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Competências básicas para o sucesso profissional..

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Apresentação em tema: "Competências básicas para o sucesso profissional.."— Transcrição da apresentação:

1 Competências básicas para o sucesso profissional.

2 Mudança permanente – alta competitividade É preciso fazer mais com menos. Desenvolvimento tecnológico permanente. Maior exigência profissional. O Mercado de Trabalho – Cenário Atual. Novas formas de organização do trabalho: -Trabalho em equipe, -“Polivalência”.

3 Qual a expectativa das Empresas? POTENCIAL TALENTO Maior oferta de profissionais no mercado Menor demanda de Mercado X = Diferencial competitivo

4 O que é competência? Saber Conhecimento Poder Habilidade – Saber fazer Querer Atitude

5 Empresa Y O princípio do processo seletivo. Cargo “X” Competências requeridas para adaptação à Empresa. Competências requeridas para adaptação ao cargo.

6 O Currículo – primeiro contato com o candidato. Um currículo deve: Apresentar, de forma breve e objetiva, a experiência e o desenvolvimento acadêmico do candidato. Ser cuidadosamente escrito e ter um formato adequado. Ser construído para destacar-se na pilha de currículos. Promover a oportunidade de uma entrevista pessoal.

7 O quê deve constar do currículo? Dados de identificação: nome, endereço completo com CEP, telefone para contato e e.mail. Objetivo. Resumo / qualificação profissional. Informações pessoais básicas: idade, nacionalidade, estado civil, filhos. Formação acadêmica. Experiência profissional. Cursos de Atualização. Idiomas e outras informações relevantes.

8

9 Convocação para entrevista O contato por telefone faz parte do processo seletivo. Amigos, familiares e empregados devem ser orientados para atender o telefone e anotar recados.

10 A Entrevista de Seleção “Quebra-gelo” Sondagem específica: Acadêmica Profissional Social Familiar Pessoal Informações sobre continuidade do processo. Informações sobre a empresa e o cargo em questão.

11 Os Instrumentos de Avaliação Testes Específicos Testes Psicológicos Dinâmicas de Grupo

12 A T E N Ç Ã O! O período inicial do trabalho é parte do processo de avaliação.

13 Demandas do Mercado de Trabalho. Educação / postura. Comunicação. Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. Liderança.

14 Educação / Postura Boas maneiras – regras sociais de conduta.. Cumprimento formal. Respeito às normas e procedimentos locais. Higiene pessoal e apresentação profissional. Uso adequado do telefone celular.

15 Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe. Equilíbrio emocional. Agente facilitador do bem-estar comum. Bom relacionamento com clientes internos, externos e fornecedores. Facilidade de contato interpessoal para construção e manutenção de um bom network. Cooperação no desenvolvimento dos trabalhos e visão de resultado coletivo.

16 Comunicação Oral e escrita – capacidade de receber e transmitir informações. – clareza e coordenação de idéias. – objetividade. Saber ouvir.

17 Liderança. Paciência / Autocontrole. Atenção verdadeira com o outro. Humildade – sem prepotência ou arrogância. Respeito ao outro. Honestidade e ética. Compromisso. Privilégio ao resultado da equipe.

18 Outras competências requeridas. Qualidade de vida. Domínio técnico e específico da área de atuação. Análise e solução de problemas. Domínio de recursos básicos de informática. Fluência em idiomas. Responsabilidade Social.

19 Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve...

20 A sua carreira profissional é seu patrimônio!

21 Notícia sobre você! Imagine que este Jornal será publicado em um Domingo, no ano de 2015.

22 “Você não tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão". Lembre-se!

23 Valorize-se Seja organizado. Cultive o bom humor. Pratique o otimismo e não se lamente. Capriche no discurso, cuide da postura e da dicção. Cumprimente todas as pessoas. Aperte a mão de forma decidida. Trate bem todas as pessoas, principalmente seus familiares e amigos. Seja pontual. Seja e pareça honesto. Não pense em voz alta.

24 O sucesso de uma carreira é resultado de planejamento, estratégia e intencionalidade, com o melhor aproveitamento das oportunidades.

25 Viva um dia após o outro... Mas, não tire os olhos do futuro, pois é lá que vamos passar o resto de nossas vidas! Viva um dia após o outro... Mas, não tire os olhos do futuro, pois é lá que vamos passar o resto de nossas vidas!

26 Rosangela de Carvalho (21) 9855-4676 / (21) 2254-1042 rosangela@efficaciaempresarial.com.br


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