A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Pará Faculdade de Administração Curso de Especialização Gestão Empresarial Administração de Empresas Prof. Adm. Marco Antonio Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Pará Faculdade de Administração Curso de Especialização Gestão Empresarial Administração de Empresas Prof. Adm. Marco Antonio Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Pará Faculdade de Administração Curso de Especialização Gestão Empresarial Administração de Empresas Prof. Adm. Marco Antonio Silva Lima, D. Sc. Equipe: Anne Silva Bento Pimentel Bruno Carnevali Cenira Rocha Felipe Sarges Mith Borges Kamilla Machado

2

3 Introdução Empowerment, ou como é atribuído por Chiavenato, empoderamento, permite melhorar além do relacionamento organizacional e participação dos colaboradores nos processos da empresa, os resultados organizacionais, qualidade, custos e satisfação do cliente. Conceitos, métodos de aplicação e cases, serão utilizados para melhor abordagem do tema.

4 Conceito  “No empowerment o poder emana do próprio indivíduo, que assume total responsabilidade pelo seus atos” Ulrich, (2003)  “O empowerment busca a energia, o esforço e a dedicação de todos e tirar do gerente o antigo monopólio do poder, das informações e do desenvolvimento” – Chiavenato, 1999.

5 Método de Aplicação 1. Check de cargos, áreas, nº funcionários e atividades (dia, mês, semana etc) 2. Mapeamento – Cargos: i.Atividade, delegação, objetivos 3. Análise de processos com foco para resultado: i.O que é positivo/ funciona; ii.O que é negativo/não funciona; iii.Quem é responsável/dono da atividade. 4. Mudança: i.Controles; ii.Avaliação; iii.Melhores Práticas; iv.Novos Padrões; v.Análise de Cargos – Linha de comando; vi.Treinamento; vii.Definição de responsabilidade; viii.Objetivo.

6 Método de Aplicação 5. Reunião de Ciclo: i. Resultados positivos e negativos; ii. Gestão de equipes – Gestão de conflitos; iii. Exposição de todos os objetivos de todas as áreas – Tornar público; iv. Departamentos, Setores ou Gestores discutem juntos uma solução ( Empowerment Participativo); v. Comunicação da tomada de decisão para todos os envolvidos direta e indiretamente ( Colaboradores e funcionários); vi. Auto-gerencimento; vii. Avaliação de desempenho dos co-responsáveis 6. Retroalimentação

7 Método de Aplicação Integração Externa 1.Posiciona a empresa; 2.Clareza do mercado; 3.Stakeholdre’s; 4.Tecnologia e desenvolvimento; 5.Foco do cliente e no cliente. Integração Interna 1.Definição de objetivos e metas por cargo, cronograma de atividades; 2.Manual de procedimento padrão com base nos objetivos e nas operações; 3.Comunicação em rede; 4.Tornar público a todos da operação – incluindo terceiros.

8 Método de Aplicação Especialização Funcional 1.Saber fazer de tudo sem precisar ter qualificação técnica excessiva em uma só área, através de programas de rotate in job; 2.Capacidade de visão gerencial – “OLHO DE TANDERA”; 3.Plano de contingência; 4.Melhores práticas – tornam-se parte da cultura da empresa e de cada cargo; 5.Novos setores e cargos e principalmente novos modelos de gestão; 6.Novas linhas ( produtos ), novos serviços e adoção de novas práticas de serviços

9 Estudo de Caso Ambev  Reformulação da política de Empowerment, Estratégia de crescimento e Trade Marketing;  Dona de quase 70% do mercado brasileiro de cervejas, recebeu multa de R$ 352,7 milhões por conduta anticoncorrencial na execução do seu programa de fidelidade de pontos de venda, o "Tô Contigo“;  "ataques estratégicos terroristas": práticas que prejudicam a concorrência no mercado de cervejas;  Afetada com gastos jurídicos, negociações, mancha na imagem da empresa, reformulação das campanhas, comunicação, promoções, treinamentos, etc.

10 Estudo de Caso Ambev Programa de Treinamento entre Gerentes, supervisores e vendedores – Tô contigo Convenção do Tô contigo

11 Estudo de Caso em uma Instituição Financeira  Classificado, entre os 10 maiores banco do Brasil, o problema caracteriza-se pela falta de autonomia dos gerentes;  Mais de 90% das autorizações solicitadas pelos gerentes são aprovadas, logo, a autonomia deveria ser repassada aos gerentes;

12 Estudo de Caso em uma Instituição Financeira  Medidas para implantação: Treinar e capacitar os envolvidos para que cada um saiba dos riscos de seu negócio e como sua decisão impacta no resultado de sua organização negativa e positivamente; As decisões devem ser tomadas como se as pessoas fossem dono do negócio; Mover a informação em todos os níveis, uma vez que a informação é poder e habilita as pessoas a pensar e agir melhor; Liberar os departamentos superiores, quando não for possível extingui-los ou uni-los, para tarefas que realmente mereçam atenção e que maximizam o resultado das organizações; Apoio da alta direção no novo modelo de gestão e uma liderança eficaz para fazer acontecer.

13 Conclusão


Carregar ppt "Universidade Federal do Pará Faculdade de Administração Curso de Especialização Gestão Empresarial Administração de Empresas Prof. Adm. Marco Antonio Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google