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PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada Língua Portuguesa e Redação 6º ao 9º Anos 4º Encontro SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO.

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1 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada Língua Portuguesa e Redação 6º ao 9º Anos 4º Encontro SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO

2 Acessando o AVA  Atividades da Proposta Curricular;  Acompanhamento das Atividades do AVA;  Materiais didáticos postados.

3 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

4 Para início de conversa

5 O Ao ouvirmos falar de avaliação escolar o que nos vem à mente? Defina com uma palavra. O Quais instrumentos de avaliação devem ser utilizados nas aulas de Língua Portuguesa e Redação? O A avaliação serve à aprendizagem ou a aprendizagem serve à avaliação?

6 O que diz a legislação? Artigo 24: V - a verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: a) Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais. LDB 9394/96

7 O que diz a legislação? Artigo 32: I – assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica; II – utilizar vários instrumentos e procedimentos, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando; RESOLUÇÃO Nº 7/2010

8 ESTUDO TEÓRICO Entrevista com Jussara Hoffman

9 Analisando imagens

10 O Estudei, mas não lembro essa resposta?

11 O No furacão chamado avaliação o melhor é...

12 O Nosso mestre fala que...

13 ?

14 Avaliar é??? “A avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação”. “A avaliação é reflexão transformada em ação. Ação essa, que nos impulsiona para novas reflexões. Reflexão permanente do educador sobre a realidade, e acompanhamento, passo a passo do educando, na sua trajetória de construção de conhecimento”. Jussara Hoffmann

15 Avaliar é??? “A avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos”. Perrenoud “Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória, nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva”. Luckesi

16 Tipos Diagnóstica - visa identificar e avaliar o conhecimento que o aluno traz; busca detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Formativa - visa identificar se as estratégias e os recursos usadas para ensinar estão tendo resultados positivos, ou seja, se os alunos estão efetivamente aprendendo; pretende melhorar as aprendizagens. Somativa - é aplicada ao final de cada período de aprendizado com o objetivo de medir o conhecimento adquirido pelo educando; sua função é classificar os alunos ao final da unidade semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. SANT’ANNA, Ilza Martins. 1997

17 A partir dos resultados das avaliações da I Unidade em Língua Portuguesa e Redação nas turmas do 6º ao 9º anos, faça um levantamento do rendimento, conforme tabela abaixo: SOCIALIZANDO O PARA CASA... Disciplina Alunos frequentes Índice de aprovação Índice de reprovação

18 PARA CASA… Pensando a AVALIAÇÃO como parte integrante do processo ensino-aprendizagem, posicione- se a respeito de como ela deve ser vivenciada na Rede Municipal de Ensino de Guanambi, considerando os seguintes aspectos: Concepção; Importância; Tipos; Critérios.

19 Falando em avaliação...

20 IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica O que é?

21 IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  É um índice que indica se os alunos do Ensino Básico estão aprendendo os conteúdos previstos para a idade e a série adequadas;  É o termômetro da qualidade da Educação Básica.

22 IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Como é calculado ?

23 IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  Base de cálculo (dois indicadores): Fluxo escolar (aprovação, reprovação e evasão – dados do censo escolar); Desempenho dos estudantes (avaliados pela Prova Brasil);  É calculado e divulgado periodicamente pelo INEP.

24 Avaliações Externas: – Provinha Brasil; – SAEB – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica: ANEB – Avaliação Nacional da Educação Básica; ANRESC – Avaliação Nacional do Rendimento Escolar ( Prova Brasil); Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

25

26 SAEB/Aneb Avalia, por amostragem, os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira e para a universalização do acesso à escola.

27 SAEB/Prova Brasil O É uma avaliação censitária que envolve todas as escolas da rede pública de ensino, das zonas urbanas e rurais, que possuam pelo menos 20 estudantes matriculados no 5º e no 9º ano do ensino fundamental regular; O Avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa, com foco em leitura, e em Matemática, com ênfase na resolução de problemas; O Foi criada pelo Inep em 2005 e é aplicada a cada dois anos.

28 Prova Brasil / Objetivos: O Avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas; O Produzir informações que subsidiem políticas e ações para a melhoria da qualidade do ensino, a redução das desigualdades e a democratização da gestão da educação pública; O Fornecer informações sobre o contexto extra e intraescolar, associadas ao desempenho.

29 Prova Brasil / Objetivos: O Promover uma nova sistemática de avaliação alcançando cada escola; O Permitir um retrato da realidade de cada escola, em cada município; O Levar a escola a se reconhecer nos resultados da avaliações externas;

30 Prova Brasil / Finalidades: O Avaliar os sistemas de ensino (escolas) e não os estudantes; O Traçar um diagnóstico do sistema de ensino e não aprovar ou reprovar alunos. O Oportunizar a sociedade conhecer a qualidade do ensino oferecido em cada unidade escolar.

31 Resultado do IDEB BRASILBAHIAGUANAMBI Séries iniciais Série finais Séries iniciais Série finais Séries iniciais Série finais Obs. Meta Obs. Meta Obs. Meta Obs. Meta Obs. Meta Obs. Meta ,66,04,05,53,85,03,14,84,45,43,84,6

32 Resultados finais/2013 aBrasilResultados/view/boletimDesempenh o/boletimDesempenho.seam

33 ORIENTANDO A PRÁTICA/PARTILHANDO Conteúdos didáticos Língua Portuguesa Redação

34 Orientações didáticas  Gênero: Conto – 8º e 9º anos;  Intertextualidade – 6 e 7º anos;  Modelo de avaliações: Prova Brasil.  Ortografia, vamos inovar?  Gênero: Animação / as imagens e sons à serviço da aprendizagem..


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