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Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.

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Apresentação em tema: "Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013

2 Premissas: Uma sociedade democrática exige instituições democráticas (principalmente as públicas) O objetivo principal da escola é o aprendizado do aluno, sendo a função do diretor articular os esforços para que cada um dos alunos aprenda o que é seu direito Gestão Escolar

3 Leitura de contexto e diagnóstico Visão e conhecimento das soluções e possibilidades Definição dos processos, desdobramentos e responsáveis Monitoramento dos resultados (meios e fins) Avaliação, desenvolvimento pessoal e follow-up Liderança Gestão Escolar: Tarefas de um Diretor de Escola Dentro e fora da escola

4 Conclusão 1: Evidência do efeito positivo sobre os resultados de matemática da “seleção e eleição” como forma de escolha de diretor relativamente à escolha somente por “eleição” ou por “outras formas”. Atributos escolares e o desempenho dos estudantes: uma análise dos dados SAEB Roberta Biondi e Fabiana de Felicio 2007

5 Conclusão 2: Turmas que tiveram somente um professor de Matemática ao longo do ano letivo apresentam um desempenho de 4,2 pontos maior relativamente às turmas que tiveram mais de um professor. Atributos escolares e o desempenho dos estudantes: uma análise dos dados SAEB Roberta Biondi e Fabiana de Felicio 2007

6 Conclusão: Nem sempre a eleição de diretores é resultado da mobilização da comunidade escolar e/ou resulta em um trabalho voltado para a melhoria contínua da educação ofertada aos alunos. Há evidências de construção de uma cultura de conivência em detrimento da melhoria necessária. Dimensões da gestão escolar e suas competências Heloisa Luck 2009

7 Para melhorar a qualidade do ensino pela melhoria da gestão escolar: necessidade de competências inerentes às suas funções. Uma estratégia eficaz tem sido a realização de exames prévios à escolha pela comunidade. Dimensões da gestão escolar e suas competências Heloisa Luck 2009

8 Os impactos de práticas de gestão escolar sobre o desempenho educacional: evidências para as escolas paulistas Priscilla Albuquerque Tavares 2012 Conclusão: Práticas de gestão podem explicar as diferenças entre escolas com alunos e professores com perfil semelhantes.

9 Os impactos de práticas de gestão escolar sobre o desempenho educacional: evidências para as escolas paulistas Priscilla Albuquerque Tavares 2012 Impactos positivos e significantes sobre a nota dos alunos em matemática, principalmente nos alunos com grandes deficiências de aprendizado (6 pontos na escala, equivalente a elevar o aprendizado típico do aluno médio em quase 40%)

10 Gestão escolar e qualidade da educação: um estudo sobre dez escolas paulistas Fernando Abrucio 2010 Conclusão: Os modelos de gestão têm impacto significativo sobre a aprendizagem dos alunos.

11 Gestão escolar e qualidade da educação: um estudo sobre dez escolas paulistas Fernando Abrucio 2010 Aspectos relacionados à gestão que mais influenciam os resultados: Qualidade do corpo de gestores, principalmente diretor (formação) Tipo de liderança: atitude empreendedora e visão sistêmica da gestão

12 Gestão escolar e qualidade da educação: um estudo sobre dez escolas paulistas Fernando Abrucio 2010 (cont.) Clima organizacional: trabalho em equipe, coesão e comprometimento da equipe gestora, comando e princípios organizacionais bem definidos. Capacidade de utilizar as avaliações externas para melhorar a escola.

13 Somente eleição não é suficiente para garantir a democratização da prática escolar. Responsabilidades crescentes do diretor de escola: articulação, planejamento, monitoramento e avaliação da ação. Novos Desafios

14 Entre os métodos sobre os quais existem pesquisas, o mais eficiente é o que combina pré-seleção técnica com eleição. Nesse método, os candidatos passam por uma análise baseada em critérios como currículo, formação e experiência. Os melhores candidatos competem, depois, em uma eleição na qual toda a comunidade escolar vota. Conclusão 1

15 Distribuição de escolha de Diretor no Brasil 46%

16 -Migrar do modelo majoritário de indicação para o de seleção + eleição -Dar condições para a carreira em Y (especialista e gestor): formação, monitoramento, feedback claro de resultados das avaliações, transparência, socialização de boas práticas -Mérito: reconhecimento do trabalho coletivo e do avanço da escola Conclusão 2

17 Obrigada! Priscila Cruz priscila@todospelaeducacao.org.br www.todospelaeducacao.org.br


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