A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLUBE DE ROMA POLÍTICAS AMBIENTAIS INTERNACIONAIS Prof. a THAIS ESPINOLA DE OLIVEIRA LIMA Centro Universitário Unicuritiba.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLUBE DE ROMA POLÍTICAS AMBIENTAIS INTERNACIONAIS Prof. a THAIS ESPINOLA DE OLIVEIRA LIMA Centro Universitário Unicuritiba."— Transcrição da apresentação:

1 CLUBE DE ROMA POLÍTICAS AMBIENTAIS INTERNACIONAIS Prof. a THAIS ESPINOLA DE OLIVEIRA LIMA Centro Universitário Unicuritiba

2 CLUBE DE ROMA Fundado em 1968 - esta ONG reúne economistas, industriais, banqueiros, chefes-de-estado, líderes políticos e cientistas de vários países para analisar os limites do crescimento econômico levando em conta o uso crescente dos recursos naturais. Detectaram que os maiores problemas eram: industrialização acelerada, rápido crescimento demográfico, escassez de alimentos, esgotamento de recursos não renováveis, deterioração do meio ambiente. Tinham uma visão ecocêntrica e definiam que o grande problema estava na pressão da população sobre o meio ambiente

3 CLUBE DE ROMA O primeiro relatório dessa organização, publicado em 1972, com o título de Os Limites do Crescimento, foi elaborado por uma equipe do MIT (Massachusetts Institute of Technology), coordenado por Dennis e Donella Meadows.MIT

4 CLUBE DE ROMA Neste estudo - fazendo uma projeção para cem anos (sem levar em conta o progresso tecnológico e a possibilidade de descoberta de novos materiais) apontou-se que, para atingir a estabilidade econômica e respeitar a finitude dos recursos naturais é necessário congelar o crescimento da população global e do capital industrial. Tal posição significava uma rediscussão da tese de Malthus sobre os perigos do crescimento da população mundial. A tese do crescimento zero era um ataque direto às teorias de crescimento econômico contínuo propalados pelas teorias econômicas.

5 CLUBE DE ROMA O relatório teve repercussão internacional; Ficou conhecido como Relatório Meadows, e concluia que: 1. Se as atuais tendências de crescimento da população mundial, industrialização, poluição, produção de alimentos e diminuição de recursos naturais continuarem imutáveis, os limites de crescimento neste planeta serão alcançados algum dia dentro dos próximos cem anos. O resultado mais provável será um declínio súbito e incontrolável, tanto da população quanto da capacidade industrial.

6 Relatório Meadows 2. É possível modificar estas tendências de crescimento e formar uma condição de estabilidade ecológica e ecônomica que se possa manter até um futuro remoto. O estado de equilíbrio global poderá ser planejado de tal modo que as necessidades materiais básicas de cada pessoa na Terra sejam satisfeitas, e que cada pessoa tenha a oportunidade de realizar seu potencial humano individual. 3. Se a população do mundo decidir empenhar-se em obter este segundo resultado, em vez de lutar pelo primeiro, quanto mais cedo ela começar a trabalhar para alcançá-lo, maiores serão suas possibilidades de êxito.

7 Relatório Meadows Surgiram, imediatamente, várias críticas em diversas áreas. Entre aqueles que defendiam as teorias do crescimento tem-se o Prêmio Nobel em Economia, Solow, que criticou com veemência os prognósticos catastróficos do Clube de Roma (Solow, 1973 e 1974). Também intelectuais dos países subdesenvolvidos manifestaram-se de forma crítica, levantando a tese de que as sociedades ocidentais, depois de um século de crescimento industrial acelerado, defendiam o congelamento do crescimento (desenvolvimento) com a retórica ecologista, o que atingia de forma direta os países pobres, que tendiam a continuarem pobres.

8 Relatório Meadows Embora tenha se passado mais de 35 anos, ainda, essa argumentação é frequentemente levantada, claro que com argumentos mais sofisticados. Continuam as divergências e desentendimentos no discurso global sobre a questão do crescimento ( muitas vêzes, ainda confundido com desenvolvimento) e a sustentabilidade ambiental e social.

9 CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO

10 Em junho de 1972, na Suécia, ocorreu a reunião de 113 países para participarem da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano, conhecida como Conferência de Estocolmo. Foi um encontro de chefes de Estado para debater as questões sobre o meio ambiente e desenvolvimento. Essa conferência gerou um documento com 24 artigos ( com poucos compromissos efetivos) assinado pelos países participantes e teve como um de seus principais desdobramentos a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a primeira agência ambiental global.

11 PNUMA – Programa da Nações Unidas para o Meio Ambiente A Conferência Estocolmo foi marcada, pela polêmica entre os defensores do “desenvolvimento zero” ( representantes dos países industrializados) X os defensores do “desenvolvimento a qualquer custo”, ( representantes dos países não industrializados ).

12 Crise econômica mundial A crise econômica mundial dos anos 70, foi detonada pelo choque do petróleo e que serviu para alertar o mundo para o fato de que os recursos naturais são esgotáveis, colocou questões econômicas mais urgentes para os governantes do mundo inteiro se preocuparem. E só no começo dos anos 80 a discussão desenvolvimento X meio ambiente voltou. Em 1983, a Assembléia Geral da ONU indicou a então primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, para presidir uma comissão encarregada de estudar esse tema.

13 Relatório Brundtland Em 1987, foi publicado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD) da ONU um estudo denominado Nosso futuro comum, mais conhecido como Relatório Brundtland, que defendia o crescimento para todos e buscava um equilíbrio entre as posições antagônicas surgidas na Estocolmo-72. Tentando conciliar o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente, surgiu pela primeira vez a concepção de desenvolvimento sustentável.


Carregar ppt "CLUBE DE ROMA POLÍTICAS AMBIENTAIS INTERNACIONAIS Prof. a THAIS ESPINOLA DE OLIVEIRA LIMA Centro Universitário Unicuritiba."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google