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Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.

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Apresentação em tema: "Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos."— Transcrição da apresentação:

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2 Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.

3 Objetivos específicos Desenvolver a atitude científica e investigativa Aperfeiçoar a capacidade de aplicação das técnicas de pesquisas e produção de trabalhos acadêmicos; Conhecer os procedimentos para utilização de fontes de informação, citação, referências; Orientar os alunos na elaboração de um projeto de pesquisa

4 Conteúdo Programático Unidade 1 – Projetos de pesquisa: Tipos de trabalhos científicos, estrutura de projeto de pesquisa, redação e apresentação de trabalhos científicos (modelo). Unidade 3 - Fontes de Informação, bases de dados. Unidade 4 – Metodologia, fundamentação teórica, citação e referência. Unidade 5 – Apresentação do Projeto

5 Avaliação de Aprendizagem Elaboração e entrega da Introdução, tema e problema:1,0 Elaboração e entrega da Objetivo geral e específicos e Justificativa:1,0 Elaboração e entrega da Metodologia, delimitação da pesquisa e organização da pesquisa:1,0 Atividades de Aprendizagem : 1,0 Versão final do projeto de pesquisa ( incluindo etapas anteriores e fundamentação teórica): 6,0

6 Monografia: Por que fazer? Para o aluno É parte de seu aprimoramento profissional Para o orientador Pode dar origem a novos trabalhos ou pesquisas Publicações Para a academia/ciência Permite partilha do conhecimento sistematizado Contribui para resolução de um problema

7 Fatores para o sucesso 1. BOA PERGUNTA DE PESQUISA 2. ASSUNTO CONHECIDO 3. GOSTAR DO ASSUNTO 4. EMPATIA PELO ORIENTADOR

8 Fatores para o fracasso Pensar e não escrever. Esperar que “alguém” faça seu trabalho. Acreditar que o seu orientador tem a solução do seu problema e que ele deve resolvê-lo. Não acreditar na visão geral do seu orientador.

9 A Arte da Pesquisa Iniciando o encontro com a minha monografia Fonte: “A Arte da Pesquisa” – Cap. 3 – De tópicos a perguntas. BOOTH, W.C.; COLOMB, G.G.; WILLIAMS, J.M. São Paulo: Martins Fontes, 2000. (aula utilizada pelo prof. Marco Antonio Pereira, POLI, USP)

10 Metodologia da Pesquisa – Por que fazer uma pesquisa? PROJETO DE MONOGRAFIA Projeto de monografia Orientador Aprova? Execução Sim Não

11 Metodologia da Pesquisa – Partes da estrutura de uma monografia Idéia Proposta Coleta e análise dos dados Apresentação dos resultados Discussão e análise Estudo da literatura Definição dos objetivos Conclusões Iniciação: (Qual o tema geral?) Formulação da oportunidade de trabalho Revisão Finalização (o que se extrai de importante?) (Cauchick Miguel)

12 Iniciando o processo Interesse Tópico Geral Tópico específico Pergunta Problema de pesquisa 1.Encontrar um interesse numa área temática ampla; 2.Restringir para tópico plausível; 3.Questioná-lo sob pontos de vista diversos; 4.Definir fundamento lógico para o projeto.

13 Definindo o INTERESSE PRINCIPAL Parte-se de um interesse para um tópico geral – amplo, onde “tópico é um interesse específico o bastante para servir de base a uma pesquisa que possa ser relatada de maneira plausível em um livro ou artigo que ajudem outros a evoluir em compreensão e maneira de pensar”. Exercício: Relacione pelo menos 3 tópicos nos quais gostaria de investir mais, dentre aqueles de seu interesse geral.

14 Definindo os TÓPICOS PRINCIPAIS De um tópico amplo a tópicos específicos... Torne o seu tópico amplo em um mais específico com acréscimo de palavras e frases: Tópico amplo: Economia Agrícola e Agricultura familiar Tópico específico: Influência da agricultura familiar na economia do estado de Santa Catarina

15 De um tópico específico a perguntas de pesquisa Encontrou um tópico específico que pareça tanto interessante quanto promissor? Procure identificar perguntas relacionadas a ele; Faça perguntas padrão: Quem? Que? Quando? Onde?

16 De uma Pergunta de pesquisa a avaliação da sua importância E então??? Até que ponto a sua pesquisa é importante? Lembre-se: ela deve ser importante não apenas para você, mas para outras pessoas!

17 As 3 etapas anteriores Especifique seu tópico; Formule a pergunta: Avalie a pergunta Pretendo estudar XXXXXXXXXX Porque quero descobrir (quem/ o que/ quando/ onde/ se/ por que/ como) YYYYYYYY a fim de entender (como/ por que / o que) VVVVVVV

18 As 3 etapas anteriores Retomando Pretendo estudar o processo de nacionalização de material da Força Aérea Brasileira na contabilidade gerencial. Porque quero descobrir os fatores relevantes para a tomada de decisão envolvida na atividade. a fim de entender os motivos principais para os gestores iniciarem a atividade de nacionalização.

19 Método Condição necessária, mas não suficiente - o método não tem força por si mesmo de produzir aquilo que almeja (conhecimento científico). Conhecimento científico passa a existir no momento que começa o processo de conhecer, é um construir contínuo e descontínuo.

20 Quando se pensa em método? R: Quando se tem um problema a enfrentar, um objetivo a alcançar. Como se aprende a produzir conhecimento? A fazer um trabalho científico? R: Produzindo. Fazendo. Para que servem guias para fazer trabalhos científicos? R: Servem para dar diretrizes, caminhos mais econômicos e seguros, fornecer instrumentos e técnicas operacionais mais indicadas.

21 Pesquisa Cientifica Estrutura de um trabalho científico Etapas de elaboração de um trabalho científico Apresentação e publicação de um trabalho científico Redação de um trabalho científico Métodos gerais de pesquisa científica Metodologia do trabalho científico

22 Metodologia da Pesquisa Também denominada Métodos e Técnicas de Pesquisa. Constitui-se de uma disciplina acadêmica construída a partir do princípio aceito de que não há produção de conhecimento científico, de ciência, a não ser através da pesquisa. Obrigação de um curso superior: formar metodologicamente o pesquisador

23 Constitui-se um dos principais objetivos da Universidade de nossos dias a produção da ciência = avaliação da Universidade. O aluno precisa produzir conhecimento, por mais especializado, técnico ou prático que seja seu curso, cabe ao aluno, também, a produção de seu conhecimento. Metodologia da Pesquisa

24 método científico não há de ser considerado como algo pertinente ao curso de pós-graduação, como se este, pelo simples fato de ter-se institucionalizado para formar cientista, extinguisse, as finalidades dos curso de graduação. A atividade do aluno, enquanto sujeito ativo de sua formação, manifesta-se de duas formas, no que se refere a sua relação com as ciências que deve dominar: extrair e produzir

25 Metodologia da Pesquisa – Fases do processo 1. Problematização 2. Coleta de dados e informações 3. Referencial teórico 4. Mensuração 5. -Análise de dados 6. Considerações finais Cada tipo de pesquisa terá métodos próprios


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