A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pontuação Imagine um menino mandando um bilhete para uma menina que gosta dele: Eu gosto de você não dela. Daí a menina fica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pontuação Imagine um menino mandando um bilhete para uma menina que gosta dele: Eu gosto de você não dela. Daí a menina fica."— Transcrição da apresentação:

1 Pontuação lucianatreze@hotmail.com

2 Imagine um menino mandando um bilhete para uma menina que gosta dele: Eu gosto de você não dela. Daí a menina fica toda feliz achando que é: Eu gosto de você, não dela. Mas, quando ela vai toda feliz conversar com ele, ele é frio e diz: Eu gosto, de você não, dela. Isso seria possível e mostra como a vírgula é importante!

3 Meu pai contava uma história assim: Dizia que no Pará houve um levante popular. O comandante das forças armadas telegrafou ao Presidente da República relatando o fato e, no fim, perguntou - reajo? O Presidente respondeu assim: Não, tenha ponderações. O telegrafista esqueceu da vírgula. Em razão disto, morreram várias pessoas.

4 Uso da Vírgula No interior das orações: 1. Termos da mesma função sintática “Tivera pai, mãe, marido, dois filhos. Todos aos poucos tinham morrido.” Na festa tudo que fez foi dançar, comer, beber...

5 Atenção para conectivos E / NEM “Tenho muito ciúme dos meus livros, das minhas roupas e dos meus CD’s.” Não almocei nem jantei.

6 EXCEÇÃO: CASOS DE POLISSÍNDETO E ria, e chorava, e gritava, e suplicava. Nem amigos, nem parentes, nem namorado, não tinha ninguém.

7 EXCEÇÃO: vírgula por outro motivo Observe: Viajarei com minha mãe, é claro, e meu irmão.

8 2. Indicar que uma palavra foi suprimida (elipse). “Maria deu um presente aos seus irmãos; ao namorado, dois.”

9 3. Isolar vocativo “Pois, Seu Pedrinho, saci é uma coisa que eu juro que existe.” Professora, não entendi. Parabéns, Eduardo!

10 4. Isolar aposto “Vitória, capital do Espírito Santo, é uma cidade que possui belas praias.” Lula, presidente do Brasil, foi aprovado por 80% da população.

11 5. Adjuntos adverbiais ou complementos deslocados: Eu fiz todos os exercícios na semana passada. Na semana passada, eu fiz todos os exercícios. Eu fiz, na semana passada, todos os exercícios.

12 5. Adjuntos adverbiais deslocados: “No Brasil, os corruptos ficam soltos.” Atualmente, estudo bastante.

13 6. Indicar conjunções intercaladas: “A ferida já foi tratada. É preciso, porém, cuidar para que não piore.”

14 7. Em datas, separar nome de lugares: Campinas, 13 de outubro de 2010.

15 8. Intercalar expressões: casos de vírgula obrigatória ou seja isto é em suma por exemplo além disso aliás

16 Atenção! “O médico estressado não aceita opinião.” “O médico, assustado, não aceita opinião."

17 9. Não separar sujeito do predicado com vírgula “A velhice ridícula é a mais triste e derradeira surpresa da natureza humana.”

18 10. Orações Intercaladas: E o ladrão, perguntei eu, foi condenado?

19 10. Orações Intercaladas: “A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que, se não forem adotadas medidas para conter o consumo, dentro de 25 anos 4 bilhões de pessoas não terão água em quantidade suficiente para as necessidades básicas.”

20 Na antiga Grécia, havia um célebre oráculo, que respondia com segurança a todas as perguntas que se lhe fizessem sobre o futuro. Um pai aflito, um dia, perguntou ao oráculo se o seu filho, que devia partir para a guerra, regressaria são e salvo. O oráculo respondeu por escrito: "irá virá nunca morrerá nas armas". O pai ficou satisfeitíssimo com a resposta. Mas a sua alegria não durou muito tempo. Logo depois de dois meses, recebeu a dolorosa notícia da morte do filho em combate. Desesperado, foi ao oráculo, a fim de reclamar contra o engano da profecia. O oráculo lamentou muito o que havia sucedido, mas fez ver ao velho pai que nada tinha a corrigir. A sua profecia estava certa e havia se cumprido.

21 O que ele respondera era o seguinte: "Irá. Virá nunca. Morrerá nas armas". E não: "Irá. Virá. Nunca morrerá nas armas", como julgava o pai.

22 Uso de ponto e vírgula Comentário ouvido num bonde: Que moça culta a Maria Eduarda: usa ponto e vírgula! (Mário Quintana) Tinha razão o poeta gaúcho. O sinal traz em si algumas sutilezas que poucos captam...

23 Uso de ponto e vírgula a) separar itens de uma enumeração: A Matemática se divide em: - geometria; - álgebra; - trigonometria; - financeira.

24 Uso de ponto e vírgula b) separar um período que já se encontra dividido por vírgulas: Ele não disse nada, apenas olhou ao longe, sentou por cima da grama; queria ficar sozinho com seu cão.

25 Uso de ponto e vírgula O ponto-e-vírgula "é inevitável sobretudo entre os vários membros de enumeração e paralelismo cuja estrutura interna contenha vírgula", como neste período: Participaram daquela reunião: Roberto M. Lacerda, 43 anos, que veio a ser reitor entre 72 e 76; Caspar Stemmer, engenheiro, mais tarde prefeito do câmpus, também reitor de 76 a 80; Ernani Bayer, hoje membro do CFE; Acácio Santiago, professor, e toda a equipe técnica.

26 Uso de ponto e vírgula É importante observar que se usa letra minúscula depois dele.

27 Uso de dois pontos a) se vai fazer uma citação ou introduzir uma fala: Ele respondeu: não, muito obrigado!

28 Uso de dois pontos b) se quer indicar uma enumeração: Quero lhe dizer algumas coisas: não converse com pessoas estranhas, não brigue com seus colegas, não responda a professora.

29 Uso de dois pontos c) introduzir um esclarecimento ou explicação a respeito de algo previamente mencionado: Foram acrescidas facilidades irresistíveis para os investidores: além de portos e aeroportos modernos, o Nordeste fica muito mais perto dos mercados da Europa e da América do Norte.

30 Uso de aspas a) citação de alguém: “A ordem para fechar a prisão de Guantánamo mostra um início firme. Ainda na edição, os 25 anos do MST e o bloqueio de 2 bilhões de dólares do Oportunity no exterior” (Carta Capital on-line, 30/01/09)

31 Uso de aspas b) expressões estrangeiras, neologismos, gírias: Nada pode com a propaganda de “outdoor”.

32 Uso de aspas c) indicar ironia: Tiririca, o “gênio”, chegou.

33 Uso de Reticências a) Indicar suspensão de pensamento: Essa incapacidade de atingir, de entender, é que faz com que eu, por instinto de...

34 Uso de Reticências b) Indicar dúvida ou surpresa: E as obras? A igreja... já haverá Igreja nova?

35 Uso de Reticências Indicar ironia: O Torres virá mesmo dessa vez? Até parece...

36 Uso de Parênteses a) Intercalar uma ideia ou uma oração acessória ao texto: Macabeia começou (explosão) a tremelicar toda por causa do lado penoso que há na excessiva felicidade.

37 Uso de Parênteses b) Referências bibliográficas: Mas quando olhar a mancha viva na minha camisa faça uma careta e me deixa passar. (Chico Buarque de Holanda)

38 Uso de Parênteses c) Nas indicações cênicas das peças de teatro (rubricas): Sampaio – Pois não é, não senhor...(agarram ambos no leitão e puxam cada um para seu lado)

39 Uso do Travessão a) Indicar a fala: - Você não precisa de remédios? - Que remédios?

40 Uso do Travessão b) Enfatizar frases ou expressões: Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia.

41 Questão de Pontuação Um homem rico estava muito mal de saúde. Pediu caneta e papel e escreveu assim: “DEIXO MEUS BENS À MINHA IRMÃ NÃO AO MEU SOBRINHO JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA DO ALFAIATE NADA AOS POBRES.”

42 Morreu antes de fazer a pontuação. Afinal, a quem ele deixou a fortuna? Eram quatro concorrentes: a irmã, o sobrinho, o alfaiate e os pobres. O escrito chegou às mãos deles e cada um fez a pontuação que lhe conveio, a fim de receber a herança. Então coloque a pontuação e diga quem ficou com a herança.

43 1) Os períodos apresentam diferenças de pontuação. Indique a alternativa que corresponde ao período de pontuação correta. a) A menina chorando de emoção, recebeu, o presente das mãos do padrinho. b) A menina, chorando de emoção recebeu o presente, das mãos do padrinho. c) A menina, chorando de emoção recebeu o presente das mãos, do padrinho. d) A menina chorando, de emoção recebeu o presente, das mãos do padrinho. e) A menina, chorando de emoção, recebeu o presente das mãos do padrinho.

44 2) "- Muito bom dia, senhora, Que nessa janela está; sabe dizer se é possível algum trabalho encontrar?" No primeiro verso, “senhora” vem entre vírgulas porque o termo é: a) um aposto. b) um sujeito deslocado. c) um vocativo. d) um predicativo. e) um sujeito simples.

45 3) Assinale o item em que há erro no tocante à pontuação. a) - D. Sara, a senhora é nossa benfeitora. b) Mulheres pobres, lavando roupa nas tinas, representavam o outro lado do mundo. c) Peixadas, galinha de cabidela, tudo me recordava D. Sara. d) Bandeira, só, enfrentava a orfandade. e) Couto meu melhor amigo antecedeu-me na Academia.

46 4) Assinale a alternativa em que a pontuação está correta. a) Embora esteja ameaçada pela poluição, aquela praia recebe durante o veraneio, muitos turistas. b) Por muitos séculos, o homem usou, imprudentemente seu ambiente natural, ocasionando desequilíbrio ecológico. c) A guerra flagelo terrível, tem sido uma constante, em todos os tempos da humanidade. d) As recentes conquistas nucleares, alteram de modo profundo, as relações internacionais. e) Jovem, para entender a vida, comece por estudar o homem.

47 5) As aspas marcam o uso de uma palavra ou expressão de variedade lingüística diversa da que foi usada no restante da frase em: a) Essa visão desemboca na busca ilimitada do lucro, na apologia do empresário privado como o “grande herói” contemporâneo. b) Pude ver a obra de Machado de Assis de vários ângulos, sem participar de nenhuma visão “oficialesca”. c) Nas recentes discussões sobre os “fundamentos” da economia brasileira, o governo deu ênfase ao equilíbrio fiscal. d) O prêmio Darwin, que “homenageia” mortes estúpidas, foi instituído em 1993. e) Em fazendas de Minas e Santa Catarina, quem aprecia o campo pode curtir o frio, ouvindo “causos” à beira da fogueira.

48 6) "Existe uma ética do trabalho, como existe uma ética da aventura. Assim, o indivíduo do tipo trabalhador só atribuirá valor moral positivo às ações que sente ânimo de praticar e, inversamente, terá por imorais e detestáveis as qualidades próprias do aventureiro — audácia, imprevidência, irresponsabilidade, instabilidade, vagabundagem —, tudo, enfim, quanto se relacione com a concepção espaçosa do mundo, característica desse tipo." Os travessões isolam, considerando o contexto: a) segmento especificativo e explicativo. b) redundância, embora com intenção estilística. c) conclusão necessária da expressão imediatamente anterior. d) reprodução textual de informações anteriores. e) emprego de palavras de sentido alheio ao contexto.

49 7) Quando se trata de trabalho científico... duas coisas devem ser consideradas... uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece... a outra é o valor prático que possa ter. a) dois pontos - ponto e vírgula - ponto e vírgula b) dois pontos - vírgula - ponto e vírgula c) vírgula - dois pontos - ponto e vírgula d) ponto e vírgula - dois pontos - ponto e vírgula e) ponto e vírgula - vírgula – vírgula

50 8) Assinale a opção em que há erro de pontuação. a) Entre março de 2004 e fevereiro de 2005, as exportações brasileiras ultrapassaram a marca dos US$ 100 bilhões, um recorde histórico para o país. b) A meta do Governo Federal, alcançada com quase dois anos de antecedência mostra o vigor das vendas do país para o mercado externo. c) Exportação em alta significa favorecer o desenvolvimento do país e, portanto, a geração de emprego de renda. d) Em 2004, foram 1,5 milhão de novas vagas com carteira assinada, e essa tendência permanece este ano. e) Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população ocupada em janeiro deste ano em seis regiões metropolitanas cresceu 4,1% em relação ao mesmo período de 2004.


Carregar ppt "Pontuação Imagine um menino mandando um bilhete para uma menina que gosta dele: Eu gosto de você não dela. Daí a menina fica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google