A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª NÍSIA PARIS Prof Deickson Lennon Profª Luzimar Santiago.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª NÍSIA PARIS Prof Deickson Lennon Profª Luzimar Santiago."— Transcrição da apresentação:

1 Profª NÍSIA PARIS Prof Deickson Lennon Profª Luzimar Santiago

2 1 Mundo contemporâneo: economia e geopolitica Cap 1 – Processo de desenvolvimento do capitalismo CARACTERÍSTICAS DO CAPITALISMO Objetivo: Lucro; Propriedade privada dos meios de produção (terra, máquinas... e dos bens de produção (produtos finais); Dinheiro e similares são meios de troca; Lei da oferta e procura; Predomínio do trabalho assalariado; Divisão de classes: quem possui os meios e bens de produção e o trabalhador que vende seu trabalho em troca de um salário!!

3 ORIGEM DO CAPITALISMO Passagem da Idade Média para a Idade Moderna; Renascimento urbano e comercial na Europa; Surge uma nova classe social a burguesia e também os banqueiros e cambistas; Aparecem as características primárias do sistema capitalista : Lucro; Acúmulo de riquezas; Controle dos sistemas de produção e Expansão dos negócios

4

5 CAPITALISMO COMERCIAL Expansão Marítima Economia Mercantilista Metalismo Trabalho Escravo FASES DO CAPITALISMO

6

7

8 Expansão Marítima Economia Mercantilista Metalismo Trabalho Escravo CAPITALISMO COMERCIAL

9 CAPITALISMO INDUSTRIAL Revolução Industrial Expansão das redes de transporte Trabalho assalariado Liberalismo

10

11

12

13 CAPITALISMO FINANCEIRO Formação de Monopólios e oligopólios Introdução de novas tecnologias e fontes de energia Avanço na siderurgia Expansão Imperialista

14

15 CAPITALISMO INFORMACIONAL Revolução Técnico-Científica Capitalismo Industrial-Financeiro Conhecimento como forma de desenvolvimento Capitalismo informacional e global

16 As revoluções industriais anteriores foram movidas a energia: a Primeira: carvão; a Segunda: petróleo e eletricidade, a Terceira Revolução Industrial é movida a conhecimento. Outra grande mudança na geopolítica da produção, foi que as primeiras indústrias, se desenvolveram junto às fontes de matérias-primas e energia (bacias carboníferas); atualmente essas instituições típicas da revolução informacional, estão próximas a universidades e centros de pesquisas, onde se desenvolvem os chamados tecnopolos, em razão da presença de indústrias de alta tecnologia como a robótica, informática, telecomunicações e biotecnologia. Em síntese...

17 CARTEL - acordo firmado entre empresas do mesmo ramo, afim de estabelecer o preço de uma mercadoria x, controlando o produto. OPEP, cimento e gasolina no Brasil e do aço nos Estado Unidos CONGLOMERADO – é uma forma de oligopólio na qual várias empresas que atuam em setores diversos se unem para tentar dominar determinada oferta de produtos e/ou serviços, sendo em geral administradas por uma holdingoligopólioempresas Um exemplo de conglomerado é a empresa Mitsubishi, que fabrica desde carros até canetas, ou a LG Group, que fabrica de celulares, notebooks e televisores, até eletrodomésticos e produtos petroquímicos.LG Group HOLDING – Forma de oligopólio, no qual é criada uma empresa para administrar um grupo delas que se uniu com o intuito de promover determinada oferta de produtos e serviços. Deca: Oferece bides, chuveiros, pias, mictórios entre outros. Poll: Forma embrionária de cartel, onde várias empresas mantém serviços comum a todos ex: escritório de assistência técnica TRUSTE – Conglomerado de empresas de um só dono, atuando em setores diversos da economia. ex: grupo Bradesco, grupo globo, grupo Silvio Santos e Grupo Votorantim. PARA NÃO ESQUECER...

18

19 O SUBDESENVOLVIMENTO Profª Nísia Paris Profª Luzimar Santiago

20 CAUSAS  Processo de Descolonização  Dependência Econômica  Dívida Externa  Guerras civis  Corrupção

21 CONSEQUENCIAS  Fome  Falta de Moradia  Desemprego  Falta Saneamento Básico  Baixa Expectativa de Vida

22

23

24

25 O MUNDO PÓS 1ª GUERRA MUNDIAL Os países mais descontentes e que podem ser considerados como causadores da guerra foram a Itália e a Alemanha; Estes países desejavam aumentar seu mercado consumidor externo, mas devido a partilha da Ásia e África entre a Inglaterra, França e outros países, a Itália e Alemanha ficaram descontentes, pois não tiveram participação na partilha, ou seja, ficaram em desvantagem. 3 GEOPOLITICA E ECONOMIA DO PERIODO PÓS SEGUNDA GUERRA

26 Professora: Nísia Paris. Estagiários: Deickson Lennon e Luzimar Santiago. Natal/RN - 2012

27 O Subdesenvolvimento 1.Explique as origens do subdesenvolvimento. Segunda Guerra Mundial (discussões sobre under-development); Entretanto suas origens remontam aos processos contraditórios da expansão do capitalismo, isto é, desde as Grandes Navegações; A descolonização (1940-1960) evidencia as diferenças.

28 O Subdesenvolvimento 2.Quais as principais características dos países subdesenvolvidos? Baixos índices de desenvolvimento humano e econômico; Exportadores de matéria-prima e de alimentos a preços baixos; Industrialização tardia, quando existente, e agravadora das desigualdades; Pobreza extrema.

29 3.O subdesenvolvimento é um estágio evolutivo rumo ao desenvolvimento? Explique. Países em desenvolvimento? Origens históricas: transferência direta de riqueza das colônias para a metrópole; Países emergentes; Riqueza X Desenvolvimento (visão macro); Obs.: Os Tigres Asiáticos. O Subdesenvolvimento

30 4.O subdesenvolvimento é um fenômeno extremamente complexo, que apresenta causas internas e externas em casa país. Explique sucintamente essas causas. Origens históricas da diferença entre países ricos e pobres (conflito Norte X Sul); Democracias não consolidadas (ditaduras); Comandados por elites; Papel do Estado (subsídios e incentivos fiscais); Paternalismo, Protecionismo, Corrupção, Dívida Externa; Guerras Civis.

31 O Subdesenvolvimento 5.Observe a tabela de indicadores socioeconômicos, na página 186, e diga se há correlação direta entre o aumento da renda per capita e a melhoria dos indicadores sociais de uma população. Justifique sua resposta. O aumento da renda per capta tende a estar correlacionado as melhorias das condições de vida como alfabetização e expectativa de vida.

32 O Subdesenvolvimento 6.Com base na tabela de distribuição de renda, na página 188, faça uma comparação entre os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos. Em ambos os países a renda se concentra em maior parte nos 10% mais ricos, contudo nos desenvolvidos a discrepância é sutilmente menor.

33 O Subdesenvolvimento 7.Qual é a diferença entre a nova divisão internacional do trabalho e as divisões anteriores? Exportadores de matéria-prima e detentores de mão- de obra barata e desqualificada (países subdesenvolvidos na antiga DIT); Globalização Econômica e desenvolvimento do capitalismo informacional; Produtores de alto valor com base no trabalho informacional, os produtores de grande volume baseado no trabalho de baixo custo, os produtores de matérias-primas e os produtores redundantes.

34 Geopolítica e economia do pós-Guerra 1.O que foi a Guerra Fria? Qual foi sua duração? Conflito ideológico entre o mundo capitalista (EUA) e o socialista (URSS) sem confronto bélico que tem seu início com o fim da II Guerra em 1947 e seu término no final de 1980.

35 Geopolítica e economia do pós-Guerra 2.Explique a definição de Raymond Aron para Guerra Fria: “Paz impossível, guerra improvável”. Existência de um antagonismo insolúvel; Em caso de guerra, significaria a inexistência de vencedores, haja vista o fim de todos.

36 Geopolítica e economia do pós-Guerra 3.O que são BIRD e FMI? Qual foi o papel dessas entidades no período pós-guerra? Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Banco Mundial); Fundo Monetário Internacional; Reconstrução dos países devastados pela guerra e garantia da estabilidade financeira dos países do lado capitalista.

37 Geopolítica e economia do pós-Guerra 4.Qual é a ligação entre o Plano Marshall e a Doutrina Truman? Concessão de créditos para governos pró- ocidentais (Grécia e Turquia); Contenção do socialismo (Otan); Consolidar as economias capitalistas e frear a influência comunista.

38 Geopolítica e economia do pós-Guerra 5.O que foi o conflito Leste X Oeste? Ordem bipolar; Países Capitalistas X Países Socialistas.

39 Geopolítica e economia do pós-Guerra 6.O que é o conflito Norte X Sul? Por que ele apareceu mais nitidamente com o fim da Guerra Fria? Norte desenvolvido (rico) X Sul subdesenvolvido (pobre); “Vitoria” do Capitalismo e da “democracia”.

40 Geopolítica e economia do pós-Guerra 7.Quais eram os principais símbolos da ordem mundial do Período Guerra Fria? O Muro de Berlim; O Pacto de Varsóvia.

41 Geopolítica e economia do pós-Guerra 8.Quais são as principais características da ordem mundial no período pós-Guerra Fria? Ordem Multipolar; Ou Unipolar? Capacidade econômica: disponibilidade de capitais, avanço tecnológico, qualificação da mão-de-obra, nível de produtividade e índices de competitividade; Globalização econômica; Blocos Econômicos.

42 nova ordem mundial Desaparecimento do conflito leste X oeste Surgimento do conflito norte X sul

43 Características da nova ordem mundial As alianças entre nações são feitas agora pelo grau de afinidade econômico- comercial existente entre um e outro país. Deixando de lado a questão ideológica o que impera agora é a questão mercadológica. O nível de poder de um país agora é medido pelo seu desenvolvimento científico e tecnológico, com destaque para o conhecimento cientifico na áreas de informática e biotecnologia.

44

45 A Geografia das Indústrias

46 Indústria: “Conjugação do trabalho e do capital para transformar a matéria-prima em bens de produção e consumo.” “A atividade secundária da economia, que engloba as atividades de produção ou qualquer de seus ramos, em contraposição à atividade agrícola (primária) e à prestação de serviços (terciária).”

47 Fases evolutivas: Artesanato Manufatura Maquinofatura Indústria

48 Fatores Locacionais Matérias-Primas

49 Fontes de Energia

50 Mão-de-Obra

51 Mercado Consumidor

52 Transportes

53 Telecomunicações

54 Incentivos Fiscais » Disponibilidade de Água

55 Tipos de Indústrias Segundo a Função Germinativas Ponta

56

57 Segundo a Tecnologia Tradicionais Dinâmicas

58 Segundo a Aplicação de Recursos Capital-Intensivas Trabalho-Intensivas

59

60

61 GEOPOLITICA E ESTRATÉGIA Profª: NÍSIA PARIS Profº DEICKSON LENNON 2012

62 As fontes de energia Compreende-se por energia a capacidade de realizar trabalho. Classificam-se as fontes de energias naturais conhecidas também por primárias em dois tipos:  Fonte de energia renováveis, as que não se esgotam;  Fonte de energia não renováveis, as que se esgotam e não são expostas.

63 Evolução do consumo de energia primária  1700 – Consumo Mundial predominantemente renovável LENHA e DERIVADOS  1800 – O Consumo cresceu 25% neste século  1850 – Em meio século (1800 -1850) o consumo mundial cresceu 47% LENHA tem maior participação CARVÃO 15%  1900 – No período de 1850 a 1900, o consumo mundial de energia quase duplicou LENHA em queda CARVÃO é a maior fonte comercial (mais da metade da demanda) PETRÓLEO, GÁS NATURAL e ELETRICIDADE passam a compor a cesta das fontes comerciais (juntas respondem por apenas 2%)

64  1950 - No período de 1900 a 1950, o consumo mundial de energia cresceu quase duas vezes e meia PETRÓLEO o “energético do século” – 24% GÁS NATURAL 8% ELETRICIDADE se consolidou como fonte  1973 – Entre 1950 e 1970 o consumo mundial quase que triplicou PETRÓLEO, GÁS NATURAL e ELETRICIDADE segue em crescimento ENERGIA NUCLEAR como fonte de geração de eletricidade O Choque do Petróleo impulsionou a pesquisa de novas fontes de energia

65  1973 – Entre 1970 e 1990 o crescimento do consumo fica restrito a pouco menos que 35% Acidentes nas Usinas Nucleares Ações sobre a demanda e oferta devido o choque do PETRÓLEO  2000 – O século termina com os combustíveis fósseis totalizando 80% de todo consumo Energético Humor dos mercados Conflitos por condicionados por escassez e restrições ao acesso ás fontes

66 Carvão Mineral O carvão mineral foi a principal fonte de energia utilizada na Revolução Industrial e durante os séculos XVIII e XIX. A partir de 1970 começaram a ser utilizadas novas formas de energia, como o petróleo e a eletricidade.

67

68 Atualmente, o carvão mineral é a terceira fonte de energia mais empregada no mundo. Possui três utilizações principais:  Como matéria- prima para produção de aço;  Na geração de energia elétrica a partir do aquecimento das caldeiras em usinas termelétricas;  Como matéria-prima do setor carboquímico na produção de inseticidas.

69 A formação do carvão

70 É a fonte de energia mais importante e a mais utilizada no mundo. A Segunda Revolução Industrial (século XIX) marca o início de seu crescente consumo. As maiores reservas de petróleo assim, como o carvão estão no hemisfério norte. Petróleo

71 A formação do petróleo

72 Gás natural É a segunda principal fonte de energia utilizada no mundo e a que apresenta o maior crescimento de consumo. O gás natural está associado ao petróleo, sendo portanto um produto esgotável.

73 Energia elétrica A eletricidade pode ser obtida pela força da água (hidráulica), pelo vapor da queima de combustíveis fósseis (termelétricas) e pelo calor produzido pela fissão do urânio no núcleo do reator. Temos três tipos de usinas que geram eletricidades.

74 1. As hidrelétricas A água é a fonte de energia de uma usina hidrelétrica. Embora, teoricamente, a água seja renovável já sabemos que pode acabar. A energia liberada pela correnteza de um rio movimenta as turbinas nele instalados, que vão gerar energia elétrica.

75 A produção de energia elétrica não é poluente, mas a construção de usinas pode causar profundos impactos ambientais na região.

76

77 2.As termelétricas Quem faz o papel de transformar recursos em energia na termelétrica é o vapor de água produzido por uma caldeira aquecida pela queima do carvão e do petróleo, e portanto dependente de combustíveis fósseis. É uma fonte de energia muito poluidora, lançando bastante CO2 na atmosfera.

78

79 3.Energia nuclear Apesar de poderem estar localizadas pertos dos centros consumidores, as usinas termonucleares representam um perigo para a população, pelo risco de vazamento nuclear. É o calor proveniente da fissão de átomos de urânio no reator que é movimentada a turbina.

80

81 As fontes de energia do futuro A busca de fontes de energia menos poluidoras, renováveis e que possam substituir o carvão e o petróleo, tem incentivado inúmeras pesquisas nesse sentido.

82 Biomassa Todo rejeito de origem vegetal ou animal pode se transformar em biomassa e gerar energia. Entre as formas de obtenção da bioenergia estão a combustão, a gaseificação, a fermentação e a produção de substâncias líquidas.

83

84 Biodiesel Alguns vegetais produzem óleo que pode ser utilizado como combustível para motores de ignição-combustão. O biodiesel tem características semelhantes ao diesel e é considerado um recurso renovável. Amendoim, soja, sementes de girassol, mamona, dendê são fontes de óleo vegetal.

85

86 Energia solar Além de gerar eletricidade o sol pode ser utilizado como aquecedor de água e de casas em países de clima frio (energia térmica).

87

88 Energia das marés ou mareomotris Através do movimento das marés, na maré alta a água enche o reservatório, acionando as turbinas; na maré baixa a água esvazia o reservatório, movimentando novamente as turbinas.

89

90 A energia do centro da terra ou geotérmica O calor que existe no interior da Terra é o responsável pela energia geotérmica. Vulcões, e fontes termais são formas dessa fonte de energia. Pode ser aproveitada para o uso direto de aquecimento de prédios ou na produção de energia elétrica.

91

92


Carregar ppt "Profª NÍSIA PARIS Prof Deickson Lennon Profª Luzimar Santiago."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google