A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Falácias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Falácias."— Transcrição da apresentação:

1 Falácias

2 O que são as Falácias? Falácias são erros de argumentação, ou, num sentido mais estrito, argumentos que dão, enganosamente, a impressão de serem válidos ou mesmo corretos, mas que não são.

3 Tipos de Falácias: Argumento contra o homem (Argumentum ad hominem)
Apelo à autoridade (Argumentum ad verecundiam) Apelo à piedade (Argumentum ad misericordiam) Apelo à galera (Argumentum ad populum) Apelo à ignorância (Argumentum ad ignorantiam) Petição de princípio (Petitio principii) Acidente (Dicto simpliciter) Generalização Apressada Falsa Causa

4 Argumento contra o homem (Argumentum ad hominem)
Como o nome da falácia sugere, ela ocorre quando alguém, em vez de atacar alguma afirmação que alguém faz, ataca o autor da afirmação.

5 Exemplo: João afirma que meu cliente cometeu o crime
Exemplo: João afirma que meu cliente cometeu o crime. Ora, mas João é um bêbado inveterado, portanto, seu testemunho não tem valor algum. Você diz que fumar faz mal para a saúde — mas você fuma!

6 Apelo à autoridade (Argumentum ad verecundiam)
A forma geral é argumentar em favor da aceitação de alguma afirmação apenas porque certa pessoa, geralmente alguém famoso ou muito conhecido (uma “autoridade”, alguém digno de respeito ou admiração) disse tal coisa.

7 Exemplo: Einstein disse que tudo é relativo, portanto tudo é relativo
Exemplo: Einstein disse que tudo é relativo, portanto tudo é relativo. Pelé afirma que o refrigerante R é ótimo. Logo, o refrigerante R é ótimo — e você deve bebê-lo.

8 Apelo à piedade (Argumentum ad misericordiam)
Como diz o nome, essa falácia é cometida quando se faz um apelo à compaixão, para conseguir a aceitação de uma certa conclusão.

9 Exemplo: Você precisa me dar um ponto a mais na média da disciplina, professor, pois se eu não passar não vou me formar, os convites para a festa já estão feitos.

10 Apelo à galera (popular) (Argumentum ad populum)
Busca-se a aceitação de uma conclusão apelando para o entusiasmo das pessoas, geralmente através de um discurso emotivamente carregado. Isso também acontece muito na propaganda.

11 Exemplo: Você deve comprar o automóvel “A”:
E quais as “razões” apresentadas? Ora, veja só as moças de biquíni que estão acompanhando o sujeito que está dirigindo o carro! Ou então você deve usar um certo sabonete, pois tomar banho com ele é uma experiência emocionante.

12 Apelo à ignorância (Argumentum ad ignorantiam)
Esse tipo de falácia consiste em afirmar que alguma conclusão deve ser verdadeira simplesmente porque não está demonstrado que é falsa, ou que é falsa simplesmente porque não se provou que é verdadeira.

13 Exemplo: Fantasmas existem, pois ninguém mostrou que não existem.

14 Petição de princípio (Petitio principii)
Também chamado de círculo vicioso.

15 Exemplo: A- Érico Veríssimo é um escritor bem melhor que Jorge Amado.
B- Por que você diz isso? A- As pessoas de bom gosto literário preferem Érico Veríssimo a Jorge Amado. B- E o que é uma pessoa com bom gosto literário? A- Uma pessoa que prefere Érico Veríssimo a Jorge Amado.

16 Acidente (Dicto simpliciter)
Consiste em tomar uma afirmação geral como se não tivesse exceções; aplicar uma regra geral a um caso particular.

17 Exemplo: O que você comprou hoje no supermercado para comer no almoço você vai comer no almoço. Você comprou carne crua, logo, vai comer carne crua. O exercício é bom; logo, todos devem se exercitar.

18 Generalização Apressada
Consiste em tirar uma conclusão de caráter geral a partir de um ou poucos casos.

19 Exemplo: Correr faria mal para João, que acaba de passar por uma cirurgia cardíaca. Logo, exercício faz mal à saúde. Conheci uma pessoa da nacionalidade N, e era uma pessoa arrogante. Semana passada fiquei conhecendo outra pessoa da mesma nacionalidade, também arrogante. As pessoas de nacionalidade N são todas arrogantes!

20 Falsa Causa Essa falácia consiste em tomar como causa de algum evento algo que não é a causa, ou inverter a relação de causa e efeito.

21 Exemplo: Há mais pessoas dirigindo carros agora do que há 20 anos atrás, mas também há mais pessoas morrendo de câncer agora do que há 20 anos atrás. Portanto, dirigir carros causa câncer.

22 Argumento contra o homem Ataque a pessoa que disse algo Apelo à autoridade Algo é correto devido certa pessoa ter dito (famoso, importante) Apelo à piedade Convencer a partir da sensibilidade (pena, misericórdia, compaixão) Apelo à galera Se todos fazem devo fazer também Apelo à ignorância Algo é verdadeiro porque não foi provado que é falso (ou o contrário) Petição de princípio Circulo vicioso (não explica) Acidente Geral para o particular Generalização Apressada Parte de casos particulares para explicar o geral Falsa Causa Inverte a relação de causa e efeito (resultado)


Carregar ppt "Falácias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google