A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO"— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO
AS PARTES DA MISSA INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO

2 IMPORTÂNCIA E DIGNIDADE DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
A CELEBRAÇÃO DA MISSA, COMO AÇÃO DE CRISTO E DO POVO DE DEUS HIERARQUICAMENTE ORDENADO, É O CENTRO DE TODA A VIDA CRISTÃ, TANTO PARA A IGREJA UNIVERSAL COMO LOCAL, E TAMBÉM PARA CADA UM DOS FIÉIS (IGMR Nº 16).

3 IMPORTÂNCIA E DIGNIDADE DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
DISPOR A CELEBRAÇÃO DA MISSA OU CEIA DO SENHOR PARA QUE OS MINISTROS SAGRADOS E OS FIÉIS RECEBAM MAIS PLENAMENTE OS FRUTOS QUE CRISTO QUIS DISTRIBUIR AO INSTITUIR O SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO DE SEU CORPO E SANGUE, CONFIANDO-O À SUA IGREJA, COMO MEMORIAL DE SUA PAIXÃO E RESSURREIÇÃO (IGMR Nº 17).

4 IMPORTÂNCIA E DIGNIDADE DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA
DISPOSIÇÃO DE TODA A CELEBRAÇÃO PARA LEVAR OS FIÉIS À PARTICIPAÇÃO CONSCIENTE, ATIVA E PLENA DO CORPO E DO ESPÍRITO, ANIMADA PELO FERVOR DA FÉ, DA ESPERANÇA E DA CARIDADE. PARTICIPAÇÃO DESEJADA PELA IGREJA E EXIGIDA PELA PRÓPRIA NATUREZA DA CELEBRAÇÃO – DIREITO E DEVER DO POVO CRISTÃO EM VIRTUDE DO SEU BATISMO (IGMR Nº 18).

5 ESTRUTURA GERAL DA MISSA
NA MISSA OU CEIA DO SENHOR, O POVO DE DEUS É CONVOCADO E REUNIDO, SOB A PRESIDÊNCIA DO SACERDOTE QUE REPRESENTA A PESSOA DE CRISTO, PARA CELEBRAR A MEMÓRIA DO SENHOR OU SACRIFÍCIO EUCARÍSTICO – PERPETUAÇÃO DO SACRIFÍCIO DA CRUZ. CRISTO ESTÁ REALMENTE PRESENTE TANTO NA ASSEMBLEIA REUNIDA, EM SEU NOME, COMO NA PESSOA DO MINISTRO, NA SUA PALAVRA E, DE MODO SUBSTANCIAL E PERMANENTE, SOB AS ESPÉCIES EUCARÍSTICAS (IGMR Nº 27).

6 ESTRUTURA GERAL DA MISSA
A MISSA CONSTA DE DUAS PARTES: LITURGIA DA PALAVRA E LITURGIA EUCARÍSTICA – INTIMAMENTE UNIDAS ENTRE SI QUE CONSTITUEM UM SÓ ATO DE CULTO. NA MISSA, SE PREPARA TANTO A MESA DA PALAVRA DE DEUS COMO A DO CORPO DE CRISTO, PARA ENSINAR E ALIMENTAR OS FIÉIS (IGMR Nº 28).

7 PARTES DA MISSA – RITOS INICIAIS
A. RITOS INICIAIS: RITOS QUE ANTECEDEM A LITURGIA DA PALAVRA - ENTRADA; - SAUDAÇÃO; - ATO PENITENCIAL; - SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS; - GLÓRIA; - ORAÇÃO DO DIA OU COLETA. FINALIDADE: CONSTITUIR A ASSEMBLEIA PARA OUVIR ATENTAMENTE A PALAVRA DE DEUS E CELEBRAR DIGNAMENTE A EUCARISTIA (IGMR Nº 46).

8 PARTES DA MISSA – RITOS INICIAIS
ENTRADA: POVO REUNIDO; PROCISSÃO DE ENTRADA DO SACERDOTE E DOS MINISTROS; CANTO APROVADO PELA CONFERÊNCIA DOS BISPOS APROPRIADO À ÍNDOLE DO DIA OU DO TEMPO. O CANTO DE ENTRADA É OPCIONAL (ACOMPANHA O RITO) (IGMR Nº 47 – 48)

9 PARTES DA MISSA – RITOS INICIAIS
SAUDAÇÃO AO ALTAR COM INCLINAÇÃO PROFUNDA – SACERDOTE E DIÁCONO BEIJAM O ALTAR; SE FOR OPORTUNO, O SACERDOTE INCENSA A CRUZ E O ALTAR – E AO POVO REUNIDO. SINAL DA CRUZ E SAUDAÇÃO DO SACERDOTE (EXPRESSÃO DO MISTÉRIO DA IGREJA REUNIDA). PODE SER FEITO UM COMENTÁRIO BREVÍSSIMO PARA INTRODUZIR OS FIÉIS NA MISSA DO DIA (IGMR Nº ).

10 PARTES DA MISSA – RITOS INICIAIS
ATO PENITENCIAL: O SACERDOTE CONVIDA PARA O ATO PENITENCIAL; BREVE SILÊNCIO; PARTICIPAÇÃO DE TODA COMUNIDADE (FÓRMULA DE CONFISSÃO GERAL E ABSOLVIÇÃO DO SACERDOTE – NÃO SUBSTITUI O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA. AOS DOMINGOS (ESPECIALMENTE NO TEMPO PASCAL): BÊNÇÃO E ASPERSÃO DA ÁGUA (RECORDAÇÃO DO BATISMO) (IGMR Nº 51).

11 PARTES DA MISSA – RITOS INICIAIS
SENHOR, TENDE PIEDADE: INICIADO APÓS O ATO PENITENCIAL (SE NÃO TIVER SIDO REZADO NO PRÓPRIO ATO PENITENCIAL); PODE SER CANTADO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS (IGMR Nº 52).

12 PARTES DA MISSA – RITOS INICIAIS
GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS: HINO ANTIQUÍSSIMO E VENERÁVEL PELO QUAL A IGREJA, CONGREGADA NO ESPÍRITO SANTO, GLORIFICA E SUPLICA A DEUS E AO CORDEIRO (JESUS CRISTO). O TEXTO NÃO PODE SER SUBSTITUÍDO POR OUTRO. PARTICIPAÇÃO DE TODOS. NÃO SE CANTA OU SE REZA O GLÓRIA NO ADVENTO E NA QUARESMA (IGMR Nº 52).

13 PARTES DA MISSA – RITOS INICIAIS
ORAÇÃO DO DIA (COLETA): O SACERDOTE CONVIDA O POVO A REZAR; SACERDOTE E ASSEMBLEIA EM SILÊNCIO (CONSCIÊNCIA DE ESTAR NA PRESENÇA DE DEUS E FORMULAÇÃO DOS PEDIDOS); O SACERDOTE DIZ A ORAÇÃO, QUE EXPRIME A ÍNDOLE DA CELEBRAÇÃO. ANTIGA TRADIÇÃO DA IGREJA: A COLETA É DIRIGIDA A DEUS PAI, POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO E COM UMA CONCLUSÃO TRINITÁRIA (IGMR Nº 54).

14 PARTES DA MISSA – LITURGIA DA PALAVRA
B. LITURGIA DA PALAVRA: CONSTITUÍDA PELAS LEITURAS DA SAGRADA ESCRITURA E PELOS CANTOS QUE OCORREM ENTRE ELAS; CONCLUÍDA PELA HOMILIA, A PROFISSÃO DE FÉ E A ORAÇÃO UNIVERSAL (DOS FIÉIS). DEUS FALA AO SEU POVO; O PRÓPRIO CRISTO, POR SUA PALAVRA SE ACHA PRESENTE NO MEIO DOS FIÉIS; O POVO RECEBE A PALAVRA DE DEUS E A ELA SE UNE PELA PROFISSÃO DE FÉ (CREIO); ALIMENTADO PELA PALAVRA, REZA NA ORAÇÃO UNIVERSAL PELAS NECESSIDADES DE TODA A IGREJA E PELA SALVAÇÃO DO MUNDO INTEIRO (IGMR Nº 55).

15 PARTES DA MISSA – LITURGIA DA PALAVRA
O SILÊNCIO: LITURGIA DA PALAVRA = FAVORECER A MEDITAÇÃO E O RECOLHIMENTO(IGMR Nº 56). LEITURAS BÍBLICAS: PREPARAÇÃO DA MESA DA PALAVRA DE DEUS. UNIDADE DOS DOIS TESTAMENTOS. NÃO PODE HAVER TROCA DE LEITURAS E DO SALMO POR TEXTOS NÃO-BÍBLICOS. SÃO SEMPRE PROFERIDAS DO AMBÃO. MINISTÉRIO DE LEITOR. EVANGELHO PROCLAMADO PELO DIÁCONO (NA AUSÊNCIA DO DIÁCONO, PROCLAMADO PELO SACERDOTE). PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO: PONTO ALTO DA LITURGIA DA PALAVRA. EXPRESSAR A VENERAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS POR GESTOS, CANTOS E SINAIS (IGMR Nº 57 – 60).

16 PARTES DA MISSA – LITURGIA DA PALAVRA
SALMO RESPONSORIAL: PARTE INTEGRANTE IMPORTANTE DA LITURGIA DA PALAVRA (PROMOVER A MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS); PARTICIPAÇÃO DA ASSEMBLEIA (IGMR Nº 61). ACLAMAÇÃO ANTES DA PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO: CONSTITUI UM RITO OU AÇÃO POR SI MESMA; A ASSEMBLEIA ACOLHE O SENHOR QUE VAI FALAR NO EVANGELHO, SAÚDA-O E PROFESSA SUA FÉ PELO CANTO. PARTICIPAÇÃO DA ASSEMBLEIA. O USO DO ALELUIA CONFORME O TEMPO LITÚRGICO – NÃO SE CANTA O ALELUIA NA QUARESMA (IGMR Nº 62 – 64).

17 PARTES DA MISSA – LITURGIA DA PALAVRA
HOMILIA: VIVAMENTE RECOMENDADA. INDISPENSÁVEL PARA NUTRIR A VIDA CRISTÃ. (IGMR Nº ). PROFISSÃO DE FÉ: TEM POR OBJETIVO LEVAR TODO O POVO REUNIDO A RESPONDER À PALAVRA DE DEUS ANUNCIADA NA SAGRADA ESCRITURA E EXPLICADA PELA HOMILIA. PROCLAMAR A REGRA DE FÉ (IGMR Nº 67 – 68). ORAÇÃO UNIVERSAL: O POVO RESPONDE À PALAVRA DE DEUS ACOLHIDA NA FÉ E, EXERCENDO A SUA FUNÇÃO SACERDOTAL, ELEVA PRECES A DEUS PELA SALVAÇÃO DE TODOS (IGMR Nº 69 – 71).

18 PARTES DA MISSA – LITURGIA EUCARÍSTICA
C. LITURGIA EUCARÍSTICA: FUNDAMENTOS BÍBLICOS – INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA POR CRISTO. CORRESPONDÊNCIA ENTRE OS GESTOS E AS PALAVRAS DE CRISTO E OS GESTOS E AS PALAVRAS DA IGREJA (IGMR Nº 72).

19 PARTES DA MISSA – LITURGIA EUCARÍSTICA
PREPARAÇÃO DOS DONS: NO INÍCIO DA LITURGIA EUCARÍSTICA, AS OFERENDAS SÃO LEVADAS AO ALTAR. PREPARAÇÃO DO ALTAR OU MESA DO SENHOR (CENTRO DE TODA A LITURGIA EUCARÍSTICA). PARTICIPAÇÃO DOS FIÉIS NA APRESENTAÇÃO DO PÃO E DO VINHO, QUE O SACERDOTE OU O DIÁCONO RECEBE EM LUGAR ADEQUADO PARA SEREM LEVADOS AO ALTAR (MANTER O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DA TRADIÇÃO DA IGREJA – OS FIÉIS TRAZIAM DE CASA O PÃO E O VINHO DESTINADOS À LITURGIA). MOMENTO DE RECEBIMENTO DO DINHEIRO OU DONATIVOS OFERECIDOS PELOS FIÉIS (COLOCADOS EM LUGAR CONVENIENTE FORA DA MESA EUCARÍSTICA) (IGMR Nº 73).

20 PARTES DA MISSA – LITURGIA EUCARÍSTICA
O CANTO ACOMPANHA A PROCISSÃO DAS OFERENDAS, ATÉ PELO MENOS QUE OS DONS TENHAM SIDO COLOCADOS SOBRE O ALTAR. O PÃO E O VINHO SÃO DEPOSITADOS SOBRE O ALTAR PELO SACERDOTE (COM FÓRMULAS ESTABELECIDAS). INCENSAÇÃO DAS OFERENDAS. O SACERDOTE LAVA AS MÃOS (EXPRESSÃO DO DESEJO DE PURIFICAÇÃO INTERIOR) (IGMR Nº 74 – 76). ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS: PREPARAÇÃO PARA A ORAÇÃO EUCARÍSTICA (IGMR Nº 77).

21 PARTES DA MISSA – LITURGIA EUCARÍSTICA
ORAÇÃO EUCARÍSTICA: CENTRO E ÁPICE (PONTO MAIS ALTO) DE TODA A CELEBRAÇÃO, PRECE DE AÇÃO DE GRAÇAS E SANTIFICAÇÃO.

22 PARTES DA MISSA – LITURGIA EUCARÍSTICA
ELEMENTOS QUE COMPÕEM A ORAÇÃO EUCARÍSTICA: AÇÃO DE GRAÇAS (ESPECIALMENTE NO PREFÁCIO); ACLAMAÇÃO (SANTO); EPICLESE – INVOCAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO (PARA A CONSAGRAÇÃO DOS DONS – TORNAREM-SE O CORPO E O SANGUE DE CRISTO); NARRATIVA DA INSTITUIÇÃO E CONSAGRAÇÃO; ANAMNESE – MEMÓRIA DA PAIXÃO, RESSURREIÇÃO E ASCENSÃO DE CRISTO; OBLAÇÃO – A IGREJA OFERECE A HÓSTIA IMACULADA E DESEJA QUE OS FIÉIS APRENDAM A OFERECER-SE A SI PRÓPRIOS; INTERCESSÕES; DOXOLOGIA FINAL – GLORIFICAÇÃO DE DEUS, CONCLUÍDA COM O AMÉM DA ASSEMBLEIA (IGMR Nº 78 – 79).

23 PARTES DA MISSA – LITURGIA EUCARÍSTICA
RITOS DA COMUNHÃO: PREPARAÇÃO DOS FIÉIS PARA RECEBEREM O CORPO E SANGUE DE CRISTO (IGMR Nº 78 – 80). - A ORAÇÃO DO SENHOR: PEDIDO DO PÃO DE CADA DIA, ESPECIALMENTE O PÃO EUCARÍSTICO E DA PURIFICAÇÃO DOS PECADOS (IGMR Nº 81). - RITO DA PAZ: A IGREJA IMPLORA A PAZ E A UNIDADE PARA SI MESMA E PARA TODA A FAMÍLIA HUMANA. EXPRESSÃO MÚTUA DE COMUNHÃO ECLESIAL E A MÚTUA CARIDADE ANTES DE COMUNGAR DO SACRAMENTO (IGMR Nº 82).

24 PARTES DA MISSA – LITURGIA EUCARÍSTICA
- FRAÇÃO DO PÃO: GESTO REALIZADO POR CRISTO NA ÚLTIMA CEIA. TEMPO APOSTÓLICO: NOME DA PRÓPRIA AÇÃO EUCARÍSTICA. SIGNIFICADO: FORMAMOS UM SÓ CORPO EM CRISTO. GESTO DE COLOCAR UMA PARTE DA HÓSTIA NO CÁLICE: UNIDADE DO CORPO E DO SANGUE DE CRISTO NA OBRA DA SALVAÇÃO. (SÚPLICA “CORDEIRO DE DEUS” (IGMR Nº 83). - COMUNHÃO: ORAÇÃO DO SACERDOTE PARA SE PREPARAR PARA RECEBER O CORPO E O SANGUE DE CRISTO. COMUNHÃO (MINISTROS E FIÉIS COMUNGAM). ORAÇÃO EM SILÊNCIO DOS FIÉIS. CANTO. SILÊNCIO. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO (IGMR Nº 84 – 89).

25 PARTES DA MISSA – RITOS DE ENCERRAMENTO
- BREVES COMUNICAÇÕES; - SAUDAÇÃO E BÊNÇÃO DO SACERDOTE; - DESPEDIDA DO POVO (SACERDOTE OU DIÁCONO); - BEIJO AO ALTAR (SACERDOTE E DIÁCONO); - INCLINAÇÃO PROFUNDA AO ALTAR PELO SACERDOTE, DIÁCONO E OUTROS MINISTROS (IGMR Nº 90).


Carregar ppt "INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google