A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Era Vargas 1930-1945 Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Era Vargas 1930-1945 Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,"— Transcrição da apresentação:

1 Era Vargas 1930-1945 Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas, permaneceu no governo por mais tempo.

2 Divisão da Era Vargas Governo Provisório (1930-1934). Governo Provisório (1930-1934). Governo Constitucional (1934-1937). Governo Constitucional (1934-1937). Estado Novo (1937-1945). Estado Novo (1937-1945).

3 Governo Provisório Suspensão da Constituição em vigor; Suspensão da Constituição em vigor; Fechamento do Congresso Nacional; Fechamento do Congresso Nacional; Nomeação de interventores para os governos dos estados; Nomeação de interventores para os governos dos estados; Revolução Constitucionalista (movimento armado para depor Vargas); Revolução Constitucionalista (movimento armado para depor Vargas); Constituição de 1934. Constituição de 1934.

4 Constituição de 1934 Voto secreto; Voto secreto; Voto feminino; Voto feminino; Leis trabalhistas; Leis trabalhistas; Ensino primário obrigatório e gratuito; Ensino primário obrigatório e gratuito; Extinção do cargo de vice-presidente; Extinção do cargo de vice-presidente; Manutenção dos três poderes e do regime federativo e presidencialista. Manutenção dos três poderes e do regime federativo e presidencialista.

5 1934-1937 Mandato de quatro anos como presidente eleito pelo Congresso; Mandato de quatro anos como presidente eleito pelo Congresso; Surgimento da Ação Integralista Brasileira (AIB); Surgimento da Ação Integralista Brasileira (AIB); Surgimento da Aliança Nacional Libertadora (ANL); Surgimento da Aliança Nacional Libertadora (ANL); Intentona Comunista. Intentona Comunista.

6 Ação Integralista Brasileira (AIB) Organização de inspiração fascista, composta por proprietários, empresários e oficiais das Forças Armadas; Organização de inspiração fascista, composta por proprietários, empresários e oficiais das Forças Armadas; Defendiam uma ditadura nacionalista, de partido único; Defendiam uma ditadura nacionalista, de partido único; Líder: Plínio Salgado; Líder: Plínio Salgado; Lema: “Deus, Pátria e Família”. Lema: “Deus, Pátria e Família”.

7

8 Aliança Nacional Libertadora (ANL) Líder: Luís Carlos Prestes, do Partido Comunista do Brasil (PCB); Líder: Luís Carlos Prestes, do Partido Comunista do Brasil (PCB); Defendia a reforma agrária, governo popular- democrático, nacionalização das empresas estrangeiras e o cancelamento da dívida externa; Defendia a reforma agrária, governo popular- democrático, nacionalização das empresas estrangeiras e o cancelamento da dívida externa; Em novembro de 1935, tentaram promover uma revolução, chamada de Intentona Comunista. Em novembro de 1935, tentaram promover uma revolução, chamada de Intentona Comunista.

9

10 Estado Novo Golpe de Estado com a “desculpa” de que os comunistas planejavam tomar o poder (Plano Cohen); Golpe de Estado com a “desculpa” de que os comunistas planejavam tomar o poder (Plano Cohen); Fechamento do Congresso Nacional e dos legislativos estaduais e municipais; Fechamento do Congresso Nacional e dos legislativos estaduais e municipais; Suspensão das eleições; Suspensão das eleições; Extinção dos partidos políticos; Extinção dos partidos políticos; Elaboração de nova Constituição. Elaboração de nova Constituição.

11 Constituição Polaca Elaborada por Francisco Campos (Ministro da Justiça); Elaborada por Francisco Campos (Ministro da Justiça); Semelhanças com a Carta fascista da Polônia; Semelhanças com a Carta fascista da Polônia; Concentrava o poder no presidente; Concentrava o poder no presidente; Foi aplicada através de decretos-lei, pois não houve plebiscito para referendá-la. Foi aplicada através de decretos-lei, pois não houve plebiscito para referendá-la.

12 Poder e Propaganda Censura e uso dos meios de comunicação (rádio, jornais e revistas) para a divulgação de uma imagem positiva do Estado Novo; Censura e uso dos meios de comunicação (rádio, jornais e revistas) para a divulgação de uma imagem positiva do Estado Novo; DIP: Departamento de Imprensa e Propaganda; DIP: Departamento de Imprensa e Propaganda; Hora do Brasil; Hora do Brasil; Manifestações públicas (desfiles cívicos como no 1º de maio); Manifestações públicas (desfiles cívicos como no 1º de maio); Clubes Cívicos para criar uma identidade nacional. Clubes Cívicos para criar uma identidade nacional.

13 Direitos Trabalhistas CLT: Consolidação das Leis do trabalho, em 1º de maio de 1943; CLT: Consolidação das Leis do trabalho, em 1º de maio de 1943; A submissão dos sindicatos ao Ministério do Trabalho possibilitou a Getúlio o controle sobre os movimentos trabalhistas. A submissão dos sindicatos ao Ministério do Trabalho possibilitou a Getúlio o controle sobre os movimentos trabalhistas.

14 Economia Modernização e diversificação; Modernização e diversificação; A indústria foi impulsionada; A indústria foi impulsionada; Montagem de uma indústria de base: Cia Siderúrgica Nacional, Cia Vale do Rio Doce; Montagem de uma indústria de base: Cia Siderúrgica Nacional, Cia Vale do Rio Doce; Criação do Conselho Nacional do Petróleo. Criação do Conselho Nacional do Petróleo.

15 Vale:

16 Educação Proposta de uma nova cultura política, que visava a formação do estado brasileiro; Proposta de uma nova cultura política, que visava a formação do estado brasileiro; Ministério da Educação e Saúde: instrumento para doutrinar de acordo com os objetivos estadonovistas; Ministério da Educação e Saúde: instrumento para doutrinar de acordo com os objetivos estadonovistas; Cultos e paradas cívicas: destacavam o patriotismo, “heróis” nacionais e disciplina. Cultos e paradas cívicas: destacavam o patriotismo, “heróis” nacionais e disciplina.

17 Colégio São José: educando a serviço do Estado Novo 1940 – 1945: Horas Cívicas, Clube de Civismo Grandes Vultos Brasileiros; 1940 – 1945: Horas Cívicas, Clube de Civismo Grandes Vultos Brasileiros; Fontes históricas: atas do Clube de Civismo Grandes Vultos Brasileiros, Registro das Horas Cívicas, Movimento Cívico de 1945; Fontes históricas: atas do Clube de Civismo Grandes Vultos Brasileiros, Registro das Horas Cívicas, Movimento Cívico de 1945; Destaque sempre para a Semana da Pátria. Destaque sempre para a Semana da Pátria.

18 Culto a Getúlio Vargas no SJ: “O culto a Getúlio Vargas também fazia parte da programação das horas cívicas. Vargas era visto como homem ideal para conduzir a Pátria ao progresso, capaz de fazer do Brasil um país melhor.” SOUZA, p. 84 “O culto a Getúlio Vargas também fazia parte da programação das horas cívicas. Vargas era visto como homem ideal para conduzir a Pátria ao progresso, capaz de fazer do Brasil um país melhor.” SOUZA, p. 84 “Grande homem é o nosso presidente Getúlio Vargas.” Ata do SJ, 11 de abril de 1942 “Grande homem é o nosso presidente Getúlio Vargas.” Ata do SJ, 11 de abril de 1942


Carregar ppt "Era Vargas 1930-1945 Após a Revolução de 1930, Vargas recebeu o poder em caráter provisório, mas graças ao uso de práticas populistas e paternalistas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google