Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGiulia Brás Tuschinski Alterado mais de 8 anos atrás
1
Start Quimica S/A
2
Fundada em setembro de 1987 na cidade de Uberlândia Atualmente a Start possui soluções de limpeza e higienização para Laticínios, Frigoríficos, Mineradoras, Indústrias de alimentos, Clubes, Condomínios, Hotéis, Motéis, Lavanderias, Hospitais, Restaurantes, Escritórios, Residências, além de produtos para a linha automotiva e agropecuária.
4
Produtos & Marcas
6
Necessidades de globalização da Start Quimica Nossos maiores concorrentes são empresas multinacionais Como trabalhamos em ramo de atividade similares, isso nos prova que estamos no caminho correto.
7
Desafios no Comex Barreiras alfandegárias Pode ser entendida como qualquer lei, regulamento, política, medida ou prática governamental que imponha restrições ao comércio exterior
8
Barreiras não-alfandegárias: São adotadas principalmente pelos países ricos, que abrem seus mercados para produtos importados mas evitam a quebra dos produtores locais impondo as barreiras não-alfandegárias que garantem sua competitividade. Ver cotas, dumping, restrições fitossanitárias e subsídios.
9
Barreiras comercias: Adequação de produtos, parceiros de negócios, giro dos produtos no pontos de vendas, estratégia de MKT, etc...
10
Barreiras culturais : Ir para outro país ou região, e atuar da mesma maneira que você vinha fazendo no seu mercado local pode ser um terrível erro. Ao exportar, ou fazer lançamentos mundiais de produtos, simplesmente traduzir nomes, slogans ou conceitos também pode ser desastroso.
11
Mercado de Atuação de exportações Exportações com atuação de ações comerciais diretas e merchandising Paraguai, Uruguai, Bolívia, Angola, África do Sul, EUA, Panamá e Cuba Importações de matéria-prima e produto acabado China, Europa e EUA
12
Inicio do Processo Internacionalização Iniciou em 1989 nos EUA com a visão de negocio do produto álcool gel para assepsia de mãos Adequações dos produtos Processos de certificações e registros – FDA
13
Start Corporation Em 1998 foi aberta a primeira sede da Start Corporation na Flórida Centro de distribuição próprio
14
Produtos exportados para o USA
15
Crise X Oportunidade 2008/2009 durante a crise econômica americana, o governo criou barreiras alfandegárias para produtos importados. Mesmo período surge a epidemia da gripe H1N1 no Brasil
16
Retorno ao mercado Americano Retomamos em 2013 nossos trabalhos de exportação da linha Asseptgel e Linha de Limpeza Institucional.
17
Mix de Produtos Adaptações - Mercado Hispânico
18
Start Shop Havana – Cuba Out/2015
19
Conhecimento = avanço no mercado internacional Desconhecimento = medo = retrocesso dos processos de internacionalização Quebrar as barreiras do conhecimento Pontos de atenção para exportação/importação
20
Cases de sucesso e insucesso no processo de internacionalização Exportação de produto automotivo para a China – cambio falso Importação contêiner cheio de areia – China Importação de produto da França – Atentado terrorista
21
Internacionalização mundial As empresas que não pensam na internacionalização / globalização fica muito refém das intemperes políticas e econômicas. Nossos concorrentes atuais não são mais empresas das cidades ou estados vizinhos e sim empresas fortemente preparadas dos EUA, China, Coreia, México, etc..
22
Nosso Grande Objetivo Fazer da crise uma grande oportunidade Continuar o crescimento acelerado em um mercado de concorrentes globais No futuro próximo consigamos internacionalizar ainda mais a nossa marca Sempre manter os valores da empresa
23
Cenário Atual Os mercados alvos para exportação dos produtos da Start Quimica são principalmente os países com similaridade cultural de consumo. Temos foco de trabalho os seguintes países: - EUA - Colômbia -Chile - Bolívia - Paraguai - Uruguai -Panamá - Angola e países de língua portuguesa na África - África do Sul - Cuba
24
Desafio Escolha um dos países mencionados e simule uma estratégia de exportação de produtos da empresa Start Química considerando os seguintes principais desafios para conquistar esse mercado internacional e atingir o sucesso nas vendas. Considerar as particularidades exigidas na importação dos produtos de limpeza informados para o país escolhido.
25
Produtos a serem exportados : Produtos para limpeza e sanitização de superfícies laváveis NCM : 3402.20.00 / NCM: 3402.13.00 Desafio
26
O grupo ganhador será aquele que apresentar o melhor projeto adequado a realidade das práticas de exportação para o país escolhido, e que tiver a melhor estratégia de venda para aquele mercado.
27
Desafio Os grupos apresentaram os trabalhos para uma banca julgadora composta por profissionais das seguintes instituições: – Start Química – AMCHAM – ESAMC
28
Muito Obrigada Bianca Lacerda Garchet exportacao@startquimica.com.br bianca@startquimica.com.br exportacao@startquimica.com.br bianca@startquimica.com.br
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.