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Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais

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Apresentação em tema: "Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais"— Transcrição da apresentação:

1 Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PARA PESSOAS IDOSAS Um Novo Olhar...

2 OBJETIVOS específicos para idosos
Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo; Assegurar espaço de encontro para os idosos e encontros intergeracionais de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária; Detectar necessidades e motivações e desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida; Propiciar vivências que valorizam as experiências e que estimulem e potencializem a condição de escolher e decidir, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia e protagonismo social dos usuários.

3 TRABALHO ESSENCIAL AO SERVIÇO
Acolhida; Orientação e encaminhamentos; Grupos de convívio e fortalecimento de vínculos Informação, comunicação e defesa de direitos; Fortalecimento da função protetiva da família; Mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; Banco de dados de usuários e organizações; Elaboração de relatórios e/ou prontuários; Desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; Mobilização para a cidadania.

4 Público: IDOSOS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 60 ANOS, EM ESPECIAL:
Idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada; Idosos de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; Idosos com vivências de isolamento por ausência de acesso a serviços e oportunidades de convívio familiar e comunitário e cujas necessidades, interesses e disponibilidade indiquem a inclusão no serviço. SETAS

5 Condições e formas de acesso
Usuários territorialmente referenciados aos CRAS. Formas de acesso: Por procura espontânea; Por busca ativa; Por encaminhamento da rede socioassistencial; Por encaminhamento das demais Políticas Públicas. SETAS

6 ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO
Encontros Regulares: grupo de convivência e fortalecimento de vínculo formado por 15 a 30 usuários que participarão de encontros semanais com duração de até duas horas. Portanto, sugere-se a realização de um encontro regular por semana com duração de 02(duas) horas. È central e essencial à execução do SCFV; Encontros mensais ou ao final de cada percurso: encontros realizados uma vez ao mês ou na finalização de cada percurso, podendo promover a participação de diversos grupos, de familiares e pessoas da comunidade, como, por exemplo, confraternizações, exposições e apresentações;

7 Oficinas: realizadas com o grupo de pessoas idosas dos encontros regulares para aprofundar temas transversais, devendo ser realizadas pelo menos duas oficinas ao longo do percurso, com duração de oito horas. Atividades de convívio: de livre participação das pessoas idosas do grupo regular e outras pessoas idosas da comunidade. Realizadas pelo menos uma vez por semana, como, por exemplo, atividades culturais (sessões de cinema, coral, música, poesia); atividades físicas (yoga, alongamento, hidroginástica, dança); atividades manuais (bordado, pintura, jardinagem, artes plásticas), etc.

8 AMBIENTE FÍSICO E RECURSOS MATERIAIS
O Espaço físico dever ser compatível com a quantidade de pessoas que participarão das atividades ofertadas; Instalações sanitárias adaptadas, com adequada iluminação, ventilação, conservação, privacidade, salubridade, limpeza e acessibilidade em todos os ambientes de acordo com as normas da ABNT; SETAS

9 Ambiente Físico e Recursos Materiais
Para a realização do serviço incluem ainda, espaços para recepção das pessoas, sala de atividades coletivas, sala para atividades administrativas; Deve conter mobiliário adaptado às condições dos usuários, equipamentos permanentes e de consumo (como os recursos socioeducativos) entre outros; O espaço poderá contar com outras características, de acordo com a cultura local, com espaços externos ao ar livre.

10 RECURSOS HUMANOS È Necessário que a equipe seja constituída por um técnico de referência (nível superior) do CRAS; Um Orientador Social (profissional responsável pelo grupo) com no mínimo nível médio; Facilitador de oficinas (opcional) Obs: A Gestão municipal poderá contratar outros profissionais para ampliação da equipe.

11 COORDENADORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA – CPSB
TELEFONES: (67) Muito Obrigada!


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