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Paulo Santos I. Análise Estratégica Análise Externa (Geral; Específica) Análise Interna II. Implementação da Estratégia Eixos.

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1 Paulo Santos paulo.santos@cm-faro.pt

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3 I. Análise Estratégica Análise Externa (Geral; Específica) Análise Interna II. Implementação da Estratégia Eixos e Objectivos Estratégicos I. Cidadania e Participação Juvenil II. Emprego, Empreendedorismo e Formação III. Desporto, Cultura e Lazer IV. Desenvolvimento Urbano e Ambiental III. Execução da Estratégia Plano de Acção - Síntese Índice PLANO ESTRATÉGICO PARA A JUVENTUDE DO CONCELHO DE FARO

4 I. Análise Estratégica Externa – Geral Análise Externa Análise Interna GeralEspecífica Análise Estratégica Análise SWOT

5 Contexto Político-legal Estratégia da União Europeia para a Juventude (Investir e Mobilizar); Programa do Governo para a Juventude; Legislação para a área da Juventude; … Contexto Económico Desemprego jovem mundial e em Portugal; Evolução do desemprego; Entrada dos jovens no mercado de trabalho ; … I. Análise Estratégica Externa – Geral

6 Contexto Sócio-cultural Situação demográfica em Portugal; Evolução da população jovem; Práticas culturais dos jovens portugueses; Associativismo juvenil / Registo Nacional do Associativismo Jovem; Voluntariado juvenil; Comportamentos de risco dos jovens; … Contexto Tecnológico Acesso às novas tecnologias de informação; A relação dos jovens com os vários meios de comunicação ; Transportes em Portugal; … I. Análise Estratégica Externa – Geral

7 I. Análise Estratégica Externa – Geral Análise Externa Análise Interna GeralEspecífica Análise Estratégica Análise SWOT

8 Análise do perfil do Jovem do concelho de Faro Melhor conhecimento acerca das suas práticas culturais, desportivas e recreativas, bem como do seu grau de participação na sociedade, problemas e necessidades sentidas. a) Práticas culturais/ actividades de ocupação de tempos livres (ver televisão, navegar na internet, jogar computador/consola, etc.); b) Oferta cultural e oferta desportiva (±50% dos inquiridos consideram existir uma boa oferta); c) Prática Desportiva (63%: 10-14 anos; 61%: 15-19 anos; 47%: 20-29 anos); d) Meios de Comunicação preferidos (1.º Internet; 2.º Televisão; 3.º Jornais, Rádio; Agenda Cultural); e) Áreas prioritárias de intervenção da Autarquia (Atribuição de Bolsas de Estudo; Emprego Jovem; Apoio financeiro a associações; Habitação Jovem). I. Análise Estratégica Externa – Específica

9 Análise das sensibilidades dos membros do JuvFaro Esta análise incluiu o ponto de vista dos membros da JuvFaro, no qual estão presentes os principais actores na operacionalização de uma grande parte das políticas de Juventude do concelho de Faro. Foram detectadas um conjunto de áreas-chave : Cultura Desporto Integração social Cidadania Saúde Etc. I. Análise Estratégica Externa – Específica

10 I. Análise Estratégica Externa – Geral Análise Externa Análise Interna GeralEspecífica Análise Estratégica Análise SWOT

11 O Associativismo Juvenil do Concelho de Faro Baixo índice de associativismo juvenil (falta de tempo, desconhecimento, desinteresse/ tendência para a adesão a consumos culturais domésticos). Dificuldade em definir o número exacto de associações juvenis (disparidade de critérios que podem ser usados para se considerar determinada associação como juvenil/ deficiente conhecimento da actividade e existência de grupos mais ou menos informais). Apenas 6 Associações estão inscritas no Registo Nacional de Associativismo Jovem: Associação Académica da Universidade do Algarve; Associação de Escoteiros de Portugal (Grupo 77 Faro/ Grupo 166 Montenegro); Associação Guias de Portugal (Comissariado Regional de Faro); Clube de Judo de Faro; Corpo Nacional de Escutas (Agr.98 Faro/ Agr.1172 S. Luís/ Agr.1201 Conceição); Sois de Bênção - Juventude Franciscana de Faro. I. Análise Estratégica Interna

12 I. Análise Estratégica Externa – Geral Análise Externa Análise Interna GeralEspecífica Análise Estratégica Análise SWOT

13 Análise Externa Oportunidades Boa rede escolar (ensino básico, ensino secundário e universitário); Bons Equipamentos desportivos ; Quadros de apoio à juventude (financeiros e logísticos); Generalização do acesso à informação (comunicações à escala global); … Câmara Municipal de Faro - Divisão de Desporto e Juventude Ameaças Conjuntura económica muito difícil; Desemprego crescente; Custos habitação ; taxas de juro elevadas; dificuldade de acesso ao crédito; Inércia/ desmotivação instalada entre os jovens; … I. Análise Estratégica Análise SWOT (Cruzamento da Informação)

14 Análise Interna Pontos Fortes Existência do JuvFaro, motivado a desenvolver trabalho; Existência de vontade política para mudar o actual rumo da juventude concelhia; Bom ambiente relacional entre as partes interessadas; … I. Análise Estratégica Análise SWOT (Cruzamento da Informação) Pontos Fracos Inexistência de um centro jovem ; Escassa participação dos jovens ; Falta de articulação na comunicação das actividades e eventos; Inoperância do tecido associativo; …

15 I. Análise Estratégica Análise Externa (Geral; Específica) Análise Interna II. Implementação da Estratégia Eixos e Objectivos Estratégicos I. Cidadania e Participação Juvenil II. Emprego, Empreendedorismo e Formação III. Desporto, Cultura e Lazer IV. Desenvolvimento Urbano e Ambiental III. Execução da Estratégia Plano de Acção - Síntese Índice PLANO ESTRATÉGICO PARA A JUVENTUDE DO CONCELHO DE FARO

16 Eixos e Objectivos Estratégicos I. Cidadania e Participação Juvenil Incentivo e promoção da participação juvenil na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento local e regional. II. Emprego, Empreendedorismo e Formação Promover a formação e a transição para a vida activa. Criar novas respostas sociais de combate ao desemprego. III. Desporto, Cultura e Lazer Diversificar a oferta cultural e desportiva. Alargar o complexo de actividades em torno da recreação e lazer. IV. Desenvolvimento Urbano e Ambiental Desenvolver e aproveitar equipamentos e infra-estruturas concelhias de modo a ir ao encontro das necessidades dos jovens. Qualificar o território e o ambiente. II. Implementação da Estratégia Opções Estratégicas

17 Objectivos Estratégicos I. Cidadania e Participação Juvenil (I de III) Incentivo e promoção da participação juvenil na comunidade, contribuindo para o desenvolvimento local e regional. OE1- Promover a participação juvenil e a informação sobre dinâmicas juvenis Melhorar os sistemas de comunicação e difusão das actividades das associações juvenis; Dinamizar a formação associativa dos jovens e fomentar a criação de novas associações. II. Implementação da Estratégia Opções Estratégicas OE2- Criar canais para divulgação de informação diversa sobre actividades do concelho Tornar acessível a todos os jovens a informação sobre iniciativas culturais, desportivas, entre outras, privilegiando os meios digitais.

18 Objectivos Estratégicos (II de III) OE3- Fomentar parcerias entre as diversas instituições Pretende-se dinamizar o trabalho em parceria e promover oportunidades entre diversas entidades governamentais e outras. II. Implementação da Estratégia Opções Estratégicas OE4- Manter o funcionamento do JUVFARO - Conselho Municipal de Juventude Continuar a recorrer a esta estrutura de apoio e espaço de debate, com o objectivo de melhor conhecer as aspirações e necessidades dos jovens do concelho e melhorar a sua qualidade de vida. Intensificar as acções no âmbito do Conselho Municipal de Juventude.

19 Objectivos Estratégicos (III de III) OE5- Fomentar troca de experiências intergeracionais no meio rural e urbano Promover o diálogo entre a população sénior e a população mais jovem (perspectiva de partilha de conhecimentos intergeracional). II. Implementação da Estratégia Opções Estratégicas OE6- Fomentar a Interculturalidade Consciencializar os jovens para a diversidade de etnias e culturas e dinamizar o intercâmbio cultural e a promoção da cooperação com jovens de outros países. OE7- Fomentar e apoiar o Voluntariado Promover as melhores condições às estruturas e redes de apoio social e comunitário. Contribuir para a formação cultural e social dos voluntários.

20 Objectivos Estratégicos II. Emprego, Empreendedorismo e Formação (I de II) Promover a formação e a transição para a vida activa. Criar novas respostas sociais de combate ao desemprego. OE1- Criar oportunidades para empreendedorismo jovem Consciencializar para a importância do espírito empreendedor ao longo da vida; Criar oportunidades na escola para o jovem empreendedor; Promover a criação/ consolidação de micro, pequenas e médias empresas II. Implementação da Estratégia Opções Estratégicas OE2- Combater a quebra do aproveitamento escolar no Ensino Secundário Fomentar parcerias com o tecido escolar do concelho com o intuito de motivar os jovens, através do estabelecimento de pontes entre a educação formal e a educação não formal.

21 Objectivos Estratégicos (II de II) OE3- Promover o acesso ao mercado de trabalho Informar os jovens sobre oportunidades de emprego/ recolha e divulgação de ofertas de emprego/ informação, orientação e encaminhamento profissional dos jovens. Melhorar a qualidade e equidade de oportunidades de acesso à formação e ao emprego, através da articulação institucional. II. Implementação da Estratégia Opções Estratégicas

22 Objectivos Estratégicos III. Desporto, Cultura e Lazer (I de II) Diversificar a oferta cultural e desportiva do concelho. Alargar o complexo de actividades em torno do lazer. OE1- Fomentar parcerias com instituições públicas, particulares e cooperativas para o desenvolvimento de acções de interesse, de carácter cultural, desportivo e recreativo II. Implementação da Estratégia Opções Estratégicas Promoção de actividades de carácter lúdico (música, artes plásticas, dança, teatro, cinema e audiovisuais). Reforçar relações com agentes culturais, desportivos e recreativos; Promover parcerias com as diversas entidades/associações/empresas.

23 Objectivos Estratégicos (II de II) OE3- Promover a utilização generalizada dos espaços culturais, desportivos e recreativos do concelho Estabelecer parcerias com agentes/promotores para facilitar acesso aos eventos. II. Implementação da Estratégia Opções Estratégicas OE2- Utilizar as novas tecnologias de informação para acesso à cultura, desporto e lazer Criar canais para divulgação de actividades dirigidas aos jovens sobre todas as iniciativas do concelho, através de vários meios de comunicação, privilegiando os meios digitais.

24 Objectivos Estratégicos IV. Desenvolvimento Urbano e Ambiental (I de III) Desenvolver e aproveitar equipamentos e infra-estruturas concelhias de modo a ir ao encontro das necessidades dos jovens. Qualificar o território e o ambiente. OE1- Promover uma cultura de utilização dos espaços existentes para a realização de multi-actividades Fomentar a utilização de equipamentos desportivos voltados para a natureza; Dinamizar infra-estruturas sociais, culturais e desportivas. II. Implementação da Estratégia Opções Estratégicas OE2- Criação de um Espaço Jovem/ Gabinete de Apoio ao Jovem Proporcionar um espaço de lazer capaz de desenvolver nos jovens competências sociais e pessoais e prevenir/evitar comportamentos de risco.

25 Objectivos Estratégicos (II de III) OE4- Impulsionar a conservação e valorização do património natural, promovendo a consciencialização ecológica Desenvolver actividades inovadoras baseadas nas características ambientais das áreas de baixa densidade; Potenciar a utilização de transportes a custo zero (vias cicláveis). II. Implementação da Estratégia Opções Estratégicas OE3- Procurar fontes de financiamento e apoio logístico Promover o mecenato. Promover candidaturas a financiamentos europeus.

26 Objectivos Estratégicos (III de III) OE5- Rentabilizar a gestão de infra-estruturas urbanas Dinamizar e valorizar espaços e infra-estruturas com potencialidade para acolhimento de actividades e espectáculos. Desenvolver melhores condições da rede de transportes. OE6- Criar oportunidades de acesso à habitação Informar os jovens acerca do mercado imobiliário. Fomentar parcerias com entidades responsáveis para melhorar o acesso à habitação. II. Implementação da Estratégia Opções Estratégicas OE7- Criação de uma rede de segurança escolar Informar sobre comportamentos de risco (toxicodependência, sexualidade, etc.). Intensificar o nível de relacionamento e colaboração com as forças de segurança.

27 I. Análise Estratégica Análise Externa (Geral; Específica) Análise Interna II. Implementação da Estratégia Eixos e Objectivos Estratégicos I. Cidadania e Participação Juvenil II. Emprego, Empreendedorismo e Formação III. Desporto, Cultura e Lazer IV. Desenvolvimento Urbano e Ambiental III. Execução da Estratégia Plano de Acção - Síntese Índice PLANO ESTRATÉGICO PARA A JUVENTUDE DO CONCELHO DE FARO

28 Plano Estratégico para a Juventude do Concelho de Faro I. Eixo “Cidadania e Participação Juvenil” Incorporação no projecto Dypall (desenvolvimento de estruturas que promovam a participação dos jovens na sociedade - ECOS-Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento C.R.L.); Realização do evento Faro Activo – Feira do Desporto e Juventude ; Criação de novas dinâmicas associativas ; Integração no Banco Local de Voluntariado. II. Eixo “Emprego, Empreendedorismo e Formação” Parceria com Conselho Nacional de Juventude na área do emprego jovem e voluntariado; Acções de sensibilização nas Escolas Secundárias sobre empreendedorismo jovem; Parcerias em projectos internacionais (YEU – Youth for Exchange and Understanding International). II. Implementação da Estratégia Plano de Acção - Síntese

29 Plano Estratégico para a Juventude do Concelho de Faro III. Eixo “Desporto, Cultura e Lazer” Promoção de actividades desportivas e de lazer; Parcerias com associativismo e empresas na organização de eventos; Realização de outros eventos de índole cultural e recreativa. IV. Eixo “Desenvolvimento Urbano e Ambiental” Realização de eventos de cooperação institucional na área ambiental. Aposta nas acessibilidades verdes (eco e ciclo vias). Qualificar o território e o ambiente através da participação activa em fóruns de decisão; Lançamento de projectos de reabilitação urbana. II. Implementação da Estratégia Plano de Acção - Síntese

30 “A Juventude é sobretudo uma soma de possibilidades” Albert Camus, escritor francês Paulo Santos paulo.santos@cm-faro.pt PLANO ESTRATÉGICO PARA A JUVENTUDE DO CONCELHO DE FARO


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