionadas direta ou indiretamente ao meio agropecuário; desenvolvem técnicas de pesquisas e investigações científicas de biologia, comportamento e métodos de controle biológico de animais vetores ou pragas de qualquer natureza; executam pesquisas sobre introdução, seleção, melhoria e multiplicação de matrizes e de conservação de sementes e frutos; efetuam pesquisas de floricultura e fruticultura; desenvolvem estudos e pesquisas sobre a agricultura biológica; executam pesquisas biotecnológicas para obtenção de raças resistentes e produtivas. Nesta área, os Biólogos estudam a composição, estrutura e funcionamento das comunidades biológicas relacionadas direta ou indiretamente ao meio agropecuário; desenvolvem técnicas de pesquisas e investigações científicas de biologia, comportamento e métodos de controle biológico de animais vetores ou pragas de qualquer natureza; executam pesquisas sobre introdução, seleção, melhoria e multiplicação de matrizes e de conservação de sementes e frutos; efetuam pesquisas de floricultura e fruticultura; desenvolvem estudos e pesquisas sobre a agricultura biológica; executam pesquisas biotecnológicas para obtenção de raças resistentes e produtivas.

13 Zoologia (insetos) Polinizadores Polinizadores Produção Mel Produção Mel Seda Seda Deposição da matéria orgânica do solo Deposição da matéria orgânica do solo Reciclagem de carbono Reciclagem de carbono Predadores Predadores Parasitóides Parasitóides Pragas Agrícolas, Urbanas Pragas Agrícolas, Urbanas

14

15 Botânica Polinização Polinização Fisiologia Fisiologia Anatomia Anatomia Morfologia Morfologia Fitopatologia Fitopatologia Diferentes cultivares Diferentes cultivares Genótipos Genótipos Variedades Variedades Fruticultura Fruticultura Olericultura Olericultura Fitotecnia Fitotecnia Melhoramento genético Melhoramento genético

16 Microbiologia Bactérias, Fungos, e Vírus, que afetem o solo e plantas. Bactérias, Fungos, e Vírus, que afetem o solo e plantas. Interações de agrotóxicos e microorganismos Interações de agrotóxicos e microorganismos Patologias Patologias

17 Genética e Bioquímica Melhoramento genético Melhoramento genético Agrotóxicos Agrotóxicos


Carregar ppt "Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google