A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

«Pode ser que a Mãe tenha pedido a esse pássaro para ir ter contigo à tua sala, para te fazer companhia... A ideia era boa de mais, mas tão apetecível.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "«Pode ser que a Mãe tenha pedido a esse pássaro para ir ter contigo à tua sala, para te fazer companhia... A ideia era boa de mais, mas tão apetecível."— Transcrição da apresentação:

1

2 «Pode ser que a Mãe tenha pedido a esse pássaro para ir ter contigo à tua sala, para te fazer companhia... A ideia era boa de mais, mas tão apetecível que não resisti a perguntar: – Achas que a Mãe, agora, pode falar com os pássaros, Clara?... – Porque é que não há-de poder? Ela não está no Céu? Os pássaros não andam por lá também? Então?! Os olhos encheram-se-me de lágrimas da mais pura alegria.» A cumplicidade entre duas irmãs e a sua capacidade para enfrentar a mais difícil situação das suas vidas é o tema deste novo livro da autora dos conhecidos sucessos editoriais A Lua de Joana (18 edições) e O Guarda da Praia (11 edições). Gonzalez,Maria Teresa Maia, Recados da Mãe

3 UM DOS MAIS FAMOSOS CASOS DE POIROT Pouco depois das doze batidas da meia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio estava surpreendentemente cheio de passageiros. Só que pela manhã havia, vivo, um passageiro a menos. Um homem de negócios americano jazia no seu compartimento, apunhalado até à morte. Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais surpreendentes de toda a sua carreira. É que existem pistas (muitas!), existem suspeitos (muitos!), sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para ajudar às investigações, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso…de uma maneira a todos os títulos surpreendente! Christie, Agatha Um crime no expresso do oriente

4 O Filho do Lobo é uma série de nove contos baseados, em grande parte, nas primeiras experiências do autor, no Klondike. Por «filho do lobo» designaram os Índios o homem branco, aquele que acabaria por dominá-los, não com a força física, em nada superior à deles, mas graças a uma astúcia traiçoeira comparável à do lobo. A narrativa das viagens ao Klondike espelham, nestas páginas, a vivência aventureira do autor, reflectindo também a sua romântica, enérgica e contraditória personalidade. London, Jack, O Filho do Lobo Publicado pela primeira vez em Abril de 1900, O Filho do Lobo é agora apresentado, pela Antígona, em nova tradução, nos 100 anos comemorativos deste primeiro livro de Jack London. Começava então para London o caminho da fama, nascendo o mito que sempre o acompanhou.

5 Um simples acto de compaixão, o desejo de proporcionar alguma beleza à vida atribulada e infeliz de um jovem refugiado, vai no entanto dar início a um pesadelo de violência que destruirá a ténue serenidade de Mary. Intuitivamente, ela vai confiar na ajuda e compreensão de Rowley Flint, um estranho de reputação mais que duvidosa. E compreenderá com ele que rejeitar o amor, mesmo com todos os seus múltiplos riscos, é rejeitar a própria vida. Oliver, Martin, Paixão em Florença Florença, uma magnífica casa nas colinas serve de cenário para um sonho que, subitamente, se transformará em pesadelo… Nesse refúgio de tranquilidade, as violentas emoções do passado são momentaneamente eclipsadas e Mary Panton pode encarar calmamente as perspectivas do seu segundo casamento com Sir Edgar Swift — que ela admira e respeita, mas não ama.

6 «A ideia de ganhar peso era um pesadelo, no entanto, estava tão magra que as únicas roupas que me serviam eram os tamanhos de criança. Mesmo assim, olhava-me ao espelho e via uma pessoa gorda.» Uma história fascinante a não perder ! Ashworth, Sherry, Gordurinhas

7 . Na escola, Bella conhece vários colegas logo no primeiro dia de aulas e torna-se amiga de Mike, Jessica, Angela, Eric e Tyler. Bella depressa descobre como seria monótona e entediante a sua vida em Forks, caso Edward Cullen, o lindo e misterioso rapaz que se senta a seu lado na aula de Biologia, não lhe despertasse tanta curiosidade e servisse de escape à sua rotina diária. Ela acaba descobrindo por seu amigo Jacob Black, da tribo Quileute, que Edward e a sua família (os Cullen) são vampiros vegetarianos, ou seja, que não se alimentam de sangue humano. Apesar da natureza da família Cullen, Bella e Edward apaixonam-se e conseguem manter-se juntos durante algum tempo. A sua relação aparentemente perfeita só é, no entanto, lançada ao desespero quando James (um vampiro rastreador) pousa os seus olhos em Bella…. Meyer, Stephanie, Crepúsculo Isabella Swan decide mudar-se da ensolarada Phoenix, Arizona para a chuvosa cidade de Forks, Washington, para viver com seu pai, Charlie Swan, o chefe da polícia local. Segundo ela, a sua mãe (Renée) sentia-se triste por não poder acompanhar o seu novo marido (Phil Dwyer) aos jogos de basebol, pois este é um jogador da segunda divisão e, então, Bella decide mudar-se para dar mais espaço ao casal. A jovem não tinha muitos amigos em Phoenix, mas apesar disso, ela gostava do lugar, pois o Sol brilhava sempre por lá. Pelo contrário, Forks é uma das cidades dos Estados Unidos onde mais chove durante o ano, apresentando dias muitíssimo nublados.

8 De caneta em punho, joguei ao lado de Figo, de Deco, de Rui Costa, de Ronaldo. Defendi, com Ricardo, sem luvas, o último pontapé dos ingleses e, com ele, corri para a bola e marquei o golo que desempatou e mandou os ingleses de volta para a sua ilha. Na final, confesso, senti-me mais no banco do que em campo. Creio que houve um excesso de mobilização, de tensão, de barcos, de motos, de buzinas. Os gregos cantavam a plenos pulmões e os portugueses estavam cansados, tinham a boca seca ou um nó na garganta. E eu no banco [...]. Fosse como fosse, meio século depois dos golos marcados no Largo do Botaréu, em Águeda, eu tinha chegado pela prosa a um campeonato da Europa de futebol. ALEGRE, Manuel, O Futebol e a Vida: Do Euro 2004 ao Mundial 2006.

9 François Bégaudeau, A Turma Se não encontramos neste livro aquilo a que costumamos chamar «grande literatura», é inegável que se trata de um documento de vital importância para quem segue e se interessa pelo sistema de ensino – e não nos podemos esquecer que tudo isto também podia acontecer numa escola portuguesa -, onde o autor utiliza a escrita que lhe parece mais adequada ao seu discurso, por vezes trágico, outras vezes cómico, mas que nos consegue transmitir todo o cansaço que se vai apoderando dos professores daquele estabelecimento de ensino, assim como toda a apatia e indiferença generalizada dos alunos. É o tempo de um ano lectivo numa escola pública de Paris, com alunos em que o multiculturalismo é constante. As aulas são de Francês, língua não materna; o professor é francês, os alunos são dos mais diversos cantos e continentes. A história corre rápida e é construída sobre as histórias do quotidiano. As relações entre alunos ou do professor com os alunos são tensas, com a palavra a denotar a agressividade, o respeito (ou a falta dele), o interesse (ou não) pela escola.

10 rapidamente em prática! No final, inclui, ainda, um pequeno dicionário da Internet e listas de sítios recomendados, ordenados por temas. Único do seu género em Portugal, tanto pela clareza do texto como pela abrangência dos conteúdos, Os Meus Primeiros P@ssos na Internet constitui uma verdadeira carta de navegação para os jovens cibernautas (e não só…) que se querem aventurar na Net e descobrir os seus muitos tesouros. DUREUX,Oliver, Os meus primeiros p@ssos na internet Para quem quer perceber o que é a Internet e como funciona, para quem quer aprender a navegar, a conversar, a divertir-se ou a trabalhar na Net, para quem quer saber como enviar e receber e-mails e conhecer os endereços dos melhores sítios da Web… Os Meus Primeiros P@ssos na Internet é sem dúvida o livro indicado! Amplamente ilustrado com dezenas de ilustrações, pequenos ícones e muitos snapshots que ajudam o leitor a compreender esta nova realidade, o livro inclui vários exercícios para testar os conhecimentos adquiridos e pô-los

11 * BOYNE John, O rapaz do pijama às ricas Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas. Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo… Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer.

12 Lake, A.J., O regresso dos dragões Estamos na Idade das Trevas e algo de terrível está prestes a acontecer. Um navio, saído do cais de Noviomagus em direcção à Gália, vê-se apanhado numa tempestade e acaba por naufragar. Só duas crianças se salvam: Edmund, o filho de um rei que tenta a todo o custo ocultar a sua verdadeira identidade, e Elspeth, a filha do capitão do navio. Ambos entrarão num mundo fantástico e terão de enfrentar muitos perigos em nome do Bem e da Amizade.

13 Manuel, Alegre, Alma Um retrato impressionante do Portugal profundo dos anos 50. Um mundo rural dominado por medos, superstições e ignorância. Um mundo da capital do país em que a mentalidade burguesa desconfia de todos os comportamentos que fogem dos estereótipos da época. A história de Alma atravessa-se com histórias de muitas vidas, seres de luz, que, mesmo num ambiente hostil e com um destino que rouba à nascença a felicidade e o futuro,. Iluminam caminhos. “Na noite em que nasceste, madrugada adentro, coisas estranhas aconteceram.” Começa assim a história de Alma. Depois dessa madrugada o destino da criança de cabelos cor de fogo estava traçado. Particularmente dotada, inteligente, sensível e com uma percepção paranormal da realidade, Alma é olhada na pequena aldeia como um ser estranho. Rejeitada pela família e pelo povo, encontra refúgio junto de uma velha mulher, a Ti Ifigénia, também ela isolada e considerada bruxa. Num dia de Outono, a mãe de Alma, que tinha como verdade assente que a filha era um caso perdido, envia-a para Lisboa como criada de servir. Na casa de Dona Sofia, a menina de cabelos cor de fogo é acolhida e educada como uma filha e pela primeira vez Alma sente-se amada e desejada. A partir dali, o seu futuro será, para o bem e para o mal, para o melhor e para o pior, completamente diferente do seu passado.

14 Depois de resolver mais um caso, Hercule Poirot embarca no Expresso do Oriente, numa viagem em que há um grande número de passageiros, o que não é habitual naquela altura do ano. Durante a viagem ocorre um assassinato e quase em simultâneo o comboio fica retido devido a uma tempestade de neve. Com excepção do presidente da companhia Wagons Lits, de um médico grego e do próprio Poirot, que formam uma equipa de investigação, todos os passageiros são suspeitos. Poirot descobre entretanto que a vítima era um assassino que estivera envolvido no caso Armstrong, um caso que envolvia o sequestro e morte de uma criança que levou à morte, por desgosto, da mãe e ao suicídio do pai. Só no final Poirot descobre que todos os passageiros que se encontravam no vagão onde ocorreu o crime tinham estado, de alguma forma, ligados à família Armstrong. Ficam assim explicadas as várias facadas no cadáver e a antipatia que todos sentiam pela vítima. Christie, Agatha, Um crime no Expresso do Oriente

15 rapazes. No entanto, à medida que o tempo passa, o frágil sentido de ordem desmorona-se. Os seus medos alcançam um significado sinistro e primitivo, até Ralph descobrir que ele e Piggy se tornaram nos alvos de caça dos restantes rapazes, embriagados pela sensação aparente de poder. (Nº páginas: 176) Golding, William, O Deus da moscas Um avião despenha-se numa ilha deserta. Os únicos sobreviventes são um grupo de rapazes. Inicialmente, juntam-se, cooperando na procura de comida, na construção de abrigos e na manutenção de sinais de fogo. A supervisioná-los está Ralph, um rapaz ponderado e o seu amigo Piggy, um jovem gorducho e esperto. Apesar de Ralph tentar impor a ordem e delegar responsabilidades, muitos dos rapazes preferem celebrar a ausência de adultos nadando, brincando ou caçando a grande população de porcos selvagens que habitam a ilha. O mais feroz antagonista de Ralph é Jack, o líder dos caçadores, que consegue atrair para junto de si a maioria dos

16 Jacques, Bryan, Os naufrágios do holandês voador que da sua tripulação faziam parte um rapaz e um cão, cujo extraordinário destino é narrado nestas páginas. Náufragos do tempo e do espaço, Neb e o seu cão Den guiarão os leitores através de uma assombrosa viagem, recheada de aventuras, perigos, surpresas, mistérios e feitos prodigiosos: uma autêntica caça ao tesouro, cujo prémio é a vitória sobre a prepotência e a injustiça… Quem é que nunca ouviu falar do Holandês Voador? A lenda do navio fantasma e do seu louco capitão, condenados a sulcar os mares para todo o sempre ao sabor de ventos e tempestades, tem sido passada de geração em geração. A sua terrível saga inspirou escritores e músicos ao longo dos séculos, mas nunca ninguém até hoje tinha contado a fundo a verdadeira história do navio amaldiçoado. Poucos saberiam, por exemplo,

17 Tim Bowler, O Rapaz do Rio e de voltar para a terra que o vira nascer e onde havia um rio igual ao do quadro. Mas onde estava o rapaz? Jess não conseguia compreender, contudo sentia o apelo, que era o mesmo no quadro e na realidade, ali mesmo ao lado da casa de férias por onde corriam as águas. Te-lo-á Jess descoberto alguma vez? E como irá ela superar a perda daquele avô tão querido? Como irá descobrir-se a si própria, ela, a nadadora que o rio desafiava com a ambiguidade fugidia dos sonhos? Depois daquele Verão, Jess tornou-se uma pessoa diferente. Não só porque perdera o avô com quem tinha um entendimento tão especial que ficava para além de tudo o que as palavras pudessem dizer. Talvez por isso Jess amasse tanto a água, esse elemento líquido com que ela se identificava, que ela cortava e moldava com o esplêndido corpo de nadadora, como se só assim pudesse exprimir-se verdadeiramente. Talvez por isso, o avô, que sempre vivera para a pintura, precisamente agora que a sua vida chegara ao fim, sentia aquela extrema urgência de terminar o último quadro, "O Rapaz do Rio",

18 Marques, Mário e Roseira, Ricardo, O ténis A estrutura desta obra assenta numa visão das condicionantes para uma boa aprendizagem e prática do ténis. Aborda a evolução histórica da modalidade, a nível mundial e nacional. Exemplifica técnicas e tácticas mais correctas a aplicar em cada circunstância. É por isso um livro completo indispensável a todos os que gostam da modalidade do ténis. As "lendas do Court" também não foram esquecidas.

19 A Ilha do Chifre de Ouro, de Álvaro Magalhães, é o título inaugural desta colecção. Publicada originalmente em 1998, esta obra alia a qualidade e notoriedade do autor à novidade de esta ser a sua primeira novela juvenil fora da série Triângulo Jota. A acção desenrola-se em torno de um pacato distribuidor de pizas e de uma misteriosa rapariga ruiva que de repente se vêem no outro lado da cidade [do Porto] e que acabam por chegar a uma ilha em forma de chifre que não vem em mapa nenhum – a Ilha do Chifre de Ouro! Uma aventura empolgante e enternecedora, a confirmar as (re)conhecidas qualidades literárias de Álvaro Magalhães. Magalhães, Álvaro de, A Ilha do chifre de ouro

20 Hoje, com efeitos especiais espectaculares, tudo é possível… os dinossauros podem regressar à vida e um porco pode tornar-se uma estrela mundialmente famosa. Entra nos bastidores com este guia repleto de estrelas – conhece actores ansiosos e realizadores grotescos, anima-te com um A-Z dos desenhos animados e vê se os testes de cinema bestiais e colocam no caminho para o estrelato. OLIVER, Martin, Malucos do Cinema Primeiro, acontecimentos estranhos numa sala às escuras levaram a imagens que realmente se movessem. Depois, o negócio do cinema explodiu e uma cidade sonolenta chamada Hollywood ganhou a sorte grande.

21 Aos 16, Diego é enviado para Barcelona para uma educação europeia. Num país desgastado pela corrupção da lei napoleónica, Diego segue o exemplo do seu célebre professor de esgrima e une-se à La Justicia, um secreto movimento de resistência dedicado a ajudar os fracos e os pobres. Com este período tumultuoso como cenário, Diego apaixona-se, salva os perseguidos e confronta, pela primeira vez, um grande rival que surge do mundo dos privilegiados. Entre Califórnia e Barcelona, o Novo Mundo e o Velho, a pessoa de Zorro é formada, um grande herói nasce e a lenda começa. Após muitas aventuras – duelos ao amanhecer, batalhas ferozes no mar com piratas e resgates impossíveis – Diego de la Veja, Zorro, regressa à América para recuperar a fazenda em que foi criado e para procurar justiça para todos os que não se podem defender. Uma histórica de aventura que revela pela primeira vez como Diego de la Veja se tornou o homem mascarado que tão bem conhecemos. Nascido no sul da Califórnia, nos finais do século XVIII, é criança de dois mundos. O pai de Diego de la Veja é um militar aristocrata espanhol que se tornou proprietário de terras; a sua mãe, uma guerreira Shoshone warrior. Diego aprende da sua avó materna, Coruja Branca, os costumes da sua tribo, enquanto recebe do seu pai lições da arte da esgrima e da marcação a ferro quente de gado. É aqui, durante a infância de Diego, cheia de travessuras e aventura, que testemunha as injustiças brutais contra os Nativos Americanos negociadas pelos colonizadores europeus e sente pela primeira vez conflito íntimo da sua herança Allende, Isabel, Zorro


Carregar ppt "«Pode ser que a Mãe tenha pedido a esse pássaro para ir ter contigo à tua sala, para te fazer companhia... A ideia era boa de mais, mas tão apetecível."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google