A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neocolonialismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neocolonialismo."— Transcrição da apresentação:

1 Neocolonialismo

2 Neocolonialismo (século XIX)
Objetivo europeu: aquisição de matérias-primas e mercado consumidor para sua crescente indústria. Justificativa utilizada: missão civilizadora Fato: barbárie dos colonizadores Alvo: África, Ásia e Oceania

3 Fim do Neocolonialismo
II Guerra Mundial Movimentos de independência Melhoria dos meios de comunicação - Informações sobre as barbáries européias chegam a Europa, perda do apoio popular. Nova mentalidade

4 África

5 África Antes do Neocolonialismo Neocolonialismo

6

7

8 Fim do Neocolonialismo
Após a II Guerra Mundial

9 Guerras Civis O Guerra Civil do Burundi foi um conflito armado com duração de 1993 a 2005. A guerra civil foi o resultado divisões étnicas de longa data entre os hutus e as tribos tutsis no Burundi. O número de mortos estimado é de mortos. Em 2005, o presidente do Chade, Idriss Déby - que havia conquistado o poder em 1990, após lançar uma ofensiva contra o governo central da época, a partir do Darfur e com apoio da Líbia - alterou a Constituição do país para que ele pudesse concorrer a um terceiro mandato, o que desencadeou a partir deserções em massa exército. As deserções do exército chadiano em larga escala a partir 2004 e 2005 obrigou Deby a desmantelar a seu guarda presidencial e a formar uma nova força militar de elite, o que acabou por enfraquecer a posição do presidente e a incentivar o crescimento dos grupos armados de oposição. Foram formados grupos armados, como a União para a Democracia e a Liberdade em agosto de 2005, e a Plataforma para a Unidade, Democracia e Mudança (SCUD) dois meses mais tarde, que tentaram derrubar o governo de Déby, acusando-o de ser corrupto e totalitário. Ainda naquele ano, a RDL e o SCUD se juntaram a outros seis grupos para formar a Frente Unida para a Democracia e Mudança (FUCD).[A situação se agravou com a suposta acumulação de riqueza petrolífera por Déby e seu séquito

10 Apartheid O apartheid foi estabelecido oficialmente na África do Sul em 1948 pelo Nationalist Party(Partido dos Nacionalistas) que ascendeu ao poder e bloqueou a política integracionista que vinha sendo praticada pelo governo central. O Nationalist Party representava os interesses das elites brancas, especificamente da minoria boere. Após 1948, o sistema de segregação racial atingiu o auge. Foram abolidos definitivamente alguns direitos políticos e sociais que ainda existiam em algumas províncias sul-africanas.

11 As diferenças raciais foram juridicamente codificadas de modo a classificar a população de acordo com o grupo social a que pertenciam. A segregação assumiu enorme extensão permeando todos os espaços e relações sociais. Os casamentos entre brancos e negros foram proibidos. Os negros não podiam ocupar o mesmo transporte coletivo usado pelos brancos, Não podiam residir no mesmo bairro e nem realizar o mesmo trabalho, entre outras restrições. Os brancos passaram a controlar cerca de 87% do território do país, o que sobrava se compunha de territórios independentes, mas paupérrimos, deixados aos grupos sociais não-brancos.

12 Na década de 1970, o governo da África do Sul tentou em vão encontrar fórmulas que pudessem assegurar certa legitimidade internacional. Porém, tanto a ONU (Organização das Nações Unidas) como a Organização da Unidade Africana, votaram inúmeras resoluções condenando o regime. O fim do regime só ocorre em 1994.

13 Nelson Mandela A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos. Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram.

14 Indicações de leituras e filmes
Nelson Mandela, conversas que tive comigo Invictus Mandela, luta pela liberdade

15 O caso das colônias portuguesas – Revolução dos Cravos
Egito (1880 – até a II Guerra Mundial) protetorado britânico. Canal de Suez (1860) fica no controle da Inglaterra e França até 1956.

16 Ásia Extensão colonizada: região sul
Intensidade da submissão: variada/ líderes locais, por vezes, eram mantidos no poder.

17 Índia – Inglaterra. Movimento de independência liderado por Mahatma Gandhi.
“desobediência civil” “resistência pacífica” Independência: 1947

18 Indoshina – (primeira metade do século XIX a 1953)
Presença francesa Tentativa de dominação japonesa (II Guerra) Precária tentativa de retomada do controle pelos franceses. Independência: Laos, Camboja e Vietnã.

19 Conflitos no Oriente Médio
Vamos estudar nas aulas de geopolítica da Ásia em Geografia.


Carregar ppt "Neocolonialismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google