A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VALTER SHUENQUENER DE ARAÚJO PROFESSOR DE DIREITO ADMINISTRATIVO DA FAC. DE DIREITO DA UERJ DOUTOR EM DIREITO PUBLICO JUIZ FEDERAL E CONSELHEIRO DO CNMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VALTER SHUENQUENER DE ARAÚJO PROFESSOR DE DIREITO ADMINISTRATIVO DA FAC. DE DIREITO DA UERJ DOUTOR EM DIREITO PUBLICO JUIZ FEDERAL E CONSELHEIRO DO CNMP."— Transcrição da apresentação:

1 VALTER SHUENQUENER DE ARAÚJO PROFESSOR DE DIREITO ADMINISTRATIVO DA FAC. DE DIREITO DA UERJ DOUTOR EM DIREITO PUBLICO JUIZ FEDERAL E CONSELHEIRO DO CNMP RISCOS E OPORTUNIDADES DOS ACORDOS DE LENIÊNCIA SOB A ÓTICA DO CONTROLE PÚBLICO E DAS CONVENÇÕES INTERNACIONAIS SEMINÁRIO SOBRE ACORDOS DE LENIÊNCIA Programa de Pós-Graduação da UERJ Doutorado em Direito da Empresa e Atividades Econômicas

2 ACORDOS DE LENIÊNCIAACORDOS DE LENIÊNCIA “Com as devidas adaptações, o recente exemplo da reação pública da automotora Volkswagen é ilustrativo do comportamento apropriado de uma grande empresa quando surpreendida na prática de malfeitos, diga-se de passagem aparentemente menores dos que os apurados no presente feito. A admissão da responsabilidade não elimina o malfeito, mas é a forma decente de superá-lo, máxime por parte de uma grande empresa”. (Trecho da sentença do juiz federal Sérgio Moro que condenou o proprietário da Engevix Engenharia, Gerson Almada, a 19 anos de prisão, ocasião em que o magistrado sugeriu que a construtora celebrasse acordos de leniência.)

3 LENIÊNCIA NO ÂMBITO DO CADELENIÊNCIA NO ÂMBITO DO CADE Combate à cartelização - CADE – 49 acordos até 2014. Programa de Leniência brasileiro: A Lei nº 10.149/2000 incluiu os artigos 35-B e 35-C na Lei nº 8.884/94. Lei nº 12.529/11 revogou a Lei nº 8.884 e reiterou a possibilidade de celebração de acordo de leniência, nos seguintes termos: (i) a empresa deve cessar a conduta desde o momento da propositura do acordo; (ii) deve confessar a prática da conduta e colaborar com a sua revelação durante toda a investigação e o processo; (iii) deve ser a primeira a delatar o cartel; (iv) os membros do cartel devem ser identificados pela empresa delatora e ela deve fornecer documentos que comprovem o ilícito e o envolvimento das outras empresas e pessoas físicas, (v) no momento da propositura do acordo, a Superintendência-Geral do CADE não pode ter informações suficientes sobre a empresa ou pessoa física para condená-la. Além da extinção da punibilidade dos crimes contra a ordem econômica (Lei 8.137/90), o que já era permitido pela Lei 8.884/94, a Lei 12.529 também permitiu este efeito para os “crimes diretamente relacionados à prática de cartel”. Ex: crimes previstos na Lei 8.666 e o do art. 288 do CP (associação criminosa).

4 LEI ANTICORRUPÇÃOLEI ANTICORRUPÇÃO Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013 (arts. 16 e 17) Inspiração: i) Convenção interamericana contra a corrupção, editada pela Organização dos Estados Americanos (OEA, 1996, Decreto 4.410/2002); ii) Convenção sobre combate à corrupção de funcionários estrangeiros em transações comerciais internacionais, editada pela Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE, 1997, Decreto 3.678/2.000); iii) Convenção das Nações Unidas contra a corrupção (ONU, Convenção de Mérida, ratificada pelo Brasil em 2005, Decreto 5.687/2006); iv) Foreign corrupt practices act (EUA, 1997) e o v) Bribery act (Reino Unido, lei de 2010 em vigor desde 2011).

5 Responsabilização objetiva na esfera administrativa e judicial da pessoa jurídica. Sanções a serem aplicadas: Art. 6 o Na esfera administrativa, serão aplicadas às pessoas jurídicas consideradas responsáveis pelos atos lesivos previstos nesta Lei as seguintes sanções: I - multa, no valor de 0,1% (um décimo por cento) a 20% (vinte por cento) do faturamento bruto do último exercício anterior ao da instauração do processo administrativo, excluídos os tributos, a qual nunca será inferior à vantagem auferida, quando for possível sua estimação; e II - publicação extraordinária da decisão condenatória. Art. 19. Em razão da prática de atos previstos no art. 5 o desta Lei, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, por meio das respectivas Advocacias Públicas ou órgãos de representação judicial, ou equivalentes, e o Ministério Público, poderão ajuizar ação com vistas à aplicação das seguintes sanções às pessoas jurídicas infratoras: I - perdimento dos bens, direitos ou valores que representem vantagem ou proveito direta ou indiretamente obtidos da infração, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé; II - suspensão ou interdição parcial de suas atividades; III - dissolução compulsória da pessoa jurídica; IV - proibição de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos de órgãos ou entidades públicas e de instituições financeiras públicas ou controladas pelo poder público, pelo prazo mínimo de 1 (um) e máximo de 5 (cinco) anos. LEI ANTICORRUPÇÃOLEI ANTICORRUPÇÃO

6 ACORDO DE LENIÊNCIA NOVIDADES INTRODUZIDAS PELA MP 703 (18/12/2015)  Não há mais exigência de reconhecimento formal de culpa. Só é preciso cooperar com as investigações e cessar o seu envolvimento. Avanço positivo sob dois aspectos: i) afasta-se a tese de ofensa ao direito fundamental à não autoincriminação (nemo tenetur se detegere); ii) a confissão é desnecessária, na medida em que a pessoa jurídica responde objetivamente de acordo com a Lei Anticorrupção.  Estímulo de celebração do acordo com a participação do MP e da Advocacia Pública. Isso gera maior segurança para as partes que o celebram. Impedimento para ajuizar e prosseguir com ações na esfera cível e arquivamento de processos administrativos. Alinhamento com a Convenção de Mérida que sugere a atuação integrada dos órgãos estatais no combate à corrupção.  Competência para firmar o acordo de leniência passou a ser do órgão de controle interno de cada Poder. Se não existir órgão de controle interno, será celebrado pelo Chefe do Poder em conjunto com o Ministério Público. Antes, a competência para firmar o acordo era da autoridade máxima de cada órgão ou entidade. Tese de ofensa ao art. 131 da Constituição da República que prevê a competência da AGU para representar, judicial e extrajudicialmente, a União.

7 ACORDO DE LENIÊNCIA NOVIDADES INTRODUZIDAS PELA MP 703  Deixou de existir a possibilidade de afastamento da proibição de receber benefícios ou empréstimos do Poder Público. Na redação original, o afastamento dessa proibição era uma possível consequência da celebração do acordo.  A adoção de mecanismos de integridade tornaram-se medidas necessárias, em razão da celebração do acordo. Antes, eram medidas que apenas atenuavam as sanções.  A pessoa jurídica não mais precisa ser a primeira a manifestar interesse na celebração do acordo de leniência. Se a empresa for a primeira a celebrar o acordo de leniência, também poderá ficar isenta da multa. Na redação original, a multa só poderia ser reduzida, mas não se admitia a isenção total. Se não for a primeira a celebrar o acordo, subsistem os benefícios de isenção da publicação extraordinária da decisão condenatória e da redução de até 2/3 da multa.  A formalização da proposta de acordo já suspende o prazo prescricional. Sua celebração interrompe a prescrição. Antes, só havia previsão de interrupção da prescrição em virtude da celebração do acordo.

8 ACORDO DE LENIÊNCIA NOVIDADES INTRODUZIDAS PELA MP 703  Participação do Tribunal de Contas: após a assinatura do acordo, ele será encaminhado ao Tribunal de Contas para que apure eventual prejuízo ao erário. O Tribunal de Contas poderá instaurar processo administrativo contra a pessoa jurídica celebrante do acordo para apurar prejuízo ao erário, quando entender que o valor previsto no acordo não é suficiente para a reparação integral do dano. MS 34.031 – liminar deferida pelo Min. Gilmar Mendes em 22/02/16: suspensão da obrigação de fornecimento de documentos ao TCU de prováveis acordos de leniência em trâmite na CGU.  MP é cientificado a partir da instauração do processo administrativo. Antes, a ciência apenas ocorria após a conclusão do processo.  A MP 703 previu a isenção da pena que restringe o direito de licitar e de contratar com o Poder Público. Antes, isso não era possível. A novidade evita a insolvência de empresas que tinham a maioria dos seus contratos firmados com o Estado (Ex: construtoras). Os empregos são preservados, sem prejuízo da possibilidade de punição das pessoas físicas. Esta novidade estimula a celebração do acordo de leniência, pois permite a sobrevivência da empresa. Em contrapartida: a MP 703 passou a exigir práticas de governança corporativa e proibiu o recebimento de incentivos. Continuidade de obras e emprego para os trabalhadores de diversos segmentos - evita-se o colapso econômico do país.

9 ACORDO DE LENIÊNCIA NOVIDADES INTRODUZIDAS PELA MP 703 O art. 17, §1º, da Lei 8.429 que vedava a transação, acordo ou conciliação em matéria de improbidade foi revogado pela MP 703. Agora, é possível transigir em matéria de improbidade. Medida alinhada com as “10 Medidas de Combate à Corrupção”.

10 TÓPICOS PARA REFLEXÃOTÓPICOS PARA REFLEXÃO Alegação de ausência de urgência e relevância para edição da MP 703. Tese apresentada na ADI 5.466. Os tratados internacionais que influenciaram a lei não são recentes. O PL 3.636/2015, originário do Senado, está em tramitação na Câmara dos Deputados desde novembro de 2015. O PL 4.703/2016 tramita na Câmara desde março de 2016. Exigência de ressarcimento integral contida no art. 16, §3º, da Lei 12.846 é apropriada? A lei poderia evoluir possibilitando o ressarcimento parcial com mitigação proporcional das sanções? E se for impossível obter o ressarcimento integral? Nos Estados Unidos, a restituição ocorre “where possible”(Seções A5 e B6 do Corporate Leniency Policy). A restituição integral não precisará ocorrer, por exemplo, quando ela colocar substancialmente em risco o funcionamento da empresa ou quando ela estiver em insolvência e o juízo não autorizar o pagamento. Existe, contudo, uma presunção do dever de reparação integral. Nesse contexto, o §4º do art. 16 da Lei 12.846 (que permite que a amortização do dano considere a capacidade econômica da pessoa jurídica) está alinhado com a ideia de que a reparação do dano não pode inviabilizar a empresa. Ademais, ele estimula a celebração do acordo, o que pode facilitar a revelação do ilícito, algo de extremo interesse para a coletividade. Portanto, além do excessivo rigor no sentido do dever reparação integral poder comprometer a empresa, ele pode desestimular o acordo e, assim, a descoberta da dinâmica de todo o ilícito. As alterações da MP 703 cuidam de norma processual? Ex: supressão do art. 17, §1º, da Lei 8429. Tese defendida pelo PPS na ADI 5466: inconstitucionalidade em razão de se tratar de norma processual. Contudo, a revogação da proibição de acordo em ação de improbidade não cuida de norma processual, mas do direito material à realização do pacto. Há, também, normas gerais sobre procedimento licitatório (suspensão e arquivamento), o que é de competência da União.

11 TÓPICOS PARA REFLEXÃOTÓPICOS PARA REFLEXÃO Art. 16, §14, da Lei 12.846: Regra que prevê que o acordo de leniência será encaminhado ao TCU que poderá instaurar processo para apurar prejuízo ao erário. Ofensa à iniciativa do TCU para envio de projeto de lei? A regra nada obriga ao TCU. Apenas estabelece o óbvio e que encontra amparo na Constituição da República. Ausência de extensão às pessoas físicas. Que pessoa física se motivará a propor o acordo sob o risco de ser processada criminalmente ou mesmo de se tornar ré em uma ação de improbidade? A Lei do CADE (Lei 12.529) já prevê a possibilidade de celebração do acordo de leniência com pessoas físicas e jurídicas. A caráter fragmentário do direito punitivo brasileiro [esfera penal, administrativa-poder de polícia, administrativa-lei de licitações, administrativa-poder disciplinar, cível (ressarcimento), improbidade] dificulta a celebração do acordo de leniência diante da incerteza quanto à extensão dos benefícios para o infrator.

12 “O direito só tem significado como expressão de conflitos, representando os esforços da humanidade para se domesticar. Infelizmente, porém, o direito tem tentado combater a violência e a injustiça com meios que, num mundo racional, seriam tidos por estranhos e desgraçados. É que o direito nunca tentou verdadeiramente resolver os conflitos da sociedade, mas apenas aliviá-los, pois promulga regras segundo as quais esses conflitos devem ser travados até ao fim (...) Um dia, os juristas vão se ocupar do direito premial. E farão isso quando, pressionados pelas necessidades práticas, conseguirem introduzir matéria premial dentro do direito, isto é, fora da mera faculdade e arbítrio. Delimitando-o com regras precisas, nem tanto no interesse do aspirante ao prêmio, mas sobretudo no interesse superior da coletividade.” (Rudolph Von Ihering, A luta pelo Direito, obra oriunda de palestra proferida em 1872 na Sociedade Jurídica de Viena).


Carregar ppt "VALTER SHUENQUENER DE ARAÚJO PROFESSOR DE DIREITO ADMINISTRATIVO DA FAC. DE DIREITO DA UERJ DOUTOR EM DIREITO PUBLICO JUIZ FEDERAL E CONSELHEIRO DO CNMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google