A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica, social e política. Os brasileiros queriam a democracia de volta. Movimentos sociais se mobilizaram para exigir medidas contra a crise econômica e a ditadura. O movimento dos metalúrgicos de São Paulo fez várias greves e atos públicos para reivindicar melhores salários e a volta das liberdades individuais.

4  Em 1984, começou um intenso movimento popular que pedia:  A pressão popular forçou os militares a se retirar do governo, mas o povo ainda não pôde votar para presidente.  Os militares voltaram para os quartéis. Eleições diretas para presidente!

5  Em 1985, a Câmara dos Deputados elegeu Tancredo Neves para presidente da República. Os deputados escolheram Tancredo Neves para presidente, mas ele não chegou a assumir o cargo. Após a eleição indireta no plenário da Câmara dos Deputados, Tancredo fez um discurso emocionante.

6  Antes de tomar posse, Tancredo Neves adoeceu e faleceu. O Brasil inteiro chorou a sua morte.  José Sarney, o vice de Tancredo, assumiu a presidência.  Depois de 21 anos de ditadura militar, Sarney foi o primeiro presidente civil.

7  O novo governo tinha um grande desafio pela frente:. Restabelecer a democracia e pôr fim a uma grave crise econômica. Para restabelecer a democracia, uma nova Constituição foi aprovada em 1988. O governo de Sarney fez vários planos econômicos, mas NÃO conseguiu resolver a crise.

8  Para suceder Sarney, o povo votou para presidente e elegeu Fernando Collor de Mello. A economia continuou em crise com Fernando Collor. Ele também tentou resolver a situação com planos econômicos, mas não deu certo. A insatisfação popular foi enorme e as denuncias de corrupção acirraram o movimento do impeachment. Mas o que quer dizer impeachment? Quer dizer impedimento. O povo quis impedir que Collor continuasse na presidência.

9  Os estudantes pintaram a cara para protestar contra a corrupção e fizeram muitas manifestações. Esses jovens foram chamados de caras-pintadas. Diante desta situação, Collor renunciou à presidência da República.

10 Fernando Henrique e o Plano Real Quando Collor renunciou, Itamar Franco assumiu a presidência da República com o encargo de combater a inflação. Fernando Henrique Cardoso era o ministro da Fazenda e ele adotou o PLANO REAL para acabar com a crise econômica. O Plano Real acabou com o cruzeiro e trouxe uma nova moeda para o Brasil, o REAL.

11 Com o sucesso do Plano Real, Fernando Henrique foi eleito presidente da República em 1994 e teve um segundo mandato em 1998.

12 Em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente da república pela primeira vez. Lula iniciou sua vida política no sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo e foi líder nas greves dos anos 1978-1979.

13 Lula e o seu partido, o PT, assumiram o poder com uma grande responsabilidade: MANTER A INFLAÇÃO SOB CONTROLE E COMBATER A POBREZA. O programa Bolsa Família para ajudar a população mais pobre foi uma iniciativa que contribuiu para a reeleição de Lula em 2006.

14 Desde o final da ditadura militar, o Brasil cresceu e a vida das pessoas melhorou bastante. Mais gente tem acesso à luz elétrica. Mais gente tem acesso à coleta de lixo. Mais gente tem acesso à rede de esgoto. Mais gente tem acesso ao consumo de produtos.

15 O Brasil não é um país pobre. Temos tecnologia, industrias modernas e muitos recursos naturais. Mas temos muitos problemas a resolver: Desemprego D e s e m p r e g o Exclusão social O Brasil precisa superar esses desafios!

16 Infância ameaçada Não é apenas o trabalho que compromete o futuro das crianças e adolescentes. Os problemas começam cedo. Muitos bebês morrem logo ao nascer, ou antes de completar um ano de vida. Muitas crianças conseguem sobreviver na pobreza, mas não frequentam boas escolas e desistem de estudar. Elas ficam nas ruas, expostas à violência.

17 Mudar essa situação é o grande desafio da sociedade brasileira. Precisamos acabar com a desigualdade social!

18 Várias associações e escolas investem no ensino da música, com o propósito de mudar a realidade das crianças e jovens carentes. Os jovens aprendem a utilizar instrumentos musicais, equipamentos variados e computadores. A música é uma poderosa forma de expressão que abre portas para o futuro de muitos jovens.

19 Em 2010 teremos eleições para presidente! Quem será o próximo presidente? Aécio Neves Ciro Gomes Dilma Rousseff José Serra Marina Silva

20 1) Quem assumiu a presidência da República após a morte de Tancredo neves? O vice-presidente José Sarney. 2) Que presidente renunciou para não sofrer impeachment? Fernando Collor de Mello. 3) Que ministro da Fazenda criou o Plano Real? Fernando Henrique Cardoso. 4) Como foi chamado o movimento que pedia eleições diretas para presidente? Diretas-já. 5) Para restabelecer a democracia, uma nova Constituição foi aprovada. Em que ano ocorreu este fato? Em 1988.

21 6) Como é chamado o programa social de transferência de renda para famílias carentes? Bolsa -Família 7) Que presidente da República foi metalúrgico e líder sindical? Luiz Inácio Lula da Silva. 8) Cite alguns desafios para o futuro do Brasil. A violência, o desemprego, a exclusão social, a desigualdade social, a infância ameaçada, etc. 9) Quantos anos durou a ditadura militar? 21 anos.


Carregar ppt "O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google