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PublicouBianca Álvares de Almada Alterado mais de 8 anos atrás
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Universidade Federal do Pará Faculdade de Administração Curso de Especialização Gestão Empresarial Administração de Empresas Prof. Adm. Marco Antonio Silva Lima, D. Sc. Equipe: Anne Silva Bento Pimentel Bruno Carnevali Cenira Rocha Felipe Sarges Mith Borges Kamilla Machado
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Introdução Empowerment, ou como é atribuído por Chiavenato, empoderamento, permite melhorar além do relacionamento organizacional e participação dos colaboradores nos processos da empresa, os resultados organizacionais, qualidade, custos e satisfação do cliente. Conceitos, métodos de aplicação e cases, serão utilizados para melhor abordagem do tema.
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Conceito “No empowerment o poder emana do próprio indivíduo, que assume total responsabilidade pelo seus atos” Ulrich, (2003) “O empowerment busca a energia, o esforço e a dedicação de todos e tirar do gerente o antigo monopólio do poder, das informações e do desenvolvimento” – Chiavenato, 1999.
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Método de Aplicação 1. Check de cargos, áreas, nº funcionários e atividades (dia, mês, semana etc) 2. Mapeamento – Cargos: i.Atividade, delegação, objetivos 3. Análise de processos com foco para resultado: i.O que é positivo/ funciona; ii.O que é negativo/não funciona; iii.Quem é responsável/dono da atividade. 4. Mudança: i.Controles; ii.Avaliação; iii.Melhores Práticas; iv.Novos Padrões; v.Análise de Cargos – Linha de comando; vi.Treinamento; vii.Definição de responsabilidade; viii.Objetivo.
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Método de Aplicação 5. Reunião de Ciclo: i. Resultados positivos e negativos; ii. Gestão de equipes – Gestão de conflitos; iii. Exposição de todos os objetivos de todas as áreas – Tornar público; iv. Departamentos, Setores ou Gestores discutem juntos uma solução ( Empowerment Participativo); v. Comunicação da tomada de decisão para todos os envolvidos direta e indiretamente ( Colaboradores e funcionários); vi. Auto-gerencimento; vii. Avaliação de desempenho dos co-responsáveis 6. Retroalimentação
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Método de Aplicação Integração Externa 1.Posiciona a empresa; 2.Clareza do mercado; 3.Stakeholdre’s; 4.Tecnologia e desenvolvimento; 5.Foco do cliente e no cliente. Integração Interna 1.Definição de objetivos e metas por cargo, cronograma de atividades; 2.Manual de procedimento padrão com base nos objetivos e nas operações; 3.Comunicação em rede; 4.Tornar público a todos da operação – incluindo terceiros.
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Método de Aplicação Especialização Funcional 1.Saber fazer de tudo sem precisar ter qualificação técnica excessiva em uma só área, através de programas de rotate in job; 2.Capacidade de visão gerencial – “OLHO DE TANDERA”; 3.Plano de contingência; 4.Melhores práticas – tornam-se parte da cultura da empresa e de cada cargo; 5.Novos setores e cargos e principalmente novos modelos de gestão; 6.Novas linhas ( produtos ), novos serviços e adoção de novas práticas de serviços
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Estudo de Caso Ambev Reformulação da política de Empowerment, Estratégia de crescimento e Trade Marketing; Dona de quase 70% do mercado brasileiro de cervejas, recebeu multa de R$ 352,7 milhões por conduta anticoncorrencial na execução do seu programa de fidelidade de pontos de venda, o "Tô Contigo“; "ataques estratégicos terroristas": práticas que prejudicam a concorrência no mercado de cervejas; Afetada com gastos jurídicos, negociações, mancha na imagem da empresa, reformulação das campanhas, comunicação, promoções, treinamentos, etc.
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Estudo de Caso Ambev Programa de Treinamento entre Gerentes, supervisores e vendedores – Tô contigo Convenção do Tô contigo
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Estudo de Caso em uma Instituição Financeira Classificado, entre os 10 maiores banco do Brasil, o problema caracteriza-se pela falta de autonomia dos gerentes; Mais de 90% das autorizações solicitadas pelos gerentes são aprovadas, logo, a autonomia deveria ser repassada aos gerentes;
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Estudo de Caso em uma Instituição Financeira Medidas para implantação: Treinar e capacitar os envolvidos para que cada um saiba dos riscos de seu negócio e como sua decisão impacta no resultado de sua organização negativa e positivamente; As decisões devem ser tomadas como se as pessoas fossem dono do negócio; Mover a informação em todos os níveis, uma vez que a informação é poder e habilita as pessoas a pensar e agir melhor; Liberar os departamentos superiores, quando não for possível extingui-los ou uni-los, para tarefas que realmente mereçam atenção e que maximizam o resultado das organizações; Apoio da alta direção no novo modelo de gestão e uma liderança eficaz para fazer acontecer.
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Conclusão
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