A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SACRAMENTO DA RESPONSABILIDADE. “O Dom do Espírito Santificador” “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito Santo que habita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SACRAMENTO DA RESPONSABILIDADE. “O Dom do Espírito Santificador” “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito Santo que habita."— Transcrição da apresentação:

1 O SACRAMENTO DA RESPONSABILIDADE

2 “O Dom do Espírito Santificador” “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito Santo que habita em nós.” (Rm 5,5) 1. PARA ENTENDER JESUS, É PRECISO RECEBER O SEU ESPÍRITO. 2. O SACRAMENTO DA CRISMA NOS COMUNICA O ESPÍRITO SANTO.

3 3. TORNA VISÍVEL O DOM DO ESPÍRITO SANTO. ELE É COMUNICADO AO FIEL COMO DOM (PRESENTE) DIVINO PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL DO CRISTÃO.

4 É o SACRAMENTO da MATURIDADE Características de uma pessoa madura: Decisão, responsabilidade, compromisso. - O Crismando é alguém que amadureceu social e espiritualmente. - Aquele que deixa agir o Espírito Santo que está dentro dele. O compromisso será o gesto concreto de seu amadurecimento espiritual.

5 DONS DO ESPÍRITO SANTO O Espírito Santo que é recebido como DOM (presente) não é passivo; pelo contrário, faz com que de dentro da pessoa brote frutos, obras, ações que testemunhem sua presença. Chamamos de DONS DO ESPÍRITO SANTO àquelas ações boas que fazemos sob sua inspiração.

6 DONS DO ESPÍRITO SANTO 1 – SABEDORIA: Conhecimento de Deus. Sábio segundo o Espírito é aquele que conhece o amor de Deus e experimenta sua bondade, praticando a justiça; 2 – ENTENDIMENTO: Descobrir a vontade de Deus nas coisas grandes ou pequenas da vida;

7 DONS DO ESPÍRITO SANTO 3 – CIÊNCIA: Diferenciar o bem do mal. Conhecimento da salvação que Deus nos oferece, dia-a-dia em Jesus Cristo e no Espírito Santo; 4 – CONSELHO: Orientar a ajudar quem precisa; o dom de dialogar fraternalmente em família e em comunidade; animar os desanimados; dom do otimismo da vida;

8 DONS DO ESPÍRITO SANTO 5 – FORTALEZA: Enfrentar as dificuldades, vencer as tentações, não desanimar; 6 – PIEDADE: Misericórdia, entregar o coração a Deus e ao próximo. Imitação de Cristo manso e humilde de coração; 7 – TEMOR DE DEUS: respeito que devemos ter para com Ele.

9 Condições para ser crismado Ter uso da razão, estar em estado de graça, estar instruído corretamente na religião e poder renovar as promessas batismais.

10 Gestos simbólicos da celebração 1 - Imposição das mãos; 2 - Unção com o Crisma; 3 – Sinal da Cruz; 4 – Os pais, a comunidade e os padrinhos; 5 – O Bispo

11 CRISMA OU CONFIRMAÇÃO Matéria: o sacramento da Confirmação se administra pela unção com o crisma na testa, que se faz com a imposição das mãos. Forma: " Recebe por este sinal o dom do Espírito Santo" Ministro: O Bispo é ministro ordinário, também o presbítero dotado de faculdade pelo direito comum ou com a permissão do bispo. Sujeito: Cristão batizado em graça antes de recebê-lo. "Então lhes impunham as mãos e recebiam o Espírito Santo" At 8,17

12 A CRISMA NOS FORTALECE PARA ENFRENTAR A VIDA. O ESPÍRITO DE AMOR DO PAI E DO FILHO NOS SANTIFICA E FAZ DE NÓS MISSIONÁRIOS.


Carregar ppt "O SACRAMENTO DA RESPONSABILIDADE. “O Dom do Espírito Santificador” “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito Santo que habita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google