A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia Unip Universidade Paulista Aula 0 Apresentação de “Economia” 1º. Semestre do Curso de Bacharel em Direito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia Unip Universidade Paulista Aula 0 Apresentação de “Economia” 1º. Semestre do Curso de Bacharel em Direito."— Transcrição da apresentação:

1 Economia Unip Universidade Paulista Aula 0 Apresentação de “Economia” 1º. Semestre do Curso de Bacharel em Direito

2 Economia Unip Universidade Paulista Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações Brasileiras: cinco aspectos sobre a competitividade-preço do produto brasileiro no exterior” Áreas de concentração acadêmica e profissional: Economia Finanças Marketing Estratégia

3 Economia Unip Universidade Paulista Dados pessoais Casado (Rachel), 1 filha (Camila) e 1 filho (Tiago), 1 neto (Matheus) e 2 netas (Marcela e Paula) 5561-7100 99234-0321 fauzi@novosolhos.com.br

4 Economia Unip Universidade Paulista ”Prometo acreditar no direito como melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência e de socorrer os que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final. E, acima de tudo, juro defender a liberdade, pois, sem ela, não há direito que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize.” Juramento do Bacharel em Direito

5 Economia Unip Universidade Paulista “Razão de ser” da matéria A matéria “Economia” contribui para o desenvolvimento das competências – conhecimentos, habilidades e atitudes – requeridas dos Bacharéis em Direito formados pela UNIP. Estas competências serão desenvolvidas em todos os processos de aprendizagem, a partir dos conhecimentos específicos adquiridos no decorrer do estudo dos diversos conceitos da disciplina, bem como nas sistemáticas integradas de avaliação ― que se processam em todos os momentos da vivência acadêmica ― e nas estratégias de aula, mediante apresentação de seminários avançados, trabalhos em grupo e estudos de caso versando sobre os diversos temas focalizados pela disciplina.

6 Economia Unip Universidade Paulista Objetivos gerais da matéria Proporcionar, ao participante do Curso de Direito, noções básicas de economia procurando usar os conceitos transmitidos para a interpretação de questões atuais e destacar as interfaces desta ciência com o Direito. Objetivos específicos da matéria Proporcionar aos participantes o domínio do conteúdo de conceitos básicos da economia que permitam a compreensão do funcionamento cotidiano do mercado bem como a importância da relação economia & direito estimulando, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica sobre a estrutura social do País.

7 Economia Unip Universidade Paulista Ementa Economia: origem, conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes. Evolução do pensamento econômico. O conceito de economia e o funcionamento do mercado. Relações entre economia e direito. O estudo da atividade econômica nacional. Desenvolvimento e crescimento econômico. Economia internacional.

8 Economia Unip Universidade Paulista Conteúdo Programático Origem, conceitos fundamentais, problemas e temas relevantes da economia. A evolução do pensamento econômico. O conceito de economia e o funcionamento do mercado. A lei da escassez e as necessidades humanas. Oferta e Procura, preços e equilíbrio de mercado. Fatores de produção, produção e custos de produção. Economia e direito. Fundamentos jurídicos do mercado. Estruturas de mercado (concorrência perfeita, oligopólio, monopólio, cartel) e o sistema brasileiro de defesa da concorrência.

9 Economia Unip Universidade Paulista 9/22 Conteúdo Programático (cont.) A relação entre fornecedores e consumidores e o Código de Defesa do Consumidor. Produção e recursos naturais: a legislação de proteção ao meio ambiente. A atividade econômica nacional. Conceitos básicos: PIB, renda, investimento. A distribuição da renda nacional. Objetivos e instrumentos de política econômica: política fiscal, política monetária, política cambial. O setor público na economia. O desenvolvimento e o crescimento econômico. Economia Internacional. Comércio internacional. O Balanço de Pagamentos. O papel das instituições multilaterais: FMI, Banco Mundial, OMC. A globalização como fenômeno multidimensional.

10 Economia Unip Universidade Paulista Bibliografia Básica: CASTRO, Antonio Barros de; LESSA, Carlos. Introdução à economia. 37ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005. HEILBRONER, Robert L. A formação da sociedade econômica. São Paulo: Zahar Editores, 1984 JORGE, Fauzi T & MOREIRA, José Octávio de Campos. Economia: notas introdutórias. 2ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2009 ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à economia. 20ª ed. São Paulo: Atlas, 2005. VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval; GARCIA, Manuel E. economia: micro e macro. São Paulo: Atlas, 2001.

11 Economia Unip Universidade Paulista Bibliografia Complementar: CARDOSO, Eliana A. Economia brasileira ao alcance de todos. 17ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1996. HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. 21ª ed. São Paulo: LTC, 1987. NUSDEO, F. Curso de economia: introdução ao direito econômico. São Paulo: RT, 2002. PINHO, Diva Benevides; VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval (Coord.) Manual de economia: equipe de professores da USP. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006. SINGER, Paul. Aprender economia. 22ª ed. São Paulo: Contexto, 2002. TROSTER, R. L. Introdução à economia. 2ª ed. São Paulo: Makron Books, 1999.

12 Economia Unip Universidade Paulista Estratégia de Ensino-Aprendizagem Para o alcance dos propósitos da disciplina, serão desenvolvidas aulas expositivas dialogadas, com ampla discussão dos diversos aspectos de ordem econômica e social que afetam as organizações e sua inserção no mercado. Serão privilegiados, ainda, os debates, trabalhos intra e extra- classe individuais e em equipe, seminários, leitura dirigida de textos e artigos selecionados, elaboração e apresentação de resumos de matérias publicadas em revistas e jornais especializados sobre o conteúdo programático e outras atividades que busquem desenvolver as competências e habilidades do Bacharel em Direito, além de uma visão articulada das diversas áreas/funções de uma organização. Critério de Avaliação Prova bimestral, com questões objetivas e dissertativas Participação em sala de aula Estudos de casos, resolvidos preferivelmente em sala de aula

13 Economia Unip Universidade Paulista Aprendizagem Competência Motivação Competência Motivação Professor Fatos e Teorias Aplicação e Resolução de Problemas Capacidade de Comunicação Objetivos Organização Curso Estudante Tipos de Aprendizagem

14 Economia Unip Universidade Paulista As funções básicas do Professor  Facilitar o processo de aprendizado;  Conduzir este processo;  Estimular os participantes do processo.

15 Economia Unip Universidade Paulista As funções básicas do Aprendiz/Bacharel  Participar de forma pró-ativa do processo de aprendizado;  Definir os seus próprios limites na apreensão deste processo;  Estimular os demais participantes do processo.

16 Economia Unip Universidade Paulista Ensino Participativo Saber Fazer Olhar Informação Habilidade Reflexão Técnicas Manuais Casos Exercícios Problemas Desafios

17 Economia Unip Universidade Paulista  “Aja ou sofra a ação de outros”.  “No lugar de se concentrar em coisas e tempo, concentre- se em preservar e fortalecer relacionamentos e em atingir resultados”. STEPHEN R. COVEY, autor de “Reflexões Diárias Para Pessoas Muito Eficazes” e “Os 7 Hábitos das Pessoas Muito Eficazes”.  “Aula dada, aula estudada. Hoje”. Prof. PIERLUIGI PIAZZI, autor de “Aprendendo Inteligência”, “Estimulando Inteligência” e “Ensinando Inteligência” Para se lembrar sempre...

18 Economia Unip Universidade Paulista Goethe ensinava: “Trate um homem como ele é, e ele permanecerá como é. Trate um homem como ele pode e deve ser, e ele se tornará o que pode e deve ser”. Citado por STEPHEN R. COVEY Nosso desafio Wolfgang von Goethe, poeta e filósofo alemão (1749-1832)

19 Economia Unip Universidade Paulista “Os analfabetos do século XXI não serão aqueles que não conseguem ler e escrever, mas sim aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender”. Alvin Toffler Aprender a aprender

20 Economia Unip Universidade Paulista Ao futuro!!


Carregar ppt "Economia Unip Universidade Paulista Aula 0 Apresentação de “Economia” 1º. Semestre do Curso de Bacharel em Direito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google