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Conhecer os princípios básicos do Networking Os contatos cuidam-se e mantêm-se. Fazendo chamadas telefónicas, enviando correio eletrónico regularmente.

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1 Conhecer os princípios básicos do Networking Os contatos cuidam-se e mantêm-se. Fazendo chamadas telefónicas, enviando correio eletrónico regularmente ou reunindo-se com alguém pessoalmente, cumprirá com dois objetivos:

2 Conhecer os princípios básicos do Networking Pode pedir a essas pessoas que o aconselhem e informem e/ou facilitem o acesso a terceiras pessoas que possam ajudá-lo a encontrar um emprego ou orientá-lo sobre o caminho mais adequado para alcançar as oportunidades de emprego que procura; Não passe despercebido e assim as pessoas não se esquecerão de que existe. Ninguém o poderá recomendar para um cargo ou informá-lo de oportunidades de emprego se não se lembrar de que você está à procura de trabalho.

3 Redes de contato A realidade tem demonstrado a importância das redes de contatos pessoais na resposta a ofertas de emprego. Os contatos são estabelecidos fazendo novos conhecimentos. A isso se resume o significado de NETWORKING ou ao que, em português definimos como fazer contatos. Tudo o que precisa é de pegar no telefone ou enviar um e-mail, mencionando o nome de algum conhecido comum.

4 Muito simples certo? Quando se trata de NETWORKING a boa notícia é que não precisa de conhecer alguém importante. Estamos todos em contato com uma lista de amigos, parentes, ex-colegas de trabalho e conhecidos. Na maioria dos caos ficam felizes em ajudar.

5 Lista de contatos A lista de contatos, ou NETWORKING, referem-se ao fato de contatar com as pessoas que conhece e pedir- lhes ajuda.

6 As empresas preferem por vezes não publicar anúncios Pode acontecer que se questione porque é que tantas vagas são preenchidas pela via da informação de boca em boca. Muitas empresas acreditam que o retorno que se obtém vale o custo de um anúncio no jornal ou em algum portal da internet. Preferem, assim, não publicar ofertas de emprego, porque foram comprovando que o nível dos candidatos que se apresentam através da via direta e pessoal (dos seus empregados, dos seus clientes ou dos seus fornecedores), ou seja, referenciados, é superior ao nível dos candidatos que respondem às ofertas de emprego publicadas em anúncios.

7 O networking gera melhores oportunidades de emprego Fazer contatos não só lhe abre portas a uma maior quantidade de oportunidades de emprego, como também às vagas de maior qualidade. Os melhores empregos são sempre atribuidos a alguém que conhece alguém. Existem sempre mais probabilidades de alguém conhecedor de uma oferta de emprego para um cargo atrativo e com um bom salário, a recomende aos seus amigos e/ou contatos. Do mesmo modo, os empregos menos atrativos são os que acabam por ser anúnciados. Como tal estabelecer contatos é uma técnica de emprego muito mais eficaz do que confiar exclusivamente em empresas consultoras de recursos humanos ou em portais de emprego na internet.

8 As pessoas geralmente gostam de ajudar É coompreensível que se sinta um pouco inseguro por ter que contatar outras pessoas para pedir ajuda. Porém, acredite que, na maioria dos casos, as pessoas ficarão contentes por colaborar consigo. Se alguém lhe telefona-se e lhe dissesse que um amigo em comum o referenciou como experiente na sua área profissional, não estaria disposto a dedicar a essa pessoa quinze minutos do seu tempo? Desde que o solicite adequadamente muito provavelmente comprovará que a maioria das pessoas está disposta a partilhar as suas ideias e os seus conselhos.

9 Construa um networking O primeiro passo é muito facil. Começe por fazer uma lista de todos os seus conhecimentos. Rigorosamente todas as pessoas que conhece! Pegue numa folha de papel e vá anotando todos os nomes que lhe venham à cabeça. Pense no nome de colaboradores e antigos colegas de emprego, clientes, fornecedores, pessoas que conheça através de contatos profissionais. Tenha também em conta a sua vida pessoal; por certo conhece pessoas ligadas a organizações sociais, comunitárias, desportivas ou religiosas e com as quais mantém o relacionamento. E quanto aos vizinhos e aos membros da sua família.

10 Construa um networking Talvez seja da opinião de que algumas pessoas são mais úteis do que outras. E, de fato, é verdade. Porém, tenha em consideração que os seus familiares e amigos mais próximos serão os que se mostrarão mais desejosos de o ajudar, mesmo que não possam levá-lo imediatamente ao emprego dos seus sonhos.

11 Construa um networking Continue a preencher a sua lista até que conte com o maior número de pessoas possível. Qualdo terminar, pode estabelecer prioridades, qualificando cada nome segundo dois critérios: Utilidade provável. Um ex-colega de emprego que trabalhe na mesma área profissional do que a sua, estará provavelmente melhor relacionado do que um ex-colega que exerça funções noutro departamento. Seguramente que um amigo que esteja colocado como diretor de um departamento, terá mais contatos do que outro que estaja a iniciar uma carreira profissional. Grau de relacionamento. Um amigo próximo terá, provavelmente, mais entusiasmo e disponibilidade para lhe dedicar parte do seu tempo a escutar, orientar e aconselhar, do que alguém que seja um mero conhecido.

12 Escreva um guião Antes de pegar no telefone é aconselhável ponderar sobre o que vai dizer. Terá de se apresentar e de transmitir, clara e objetivamente, o motivo da sua chamada, num tom profissional, mas sem que resulte demasiado distante. Escreva um pequeno rascunho com o que pretende dizer, como se fosse um roteiro para contatos, observando os seguintes aspetos: Mencione, numa única frase, a profissão que exerce ou o tipo de trabalho que executa. Explique como obteve o nome da pessoa a quem vai telefonar. Resuma a sua situação atual, explicando como essa pessoa poderia ajudá-lo.

13 Rede de contatos Mostrando-se suficientemente educado e profissional, surpreender-se-á ao constatar que a maioria das pessoas lhe responderá afirmativamente ao seu pedido de ajuda. A maioria das pessoas ficará agradada por ajudá-lo, se o seu pedido for simplesmente um pouco do seu tempo para uma consulta telefónica. Ao ponderar o que gostaria que os seus interlocutores fizessem por si, tenha presente que, ao estabelecer contatos, está a cumprir com dois objetivos: Receber informação, conselhos, referências; Não passar despercebido e recordar às pessoas que existe.

14 O primeiro contato telefónico Depois de escrever o guião de apresentação, está preparado para fazer a primeira chamada. Obviamente que espera que todas as pessoas da networking lhe sejam úteis na procura de uma vaga de emprego ou possam recomendá-lo para algum trabalho. Mas antes que isso aconteça tem que decidir a quem telefonar primeiro. Evite contatar primeiro as pessoas mais importantes e influentes da lista. Começe a campanha de captação de apoios junto dos amigos com quem está mais à vontade para se aperfeiçoar e assim assegurará a técnica de abordagem, treinando o modo de contatar telefonicamente os interlocutores.

15 O primeiro contato telefónico Depois de treinar com alguns dos seus amigos, avalie o modo como decorreu a conversa: Explicou claramente a sua situação e do que precisa? Conseguiu obter a informação e/ou referências de outras pessoas Não contate, em primeiro lugar, as pessoas mais influentes da lista. Começe por treinar com amigos.

16 O primeiro contato telefónico Se pensa que deve treinar mais, continue a contatar amigos até ter aprefeiçoado convenientemente a sua comunicação telefónica. Quando se sentir seguro, começe a contatar pessoas que pense terem mais possibilidades de ajudá-lo.

17 Como maximizar a utilidade dos contatos telefónicos A maioria das pessoas mostrar-se-á disponível para ajudá-lo. O que deve dizer a cada uma quando lhes telefonar ou quando se encontrar com elas? Quaisquer que sejam as perguntas que decida colocar, não se esqueça de que, em todos os casos, o planeamento é vital. Tem de se preparar para uma serie de perguntas perfeitamente adequadas à sua situação pessoal e às suas necessidades.

18 Perguntas com a intenção de mudar de atividade profissional Como é o seu dia-a-dia no emprego? Como decorre a sua semana de trabalho? O que é que mais lhe agrada e o que menos gosta? Quais são as suas tarefas diárias? Qual a remuneração inicial auferida? E qual é, em média, o ordenado de um empregado, ao fim de três, cinco ou dez anos de trabalho? Como começou nesta atividade? Quais as habilitações ou formação necessárias? Conhece alguém que tenha feito carreira nesta atividade e que não tenha essa formação ou essas habilitações? Eu gostava de trabalhar nessa atividade que conselhos me dá?

19 Perguntas sobre uma empresa específica Pode acontecer ter que procurar ajuda para conseguir um emprego numa empresa em particular. Talvez tenha sido chamado para uma entrevista nessa mesma organização. Ou, talvez, apenas lhe interesse a empresa e queira trabalhar nela se a oportunidade surgir. Promover e ter contatos permitir-lhe-á obter mais informações acerca de uma empresa alvo. As pessoas da sua lista poderão polo em contato, por exemplo, com alguém que ai trabalhe ou que tenha trabalhado anteriormente.

20 Nesse caso pode fazer perguntas tais como Qual é a filosofia da empresa? Quais são os prós e os contras de trabalhar na empresa? Para além da informação que recolhi na internet, que mais me pode dizer acerca da empresa e da atividade em que trabalha? Fui chamado para uma entrevista, o que me pode dizer acerca do processo de seleção?

21 Perguntas de caráter geral Para agir com eficácia, um candidato inteligente deve preparar as questões a colocar a cada uma das pessoas que pretende contatar. As perguntas podem ser completamente diferentes, em função de quem vai contatar. Há algumas perguntas de caráter geral que se podem planear para todos os contatos de uma lista: Estou muito interessado em trabalhar nesse setor de atividade. Posso enviar-lhe o meu CV. Tem uns minutos para me dar a sua atenção Não lhe telefonei para pedir emprego mas, se souber de alguma oportunidade, será que me pode avisar?

22 Perguntas com intenção de obter novos contatos Um dos seus objetivos quando fala com alguém é conseguir obter novos contatos. Lembre-se que a finalidade em estabelecer um networking é aumentar o número de pessoas que conhece e que possam recomendá-lo para um emprego. Tente obter um novo contato cada vez que fala com alguém.

23 Perguntas com intenção de obter novos contatos Apresentam-se de seguida algumas sugestões: Conhece alguém que me possa informar sobre este setor de atividade ou que me possa aconselhar sobre o modo de ser contratada? Importa-se que eu lhe diga que venho da sua parte? Conhece alguém com quem eu possa falar para melhor me informar sobre a empresa? Estou muito interessado em trabalhar na sua empresa. Pode dizer-me com quem devo falar? Talvez com o diretor de recursos humanos ou com o responsável de recrutamento? Sempre que fale com alguém tente obter um novo contato

24 Aumentar o networking Sempre que possível, tente conhecer pessoas influentes, tanto pessoalmente como por contato telefónico. Peça-lhes apenas vinte minutos do seu tempo. Proponha ir visitá-los ao local de trabalho, para almoçarem ou tomarem um café. Apresente-se com um vestuário adequado ao ambiente de trabalho, mesmo que nesse momento não esteja a trabalhar. Comporte-se de forma profissional e entusiástica. Não revele o seu enventual desânimo face à sua situação laboral; assuma estes encontros como reuniões ou como uma possível entrevista de emprego.

25 Aumentar o networking Numa situação destas, avaliam-no tanto pelo que transmite como pelo que diz. Mesmo que o seu interlocutor não tenha um emprego concreto para lhe oferecer, vai observá-lo para decidir se deve apresentá-lo a outras pessoas que talvez tenham um emprego para lhe oferecer. Quando estabelece um contato é fundamental o que diz e o que transmite.

26 Cuidar do networking Falar ou encontrar-se com alguém é apenas o início do processo. As pessoas estão geralmente muito ocupadas e mesmo que tenham a intenção de estar atentos a possíveis empregos que sejam adequados para si, tendem a esquecer-se. O empenho que coloca nos seus contatos deve incluir manter a relação viva, recordando-lhes que existe.

27 Seguir o rasto dos seus contatos Terminando o telefonema ou encontro, anote todas as informações que lhe foram facultadas. Registe informações de carater pessoal mensionadas durante a conversa, anotando todas as informações, poderá manter o contato. Se voltarem a encontrar-se pode aludir aos aspetos mencionados na conversa anterior, o seu interlocutor sentir-se- á valorizado.

28 Procurar oportunidades para manter o contato Fique atento à possibilidade de aparecer notícias sobre a empresa do seu contato, e volte a telefonar-lhe se lhe parercer apropriado. Reenvie e-mails ou recortes da imprensa que lhe possam interessar. Pode também decidir voltar a falar com um dos seus contatos com o argumento de ter lido ou ouvido algo que o fez lembrar dele. Mantenha o relacionamento e mostre às pessoas que se lembra delas. Assim, conseguirá que elas não o esqueçam.

29 Conclusão Para estabelecer contatos apenas tem que pegar no telefone e solicitar, a uma série de amigos e conhecidos que lhe disponibilizem uns minutos do seu tempo. Se se negar a fazer contatos, apenas estará a privar-se de um dos seus principais recursos que o ajudariam a conseguir emprego. Lembre-se que entre 50% a 80% das ofertas de emprego são preechidas pela divulgação de boca a boca e pelos contatos que possui. Inicie a sua campanha de angariação de apoios consultando todas as pessoas que conheça.

30 Conclusão Prepare um guião introdutório para se assegurar que todas as comunicações irão fluir sem inconvenientes. Apure a sua capacidade em estabelecer contatos, praticando primeiro com amigos compreensivos, antes de abordar as pessoas mais influentes. Ao contatar os seus conhecimentos, solicite sempre referências de outras pessoas que lhe possam vir a ser úteis na procura de emprego. É a única maneira de ampliar o seu network. Tome notas sobre as pessoas que vai acrescentando ao seu network e planeie como vai manter o contato para que não se esqueçam de si.

31 Conclusão Um bom networking é, possivelmente, a melhor ferramenta para procurar emprego. Muitas pessoas sentem-se intimidadas ante a perspetiva de terem de fazer contatos, mas a grande maioria vem depois a descobrir que na realidade é muito mais fácil e eficaz do que tinham pensado. Atreva-se e verá como aumentará as suas probabilidades de conseguir um emprego.

32 REDES SOCIAIS A tecnologia trouxe um grande avanço para a vida das pessoas e 2011 foi o ano das redes sociais. Elas vieram para ficar e tornaram-se uma forma de socialização com as pessoas e o mundo. Nada menos que 36,6 milhões de pessoas conseguiram emprego por meio das redes sociais em 2011 nos Estados Unidos. O facebook foi o que mais contribuiu, com um total de 18,4 milhões de pessoas a encontrarem emprego. Depois vem o linkedin, com 10,2 milhões e o twitter, com 8 milhões. Conclusão 16% das pessoas que conseguiram empregos em 2011, nos EUA, conseguiram as vagas pelas redes sociais.

33 FACEBOOK Peça aos seus amigos para colocarem posts nos respetivos murais. Use-os para descrever a sua situação e o tipo de trabalho que procura. Veja quando as pessoas estão online e obtenha respostas instantâneas para perguntas rápidas, quer os seus colegas estejam na sala ao lado ou no outro lado do mundo.

34 Twitter Siga determinadas companhias, assim como os seus empregados. Contate-os e pergunte por ofertas de emprego.

35 Linkedin Coloque uma fotografia no seu perfil. Pode ser multifacetado, mas uma fotografia ajuda ao seu reconhecimento e memorização.

36 IMPORTANTE Outro ponto importante é que o profissional tem que ser proativo. Não adianta estar inscrito em sites de classificados de emprego e ficar à espera do convite para o processo de seleção. Manter o CV atualizado, dinamizar as buscas e acompanhar as tendências do mercado, são atitudes fundamentais.

37 REDES ESPECIALIZADAS Além do Twitter e do Facebook, mais usadas atualmente, existem outras redes sociais voltadas diretamente para o mercado de trabalho, como o Linkedin, as quais têm como vantagem a possibilidade de uma interação direta com as pessoas e as empresas que têm as vagas abertas. O profissional que faz uso deste tipo de plataforma ainda pode fazer contatos, sem a ajuda de outras empresas. Também é possível fazer uso da ferramenta em que as pessoas elogiam e recomendam o seu trabalho, como antigos chefes.

38 REDES SOCIAIS Quatro redes sociais, com foco na carreira, podem ajudá-lo a conseguir um reposicionamento profissional, oferecendo contatos e espaço para CV. Sites como o Linkedin e o Ecademy podem funcionar como uma boa oportunidade para desenvolver uma carreira.

39 LINKEDIN A rede tinha, no final de 2011, mais de 46 milhões de membros em todo o planeta e representantes em 200 países. Tudo dentro do Linkedin é relacionado com o trabalho. Ao contrário de outras redes sociais, não pode adicionar um contato sem que ele o conheça. É preciso usar os colegas para fazer apresentações e conseguir falar com a pessoa desejada. Outra ferramente interessante do serviço é a capacidade de opinar sobre o desempenho profissional de colegas. As referências, desde que verdadeiras, podem ajudar na hora de procurar uma nova oportunidade.

40 Ecademy Esta rede tem por objetivo conetar profissionais, permitir aos utilizadores anunciar serviços e promover encontros em eventos. Além disso, o site apresenta conteúdos para atualização profissional e “dicas” sobre como melhorar o desempenho. Clubes, ou comunidades, estão disponíveis para agrupar os profissionais, por afinidades e até para promover discussões sobre novas técnicas e tendências do mercado.

41 Plaxo É o mais parecido de todos com uma rede social comum. A diferença é que também é utilizado para divulgar dados profissionais. Entre as facilidades da rede está a facilidade de conetá-la com outros serviços online, como o twitter, facebook e blogs. Na área de carreira, é possível fazer ligações com os outros profissionais e publicar o CV. Também existe uma ferramente para compartilhar ofertas de emprego.

42 Monster A proposta do Monster é um pouco mais leve. A empresa disponibilizou uma área para que os visitantes criem perfis e façam contato com outros profissionais, além de exibir os CV.

43 Vantagens e desvantagens das redes socias As redes sociais fazem parte da rotina de muitas pessoas, ou seja, é uma maneira de comunicação e de expressão entre os seres humanos. Twitter, Orkut, Facebook, My space e tantas outras redes sociais fizeram com que as relações se tornassem cada vez mais tecnológicas. Através das redes divulgam-se CV, trabalhos, empresas, sites e blogs, as notícias surgem mais rápidas, trocam-se informações, culturas, opiniões e experiências, encontram-se antigos amigos, conhecem-se pessoas e compram-se produtos.

44 Vantagens e desvantagens das redes socias A desvantagem é que com as redes surgiram os crimes virtuais, os golpes, pessoas mal intencionadas, falsas informações, perfis falsos e disputas expostas a todos os utilizadores; as exposições gratuitas de imagens a da vida pessoal; pessoas com uma séria dificuldade em relacionar-se com outras pessoas, e que já só se relacionam no mundo virtual; o vício compulsivo (muitos ficam dependentes das redes sociais e esquecem-se do mundo real): a apropriação da imagem de outra pessoa e o plágio.

45 Vantagens e desvantagens das redes socias Saber utilizar as redes sociais, e na dose certa, não traz qualquer problema. É essencial manter o equilíbrio, pois tudo o que é feito em excesso é prejudicial. Claro que a vida real é sempre mais importante e não deve ser substituida

46 VANTAGENS A COMUNICAÇÃO COM OUTRAS PESSOAS; MANTER O CONTATO COM AMIGOS OU FAMILIARES QUE ESTÃO LONGE; FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA O AUMENTO DE VISIBLIDADE DE UMA MARCA E DA CREDIBILIDADE DAS EMPRESAS; OFERTAS DE EMPREGO

47 DESVANTAGENS A EXPOSIÇÃO DAS PREFERÊNCIAS E DOS COSTUMES; A EXPOSIÇÃO DAS FOTOS; PODEM UTILIZAR AS INFORMAÇÕES PESSOAIS; UM HACKER PODE ROUBAR UMA PASSWORD E FAZER-SE PASSAR POR ESSA PESSOA E ENVIAR MENSAGENS FALSAS; A CIRCULAÇÃO DE VIRUS NAS REDES SOCIAIS; A UTILIZAÇÃO DE FOTOS EM SITES MAL INTENCIONADOS.

48 O anúncio de emprego Os anúncios de emprego publicados nos jornais diários e semanários constituem o processo mais usual de divulgação de ofertas de emprego, apesar de não ser a única via. Podem encontrar-se numa multiplicidade de locais. Os centros de emprego, as agências privadas de colocação, as empresas de trabalho temporário, os espaços comerciais, bem como as bolsas de emprego online, constituem igualmente, outras fontes privilegiadas de ofertas de emprego. Selecione os anúncios que lhe interessam em função do seu perfil e projeto profissional.

49 O anúncio de emprego Quando tiver selecionado um anúncio, leia-o diversas vezes e analise o conteúdo. O anúncio deve ser descodificado e analisado. Cada elemento corresponde aos requesitos que o empregador procura nos candidatos. Compreenda o que está escrito, clarificando expressões e abreviaturas usadas. Sublinhe as palavras ou frases que lhe pareçam essenciais.

50 O anúncio de emprego Analise os anúncios de forma a identificar: O tipo de empresa. As tarefas mais relevantes da função. As exigências da função e os requisitos formais. As condições de remuneração e de carreira.

51 O anúncio de emprego Esta análise é de extrema importância para a resposta ao anúncio e preparação da entrevista. Em geral um anúncio de emprego é composto pelas seguintes partes: Informação sobre a empresa – Corresponde à apresentação da empresa, que pode estar, ou não, identificada. Permite ter uma primeira ideia da dimensão da empresa, setor de atividade e posição que ocupa no mercado. O empregador utiliza esta mensagem para cativar os candidatos e promover a imagem da empresa.

52 O anúncio de emprego Informação sobre o posto de trabalho – Inclui a designação da função e elementos sobre o posto de trabalho. De um modo geral, são aqui referidas as principais tarefas da função, bem como a sua posição hierárquica e funcional na organização. Exigências da candidatura – Corresponde ao perfil pretendido. Contém os requisitos formais de admissão e as exigências mais relevantes para o desempenho da função como, por exemplo, habilitações, experiência profissional, estágios, conhecimentos de informática e de línguas, cartas de condução e disponibilidade.

53 O anúncio de emprego Informação sobre remuneração e outros benifícios – Esta parte do anúncio refere-se, em regra, à remuneração, prémios de produtividade e incentivos, às regalias sociais e condições de trabalho, bem como às possibilidades de formação e de promoção na carreira. Forma de resposta – No final do anúncio é indicado o tipo e forma de resposta, CV e carta de apresentação ou candidatura, por correio eletrónico ou postal ou, ainda, por telefone.

54 Lembre-se.... Geralmente os anúncios são escritos em termos exagerados. Não se deixe impressionar. É praticamente impossível preencher todos os requisitos exigidos. Não se deve responder apenas aos anúncios que “parecem assentar que nem uma luva”. Responda, também, a anúncios para os quais não reúna todos os requisitos solicitados, porque poderá ter outras caraterísticas compensatórias importantes.

55 A resposta escrita a anúncios Em regra, a resposta escrita aos anúncios é feita por via postal ou por correio eletrónico, de acordo com o solicitado, através de envio de CV acompanhado de uma carta de resposta ao anúncio. A carta de resposta ao anúncio que acompanha o CV deve mensionar: Elementos de identificação ( no campo superior esquerdo da folha escreva o seu nome, morada, número de telefone e endereço de e- mail). Referência ao anúncio a que está a responder. Manifestação de interesse pelo posto de trabalho e pela empresa. Referência ao CV e disponibilidade para uma entrevista. Apresentação de cumprimentos e assinatura.

56 Carta de apresentação Elabore a carta de apresentação de forma simples e breve, em três paragrafos: 1º Parágrafo – Explique a razão da candidatura, referindo-se ao anúncio e indicando os motivos pelos quais está a responder: 2º Parágrafo – Importa considerar os elementos do anúncio que lhe parecem importantes. Responda mostrando o seu interesse pela empresa e pela função. Especifique o que pode oferecer de acordo com a sua experiência. Retire do CV o que lhe parece mais interessante para o lugar em questão. 3º Paragrafo – É na conclusão que deve solicitar uma entrevista. Não se esqueça de que é esse o objetivo da carta.

57 Carta de apresentação Lembre-se: Para responder tenha em conta os elementos e o modo de resposta solicitado no anúncio. Não envie o que não é pedido.

58 Carta de apresentação A carta de resposta ao anúncio deve: Ser concisa, clara e explicar os motivos que o levaram a candidatar-se à função. Deixar transparecer as suas motivações e o desejo de comparecer numa entrevista. Evite o uso do condicional (eu faria...se...) e o passivo (era visto como...). Seja positivo e use o presente (eu faço...eu sou...) Releia sempre a carta. Erros gramaticais e ortográficos são fatores de eliminação. Prepare, cuidadosamente, as respostas por telefone aos anúncios de emprego.

59 Respostas por telefone Prepare-se para responder ao anúncio por telefone. Antes de efetuar o telefonema: Anote as questões que pretende efetuar durante a conversa. Sublinhe, no seu CV, as principais experiências profissionais. Tenha o CV à mão para o caso de lhe serem colocadas algumas questões relacionadas com o mesmo. Tenha uma agenda para anotar todas as informações, nomeadamente a marcação de uma entrevista (registe a hora e a morada onde deve dirigir-se). Faça o telefonema sem estar sujeito a interrupções de outras pessoas.

60 No telefonema: Justifique a razão do mesmo, identificando o local onde viu o anúncio e a função a que se candidata. Fale pausadamente. Coloque todas as questões que achar pertinentes e responda, com clareza, às questões colocadas. No final, faça uma avaliação da conversa e anote todas as informações relevantes.

61 Entregar o CV em Mão Num momento como o atual, com cada vez mais pessoas qualificadas no mercado de trabalho, entregar um CV “em mão” pode ser o primeiro fator de diferenciação de uma candidatura de emprego. O candidato pode não só optar por entregar o CV diretamente na empresa à qual se pretende candidatar, em resposta a um anúncio, mas também de forma espontânea e, assim, criar uma oportunidade.

62 Entregar o CV em Mão O modelo de procura de emprego através do envio de CV de forma massificada por correiro tradicional ou eletrónico não é suficiente. Um candidato que entregar o CV e o portefólio diretamente na empresa na qual pretende trabalhar, revela, desde logo, iniciativa. Por outro lado, o CV vai ganhar destaque, pois será direcionado para a pessoa certa mais rapidamente.

63 Antes da entrega do CV Fazer uma lista curta das empresas do seu interesse. Selecione as empresas em função de objetivos, qualificação, experiência profissional, evolução na carreira, interesses, mercado ou área geográfica. Conhecer as empresas a visitar. Saiba o mercado onde atua a empresa, qual é a atividade e a oferta, que clientes tem e quais os principais concorrentes.

64 Antes da entrega do CV Ter algo para entregar à pessoa certa. Antes de se dirigir às empresas, contate-as para saber o nome da pessoa a quem se deve dirigir. Pode assim personalizar a sua candidatura, com CV, portefólio e cartão de contato, entregando-a em mão à pessoa correta, ou remetendo-a de forma mais precisa no caso de a deixar com terceiros (uma secretária ou um segurança por exemplo).

65 Antes da entrega do CV Estar preparado para uma entrevista imediata. Recorde-se de que vai pessoalmente visitar um potencial empregador. Como tal, é fundamental que o candidato tenha uma apresentação cuidada e que esteja preparado para ser convidado para uma entrevista imediata. Saber o que propor. Entregar uma candidatura em mão dá-lhe a oportunidade de propor os seus serviços, explicando como pode o seu trabalho constituir uma mais valia para a empresa.

66 Como pesquisar na Internet Planeie a pesquisa: Definição clara do tema a ser pesquisado. Definição precisa do que quer encontrar sobre o tema. Qual a informação pretendida? Que palavras-chave podem conduzir à informação pretendida? Localizar o tema no tempo/espaço (delimitação). Fazer um levantamento de fontes/recursos a serem utilizados. Listar as tarefas.


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