A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente

2

3 A "origem" do Universo e do homem A busca pela origem do homem e do Universo é muito antiga! Hoje nós temos conhecimento sobre o assunto através das Teorias científicas. Mas o que é uma Teoria? E se tivéssemos uma máquina do Tempo para voltar ao passado? Para qual época você iria? CAPÍTULO 1 O CÉU, A TERRA, O HOMEM E SEU PASSADO

4 A observação do céu O homem sempre tentou explicar seu mundo. Em um período em que ainda não havia instrumentos para observar o céu e as estrelas, a forma encontrada pelo homem para entender suas origens foi criar algumas histórias para explicar suas origens. As explicações sobre a origem das coisas e do universo são chamadas MITOS. Todas as sociedades elaboraram histórias sobre o surgimento do mundo.

5 A explicação científica: o "big bang" O "big bang" é uma explicação científica para a origem do Universo. Como é científica, é uma Teoria. Mas, afinal, o que é uma Teoria? Pesquise e anote em seu caderno. Atividade Leia o texto "Mais História" (pág. 12) de escreva em seu caderno o que foi o "Big Bang". Vídeo “Big Bang”

6 A observação da Terra A origem da Terra data de 4,6 bilhões de anos! De acordo com a explicação científica, a vida surgiu da água. Com o desenvolvimento do sistema respiratório, as primeiras criaturas começaram a ganhar a terra, dando origem às aves, aos dinossauros e aos mamíferos. A explicação mais "famosa" sobre a extinção dos Dinossauros é a que um grande meteoro se chocou sobre a Terra causando uma grande explosão. (Faremos um trabalho sobre o assunto!). Os mamíferos se desenvolveram, aprimorando seus organismos, principalmente olhos e cérebro. Esses mamíferos deram origem aos primeiros primatas - macacos e humanos

7 A evolução das espécies

8 O estudo de outras épocas História é uma palavra com mais de um significado. - Fatos passados. - Um fenômeno (evento). - Uma sociedade ou um povo. - A nossa própria história. História significa também a ciência que estuda todas essas atividades humanas no tempo. O historiador é aquele que pesquisa a História, e ele faz isso através das fontes históricas.

9 Fontes Históricas...

10 As fontes históricas também podem ser orais. Atividade 1 Exercícios do livro (pág. 14) Exercícios do livro (pág. 15-16) Fonte Histórica é tudo aquilo que mostra como é que nós podemos saber se o que aconteceu no passado foi real ou não, são as provas que o historiador oferece aos seus leitores, de modo a confirmar a veracidade daquilo que ele está expondo.

11 O tempo e a divisão da História Em que momento da história o homem começou a contar o tempo? A História pode ser entendida por meio de diferentes pontos de vista. Para cada povo, a sua própria história é o mais importante. Mas quem mais pode estudar a História? Paleontólogos, arqueólogos e os antropólogos. É um pouco difícil definir esse momento mas ao que tudo indica foi quando os seres humanos passaram a observar os fenômenos da natureza.

12 O tempo e a divisão da História Isso serviu para que o homem pudesse pescar, caçar, cultivar, plantar e colher alimentos.

13 Mais tarde, o homem criou instrumentos para medir o tempo (clepsidra, ampulheta e também o calendário). Se o tempo começa a ser contado, nós aprendemos com isso a fazer a divisão dos períodos da História. Já ouviu falar sobre isso? A nossa contagem de tempo (calendário) é marcada pelo nascimento de Jesus Cristo. Tudo que ocorreu na História antes de seu nascimento, incluimos a sigla "a.C". O tempo e a divisão da História

14 A nossa contagem de tempo (calendário) é marcada pelo nascimento de Jesus Cristo. Tudo que ocorreu na História antes de seu nascimento, incluímos a sigla "a.C". O tempo e a divisão da História Atividade 4 (folha) – em sala Atividade 3 (folha) – Para Casa

15 Atividade 6 (folha) – Para Casa

16 A evolução humana As populações pré-históricas eram nômades, ou seja, migravam de um local para o outro, sempre em busca de alimento ou melhores condições climáticas.

17 A evolução humana A experiência mais importante foi a descoberta do fogo, pois, garantiu proteção, iluminação, aquecimento e também a possibilidade de cozinhar os alimentos. Os homens pré-históricos captavam o fogo em queimadas, mas ao observarem que ao chocar uma pedra na outra poderiam então "fabricar" o fogo a partir das faíscas das pedras. Isso foi um grande avanço!!

18 A evolução humana Outro aspecto importante foi a prática da agricultura. O homem aprendeu, pela observação, a plantar e cultivar alimentos. O plantio e a colheita precisaram ser organizados. Foi nesse momento em que homem deixou de ser nômade e passou a ser sedentário (ter local fixo para morar)

19 NOMADISMO NOMADISMO SEDENTARISMO SEDENTARISMO SEDENTARISMO

20 Por fim, outra caraterísticas dessas modificações humanas foi a domesticação de animais. Isso garantia ao homem a proteção (cães que protegiam as moradias), melhores vestimentas (a lã e outras peles de animais) e alimento (carne). A evolução humana

21 Cada vez que o homem se desenvolve, ele acaba criando melhores ferramentas de trabalho. Damos o nome de Revolução Tecnológica aos avanços do homem na Pré-história. A utilização do fogo deu possibilidade ao homem de fabricar ferramentas com metais. Os primeiros metais foram o cobre e o estanho, que davam origem ao bronze. Em seguida o homem aprendeu a moldar o ferro e, por fim, o ouro e a prata. A evolução humana

22 Os primeiros povoados se formaram próximos aos rios. O rio foi muito importante, pois abasteceu as cidades, forneceu alimento (pesca), foi um meio de transporte. Com o transporte, os contatos entre grupos diferentes começou e ser constante.

23 Surgiu então a necessidade de criar meios para a comunicação. O desenvolvimento da escrita surgiu, então, nesse momento.

24 A presença de um líder era fundamental na organização das cidades e da defesa. Outros "cargos" foram criados para ajudar na administração. Atividade Conhecimento em Ação (pág. 27)


Carregar ppt "Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google