A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO."— Transcrição da apresentação:

1 Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO

2 1.a) Quais atividades econômicas os grupos humanos praticavam em cada um desses períodos? Paleolítico: Sobreviviam da caça, coleta e pesca. Neolítico: Desenvolveram a agricultura, a criação de animais e o comércio. 1.b) Como eram as moradias? Paleolítico: Se abrigavam em cavernas ou moradias simples feitas de madeira, ossos e pele, ou viver a céu aberto. Neolítico: Construíram novos tipos de moradias feitas de adobe, madeira ou pedra, mais espaçosas e com várias dependências.

3 1.c) Com que materiais eram feitos os objetos nesses dois períodos. Paleolítico: Usavam pedra lascada, madeira e osso. Neolítico: além dos objetos citados anteriormente, passaram a polir a pedra para fabricar materiais mais eficazes. Com o tempo produziram objetos de cerâmica e depois a fabricar artefatos de metal (cobre, bronze e ferro). 1.d) Qual desses períodos está ligado à formação das primeiras cidades? Neolítico

4 2. a) Que tipo de objeto é mostrado em cada imagem? Imagem 1 – ponta de lança feita de pedra lascada Imagem 2 – machados de bronze Imagem 3 – vaso de cerâmica 2. b) Que função deveria ter cada um deles? -As pontas de lança eram utilizadas na caça e no abate de animais -O vaso de cerâmica servia para armazenar água e alimentos, como cereais -Os machados de bronze eram usados nas guerras.

5 3. Leia as afirmativas e faça a correção das incorretas. a)O sedentarismo é o modo de vida dos povos que não tem moradia fixa, que se deslocam continuamente em busca de novas fontes de alimentos e de água ou por outras razões. O nomadismo é o modo de vida dos povos que não tem moradia fixa, que se deslocam continuamente em busca de novas fontes de alimentos e de água ou por outras razões. c) Nomadismo é o modo de vida dos povos que fixam moradia em determinado local. Esse estilo de vida se desenvolveu no Paleolítico. Sedentarismo é o modo de vida dos povos que fixam moradia em determinado local e se desenvolveu no Neolítico.

6 d) Metais como o cobre, o bronze e o ferro eram utilizados somente para a fabricação de ferramentas agrícolas. Não, eram utilizados para a fabricação de instrumentos agrícolas e também para a produção de armas, estatuetas, enfeitas, utensílios domésticos e novas ferramentas de trabalho.

7 4. Descoberta da agricultura durante o Neolítico... A descoberta da agricultura transformou a vida daqueles grupos humanos em produtores de seu próprio alimento e não apenas em coletores do alimento disponível na natureza. A oferta de alimentos liberou muitas pessoas do trabalho na agricultura, da caça ou da coleta para se dedicarem a outros ofícios, como o artesanato, a organização da vida religiosa e o comércio. A necessidade de cuidar das plantações levou o homem do neolítico a adotar, aos poucos um modo de vida sedentário. Todas essas mudanças resultaram em um grande aumento populacional.

8 5. a) Explique como surgiram os primeiros Estados. Os chefes das famílias mais poderosas administravam as cidades. Eles governavam com a ajuda de sacerdotes e funcionários civis e militares para coordenar e controlar atividades como a produção e a distribuição de alimentos, a cobrança de impostos, a construção de obras públicas, a criação de leis, etc. Com isso, esses chefes foram ganhando poder e autoridade. Iniciava-se, portanto, um processo de concentração do poder, isto é, de formação do Estado. Os governantes passaram a exercer um poder local, restrito ao núcleo urbano e às aldeias vizinhas, e a ter funções políticas e religiosas.

9 b) Por que podemos considerar que o processo de formação do Estado coincidiu com o início da desigualdade social? Porque com a formação do Estado surgiu uma elite dominante, composta basicamente de governantes, sacerdotes e funcionários civis e militares, que passaram a assumir o controle das riquezas, antes comunitária. O surgimento do Estado inaugurou, assim, a desigualdade social na história da humanidade, pois as terras e outros bens passaram para o controle de uma camada privilegiada.

10 6. Principais consequências do início da exploração dos metais A invenção da metalurgia permitiu a criação de utensílios mais resistentes. Na agricultura foram desenvolvidos novos instrumentos para arar, debulhar, cortar e moer; no campo dos ofícios, a metalurgia possibilitou a criação de novas atividades (a fabricação de ferramentas, a construção de casas e de monumentos etc; no comércio, permitiu a criação de objetos valiosos, como utensílios domésticos, ornamentos e da moeda; na guerra os metais foram essenciais para a fabricação de armas que não se quebravam nem perdiam o corte facilmente.

11 7. Quais motivos levaram o homem do Período Neolítico a se estabelecer em áreas próximas a rios? Os povos do neolítico não tinham meios para transportar a água necessária para a sobrevivência por distâncias muito longas. Dessa forma, elas se estabeleceram em áreas próximas aos rios. A água desses rios era usada basicamente para o consumo e a irrigação.


Carregar ppt "Correção da tarefa de História – 6º ano p. 60 PAULA GRACIELE CARNEIRO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google