A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA O ENSINO DE ARTE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO) PCNP ANTONIO CAFFI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA O ENSINO DE ARTE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO) PCNP ANTONIO CAFFI."— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA O ENSINO DE ARTE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO) PCNP ANTONIO CAFFI

2 contatos: NÚCLEO PEDAGÓGICO DA D.E. CARAPICUÍBA-SP E-Mail Npe: decarnpe@educacao.sp.gov.brdecarnpe@educacao.sp.gov.br Site da Diretoria: http://decarapicuiba.educacao.sp.gov.br BLOG DO ENSINO DE ARTE: ensinodearteemcarapicuiba.blogspot.com E-mail: pcopartedecarapicuiba@gmail.com Telefone: 4185 8241

3 Objetivo da orientação técnica Apresentar para o professor de Arte a publicação das “Orientações Curriculares e Didáticas de Arte para o E.F. anos iniciais (1º ao 5º ano)”. Esclarecer como utilizar o material em questão para a efetivação do currículo do ensino de arte nos anos iniciais do E.F. pelo professor de Arte.

4 Nosso histórico de O.T.s

5 NOSSO HISTÓRICO NO ENSINO DE ARTE NA D.E.R. CARAPICUÍBA: Orientações técnicas para prof. De Arte desde 2003

6 O.T.S NAS QUATRO LINGUAGENS

7 PROFS. DE ARTE PARTICIPANDO DAS OTS.

8 Muitas estórias e muitos conhecimentos para compartihar

9 2012

10 2012 ot de dança: “jongo”

11 Ots de 2012

12 Ots 2012

13

14 2012

15 2013/2014

16

17

18 2014

19

20

21 Professores de Arte que fizeram e fazem a diferença na escola.

22 Como estas proposições chegam nas escolas? os professores de Arte aplicam o que aprendem na o.t. de Arte? O que e como acontece na sala de aula ?

23 Nas ots e nas escolas

24 Sala de arte na EE Fabiana de Queiroz

25 Um projeto na EE Alberto Kenworth

26 Caros professores E dessas ideias muitas outras virão... Afinal, “sonho que se sonha junto é realidade” (Raul Seixas).

27 1º Concepção da área de Arte: Arte é linguagem e conhecimento; Arte tem conteúdos e saberes próprios; Arte se ensina e se aprende. Documentos norteadores: PCN ARTE/97, DCNS E o CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO. Para iniciar nossa conversa sobre o currículo

28 O ENSINO DE ARTE CONTEMPLA QUATRO LINGUAGENS: ARTES VISUAIS; MÚSICA; DANÇA; TEATRO.

29 LEGISLAÇÃO: LDBEN 9394/96 & 2º O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos; § 2o O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. (Redação dada pela Lei nº 12.287, de 2010).

30 Resolução 184, de 27-12-2002 ( ARTE E EF COM ACOMPANHAMENTO DO REGENTE DA CLASSE) Dispõe sobre a natureza das atividades de Educação Artística e de Educação Física nas séries do ciclo I do Ensino Fundamental das escolas públicas estaduais O Secretário da Educação considerando: * a importância que a cultura de manifestações artísticas e a vivência de atividades de socialização, lúdicas e esportivas representam no processo de formação da criança enquanto estudante-cidadã do ciclo I do Ensino Fundamental; * a necessidade de se intensificar para o alunado dessa faixa etária a vivência dessas práticas em contextos escolares estimuladores de atividades sistemáticas, específicas e diversificadas; * a oportunidade de se assegurar a implementação dessas atividades por meio de um trabalho conjunto entre professores portadores de níveis de formação diversa e experiências próprias, Resolve: Artigo 1º - As aulas de Educação Artística e de Educação Física previstas na matriz curricular do ciclo I das escolas estaduais com carga horária semanal de 25 horas serão desenvolvidas, em todas as séries, por professor portador de licenciatura plena específica na respectiva disciplina e na conformidade do contido na presente resolução. Artigo 2º- As atividades de Educação Artística e de Educação Física de que trata o artigo 1º deverão ser objeto de plano específico a ser elaborado em conformidade com a proposta pedagógica da escola. Parágrafo único - Na organização e seleção das atividades de cada uma das disciplinas deverão ser consideradas as modalidades existentes em cada uma das áreas de conhecimento e sua adequação às características próprias da faixa etária a que se destinam. Artigo 3º- As duas aulas semanais de Educação Artística e as duas aulas de Educação Física, ministradas por professor especialista, deverão ser acompanhadas pelo professor regente da classe. Parágrafo único - Na ausência do professor especialista, as aulas de Educação Artística e Educação Física a que se refere o caput deste artigo, serão ministradas pelo professor regente da classe. Artigo 4º - As aulas atribuídas ao professor especialista deverão compor, obrigatoriamente, o horário regular de funcionamento da classe. Artigo 5º - Os casos não previstos nesta resolução deverão ser decididos pela CENP, após preliminar análise e manifestação das Diretorias de Ensino e das respectivas Coordenadorias de Ensino. Artigo 6º - Esta resolução entrará em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

31 NOVA PUBLICAÇÃO DE MATERIAL PARA O ENSINO DE ARTE ? ESTE MATERIAL NOVO É O CURRÍCULO DO ENSINO DE ARTE PARA O EFAI?

32 E VOCÊ PROFESSOR ? QUANTOS JÁ CONHECEM A NOVA PUBLICAÇÃO? QUANTOS JÁ IMPRIMIRAM A NOVA PUBLICAÇÃO? QUANTOS FIZERAM DOWNLOAD ? QUANTOS JÁ ESTÃO UTILIZANDO PARA PLANEJAR AS AULAS DE ARTE E PARA O PLANEJAMENTO 2016 ?

33 RESPOSTAS: SIM!, PUBLICAÇÃO COMPLETA COM AS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM, AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PASSO A PASSO, E A AVALIAÇÃO EM ARTE PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OU SEJA É O CADERNO DO PROF. DE ARTE DOS ANOS INICIAIS (CURRÍCULO). DO QUE SE TRATA ? SISTEMATIZAÇÃO DE TUDO O QUE VIMOS E APRENDEMOS NAS OTS ANTERIORES DE 2013 A 2014 COM O MATERIAL DA SEE- SP.

34 CURRÍCULO OFICIAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS O PROFESSOR DE ARTE DEVERÁ APLICAR AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES EM SALA DE AULA ; HAVERÁ ACOMPANHAMENTO DO PC E DO PCNP SOBRE A EFETIVAÇÃO DO CURRÍCULO NA ESCOLA.

35 CURRÍCULO OFICIAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS A PUBLICAÇÃO EM QUESTÃO APRESENTA O ENSINO DE ARTE PARA AS SÉRIES INICIAIS DO EF COM UM PASSO A PASSO DE TODAS AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM E O PROFESSOR PODERÁ PLANEJAR SUAS AULAS COM TRANQUILIDADE E ESCLARCER SUAS DÚVIDAS NAS OTS COM O PCNP DE ARTE OU COM OS COLEGAS ARTE EDUCADORES.

36 COMO TRABALHAR COM AS: ORIENTAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS DE ARTE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1º AO 5º ANOS

37 A SEE-SP entende que a ação do professor está submetida à compreensão de que a arte na sala de aula deve incorporar propostas nas diferentes linguagens : Artes Visuais, Dança, Música e Teatro – e que tais propostas só terão sentido se acompanhadas de seu vocabulário próprio e que contribuam para a formação cultural, a participação social e o acesso ao universo da arte em sua diversidade. O que a SEE-SP espera do professor?

38 continuação Assim, com o propósito de possibilitar a construção do conhecimento em arte por meio de experiências significativas que contribuam para uma formação mais completa e uma forma diferente de conhecer e interpretar o mundo.

39 Em síntese A SEE-SP espera que o professor de Arte trabalhe com as quatro linguagens de forma siginificativa,isto é, trabalhar arte com arte na aplicação/efetivação do currículo oficial.

40 Currículo oficial ou Livro didático ? Qual é a relação entre estes recursos didáticos? (P/ MELHOR QUALIDADE DO ENSINO) Orientações curriculares x Livro didático ( um dos recursos para ( procurar estabelecer efetivar o currículo oficial) um diálogo com as habilidades e competências do currículo oficial) AAP /SARESP/PROVA DE MÉRITO

41 * “Importante não substituir o currículo pelo livro didático” Por quê ?

42 Observe a imagem a seguir: Autor: Pieter Brueghel, o VelhoDatac. 1563TécnicaÓleo sobre painelDimensões60 × 74.5 LocalizaçãoMuseu Boymans-van Beuningen,Roterdam/Holanda.Pieter Brueghel, o Velho1563

43 Lembre-se:

44 O CURRÍCULO DO EFAI – TRABALHO INTEGRADO:

45 “AÇÕES DE ALINHAMENTO E ACOMPANHAMENTO” mesma linguagem para todos nós, isto é, unidade para o ensino de arte. OBSERVAR A COERÊNCIA ENTRE: PLANEJAMENTO DA ESCOLA – PLANEJAMENTO BIMESTRAL DO PROFESSOR DE ARTE- PLANO DE AULA DO PROFESSOR DE ARTE EM CONSONÂNCIA COM O CURRÍCULO OFICIAL.

46 PRINCÍPIOS A SEREM SALIENTADOS: O primeiro princípio a ser salientado trata da importância de conhecer e valorizar o repertório artístico e estético do aluno ; Oportunizar situações de aprendizagem para que os alunos possam colocar em jogo tudo o que sabem para aprenderem o que não sabem (ZDP/CAUSAR O DESEQUILÍBRIO); CONTEXTUALIZAR (TRAZER O CONTEÚDO PARA A REALIDADE DO ALUNO);

47 As expectativas de aprendizagem organização dos conteúdos a partir das expectativas de aprendizagem estabelecidas e sua tradução em situações de aprendizagem que sejam desafiadoras às crianças, visando a ampliação do processo de criação artística dos alunos;

48 Fontes variadas de consulta/Avaliação Processual e registro da aprendizagem Disponibilizar as mais variadas fontes de consulta para seus alunos ( como livros, enciclopédias, revistas, acesso à internet se possível, pesquisas em bibliotecas, entrevistas e, principalmente trabalho em grupo e coletivo ); AVALIAÇÃO EM ARTE = SONDAGEM (NA RODA DE CONVERSA O QUE O ALUNO JÁ SABE/CONHECE SOBRE O TEMA), DIAGNÓSTICO (CONSIDERAÇÃO EM “PROCESSO” SOBRE O RENDIMENTO DA TURMA), AVALIAÇÃO PROCESSUAL E CONTÍNUA, na qual o “produto final” de situação de aprendizagem possa evidenciar os conhecimentos alcançados pelos alunos = AVALIAR PARA CONHECER, PARA ENCAMINHAR PARA NOVAS APRENDIZAGENS, Registro em arte;

49 Ao dar início ao trabalho com um novo conteúdo de Arte, logo após a realização do levantamento dos conhecimentos prévios, o professor propõe às crianças que registrem o que já sabem ou pensam sobre o conteúdo que será tratado. Essas produções escritas podem ser elaboradas individual ou coletivamente de forma simples ao longo de toda situação de aprendizagem. Ao final do trabalho, os estudantes podem retomar suas anotações, descrevendo o que aprenderam, e para finalizar o quadro registrarão o que ainda desejam saber, pois toda vez que construímos uma nova aprendizagem, outras questões e interesses surgem abrindo possibilidade para constituição de novos conhecimentos. REGISTROS

50 A proposta de registro pode ser realizada por meio de um quadro, como no exemplo abaixo: O que já sabemos sobre sons graves e agudos? O que aprendemos sobre sons graves e agudos, que não sabíamos ? O que mais queremos saber sobre sons graves e agudos ? Observ.: No trabalho com os anos iniciais é possível que seja necessário que o professor, em alguns momentos, atue como escriba de sua turma, pois provavelmente nem todos os alunos terão condições de fazê-lo sem auxílio.

51 Gestão da sala de aula, tempo e planejamento de aula: Gestão da sala de aula - organização do tempo e planejamento aula a aula – (A organização do tempo nas aulas de Arte exige planejamento e clareza do trabalho que se pretende realizar = ver p. 20 “Orientações curriculares e didáticas para o ensino de Arte anos iniciais”)

52 ESTRUTURA DIDÁTICA EM “SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS” TODAS AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, DE ACORDO COM OS TRÊS EIXOS DO ENSINO DE ARTE: FAZER/PRODUZIR, FRUIR/APRECIAR E CONHECER/CONTEXTUALIZAR, ORGANIZADAS DA SEGUINTE FORMA:

53 PROCEDIMENTO DIDÁTICO (RESUMO ESQUEMÁTICO - sequência didática): RODA DE CONVERSA INICIAL (atividade permanente – ver p. 23,24); RODA DE CONVERSA INICIAL = SONDAGEM/ DIAGNÓSTICO ENCAMINHAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O TEMA (CONHECER /contextualizar) FAZER /PRODUÇÃO FUNDAMENTADA RODA DE CONVERSA FINAL, FRUIÇÃO/AVALIAÇÃO DO PRODUTO FINAL = O QUE FICOU DA NOSSA CONVERSA ? NOVOS ENCAMINHAMENTOS. OBS.:RESUMO DE ACORDO COM OS PROCEDIMENTOS PROPOSTOS NAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS E CURRICULARES PARA O ENSINO DE ARTE – EF ANOS INICIAIS.

54 ORIENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL VER P. 26 A 39 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS AOS DOCENTES DE ARTE SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL.

55 CONHECENDO O MATERIAL CURRICULAR DO ENSINO DE ARTE – EF ANOS INICIAIS 2005/ 2006 2016

56 FAÇA O DOWNLOAD

57 ACESSE O BLOG E BAIXE TODO O MATERIAL

58 Os cadernos dos anos iniciais:

59 ARTES VISUAIS – 1 º ANO E.F. Ver caderno do professor ( ORIENTAÇÕES CURRICULARES E DIDÁTICAS DE ARTE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS 1º ANO São Paulo 2015 ). Sequências didáticas nas quatro linguagens, com situações de aprendizagem descritas passo a passo; Utilize as orientações curriculares para planejar suas aulas com antecedência


Carregar ppt "ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA O ENSINO DE ARTE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO) PCNP ANTONIO CAFFI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google