A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São."— Transcrição da apresentação:

1  Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São Paulo: FTD, 2001. MACHADO, A. M. Beijos Mágicos. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São Paulo: FTD, 2001. MICHELETTI, G. Leitura e construção do real: o lugar da poesia e da ficção. São Paulo: Cortez, 2000. CORSI, Margarida da Silveira. A Narrativa literária como suporte para o letramento do leitor aprendiz de FLE. Maringá: EDUEM, 2015. COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2012.  Metodologia  Resultados  Conclusão Caroline Alexandre de Oliveira¹; Cibele Peraro; Letícia Matheucci Zambrana ³; Renata Kelen da Rocha ⁴ ; Vilma da Silva Araújo ⁵ ; Isabel Cristina da Silva ⁶ ; Lilian Cristina Buzato Ritter ⁷ ; Margarida da Silveira Corsi ⁸ – Universidade Estadual de Maringá ¹Bolsista PIBID-UEM (carolineoliveira18@gmail.com); ²Bolsista PIBID-UEM (cibeleperaro@gmail.com); ³Bolsista PIBID-UEM (leticiazambrana@hotmail.com); ⁴ Bolsista PIBID-UEM (renata_ke@hotmail.com), ⁵ Bolsista PIBID-UEM (vilmaaraujo@hotmail.com); ⁶ Supervisora de área (cristinaaha@hotmail.com); ⁷ Coordenadora de área (margaridacorsi33@hotmail.com); ⁸ Coordenadora de área (bliliancristina@hotmail.com) O PIBID Letras-Português, voltado à literatura infanto-juvenil, visou proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental Fase II a compreensão do texto literário a partir de recreação, jogos lúdicos e trabalhos com as materialidades do texto literário, a fim de ampliar os conhecimentos dos alunos, para que eles atribuíssem sentido à obra literária. Para tanto, com as discussões e reflexões acerca do texto literário, baseamo-nos, para produção de materiais, em pressupostos teóricos, como na proposta de leitura e letramento literário de Micheletti (2000), nas etapas de leitura (a antecipação, a decodificação, a análise e a interpretação) defendida por Corsi (2015) e na proposta de sequência básica de leitura (Motivação, Introdução, Leitura e Interpretação – interna e externa) elaborada por Cosson (2012), e. A partir disso, realizamos a sequência básica de leitura, amparada nas etapas de leitura do texto literário, com o conto infantojuvenil A Mãe da Menina e a Menina da Mãe, de Flávio de Souza, aplicada em turmas do sétimo ano, do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM). II Seminário de Avaliação do Pibid/UEM IV Fórum das Licenciaturas da UEM 30/11 e 01/12 de 2015 Maringá - Paraná O processo da nossa pesquisa-ação, realizada como proposta do subprojeto PIBID Letras-Português, aconteceu a partir do escopo teórico citado na Metodologia e de diagnósticos do contexto educacional, apoiados na leitura do Projeto Político Pedagógico, na investigação da biblioteca/acervo e, inclusive, nas preferências e dificuldades dos educandos em relação à leitura. Com vista nisso, produzimos uma sequência básica de leitura, que buscou a motivação, a análise e a interpretação (COSSON, 2012), do conto A mãe da menina e a menina da mãe, de Flávio de Souza (2001), apoiada na antecipação, na decodificação, na análise e na interpretação (CORSI, 2015), culminando, por fim, na leitura literária e na concretização do letramento literário, nas turmas de sétimos anos do Colégio de Aplicação Pedagógica, da Universidade Estadual de Maringá (CAP/UEM). Objetivos Trabalhar a sequência didática, baseada no texto literário A Mãe da Menina e a Menina da Mãe, de Flávio de Souza. Considerar o processo de leitura, que se concretiza a partir das etapas de leitura: a antecipação, a decodificação, a análise e a interpretação (CORSI, 2015). Estimular a leitura e desenvolver o letramento literário por meio das materialidades linguísticas e características literárias presentes no conto de Flávio de Souza. Pressupostos teóricos de Micheletti (2000), que apresenta uma concepção de leitura a partir da conscientização da importância de compreender o que está escrito, por meio da construção e da atribuição de sentidos ao texto literário. Etapas de leitura defendida por Corsi (2015), que, segundo a autora, é imprescindível que se trabalhe com vista na antecipação, a decodificação, a análise e a interpretação, para que haja a construção do sentido do texto literário de forma efetiva. Sequência básica de leitura proposta por Cosson (2014), que segue a motivação, a introdução, a leitura e a interpretação (interna e externa)  Processo A mãe da menina e a menina da mãe, Flávio de Souza (2001) Motivação: Disputa “À procura do tesouro perdido”; 2 Equipes; Charadas que demarcam o local da próxima pista; Montou-se um quebra-cabeça com a ilustração da capa do conto e cada aluno recebeu uma cópia do conto, como tesouro. Interpretação Interna: Questionário de análise linguística; Leitura do conto Beijos Mágicos, de Ana Maria Machado (2001); Questionário para comparação dos elementos dos dois contos Interpretação Externa: Escrita do desfecho do conto Mãe da Menina e a Menina da Mãe, em forma de quadrinhos. Introdução Um breve contexto sobre a vida do autor Flávio de Souza. Questionário sobre histórias/contos que os alunos gostam/ conhecem Leitura Ler o conto, mas sem o desfecho; Questionário sobre as características do gênero conto e sobre os elementos da narrativa Com a realização dessa pesquisa-ação, pudemos perceber que a leitura literária deve considerar as etapas da leitura, para desvendar as materialidades do texto literário e ampliar seu sentido por meio do diálogo do texto verbal com os conhecimentos de mundo do leitor. As experiências oportunizadas pelo subprojeto PIBID Letras/Português foram de suma importância para nós, pois, posterior a essa pesquisa-ação, sentimo-nos mais preparadas para escolher os materiais teóricos, didáticos e literários, para trabalharmos com nossos futuros alunos. Além disso, durante o nosso percurso de estudo, pautado na esteira de Micheletti (2000), Corsi (2015) e de Cosson (2014), percebemos que o grande desafio posto à escola é o de superar o contexto sócio- histórico à qual ela está submetida e de romper, ainda, com os pré-conceitos que os alunos têm ao que concerne a leitura do texto literário. Entretanto, apesar disso, os discentes participaram da abordagem proposta e, por fim, compreenderam a necessidade da leitura literária e da atribuição de sentido ao texto.


Carregar ppt " Introdução Referências Bibliográficas SOUZA, Flávio de. A Mãe da Menina e a Menina da Mãe. In: MACHADO, A. M. [et. al]. Quem conta um conto? 1ª ed. São."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google