A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Relações com Empregados  Conflitos  Movimentação de Pessoal  Disciplina  Sindicalismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Relações com Empregados  Conflitos  Movimentação de Pessoal  Disciplina  Sindicalismo."— Transcrição da apresentação:

1  Relações com Empregados  Conflitos  Movimentação de Pessoal  Disciplina  Sindicalismo

2

3

4 São atividades de RH associadas com o tratamento e movimentação dos colaboradores dentro da organização. São as relações internas da organização com seus colaboradores e relacionadas com promoções transferências, demissões e afastamentos por aposentadoria. Disciplina e medidas disciplinares são também aspectos cruciais dessas relações internas. Contudo a ARH atua na retaguarda como função de staff – consultoria interna – delegando aos gerentes e supervisores a responsabilidade de linda pelas praticas de RH no dia a dia. DECISÕES DOS GERENTES SUPERVISORES DE LINHA O desenho de um programa de relações com empregados deve ter : a) Comunicação. b) Cooperação c) Proteção d) Assistência e) Disciplina e conflito.

5 As organizações se caracterizam por uma constante movimentação das pessoas através da estrutura organizacional. É o continuo fluxo de capital humano dentro da organização. Essa movimentação envolve admissões ( que já tratamos na parte relacionada com subsistemas de previsão ), transferências, promoções, afastamentos por aposentadoria e desligamento. 1. Transferências 2. Promoções 3. afastamentos por aposentadorias 4. Desligamentos

6 No passado, o termo disciplina significava a conformidade das pessoas às regras e normas estabelecidas pela organização porque eram adequadas ao alcance dos objetivos organizacionais. Assim, havia necessidade de um controle externo interno e rígido para monitorar o comportamento das pessoas que se baseava exclusivamente nos meios como horário de trabalho, descrição do cargo, regras e procedimentos de trabalho, proibições, comportamento etc.Mas com isso, as organizações deixavam de lado aquilo que deveria ser o mais importante: eficiência, eficácia, alcance de metas e objetivos, adição de valor à organização, melhoria de qualidade e produtividade, inovação e criatividade, atendimento ao cliente e outros aspectos de real valor para a organização. Hoje, o termo disciplina refere-se a como as pessoas conduzem a si próprios de acordo com as regras e procedimentos de um comprtamento aceitável pela organização. É o que denominamos autodisciplina: é o controle exercido pelas próprias pessoas sem necessidade de qualquer monitoramento externa. Assim, a disciplina se refere ao estado de autocontrole do funcionário e sua conduta ordeira e responsável.

7  Noção de conflito  Inevitabilidade dos conflitos  Condições que predispõem ao conflito  Condições que desencadeiam o conflito  Resultado do conflito  Administração do conflito

8 Os sindicalistas não constituem um fato recente na história das reações entre os organizações e seus membros. Suas origens remontam ao surgimento do sistema capitalista que se desenvolveu a partir do século XXVIII, com a Revolução Industrial na Inglaterra. Os sindicatos surgiram quando os empregadores começaram a ficar premidos entre os trabalhadores e os consumidores, isto é, quando se desenvolveu o sistema de remuneração. A nova cara do sindicalismo. O sindicalismo evoluiu de uma reação provocada pelas precárias condições de trabalho para a representação maciça e legitima dos direitos e expectativas das classes trabalhadoras. Atualmente, o sindicalismo representa um processo de reivindicações por melhores salário e condições de trabalho, e mais do que isso, uma força política que faz parte da natural disputa de poder em um regime democrático.

9 Para conquistar as reivindicações de suas bases, o sindicato dos empregados pode utilizar de vários meios de ação para pressionar as organizações, como a greve, piquetes e formas ilícitas de pressão sindical. Greve A greve é um direito de toda pessoa de se abster de trabalhar, como meio de pressionar o empregador, para a obtenção de uma reivindicação de interesse geral. A greve é uma paralisação coletiva do trabalho e deve necessariamente constituir-se em ato coletivo, durante um período de tempo predeterminado ou não.

10 A greve pode emergir a partir de fatores objetivos, subjetivos e políticos, a saber: Do ponto de vista objetivo, uma categoria entra em greve quando precisa reforçar a reivindicação de melhores condições de trabalho, melhores salários, benefícios, condições de ascensão, progresso, segurança e estabilidade, relacionamento com as chefias etc. Do ponto de vista subjetivo, uma categoria entra em greve quando se sente prejudicada por alguma decisão ou ação da empresa. Do ponto de vista político, uma categoria entra em greve em busca de maior espaço de participação, em busca do exercício do poder, seja dentro ou fora da organização.

11 Na mediação, uma terceira parte neutra entra na disputa quando ocorre algum impasse nas negociações. O mediador funciona como um facilitador. O objetivo da mediação é persuadir as partes a manter a negociação e alcançar um acordo.

12 Se, de um lado, os trabalhadores utilizam meios de ação sindical para fazer valer suas reivindicações, de outro lado, as organizações também podem utilizar certos meios de pressão contra os trabalhadores, como o locaute e a lista negra.

13

14

15  “O verdadeiro sucesso depende da habilidade de relacionamento interpessoal,da capacidade de compreender idéias e emoções”  “Seja qual for o relacionamento que você atraiu para dentro de sua vida, numa determinada época, ele foi aquilo de que você precisava naquele momento”


Carregar ppt " Relações com Empregados  Conflitos  Movimentação de Pessoal  Disciplina  Sindicalismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google