A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Físico-Química / 9.º ano A Tabela Periódica Organização da Tabela Periódica Localização na Tabela Periódica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Físico-Química / 9.º ano A Tabela Periódica Organização da Tabela Periódica Localização na Tabela Periódica."— Transcrição da apresentação:

1 Físico-Química / 9.º ano A Tabela Periódica Organização da Tabela Periódica Localização na Tabela Periódica

2 Físico-Química / 9.º ano Organização da Tabela Periódica A primeira Tabela Periódica foi elaborada por Mendeleev em março de 1869. Mendeleev elaborou-a para evidenciar a variação periódica das propriedades dos 63 elementos químicos conhecidos até àquele momento.

3 Físico-Química / 9.º ano Organização da Tabela Periódica Até 1900, acrescentaram-se mais trinta elementos químicos, preenchendo alguns dos espaços vazios que Mendeleev tinha deixado.

4 Físico-Química / 9.º ano Organização da Tabela Periódica Tabela Periódica é, atualmente, um quadro que mostra os elementos cujas propriedades físicas e químicas semelhantes encontram-se agrupados em colunas.

5 Físico-Química / 9.º ano Organização da Tabela Periódica Ordenados por ordem crescente do seu número atómico - Períodos De acordo com as suas propriedades químicas, os elementos estão dispostos em colunas verticais - Grupos

6 Físico-Química / 9.º ano Organização da Tabela Periódica Na Tabela Periódica os elementos químicos encontram-se organizados por ordem crescente do seu número atómico em períodos (linhas horizontais) e grupos (colunas verticais).

7 Físico-Química / 9.º ano Os elementos do Grupo 1 são chamados metais alcalinos, e os do Grupo 2 são os metais alcalinoterrosos. A Tabela é composta por dezoito grupos, numerados de 1 a 18 Os elementos do Grupo 17 são os halogéneos, e os do Grupo 18 são conhecidos como gases nobres, gases raros ou gases inertes. Organização da Tabela Periódica

8 Físico-Química / 9.º ano A Tabela é composta por sete períodos, normalmente designados pelo ordinal correspondente. O primeiro período é apenas composto por dois elementos, o hidrogénio e o hélio. O segundo e o terceiro períodos são constituídos por oito elementos. Organização da Tabela Periódica

9 Físico-Química / 9.º ano As duas filas destacadas em baixo, os lantanídeos e os actinídeos, pertencem, respetivamente, ao sexto e sétimo períodos. Estes elementos estão dispostos desta forma para evitar o alargamento da Tabela, pois deveriam aparecer logo a seguir ao lantânio e ao actínio, respetivamente. Organização da Tabela Periódica

10 Físico-Química / 9.º ano Organização da Tabela Periódica Os elementos químicos podem ser divididos em três categorias: metais, semimetais e não metais.

11 Físico-Química / 9.º ano Organização da Tabela Periódica Cerca de 99,7% da massa total da crosta terrestre é constituída por apenas doze elementos naturais, sendo os mais abundantes o oxigénio, o silício, o alumínio, e o ferro.

12 Físico-Química / 9.º ano Localização na Tabela Periódica Se analisarmos as distribuições eletrónicas de elementos de um mesmo grupo, verificamos que há características comuns que se evidenciam. – os elementos do grupo 1 têm um eletrão de valência; – os elementos do grupo 2 têm dois eletrões de valência.

13 Físico-Química / 9.º ano Localização na Tabela Periódica – os elementos do grupo 17 têm sete eletrões de valência; – os elementos do grupo 18 têm sempre o último nível completamente preenchido.

14 Físico-Química / 9.º ano Localização na Tabela Periódica – para os elementos dos grupos 1 e 2, o número de eletrões de valência coincide com o número do grupo a que pertencem; – para os elementos dos grupos 17 e 18, o número de eletrões de valência corresponde ao algarismo das unidades do número do grupo (excetuando o hélio que tem 2 eletrões de valência. O número de eletrões de valência de um elemento químico está relacionado com o número do grupo da Tabela Periódica a que o elemento pertence.

15 Físico-Química / 9.º ano Localização na Tabela Periódica – os elementos do 1.º período (hidrogénio e hélio) têm apenas um nível de energia com eletrões; – os do 2.º período têm dois níveis de energia com eletrões; – os do 3.º período têm três níveis com eletrões. As distribuições eletrónicas dos elementos químicos de um mesmo período

16 Físico-Química / 9.º ano Localização na Tabela Periódica O número de níveis de energia com eletrões na distribuição eletrónica de cada elemento químico indica-nos o período a que o elemento químico pertence. A grande estabilidade dos gases nobres deve-se a terem o último nível de energia completamente preenchido.

17 Físico-Química / 9.º ano Localização na Tabela Periódica Os elementos do grupo 1 (metais alcalinos) tendem a formar iões monopositivos (X + ) e os do grupo 2 (metais alcalinoterrosos) tendem a formar iões dipositivos (X 2+ ).

18 Físico-Química / 9.º ano Localização na Tabela Periódica Os elementos do grupo 16 da Tabela Periódica tendem a formar iões dinegativos (X 2– ) e os do grupo 17 (halogéneos) tendem a formar iões mononegativos (X – ).


Carregar ppt "Físico-Química / 9.º ano A Tabela Periódica Organização da Tabela Periódica Localização na Tabela Periódica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google