A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIEDADE, CULTURA E VIOLÊNCIA VIVIAN DA VEIGA SILVA CIENTISTA SOCIAL E COORDENADORA DE ATIVIDADES DO PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS/PREAE/UFMS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIEDADE, CULTURA E VIOLÊNCIA VIVIAN DA VEIGA SILVA CIENTISTA SOCIAL E COORDENADORA DE ATIVIDADES DO PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS/PREAE/UFMS."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIEDADE, CULTURA E VIOLÊNCIA VIVIAN DA VEIGA SILVA CIENTISTA SOCIAL E COORDENADORA DE ATIVIDADES DO PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS/PREAE/UFMS

2 SOCIEDADE, CULTURA E VIOLÊNCIA Ser humano: ser cultural, social, psicológico e biológico, dotado de capacidade criativa imaginativa. Do latim violentia, significa força ou agressão, extraída do verbo violare, ou seja, transgredir, profanar, tratar com força. Múltiplas formas de violência. Violência contemporânea se expressa em múltiplas dimensões (econômica, social, política, cultural, ética e simbólica) e é praticada por autores diversos (Estado, instituições, grupos sociais e religiosos, organizações públicas e privadas, indivíduos).

3 SOCIEDADE E CULTURA Lógica capitalista, trazendo individualismo, consumismo exacerbado e efemeridade. Capitalismo deixa de ser modo de produção e torna-se norteador de todas as esferas da vida social. Individualismo transforma o outro em algo insignificante, impossibilitando enxergá-lo como ser humano. Consumismo como falso processo de inclusão social. Imposição de padrão estético e comportamental. Questão familiar.

4 HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA “Se não vejo na criança, uma criança, é porque alguém a violentou antes; e o que vejo é o que sobrou de tudo o que lhe foi tirado” - Betinho. Mas, como passamos a ter uma concepção sobre o que é criança? E a adolescência, em que momento passa a ser considerado estágio da vida? Necessidade de compreender historicamente como as diversas sociedades irão enxergar e construir suas concepções próprias da infância e da adolescência.

5 HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA Sociedades extrativistas e sociedades clássicas. Adulto em miniatura: Idade Média. Emergência do capitalismo e das sociedades industriais: surgimento do sentimento de infância. Percepção da adolescência durante esse período. No Brasil, dualidade de tratamento referente à criança e ao adolescente. Política higienista e legislação menorista. Doutrina da Proteção Integral e o ECA.

6 HISTÓRIA SOCIAL DA INFÂNCIA E DA ADOLESCÊNCIA Violência contra crianças e adolescentes: fenômeno multidimensional e complexo, que possui raízes sociais, históricas, econômicas e culturais. Sociedade pautada na visão adultocêntrica, sexista e patriarcal.

7 TIPOS DE VIOLÊNCIA Violência Urbana: - Não tem mais como fator característico a ocorrência em grandes cidades, tornando- se fenômeno amplo; - Altos índices de homicídios entre os jovens; - Banalidade e Crueldade.

8 TIPOS DE VIOLÊNCIA Violência Estrutural: - Possibilidade de um grupo ou classe social se sobre a outro, utilizando-se de leis e instituições, criando uma situação de desigualdade; - Atual modelo de sociedade contribui para a pobreza e exclusão social;

9 TIPOS DE VIOLÊNCIA Violência Institucional: - Violência cometida por agentes e órgãos públicos; - Discriminação, tratamento diferenciado ou negligência em virtude de alguma característica do usuário: etnia, idade, orientação sexual, deficiência, etc; - Abusos e agressões cometidos dentro dessas instituições;

10 TIPOS DE VIOLÊNCIA Violência Doméstica: - Praticada contra ascendentes, descendentes, irmão, cônjuge ou companheiro com que se conviva ou tenha convivido; - Pode ser física, psicológica, sexual, abandono e negligência; - Se baseia em relações sociais construídas de forma desigual; - Dentro desse tipo de violência, podemos destacar 3 outros tipos: violência contra a mulher, a criança e o adolescente e o idoso.

11 TIPOS DE VIOLÊNCIA Violência contra a mulher: - Sociedade patriarcal; - Conseqüências desse tipo de violência; Violência contra crianças e adolescentes: - Infância e adolescência: história social e concepções; - Negligência, violência física e sexual; Violência contra idosos: - Concepções sociais.

12 TIPOS DE VIOLÊNCIA Violência de preconceito: - Etnia, faixa etária, orientação sexual, gênero, características físicas, religião, grupo social, etc. - Ódio de si, ódio do outro; - Inconvertibilidade essencial do outro.

13 D IANTE DESSE CONTEXTO, O QUE DEVEMOS FAZER ? A importância do trabalho em rede e que cada um conhece seu papel e suas atribuições para intervir na realidade de maneira ativa. “Revoluções cotidianas”.

14 INDICAÇÃO DE FILMES PARA DISCUSSÃO Laranja Mecânica (1971); A Cor Púrpura (1985); Tempo de Matar (1996); Má Educação (2004); Sleepers – Vingança Adormecida (1996); Sobre meninos e lobos (2003); Meninos não choram (1999); Encantadora de baleias (2003); Crash- No limite (2004); Anjos do sol (2006); Café da manhã em Plutão (2005); Billy Elliot (2000); Ventos de liberdade (2006); Cidade de Deus (2002);

15 INDICAÇÃO DE FILMES PARA DISCUSSÃO Coisas Belas e Sujas (2002); Deserto Feliz (2007); Um Crime Americano (2007); Juno (2007); Um Olhar do Paraíso (2010); Preciosa (2009).

16 SOCIEDADE, CULTURA E VIOLÊNCIA OBRIGADA!!! CONTATOS: VIVIVEIGASILVA@GMAIL.COMVIVIVEIGASILVA@GMAIL.COM CONTATOS – ESCOLA DE CONSELHOS: ESCOLADECONSELHOS@UFMS.BR WWW.ESCOLADECONSELHOS.UFMS.BR PAIR.LEDES.NET


Carregar ppt "SOCIEDADE, CULTURA E VIOLÊNCIA VIVIAN DA VEIGA SILVA CIENTISTA SOCIAL E COORDENADORA DE ATIVIDADES DO PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS/PREAE/UFMS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google