A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde e alimentação. HIGIENE ALIMENTAR A tua alimentação é muito importante para o teu crescimento e bem-estar. Comer bem não é comer muito. A alimentação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde e alimentação. HIGIENE ALIMENTAR A tua alimentação é muito importante para o teu crescimento e bem-estar. Comer bem não é comer muito. A alimentação."— Transcrição da apresentação:

1 Saúde e alimentação

2 HIGIENE ALIMENTAR A tua alimentação é muito importante para o teu crescimento e bem-estar. Comer bem não é comer muito. A alimentação deve ser variada. Deves comer devagar, mastigar bem os alimentos e fazeres as refeições a horas certas

3 Normas de higiene alimentar Nas refeições, devemos comer alimentos variados. E, muito importante: devemos comer só o que for preciso.

4 Devemos comer poucos doces e chocolates. Só devemos beber refrigerantes de vez em quando.

5 Devemos lavar muito bem os alimentos que comemos crus!

6 Roda dos alimentos Hidratos de carbono Legumes e verduras frutas Gorduras e óleos Leite e derivados Peixe, carne e ovos leguminosas

7 Comer bem não é comer muito Deves beber muito leite: O leite é um alimento completo. É rico em cálcio muito importante para os ossos e para os dentes.

8 É preciso comer carne, peixe e ovos. A carne, o peixe e os ovos são necessários para construir o edifício que é o nosso corpo porque têm proteínas.

9 É preciso comer fruta e legumes. A fruta e os legumes têm substâncias importantes para a saúde. São as vitaminas!

10 Alimentação Saudável  Uma alimentação saudável consiste numa alimentação completa, equilibrada e variada. Para se garantir uma alimentação saudável é muito importante seguir a roda dos alimentos, fazer pelo menos 5 refeições por dia e beber muita água diariamente. roda dos alimentos

11 Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.dieta proteínascarboidratosgordurasfibrascálciomineraisvitaminasdieta Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.cereaiscarnesverduras legumesfrutas

12 Uma alimentação saudável na infância

13 A importância da Nem toda a água é boa para beber e cozinhar os alimentos.

14 A água potável é a água boa para beber e cozinhar os alimentos A água potável não tem cor, nem cheiro e tem um sabor agradável. A água é um bem que pode acabar e, por isso, não se pode desperdiçar.

15 Curiosidades Um ser Humano pode estar 40 dias sem comer, mas não pode estar 3 dias sem beber. ( Se não beberes água, reduzes a formação de urina, provocando desidratação e posterior morte das células e tecidos).

16 Prazos de validade dos alimentos

17 Pois é, os prazos de validade dos alimentos são muito importantes. Deves estar sempre atento aos prazos de validade, pois se comeres um produto que o prazo de validade já tenha passado podes ficar doente. Por isso já sabes muita atenção aos prazos de validades !

18 Doenças Alimentares Atualmente, nos países desenvolvidos, o número de pessoas com excesso de peso tem aumentado muito, contrastando ainda mais com a magreza extrema das modelos, ideais de beleza no mundo da moda. Assim, têm aumentado as chamadas doenças alimentares tais como:

19 Anorexia  O que é ? Perda progressiva de peso(emagrecimento) devido a não ingerir alimentos e a praticar excessivamente desporto e atividade física.  O que a causa? Querer assemelhar-se ao corpo de modelos magras, baixa autoestima, problemas familiares e ate mesmo na escola.

20  Riscos para a saúde? Fadiga, cansaço, perda de energia, ausência de menstruação, infertilidade, queda de cabelo, insónia, anemia, paragem cardíaca e morte.

21 Bulimia  O que é? Momentos de ingestão de grandes quantidades de alimentos num curto espaço de tempo, seguida de momentos de vómito do que comeu. E casos há que também praticam desporto excessivamente.  O que a causa? Pressões para possuir um corpo magro e procura de perda de peso.

22  Riscos para a saúde? Os mesmos da anorexia, dores de estomago, perda de esmalte dentário, cáries, irritação crónica da garganta, úlceras, dilatação e rutura gástrica, anemia, paragem cardíaca e morte.

23 Obesidade  O que é? Excesso de peso devido ao aumento de gordura no organismo.  O que a causa? Se ingerires grandes quantidades de alimentos, muito calóricos e não tiveres qualquer tipo de atividade física que gaste essas calorias, ela acumula-se como gordura.

24  Riscos para a saúde? Diabetes, colesterol, doenças cardiovasculares… Sabias que as crianças portuguesas estão entre as mais obesas da Europa...!

25 Para manteres a tua saúde deves:  Comer alimentos de origem animal, vegetal e mineral todos os dias.  Mastigar bem e comer devagar.  Repousar depois das refeições.  Comer a horas certas.  Evitar as guloseimas.  Lavar as mãos antes das refeições e os dentes depois delas.

26 Sites e livros consultados    Porto editora  Google imagens

27 Trabalho elaborado Por E Sara Santos Bernardo Nora


Carregar ppt "Saúde e alimentação. HIGIENE ALIMENTAR A tua alimentação é muito importante para o teu crescimento e bem-estar. Comer bem não é comer muito. A alimentação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google